sexta-feira, 29 de julho de 2011
Saída Fotocultura ganha a região do Parque do Ibirapuera e promete unir fotografia e música
A próxima Saída Fotocultura será em 06/08/2011. O grupo liderado pelo fotógrafo Yuri Bittar deverá se reunir no Parque Ibirapuera e realizar um encontro entre fotografia e música!
Passeio fotográfico livre e gratuito, para fotógrafos amadores e profissionais!
Encontro: Sábado, 06 de agosto de 2011 - 15h
Próx. passarela de pedestres e portão 03 do Pq. Ibirapuera (em frente ao antigo detran)
Término previsto: 19h
Quem pode participar:
As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.
Como funciona:
A cada saída temos um tema diferente, sempre buscando agregar cultura, experiências e conhecimentos, tão necessários a um bom fotógrafo. Mas mesmo havendo um tema cada um fotografa o que quiser! A inscrição é feita na hora do evento. Não tem pré-requisitos e é gratuita. Basta colocar seu nome na lista e se juntar ao grupo para sair fotografando! Para participar dos sorteios é essencial a inscrição. Depois é só caminhar com o grupo e fotografar a vontade!
Programação:
15h - Concentração e apresentação acústica da Triade Instituto Musical triade.mus.br
16h - Passagem de som do Coral Luther King no Auditório do Ibirapuera
18h - Apresentação do Coral Luther King no Auditório do Ibirapuera
19h - Término
Veja a História das Saídas Fotocultura, fotos oficiais e como foram todas as saídas anteriores aqui!
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Demolição do "Treme-Treme" em SP é registrado pelos olhos atentos do fotógrafo Hélvio Romero. Confira!
Fonte: Blog da AE
Inaugurado numa época de intensa verticalização de São Paulo, o edifício São Vito, ou Treme-Treme, demorou 5 anos para construção, e passou por vários obstáculos, incluindo corte de água, depredação, desapropriação e propostas de recuperação e implosão.
Em 2008, a demolição do São Vito estava de volta à pauta, mas somente em 9 de setembro de 2010 é que se concretiza a ação. O edifício, que ocupava 5.400 m², foi posto abaixo manualmente para evitar danos ao Mercado Municipal. A proposta é que o terreno dê lugar a um parque ligado ao Palácio das Indústrias.
Confira algumas imagens abaixo e para ver toda a seleção, clique aqui!
Terry Richardson publica fotos de Amy Winehouse tiradas em seu estúdio em 2007
Fonte: Portal Caras
Terry Richardson, famoso fotógrafo do mundo fashion, publicou em seu blog nesta quarta-feira, 27, cliques de Amy Winehouse (1983-2011). Nas fotos, tiradas no estúdio de Terry em 2007, Amy aparece fazendo careta enquanto segura uma galinha e em outra beijando o seu então namorado Blake Fielder-Civil (29).
No funeral da cantora, na última terça-feira, 23, a entrada de Blake não foi permitida pela justiça. O casal se separou em 2009 após vários escândalos. No testamento de Amy, o ex-marido foi deixado de fora. A fortuna estimada em R$ 25 milhões será repartida entre o pai, a mãe e o irmão da diva britânica.
Amy foi encontrada morta no sábado, 23, na casa em que vivia no Norte de Londres. O resultado conclusivo sobre a causa do falecimento ainda será divulgado.
Confira mais imagens aqui!
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Anúncios com fotos retocadas de Julia Roberts são proibidos na Grã-Bretanha
Fonte: BBC
Dois anúncios de cosméticos que usavam fotos alteradas por computador foram proibidos na Grã-Bretanha sob a acusação de que eram 'enganosos'.
Os anúncios, das marcas Lancôme e Maybelline, da empresa L'Oreal, traziam fotos da atriz Julia Roberts e da modelo Christy Turlington manipuladas por computador.
A decisão foi tomada em resposta à denúncia da parlamentar Jo Swinson, do partido Liberal Democrata britânico, que afirmou que as propagandas "não são representativas dos resultados que os produtos podem alcançar".
O órgão regulador da publicidade britânica, Advertising Standards Authority (ASA, na sigla em inglês), concordou que as imagens eram exageradas e violavam seu código de conduta.
Obrigada a retirar as propagandas de circulação, a L'Oreal admitiu ter retocado as imagens, mas negou que as duas propagandas fossem enganosas.
Autoimagem
Swinson disse que, apesar de alguns retoques serem aceitáveis, os dois anúncios em questão eram "maus exemplos de propaganda enganosa" e poderiam contribuir para problemas com a autoimagem dos consumidores.
"Deveríamos ter alguma honestidade nos anúncios publicitários e isso é exatamente o que a ASA está aqui para fazer. Estou contente que eles tenham apoiado estas denúncias."
"Há um quadro mais abrangente, em que metade das mulheres jovens, entre 16 e 21 anos, dizem que consideram fazer cirurgias cosméticas e estamos vendo o número de distúrbios alimentares mais do que dobrar nos últimos 15 anos", afirmou.
O diretor executivo da ASA, Guy Parker, disse à BBC que os retoques no computador eram uma "questão de gradação" e que os anúncios só serão proibidos se forem enganosos, danosos ou ofensivos.
"Se os publicitários forem muito longe ao usar retoques e outras técnicas de pós-produção para alterar a aparência das modelos e se isso correr o risco de ser enganoso para as pessoas, então está errado e nós proibiremos os anúncios."
Segundo Parker, as imagens da L'Oreal foram banidas porque a empresa não foi capaz de mostrar exatamente o quanto retocou as fotografias originais - um pré-requisito para anúncios de produtos cosméticos.
"Neste caso, a L'Oreal não nos deu as provas, então não tivemos escolha a não ser apoiar a denúncia." A empresa francesa admitiu que a imagem de Christy Turlington, que promovia uma base "anti-envelhecimento", foi alterada para "clarear a pele, limpar a maquiagem, diminuir sombras escuras ao redor dos olhos, deixar os lábios mais lisos e escurecer as sobrancelhas".
No entanto, a L'Oreal disse que a imagem refletia precisamente os resultados que o produto poderia ter na pele.
O anúncio da Lancôme, segundo a empresa, mostrava Julia Roberts em sua "pele naturalmente saudável e brilhante". Eles disseram ainda que o produto anunciado precisou de 10 anos para ser desenvolvido.
Em 2010, a ASA rejeitou as denúncias sobre outro anúncio da L'Oreal de um produto para o cabelo, com a cantora britânica Cheryl Cole, dizendo que os benefícios do produto não haviam sido exagerados.
Cientista americano faz arte fotografando e ampliando grãos de areia em mais de 250 vezes
Fonte: Folha
Um cientista americano fotografa grãos de areia e amplia as imagens em mais de 250 vezes, revelando estruturas de formatos inusitados e cores vívidas.
''Cada grão de areia é único'', afirma Gary Greenberg, diretor do Laboratório de Microscopia e Microanálise do Instituto de Astronomia na Universidade do Havaí (EUA).
Greenberg, que fotografa grãos de areia há dez anos, é originalmente fotógrafo e cineasta, mas mudou-se de Los Angeles para Londres nos anos 1970 com o objetivo de tornar-se doutor em pesquisa biomédica pela University College, na capital britânica.
O especialista diz que os grãos trazem consigo histórias sobre a geologia, a biologia e a ecologia da região de onde se originam.
Para captar as imagens, ele utiliza microscópios especiais tridimensionais. Greenberg afirma que fotografar os grãos é uma tarefa complicada, já que os microscópios que ele utiliza têm pouca profundidade de campo, dificultando a obtenção do foco.
''Eu supero essa limitação fotografando uma série de imagens tomadas com focos distintos", afirma o professor.
"Para produzir uma imagem totalmente em foco, um programa de computador analisa cada imagem captada na série, seleciona as que estão bem focadas e descarta as outras''.
Veja galeria de imagens aqui!
Canon x Nikon: Um jogo de xadrez para fotógrafos
Fonte: LensRentals.com
A companhia LensRentals lançou uma invenção para aqueles que acreditam que as lentes fotográficas podem ter outras funções, como a de se tornar peças em um tabuleiro de xadrez.
Para dar fim a velha pergunta sobre qual é a melhor marca: Canon ou Nikon, eles criaram lentes de ambas as marcas para disputar o jogo e dar um verdadeiro xeque-mate na questão. A cor preta representa a Nikon e a Branca a Canon.
Os 32 personagens que participam da batalha são os os reis 70-200 f/2.8, 600mm f / 4, as rainhas 500mm f4, os bispos 400 mm, entre outros.
O jogo das lentes mais potentes do mundo é disputado em um tabuleiro personalizado em vinil.
Se você ainda não ficou impressionado com essa novidade, vai ficar agora: o valor da preciosidade é de mais de 150 mil dólares!
Como consolo, é possível comprar as peças separadas, divididas pela marca e posição no jogo.
A Lens Rentals ainda oferece uma oferta (não muito animadora): uma camiseta da marca por 13 dólares se você fizer o pedido do jogo de xadrez até dia primeiro de setembro.
Para comprar ou obter maiores informações sobre o produto, acesse aqui.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Veja Katy Perry de lingerie, com e sem Photoshop
Fonte: Ego
Seis meses se passaram e só agora circulam pela internet fotos do antes e depois do Photoshop em fotos de um ensaio de lingerie de Katy Perry. A estrelou a edição de agosto da "Rolling Stone". Compare!
Casal simula assalto para não pagar por álbum de fotos
Fonte: G1
Um casal foi preso na tarde desta segunda-feira (25), na zona oeste do Rio de Janeiro, suspeito de tramar um assalto a uma fotógrafa só para não pagar pela produção do álbum da formatura da filha da mulher. Vanessa Damasceno, de 37 anos, marcou o encontro com a fotógrafa no posto 10 da Praia do Recreio dos Bandeirantes para pagá-la a quantia de R$ 1.600, referente à produção do álbum.
Na hora do pagamento, um homem encapuzado e armado a bordo de um Gol preto chegou, rendeu as duas e levou o álbum de fotografias. Após o assalto, Vanessa e a fotógrafa foram até a 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) para registrar o crime.
Pela descrição dada pela fotógrafa do assaltante e do carro que ele usava, policiais militares chegaram até Marcelo Oliveira, de 28 anos. Ao chegar à delegacia, o suspeito foi reconhecido pela vítima.
A chegada de Marcelo, entretanto, acabou despertando um comportamento estranho em Vanessa, chamando a atenção dos policiais. Após interrogatório, a suspeita acabou confessando que o assaltante era seu namorado e que eles eram comparsas no roubo do álbum.
Segundo a polícia, a mulher teria organizado o crime porque não tinha dinheiro para pagar o serviço prestado pela fotógrafa. A arma usada no assalto era falsa. Vanessa foi autuada por roubo qualificado e estelionato e Marcelo por roubo qualificado.
A arte de fotografar crianças em cerimônias e festas de casamentos. Confira artigo de Marcel Martins!
Por: Marcel Martins
Confira todos os posts da colaboradora na seção: Fotografia no Mundo do Casamento
Além dos noivos, sempre temos muitos detalhes e pessoas a serem fotografados durante um casamento: figuras importantes como o pai e a mãe — que estão, de uma certa maneira, rompendo um laço com o filho —, e os irmãos, padrinhos, madrinhas, parentes e amigos. Todos são, sem dúvida, personagens indispensáveis. Mas considerando os quesitos sinceridade e espontaneidade, as crianças são as que mais contribuem para o trabalho de um fotógrafo.
Elas expressam no olhar e nos gestos aquilo que os adultos muitas vezes não demonstram para as lentes de uma máquina, talvez por vergonha ou timidez.
E as atitudes das crianças são quase sempre inesperadas, o que requer muita atenção do profissional às pajens e daminhas durante a cerimônia. Atitudes inusitadas rendem ótimas fotos se o fotógrafo estiver atento a todos os detalhes.
Veja aqui algumas fotos recentes de crianças que registrei em casamentos!
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Policial Civil aponta arma pra fotógrafo por não querer pagar por material
Fonte: Plantão 190
Tudo começou quando um Policial Civil foi assistir a um vídeo feito por um fotógrafo para o policial. Quando o vídeo terminou, o cliente disse que iria sair da casa do fotógrafo levando o material, sem pagar o restante que devia. O fotógrafo e sua mulher não deixavam o policial e a esposa sairem do local e a briga so fez aumentar. Até que o policial civil tira uma arma e aponta no dono da casa, ameaçando o fotógrafo e sua mulher.
Registros em preto e branco retratam atual relação amorosa entre pais e filhos
Foto: Cacá Dominiquini
Responsabilidade, educação, amor, respeito... palavras antes proferidas muitas vezes apenas diante da relação mãe-filho, mas que vem aumentando significativamente na relação pai- filho. Presença essa cada dia mais constante entre as famílias brasileiras. O pai deixou de ser apenas o provedor da casa e passou a ter responsabilidades diante da educação de seus filhos, buscou se fazer mais presente. E foi pensando em mostrar essa relação que a fotógrafa Cacá Dominiquini compôs a exposição “PAIS & AMOR”, montada na Livraria Saraiva durante o mês em que se comemora o Dia dos Pais. Na mostra, a campineira retrata pais e filhos em momentos especiais, em registros de demonstração de carinho e afeto entre ambos.
São imagens captadas em preto e branco, de pais e filhos comuns em situações diversas. Algumas até inusitadas, como a de um médico brincando de bonecas com suas filhas em que usa o próprio estetoscópio durante a brincadeira.
Para ela, retratar esses pais foi algo especial, pois as fotos não foram posadas e sim momentos espontâneos que mostram o verdadeiro amor.
Serviço:
Exposição fotográfica “PAIS & AMOR”
Quando: de 02 a 31 de agosto – de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 20h
Quanto: entrada gratuita
Onde: Saraiva MegaStore – Espaço Carlos Gomes
Endereço: Shopping Iguatemi Campinas – AV. Iguatemi, 777 – 2 piso / Vila Brandina
Olympus lança promoção em seu novo Blog
Comentários criativos sobre o novo canal da empresa na internet concorrerão a uma câmera VG 110
O novo blog/site da Olympus está com sua primeira promoção para os apaixonados por fotografia. A Olympus quer saber o que os internautas acham do novo blog/site. Aquele que postar o comentário mais criativo ganhará uma câmera compacta VG 110, recém lançada no Brasil.
Para participar, basta entrar na página, aqui, até o dia 28 de julho, deixar um comentário bem original sobre o blog e começar a torcer. O comentário pode ser acompanhado de foto e vídeo.
Vale a pena investir nesta criação. Afinal, a câmera VG 110, além de pesar apenas 105g, conta com o modo Mascote, que garante as melhores fotos de cães e gatos em movimento. Com belo design, ela ainda possui o recurso Magic Filter, que oferece sete opções divertidas de efeitos.
O resultado da promoção será publicado no blog no dia 29 de julho.
Roupas feitas de lixo são estrelas de projeto de fotógrafa Americana. Inspire-se!
A designer argentina Aidana Baldassarre cria roupas inusitadas a partir de materiais como câmaras de ar de bicicleta (foto acima), embalagens de alimentos e plástico, em uma tentativa de mostrar que “tudo tem algo de beleza”
Aidana Baldassarre trabalha com materiais descartados, transformando embalagens PET, câmaras de bicicletas e plástico em roupas. Tecidos que fábricas jogavam fora também eram reaproveitados.
Em um desfile de suas roupas inusitadas, há cerca de um ano e meio, em Buenos Aires, Baldassarre conheceu a fotógrafa Caitlin Margaret Kelly, que se interessou pela abordagem. Daí nasceu o projeto Avantgarb(age), uma brincadeira com a palavra “garbage” (lixo em inglês).
A dupla lançou um livro com as fotos e agora planeja reeditá-lo em papel reciclável.
“Quero mostrar como é possível transformar as coisas e que tudo tem algo de beleza”, disse Baldassarre à BBC Brasil.
Ela e Kelly ressaltam que escolheram “pessoas comuns”, e não modelos, para vestir as roupas.
“Em primeiro lugar, (o objetivo) é promover um corpo saudável com uma paixão que os conecta com o âmago do projeto”, escreveu Kelly.
Para ver mais imagens, clique aqui!
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Você não é um fotógrafo!
Você concorda com a opinião dele? Escreva para nós!
contato@fotocolagem.com.br
Concurso de fotografia celebra 'criatividade e paixão' da construção com fotos incríveis
Fonte: BBC
é flagrado andando pelo telhado pelo fotógrafo britânico David Poultney
O Chartered Institute of Building, um instituto internacional voltado para a indústria da construção e com base na Grã-Bretanha, anunciou os finalistas de seu concurso internacional de fotografia.
A segunda edição do concurso Art of Building (Arte da Construção, em tradução livre) contou com cerca de 2 mil participantes de vários países, entre fotógrafos profissionais e amadores, e escolherá as melhores imagens digitais de ambientes construídos.
A competição, segundo os organizadores, celebra "a criatividade da indústria (de construção), a paixão das pessoas que nela trabalham e o impacto do seu trabalho sobre as pessoas que farão uso da construção final".
Destes, o painel de jurados - entre eles arquitetos, fotógrafos e críticos de arte e fotografia - escolheu 12 concorrentes. O vencedor ganhará 1,5 mil libras (cerca de R$ 3,8 mil).
"Com cerca de 2 mil imagens para escolher, foi uma tarefa extremamente desafiadora para o painel de jurados chegar a uma decisão sobre os finalistas", afirmou o gerente do Art of Building, Saul Townsend.
Entre as fotos finalistas está a de manchas nas paredes de uma estação do metrô de Londres, uma fonte no Parque Olímpico de Sydney, na Austrália, o Muro das Lamentações, em Israel.
"Todos os 12 finalistas interpretaram (a proposta) de uma forma muito diferente, o que deve deixar a votação pelo público muito excitante", acrescentou.
O público poderá escolher as fotos pelo site do concurso, www.artofbuilding.org.
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Fotógrafo Araquém Alcantara acompanha turistas em safari fotográfico na Tanzânia
A Teresa Perez Tours e Araquém Alcantara, um dos fotógrafos mais experientes quando o assunto é registrar a natureza, levam turistas para expedição na Tanzânia. Pela primeira vez, o fotógrafo acompanhará os clientes da agência em safári fotográfico no Paruqe Nacional do Serengeti, palco do fantástico fenômeno da migração de gnus e zebras.
Além do safari acompanhado por Araquém Alcantara, o roteiro também inclui jantar com o fotógrafo e workshop durante a estadia no Singita Sasakwa Lodge sobre a arte de fotografar. Saída única, dia 17 de agosto.
Serviço:
Quem leva: Teresa Perez Tours
Tel. (11) 3799-4000
www.teresaperez.com.br
Revista divulga uma foto inédita de Kurt Cobain
Fonte: Veja
A imagem foi realizadea em 28 de outubro de 1991 pelo fotógrafo Kirk Weddle. Segundo ele, a ideia de reconstruir a capa do disco, então recém-lançado, não agradou o vocalista da banda: era um dia frio, e a água da piscina da casa em que a sessão de fotos foi realizada não estava das mais agradáveis.
"Cobain estava exausto e dormiu durante as fotos", revelou Weddle. Depois de convencer o vocalista - e o restante da banda - a fazer fotos subaquáticas, o fotógrafo realizou mais de 200 imagens. A maioria delas foi mantida guardada pela revista desde então.
Kurt Cobain tirou a própria vida em 1994, não sem antes se consagrar como um dos ícones do rock a frente do Nirvana, banda que liderou o movimento que ficou conhecido como grunge. A revista traz ainda um disco em que bandas interpretam canções como Smell Like Teen Spirit e In Bloom.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
São Paulo recebe mostra de fotos da família imperial
Instituto Moreira Salles/Divulgação
Princesa Isabel e conde d'Eu no exílio no castelo d'Eu na Normandia - França, 1919
O Instituto Moreira Salles recebe uma exposição com 150 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe Dom João de Orleans e Bragança. Entre registros conhecidos e inéditos, estão cenas da família imperial brasileira, das comemorações do fim da Guerra do Paraguai e da abolição da escravatura.
Retratos do Império e do Exílio reúne imagens assinadas por nomes como Marc Ferrez, fotógrafo da Marinha Imperial, e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Ambos tiveram uma relação próxima com a família imperial, o que ajudou na hora de captar momentos mais informais.
Pela primeira vez, o público poderá conferir fotografias do período do exílio da família na França, logo após a Proclamação da República. Além de Ferrez e Klumb, a mostra conta com trabalhos de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall.
Serviço
Retratos do Império e do Exílio
Abertura: 19 de julho
Visitação: De 20 de julho à 11 de setembro
De terça a sexta, das 13h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Onde: Instituto Moreira Salles - Rua Piauí, 844, 1ºandar
Cinco acessórios para turbinar suas fotos nas férias
Fonte: Uol
Por Dave Johnson, PCWorld EUA
Sozinha, sua câmera não irá muito longe. Coloque baterias, cartões, filtros e um tripé na mala para garantir suas fotos!
Não importa o destino: se você vai viajar com certeza pensa em levar sua câmera digital junto, seja para capturar os sorrisos da família, paisagens idílicas ou panoramas noturnos de uma grande cidade. O fato é que as férias são o momento ideal para experimentar várias técnicas e estilos de fotografia. E tanto faz se você está levando uma câmera de bolso ou uma sofisticada DSLR, há cinco itens importantes que você não pode deixar em casa.
1. Baterias extras e carregador
Este é um fato inevitável no mundo da fotografia digital: as baterias de sua câmera sempre irão se esgotar no pior momento possível. E isso acontece tanto com câmeras compactas que tiram 100 fotos com um par de pilhas AA quanto com uma DSLR que tira 800 fotos com uma bateria dupla.
Se sua câmera usa pilhas AA comuns, você conseguirá encontrar substitutas em quase qualquer lugar. Só tenha cuidado de comprar pilhas alcalinas. Mas hoje em dia a maioria das câmeras usa baterias recarregáveis de Lítion-Ion, então você deve colocar uma bateria de backup na mala. E não se esqueça do carregador! Se estiver indo para outro país, pesquise antes qual a voltagem da rede elétrica (alguns usam 220v) e o tipo de tomada utilizado, e coloque também na mala um adaptador.
2. Cartões de memória extras
Há quem recomende usar vários cartões de memória pequenos em uma câmera digital em vez de um único cartão grande. O motivo é minimizar as perdas caso um cartão seja extraviado ou apresente defeito.
Entendo o conceito, mas pense bem: quantas vezes na vida você viu um cartão de memória dar defeito? E considerando que a maioria das pessoas guarda câmeras e acessórios (incluindo os cartões) na mesma bolsa, se um deles for perdido todos irão junto. Então pra quê complicar?
Eu levo, sim, vários cartões de memória, mas todos na maior capacidade possível. O motivo é simples: quanto mais espaço, mais fotos. Em minha câmera DSLR, cada cartão de 8 GB armazena cerca de 200 fotos em RAW ou 800 fotos em JPEG. E com muitas câmeras capazes de gravar vídeo em alta-definição, você irá precisar de cada megabyte disponível para não perder nenhum momento. Vai que Elvis ou o Pé-Grande aparecem na sua frente?
3. Uma forma de backup
Não me preocupo em perder ou danificar meus cartões de memória porque também tenho uma forma de fazer backup de todas as fotos que tirei. Pra começo de conversa, toda noite copio as imagens feitas ao longo do dia para o meu notebook. Mas isso não é suficiente: e se eu deixar o laptop cair da varanda do meu quarto de hotel? Todas as fotos desapareceriam num instante. É por isso que eu também mando cópias delas para um serviço online. O Windows Live SkyDrive é minha escolha, já que oferece 25 GB de espaço disponível para armazenamento.
Infelizmente a única forma de enviar arquivos para o SkyDrive é através de uma interface web, o que torna quase impossível mandar centenas de fotos de uma só vez de forma prática. É por isso que eu uso o Gladinet Cloud Desktop, que mostra meu espaço no SkyDrive como um HD compartilhado via rede no Windows.
Com isso posso simplesmente arrastar e soltar uma pasta cheia de imagens, com a mesma facilidade que teria para copiá-las para um HD externo. E embora a versão “Pro” custe US$ 50, a versão “Starter” (gratuita) faz tudo o que você precisa para manter suas fotos em segurança longe de casa.
4. Filtro de Densidade Neutra (ND)
Se você é como eu, vai querer tirar fotos de paisagens e da vida selvagem durante a viagem. Fotos de cachoeiras, em particular, são desafiadoras porque você quer uma exposição longa (para dar o efeito de “névoa” na água) em plena luz do dia. Para situações como essa, coloque um filtro de densidade neutra (ND) em frente à lente.
Este filtro reduz a quantidade de luz que chega ao sensor da câmera sem afetar o equilíbrio das cores, permitindo que você tire fotos com baixa velocidade do obturador, mesmo durante o dia. É uma ótima ferramenta, e pode ser encontrado em qualquer loja de fotografia. O preço varia de acordo com o diâmetro da lente.
5. Um tripé ou monopé
Por fim, recomendo levar um tripé para qualquer local onde você queira fotografar muito - especialmente no caso de fotos noturnas ou que exijam longa exposição. Em lugar onde tripés não são bem-vindos, como museus e catedrais, você pode usar um monopé. Alguns deles até funcionam como bengala, o que pode ser útil durante longas caminhadas.
Vinícius Matos ministra workshop na Argentina
Como se sobressair em meio a uma multidão de fotógrafos? Segundo Vinícius Matos, considerado pela International Society of Wedding Photographers – ISPWP como um dos melhores fotógrafos de casamento do mundo, o caminho para o reconhecimento profissional é o desenvolvimento da criatividade e a preocupação com a composição.
De acordo com o Vinícius, grande parte dos profissionais dessa área se perde na técnica e acaba deixando a composição de lado. Além disso, ele diz que “poucos nascem criativos. Eu particularmente me considero muito mais esforçado do que criativo. Quem acha que não há como trabalhar o lado direito cérebro se equivoca”.
A fim de ensinar aos fotógrafos argentinos os métodos que fizeram de Vinícius destaque mundial no mercado de casamento, o grupo Chachara Pura, de Rosário, convidou o fotógrafo brasileiro para ministrar o Workshop “Composição e Criatividade”.
Durante os dias 26 e 27 de julho, Vinícius Matos recebe profissionais de diversas áreas da fotografia, para 19h de muita discussão e prática.Os pré-requisitos para quem deseja participar do Workshop são: dominar o próprio equipamento e possuir base técnica.
SERVIÇO: Workshop Composição e Criatividade
Data: 26 e 27 de outubro de 2011·
Horário: Dia 26 de 09h às 18h
Dia 27 de 09h às 21h·
Local: Ruta 9 y Elorza - Rosário – Argentina·
Informações: www.chacharapura.com.ar ou info@chacharapura.com.ar
terça-feira, 19 de julho de 2011
Oprah Winfrey é alvo fácil do Photoshop
Buscas na iStockphoto podem ser feitas pelo preço
A iStockphoto anunciou hoje a implementação de um filtro de pesquisa que permite aos clientes ordenar as imagens por preço. Esta nova característica de pesquisa permite que os clientes encontrem as imagens desejadas de maneira mais rápida e fácil, e com os preços adequados ao projeto em que estejam trabalhando.
Com mais de 9 milhões de arquivos multimídia, de fotos conceituais a valiosos arquivos de acervo, a iStockphoto possui o conteúdo que o cliente está procurando, ao preço que ele busca pagar. Com esta implementação de filtros de pesquisa, encontrar o arquivo perfeito é ainda mais fácil.
Pela primeira vez o cliente pode obter melhores resultados de pesquisa com base no preço. O filtro por preço da iStockphoto permite aos clientes selecionar um nível de preços específico ou definir um intervalo de níveis.
O nível de preço mais baixo (um ponto) representa os arquivos que exigem menos créditos (moeda da iStock) para download, enquanto o nível mais alto (quatro pontos) representa os arquivos que exigem maior número de créditos para download.
Quando o filtro de preço é combinado com outros filtros do site – tipo de licença, cor ou CopySpace – o cliente tem uma ferramenta poderosa em mãos para encontrar a imagem certa com rapidez e eficiência.
Ao longo dos anos, os tipos de clientes que usam a iStockphoto tem crescido consideravelmente. Há cada vez mais clientes de maior poder aquisitivo, que ficam mais do que felizes em pagar a mais por arquivos também de alta qualidade, como imagens e vídeos encontrados na coleção Vetta.
"Temos um certo número de clientes para quem o preço é uma questão-chave de compra e vem pedindo esse recurso há algum tempo", diz Ana Cenamo, representante local da iStockphoto no Brasil. "O filtro de preços permite que todos os clientes consigam o que eles estão procurando o quanto antes e o mais rápido possível", completa.
O filtro de preço da iStock é agora parte integrante do mecanismo de busca líder iStockphoto e não requer ativação por parte do usuário.
Pelas lentes do morro
Por: Luciane Mediato
Do Diário do Grande ABC
Filho de traficante e criado na favela. Esse é o enredo da vida do fotógrafo carioca Maurício Hora, 42 anos. Em suas memórias de infância estão registradas visitas ao pai na prisão. A história é contada pelos traços do quadrinista André Diniz na HQ biográfica 'O Morro da Favela' (Editora Barba Negra, 128 páginas, R$ 39,90).
Diniz retrata em preto e branco os tons acinzentados do cotidiano de Maurício. Sua relação com extremos como policiais e bandidos, prisão e a liberdade e o contraste entre morro e asfalto.
"Sempre tive vontade de contar a história de alguém. Tem gente que quando começa a falar sobre a vida, você pensa: ‘Nossa, daria um filme'. Era uma ideia antiga pegar um relato desses, de alguém anônimo, e transformar não em cinema, mas em HQ. Quando comentei isso com meu cunhado (o produtor cultural Neko Pedrosa), ele me contou sobre o Maurício, fotógrafo reconhecido, mas ainda um anônimo quando se tratava da sua vida pessoal", conta o desenhista.
Hora, morador do morro da Providência, foi o primeiro a clicar a favela durante a noite, quando o território estava sob domínio dos traficantes. O registro entrou para a história da cultura carioca, assim como o projeto 'Favelité', feito com o fotógrafo francês J.R., que retratou o cotidiano da comunidade em 2009. Trajetória que se assemelha à do personagem Buscapé em 'Cidade de Deus' (2002). Ambos encontraram refúgio de um ambiente violento atrás das lentes fotográficas.
A biografia de Hora teve momentos insólitos. Ele chegou a dividir o quarto com travesti que a mãe acolheu. O pai, um dos primeiros traficantes do Rio, também rendeu causos. Conhecido como seu Luizinho, colocava estalinhos no chão para ouvir a chegada da polícia e era até assaltado à mão armada pelos ‘clientes'.
"Não tive dificuldade para conseguir fazer a história. Contatei o Maurício e ele recebeu a ideia da graphic novel de braços abertos. Na nossa primeira conversa, já tive certeza de que dali viria um livro sensacional", lembra Diniz.
O processo de criação de 'O Morro da Favela' demorou cerca de um ano entre entrevista e ilustração. "Eu e Maurício nos encontramos várias vezes quando o entrevistei sobre sua vida pessoal, sua família, a trajetória de seu pai, sua carreira de fotógrafo e sua visão particular da vida no morro da Providência. Ele me apresentou cada cantinho do morro, onde também pude conhecer pessoas incríveis. Cheguei a entrevistar outros moradores da Providência enquanto ainda não tinha definido a linha do livro, mas acabei no final focando na vida do Maurício e da sua família", explica.
Fotógrafo captura imagens incríveis de ursa com dois filhotes nas costas enfrentando tigre
Fonte: BBC
Um fotógrafo conseguiu capturar o momento em que uma ursa enfrentou dois tigres para proteger os filhotes, que passaram todo o tempo agarrados às suas costas.
O confronto, que durou menos de três minutos, aconteceu na Reserva de Tigres de Ranthambore, no Rajastão, na Índia. Os tigres se aproximaram da ursa, que bebia água com seus dois filhotes.
Ela avistou um dos tigres e pulou em sua direção, afugentado-o imediatamente. Mas o outro tigre se aproximou de forma ameaçadora. A mãe protetora levantou as patas dianteiras e enfrentou o tigre com os filhotes nas costas.
"Ursos e tigres são animais poderosos que normalmente se evitam, mas a ursa estava com seus filhotes e se sentiu ameaçada. Por isso ela avançou na direção do tigre", conta o fotógrafo Aditya Singh, que vive nos arredores da reserva e visita a região diariamente.
"Acho que a mãe protetora decidiu que a melhor defesa era o ataque", diz Singh.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Livro exibe lado fotógrafo de Dennis Hopper
Fonte: Folha
Poucas figuras foram tão icônicas da contracultura quanto o ator e cineasta Dennis Hopper (1936-2010), morto por um câncer em maio do ano passado.
Mas, se ele segue muito lembrado como o astro e diretor de um dos filmes mais transgressores feitos em Hollywood, "Easy Rider - Sem Destino" (1969), Hopper continua ainda pouco conhecido por uma outra atividade que exerceu com inegável talento: a de fotógrafo.
Mostrar algumas das imagens mais representativas do estilo fotográfico de Hopper é a proposta do livro "Dennis Hopper: Photographs 1961 -1967" (Taschen, US$ 69,99, cerca de R$ 110). Além de belas fotos, a edição traz ensaios, uma biografia e trechos de entrevistas com o artista.
Hopper era tão famoso pelo seu talento quanto pelos abusos de drogas e álcool. Começou a fotografar no fim dos anos 50, quando a carreira de ator não ia nada bem.
Amigo de alguns dos personagens que fizeram a efervescência dos anos 60, Hopper viveu intensamente aquele período e imortalizou em suas lentes companheiros, colegas de profissão, namoradas e anônimos.
"Dennis conhecia todo mundo, e todo mundo conhecia Dennis. Ele foi uma figura central em um período histórico inigualável para a cultura", diz Jessica Hundley, amiga de Hopper e uma das idealizadoras do livro --ela também é a autora do texto biográfico presente na edição.
"Ele sabia que era muito importante registrar o que acontecia ao seu redor naquela época, que aqueles lugares e pessoas teriam uma grande ressonância muitos anos depois."
O livro traz cliques assinados por Hopper de personagens-chave dos anos 60, como Andy Warhol (na época da explosão da pop art), Jane Fonda (de biquíni, posando de arqueira), Paul Newman (no set de "Fúria Indomável"), Martin Luther King (em marcha pelos direitos civis) e Ike e Tina Turner (em raro momento de paz conjugal).
Mais que mero registro de situações específicas, suas imagens são um panorama do que foi aquela década.
SEGREDO
"Dennis tinha admiração, curiosidade e respeito pelo que fotografava. Esse era o seu segredo", diz Jessica.
Ela ressalta também que Hopper tinha um apurado senso para a composição de imagens --o que ele também mostrou como diretor de cinema, sobretudo no hoje esquecido longa "The Last Movie" (1971).
Hoje, as fotografias estão na Tony Shafrazi Gallery, em Nova York, e de vez em quando são mostradas em museus e galerias de arte em alguma parte do mundo.
A paixão de Hopper por arte não se limitava à fotografia. Ele foi pintor e reuniu uma valiosíssima coleção.
"Ele tinha ao menos um item dos nomes mais importantes representados na ala dedicada à arte do século 20 do Metropolitan: Duchamp, Warhol, Basquiat, Julian Schnabel, Damien Hirst, Ed Ruscha, Bruce Conner, Lichtenstein", descreve Jessica. "Uma coleção de tirar o fôlego", resume a autora.
O Instagram que se cuide: Google está de olho nele
E a Google, ainda avaliando o sucesso inicial do Google+ e seus dez milhões de usuários, esquenta seu ataque para cima do Instagram, a rede social centrada em fotografia (ou algo parecido com isso) que é o maior sucesso no mundo iPhone e afins. Com apenas sete meses de operação, o famigerado IG já chegou a 5,5 milhões de usuários e mais de cem milhões de fotos. É muita coisa, considerando que “funciona” apenas nos brinquedinhos Apple.
Fonte: Uol
Só que o Instagram está dando mole. Por mais que fique satisfeito com seu crescimento, já deveria ter aberto espaço para outras plataformas. Em entrevista ao GigaOM há cerca de dois meses, aliás, o CEO Kevin Systrom garantiu que essa facilidade estava chegando. Não chegou.
Pois vem aí o Photovine – que, como bem explicitado no seu site, foi criado pela Slide, divisão da Google também baseada em Mountain View. Pelo vídeo apresentado no site), não deverá ser muito diferente do Instagram.
Por enquanto, o site está apenas apenas registrando o mail dos interessados na “nova novidade”. Naturalmente, assim conseguem avaliar o tamanho do mercado em planetas além da Apple. Dizem que vão começar a enviar convites ainda este mês. Aguardemos.
Fotodiária - Adriana Weingart
Por: Pepe Mélega
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Adriana aparentemente houve cuidado ao fazer a captura da imagem, mas é comum ou melhor fácil de chegar a esse resultado. O interessante seria um fundo mais desfocado que deixasse a imagem da flor em maior evidencia. Também é desejável um pouco mais de luz para valorizar a textura das pétalas - arrisco dizer que de 1/2 a 1 stop a mais faria muito diferença a quem observa. Agrada o ângulo usada para registra-la, mas com menos interferência - no caso o desfoque ajudaria, assim como uma forma de evitar as folhas a esquerda, a imagem teria maior impacto nos observadores. Abs
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sexta-feira, 15 de julho de 2011
Resultado da Promoção: Ganhe um curso de Capacitação Profissional no IIF com o FOTOCOLAGEM
O FOTOCOLAGEM e o Instituto Internacional de Fotografia (IIF) fizeram uma Mega Promoção, durante uma semana, vocês mandaram frases em até 140 caracteres explicando o que a fotografia significa para você, ou o que ela mudou em sua vida.
Recebemos muitas frases, a participação de todos foi incrível, a qualidade do material também superou as expectativas e a escolha foi difícil.
Mas vamos ao ganhador:
Nome: Kennia Alexandrino da Silva
Cidade: São Paulo
Perfil no Twitter: @Kukadiandrino
Frase: A fotografia é mais do que um olhar sobre o que aconteceu. É como se o que eu vivi pudesse ser presenciado por outros na mesma intensidade.
Parabéns Kennia, você acaba de ganhar um curso de Capacitação Profissional no IIF no valor de R$ 4.000,00. Obrigada a todos os participantes e fiquem atentos a nosso twitter, todos os dias vamos publicar as frases de vocês, logo pela manhã, a partir de segunda-feira.
Fernando Meligeni é o novo embaixador da Olympus. Mas o que a fotografia ganha com isso?
O que um esporte como o tênis e as câmeras Olympus podem ter em comum? Agora, além de imagens vibrantes e emocionantes do esporte, eles terão também o tenista Fernando Meligeni como grande embaixador.
A partir de hoje e durante todo o US Open 2011, o tenista brasileiro campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2003 e semifinalista de Roland Garros e dos Jogos Olímpicos, mais conhecido como Fininho, assume a liderança no ranking dos esportistas apaixonados por fotografia ao passar a promover a Olympus, uma das maiores empresas de câmeras digitais, no Brasil.
Patrocinadora oficial do US Open 2011, a Olympus contará com a versatilidade e inteligência do ex-tenista profissional para levar aos seus seguidores e aos do esportista, por meio do Twitter e do Blog da Olympus, histórias, comentários, impressões e emoções, além de imagens únicas do esporte e da vida do tenista.
Junto com a estréia do tenista Fininho no Twitter em parceria com a Olympus, a empresa lança também seu novo website (www.olympus.com.br). Ou seria um blog? Ou seria um site?
Baseado em um conceito de Site/Blog, criado pela Sinc Digital, a nova casa da Olympus na internet, além de mostrar um visual totalmente novo, terá muito mais informações sobre as câmeras digitais Olympus, promoções, dicas e novidades do mundo da fotografia.
Com seu novo slogan “Viva, Curta, Click”, a Olympus mostra que a fotografia é mais que o registro de fatos, que ela mostra a essência de um estilo de vida.
Quem quiser acompanhar essa nova trilha da Olympus e essa temporada única do tenista Fernando Meligeni nas Redes Sociais basta seguir a Olympus e o Fininho no twitter @olympusbr e @meligeni, bem como acompanhar o post no Blog da Olympus http://www.olympus.com.br.
Fujifilm almeja 3º lugar mundial em câmeras digitais
Fonte: Terra
A japonesa Fujifilm pretende se tornar a quarta maior fabricante de câmeras do mundo em março no ano que vem e a terceira maior dois anos depois, superando primeiramente a Samsung e depois a Nikon, disse um executivo da companhia.
Até recentemente conhecida por modelos baratos, a Fujifilm pode entrar novamente no mercado mais lucrativo de lentes intercambiáveis para câmeras, do qual saiu em 2004, disse em entrevista à Reuters o diretor da unidade de câmeras da empresa, Takeshi Higuchi, nesta segunda-feira.
O lançamento de uma câmera sem espelho, que possui um visor eletrônico, responsável por deixá-la mais leve e mais compacta que uma câmera profissional reflex de lente fixa, ampliaria os esforços da Fujifilm de subir de posição no mercado e a colocaria em competição direta com a Sony.
Higuchi insistiu que a companhia não teria problemas em desenvolver por conta própria uma câmera sem espelho ou as lentes intercambiáveis, negando a possibilidade de outra aquisição no setor.
Na semana passada, a fabricante de máquinas copiadoras Ricoh, que também possui uma unidade de câmeras compactas, anunciou a compra da unidade de câmeras da Hoya, a Pentax.
A Fujifilm, que produz uma variedade grande de produtos, de equipamentos médicos a cosméticos, mal conseguiu manter suas despesas iguais às receitas no ano passado, mas Higuchi pretende dar força ao negócio este ano com cortes nos custos de produção e maiores esforços de marketing, o que, segundo ele, manterá altos os preços dos produtos da unidade.
"Podemos fazer todo o desenvolvimento de produtos importantes internamente, e podemos usar isso para cortar custos, mas não temos uma marca de alto nível", disse Higuchi. "Debatemos o por que disso, e a conclusão é que devemos lançar modelos de luxo e gastar mais em publicidade para melhorar a marca".
Atualmente, a Fujifilm está na quinta posição do mercado de câmeras, atrás de Canon, Sony, Nikon e Samsung.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Olympus lança câmera compacta com superzzom. Modelo amador vence comparativos
São Paulo, 06 de julho de 2011 – Para a maioria das pessoas, uma super câmera é aquela que tem um super zoom. E não é para menos. Afinal, é uma grande frustração quando se quer registrar aquele detalhe que faria a diferença na foto, mas a câmera simplesmente não tem o alcance que se deseja.
Para satisfazer esse desejo dos usuários e garantir o resultado por eles esperado, a Olympus lança a câmera VR320, a compacta com 12,5 vezes de zoom óptico, o maior do mercado brasileiro. Além deste SUPERZOOM, a câmera conta ainda com dupla estabilização, o que impede fotos tremidas.
A VR320 possui também o recurso Magic Filter, com sete opções divertidas de efeitos, além do modo Mascote, que garante as melhores fotos de cães e gatos em movimento. Já seus 14MP de resolução e seu HD Movie asseguram mais qualidade de imagem para fotos e vídeos.
Com design moderno, a VR320 está disponível nas cores preto, prata e vermelha. Na loja virtual da Olympus (www.lojaolympus.com.br), ela pode ser adquirida no valor de R$ 799,00. As fotos dos produtos podem ser solicitadas à assessoria de imprensa.
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Britânico corre o mundo para fotografar tempestades
Fonte: BBC
Foto: Mark Humpage
Para o britânico Mark Humpage, 41 anos, quanto pior o tempo, melhor. O fotógrafo não mede esforços e não se importa em cruzar fronteiras em busca de tornados, ciclones e tempestades de todo o tipo.
O resultado são imagens dramáticas e intensas, carregadas de beleza. Mas nem só de temporal é feito o trabalho de Humpage. O britânico, que vive em Leicestershire, no interior da Inglaterra, também fotografa a calmaria. E alguns dos melhores cliques são feitos na vizinhança, como as belas imagens de arco-íris.
Para Humpage, "eventos meterológicos são perfeitos para mostrar a mãe-natureza no seu sentido mais fantástico".
Humpage já esteve na Islândia e em várias regiões do Reino Unido e dos Estados Unidos. Para ele, o território americano é o lugar perfeito para se capturar eventos meteorológicos.
Apaixonado por eventos climáticos, Humpage viu a fotografia entrar naturalmente no seu cotidiando.
"Meu hobby de fotografar se tornou parte natural das minhas aventuras de correr atrás de tempestades", diz.
Fotoviagem pelo turismo de base comunitária
A idéia é destacar, por meio de imagens e projeções, a singularidade e autenticidade das experiências de TBC como diferenciais para os destinos turísticos
Fotos em diversos formatos (inclusive nos tradicionais monóculos) e projeções proporcionarão aos visitantes da III Mostra de Turismo de Base Comunitária (TBC) do 6° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil uma viagem por 40 iniciativas de TBC distribuídas pelo país. A mostra “TBC Fotoviagem” será realizada, de 13 a 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo (SP).
No estande, um painel de uma floresta dará a ilusão de se estar dentro do ecossistema. Em um cubo de vidro com 40m², serão projetadas imagens da cultura, paisagem e da convivência do turista que visita destinos de base comunitária. No local, os visitantes receberão também material promocional e brindes, como artesanato e fotos dos destinos.
A idéia é destacar, por meio de imagens e projeções, a singularidade e autenticidade das experiências de TBC como diferenciais para os destinos turísticos. O Turismo de Base Comunitária é um modelo alternativo de desenvolvimento do turismo, que incorpora o modo de vida das comunidades locais, proporcionando, aos turistas, intercâmbio cultural. O objetivo do TBC é que as populações locais sejam as principais beneficiadas pelas oportunidades econômicas geradas pelo turismo.
Na ocasião, serão realizadas visitas guiadas para autoridades, gestores públicos, operadores de turismo e jornalistas. Confira a programação:
Momento TBC Imersão e Divulgação: 14 de julho de 2011 – das 16h30 às 18h
Visita guiada para autoridades, gestores públicos, operadores e representantes das iniciativas com a apresentação dos conceitos da mostra e a estratégia do MTur de promover o TBC como diferencial competitivo de destinos, diversificação da oferta em consonância com a geração de trabalho e renda para a população local.
Momento TBC Imprensa: 15 de julho de 2011 – das 15h às 17h
Encontro entre representantes dos projetos e os jornalistas intermediado pelo MTur, com a realização de visita guiada.
Mostra do Itaú Cultural em São Paulo promete atrair fotógrafos e cineastas em proposta multimidia. Confira!
Inscrições abertas para os workshops da mostra ON_OFF - Experiências em Live Image.
Nessas oficinas, os artistas convidados vão tratar de temas e técnicas comuns em seu trabalho
(mais informações sobre os ministrantes, temas e a mostra no site www.itaucultural.org.br)
Inscrições: somente através do telefone (11) 2168 1779 das 14h às 17h
Atividade gratuita - reserve já a sua vaga: apenas 40 vagas por oficina
Data dos Workshops: 26, 27 e 28 de julho de 2011 / Horários: das 14h às 17h
Período da Mostra: de 22 a 31 de julho de 2011
Local: Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 [metrô brigadero]. São Paulo SP
Workshops
terça 26 de julho
The Light Surgeons (http://www.lightsurgeons.com/)
Grupo pioneiro de artistas multimídia, fundado em 1995 e que ajudou a lançar práticas novas e interdisciplinares, de cinema ao vivo a instalações.
quarta 27 de julho
Fernando Velázquez (http://www.blogart.com/)
Uruguaio, artista multimídia. Suas obras incluem vídeos, instalações, interativos, objetos e performances audiovisuais.
quinta 28 de julho
O Grivo (http://www.myspace.com/ogrivo)
Criado em 1990 por Nelson Soares e Marcos Moreira, atua em vários campos artísticos, como música, instalação, performance e objetos.
A Mostra
Esta é a 7ª edição da Mostra ON_OFF - Experiências em Live Image. A mostra explora trabalhos que unem performance, edição de vídeo ao vivo, música e cinema experimental. Neste ano, participam os artistas internacionais The Light Surgeons e Herman Kolgen, e os brasileiros Fernando Velázquez e O Grivo.
Saiba tudo sobre a mostra no site www.itaucultural.org.br
Data: de 22 a 31 de julho
Local: Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 [metrô Brigadeiro]. São Paulo - SP. Entrada franca.
terça-feira, 12 de julho de 2011
Fotografia é vendida por R$ 6,29 milhões e torna-se a mais cara do mundo
Fonte: O Buteco da Net
Um autorretrato de 1981 da célebre fotógrafa Cindy Sherman foi vendido em um leilão nesta quarta-feira, pela bagatela de US$ 3,89 milhões. A venda superou todas as expectativas e entrou para o mundo dos recordes, registrando o preço mais alto já pago em uma fotografia.
Você deve estar se perguntando o que um auto-retrato tem de tão especial para valer tanto. David Ross, ex-diretor do Whitney and San Francisco Museum of Modern Art, explicou ao site NPR que tudo funciona como um jogo.
“O que importa para a maioria dos colecionadores é ganhar. Quando a arte se torna um esporte competitivo. Tudo o que você precisa para vencer é coragem e dinheiro para ir mais longe e ganhar. E ganhar é muito bom“, disse ele.
O fato da foto de Sherman valer tanto é um verdadeiro marco – considerando que ela não é nenhuma grande celebridade.
O curioso é que o mundo dos leilões de artes é bem peculiar. Ross diz que este recorde pode ser quebrado novamente na próxima semana.
Câmera Nikon D3000 com preço promocional para usuários experientes e amadores
Tradicional empresa japonesa que é referência na área de imagem faz preço especial para esta câmera Reflex, que auxilia os novatos a conseguirem fotos incríveis e aos experientes abusarem dos recursos oferecidos.
A Nikon, companhia japonesa que atua no segmento de imagem desde 1917 e está presente em mais de 80 países, inicia campanha de preço promocional da câmera D3000, que agora está nas lojas por R$ 1.999,00.
A Nikon pensou nos fotógrafos de todos os níveis e estilos para facilitar o acesso ao modelo D3000, uma câmera com ampla facilidade de manuseio e com sistema que amplia de acordo com o crescimento do usuário, possibilitando a compra de lentes adicionais de acordo com o interesse e necessidade do mesmo.
Dentre os benefícios presentes no produto, alguns deles tornam-se mais notáveis, como o é o caso dos modos clássicos de ajustes à exposição, balanço de branco, foco com grande precisão, modo guia inovador que contribui na orientação dos fotógrafos mais inexperientes, pois fornece dicas para obter uma melhor imagem ao clicar.
O Kit acompanha uma lente Nikkor 18-55 mm, com abertura f/3.5-5.6, e a limpeza do sensor se dá de modo automático, impedindo o acúmulo de poeira e dispensando qualquer trabalho manual. O modelo possui resolução de 10.2 megapixels e LCD de 3”.
O flash tem alcance aproximado de 12 (doze) metros (ISO 100), garantindo qualidade nas imagens, ainda que fotografadas a uma longa distância.
A empolgante qualidade de imagem digital SLR da Nikon e uma operação fácil realçam a D3000, a D-SLR mais amigável da Nikon!
Noites Alienígenas: Exposição sobre um romance
“Acordou seco. Alguma coisa de seus sonhos ainda o perturbava, um estranhamento, uma sensação de culpa e saudade.” Essas são as primeiras linhas do romance “Noites Alienígenas”, de Sérgio Carvalho, que inspirou as lentes do fotógrafo Gui Noronha. O romance e a exposição fotográfica terão lançamento nesta quarta-feira (13), às 19h, no Teatro de Arena, SESC Centro.
Esta será a primeira exposição fotográfica individual de Gui Noronha. A convite de Sérgio Carvalho, autor do romance, Gui aceitou o desafio de criar imagens baseadas em toda a temática delicada que o livro aborda. “O tema drogas e dependência, além de todo conflito que envolve, é delicado e não é tratado abertamente no Brasil. Ainda há muito preconceito entranhado em nossa sociedade sobre este assunto”, comenta Noronha.
O fotógrafo relata também um pouco do seu processo de criação. “Percebi que estava visualizando uma série de imagens, claramente evocadas pelo instigante texto… Comecei, então, a rabiscar estas imagens no papel. Eram só idéias, mas poderiam virar fotografias... E assim eu fiz até o final do livro”. Depois disso, Gui Noronha fez uma importante escolha: a de não usar manipulações ou montagens digitais, para, segundo ele, valorizar o trabalho como um ensaio fotográfico e não como arte digital. “Produzi fotos digitais utilizando técnicas similares às da fotografia analógica. Ou seja, todas as fotos apresentadas na exposição poderiam ter sido feitas há cem anos”, conclui o fotógrafo.
A exposição e o lançamento do livro contarão ainda com leituras dramatizadas de trechos do romance, interpretadas por Samyr Farias e Cassio Hericsson, além de um coquetel ao som de Chris Guto.
Para saber mais sobre essas “Noites Alienígenas”, acesse o site!
Serviço:
Lançamento de exposição fotográfica de Gui Noronha e do romance “Noites Alienígenas”, de Sérgio Carvalho
13 de julho, 19h, no Teatro de Arena, SESC Centro – Rio Branco/AC
Evento gratuito
Fundação Garibaldi Brasil – FGB/Prefeitura Municipal de Rio Branco
Editora Pindaíba
SESC Acre
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Site expõe hotéis que usam técnicas fotográficas ou truques de Photoshop para induzir clientes
Fonte: O Buteco da Net
Você já se hospedou num hotel e percebeu que não aquilo era o que você tinha visto no site ou no panfleto?
Um novo site pretende mostrar a realidade, prometendo expor empresas que utilizam técnicas fotográficas ou truques para tentar induzir os consumidores.
De acordo com o Daily Mail, o site Oyster.com apurou que um hotel em South Beach, por exemplo, removeu os semáforos e placas das ruas. Outros exemplos incluem imagens enganosas, como loja de departamento ao lado de uma piscina e enormes guindastes ao lado de um hotel.
Veja alguns exemplos a seguir e clique aqui para ver mais!
Panamericana Faculdade de Arte e Design oferece cursos de pós-graduação para profissionais de fotografia
Há 50 anos, a Panamericana registra com orgulho a formação de várias gerações de profissionais. Assim como a Escola, o maior diferencial da Panamericana Faculdade de Arte e Design é preparar o aluno para o mercado, oferecendo sólida aprendizagem teórica, cultural e prática, ministrada por um corpo docente extremamente qualificado em suas áreas de atuação.
As aulas acontecem tanto nas salas de aula como nos estúdios, com a utilização de equipamentos individualizados e de última geração, permitindo aos estudantes colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria, desenvolvendo ao máximo o seu potencial criativo e inovador.
Fotografia de Design e Arquitetura
O curso tem como objetivo apresentar um panorama, por meio da fotografia de Design e Arquitetura, da obra de fotógrafos especializados no tema e de projetos arquitetônicos referenciais. Visa oferecer subsídios teóricos, práticos e metodológicos acerca das ações de produção, tratamento, preservação, organização e difusão da imagem fotográfica especializada em design e arquitetura.
Fotografia Contemporânea: Narrativa e Poética visual
Fornecer instrumentação teórico-prática para fotógrafos, artistas visuais, realizadores audiovisuais, jornalistas e publicitários com o intuito de torná-los qualificados em procedimentos de interface da linguagem fotográfica com os processos contemporâneos de criação, produção e difusão de imagens. Além disso, esse curso se propõe a: aprofundar o conhecimento sobre a produção fotográfica contemporânea nas suas principais vertentes nas artes visuais, realização audiovisual e multimídia; compreender e acompanhar as transformações nas áreas de criação, produção e difusão nos diversos campos onde se insere a linguagem fotográfica.
Fotografia e Audiovisual: Curadoria e Crítica
O curso tem como objetivo fornecer instrumentação teórico-prática, por meio de um amplo conjunto de informações, conceitos e reflexões que leve o interessado a desenvolver com competência todas as etapas de um projeto curatorial em mostras que envolvam fotografia e audiovisual, tanto no campo da arte como do documentário, de sua concepção à implantação, bem como a captação e o gerenciamento de recursos nesta área. Além disso, o curso visa o aprofundamento do conhecimento no conceito de curadoria, pesquisa de acervos e relação obra e espaço expositivo; compreender e acompanhar as transformações nas áreas impostas pelas novas tecnologias e os novos conceitos de museografia e difusão de uma mostra; e compreender os processos sócio-econômicos de todas as etapas de um projeto cultural, de sua concepção à captação de recursos e efetivação.
SERVIÇO:
INSCRIÇÕES CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA PANAMERICANA FACULDADE DE ARTE E DESIGN
INSCRIÇÕES: até o dia 30 de julho
LOCAL DE INSCRIÇÃO: AV. ANGÉLICA, 1900 – SÃO PAULO
FICHA DE INSCRIÇÃO: No site www.escola-panamericana.com.br/faculdade
INICIO DAS AULAS: 01 DE AGOSTO
Fotodiária - Luiz Fernando de Souza Pinto
Por: Pepe Mélega
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Luiz é um bom retrato e aparenta uma cumplicidade com o retratado, gosto do efeito de desfoque e se esse foi conseguido através da lente parabéns pela opção, mas se foi feito na pós edição também não altera o resultado apresentado que agrada. A meu ver é um bom retrato que foge dos padrões normais e demonstra uma procura por um estilo mais despojado ao fotografar. Vejo criatividade ao sair do obvio. É um bom exercício, parabéns por tentar e apresentar o resultado. Abs
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Òtima: 12 (27%)
Boa: 11 (25 %)
Pouco Criativa: 10 (23%)
FOTODIÁRIA agora é com Pepe Mélega. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Promoção: Ganhe um curso de Capacitação Profissional no IIF no valor de R$4 mil com o FOTOCOLAGEM
O FOTOCOLAGEM em parceria com o Instituto Internacional de Fotografia (IIF) vai te dar de presente um curso de Capacitação Profissional de Fotografia inteiramente grátis. Estão sendo abertas três novas turmas do curso de Capacitação Profissional em Fotografia, que já formou mais de 250 alunos só no último ano.
O curso de Capacitação é o um dos carros chefes da escola, que neste mês está completando seu segundo ano de vida e inaugura uma nova sede na região da Vila Madalena. Nele estão concentradas as principais disciplinas que vão possibilitar ao aluno conseguir seus primeiros trabalhos na área, entrando no competitivo mercado da fotografia.
Com duração de 190 horas, o curso está dividido em três grandes momentos. O primeiro, que abrange as disciplinas de Técnica , Composição, Estúdio e Flash, ensina como utilizar a câmera de maneira adequada, sabendo compor as imagens e utilizar a iluminação correta, seja com uso de flash de estúdio ou da própria câmera.
O segundo, com as disciplinas de Retrato e Book, Produto e Casamento, permite ao aluno conhecer melhor as três áreas da fotografia que o mercado mais tem absorvido novos profissionais. Por meio de práticas de Estúdio e em Externas, os alunos serão levados a enfrentar situações próximas daquelas enfrentadas no dia-a-dia da profissão.
Ao final do curso estão organizadas as disciplinas de Pós Produção e Gerenciamento de Estúdio, que permitem ao aluno ter noções de como resolver problemas apresentados, tanto na vida cotidiana do fotógrafo quanto em suas próprias imagens.
Por meio destes principais pontos que o curso oferece uma sólida base aos alunos que querem entrar na área. Outro diferencial é o corpo docente formado por profissionais de renome na área da fotografia, tanto profissionalmente quanto academicamente.
As novas turma do Capacitação estão programadas para ter início no dia 25 de Julho. Os interessados poderão se inscrever em três períodos: Manhã, com aulas três vezes por semana, indicada para alunos do ensino médio ou para aqueles que tenham o período livre para estudar. Tarde, também com três aulas semanais, famosa por atrair alunos de fora do estado de São Paulo que passam uma temporada na capital para estudar. Noite, elaborada para atender os alunos que trabalham, ou estudam no período da manhã e tarde e que só tem o período da noite para estudar. Tem aulas duas vezes por semana e práticas realizadas em alguns finais de semana, por mês.
Lembramos que as turmas da Manhã, que está inaugurando o período, e a turma da Tarde, estão com preços promocionais no site da escola.
PROMOÇÃO
· Para concorrer a uma vaga em uma das novas turmas da IIF, você deve escrever uma frase em até 140 caracteres explicando o que a fotografia significa para você, ou o que ela mudou em sua vida.
· Envie a frase para o email: contato@fotocolagem.com.br, com o seu nome completo, cidade e perfil no twitter.
· No título do email coloque: “Promoção IIF e Fotocolagem”.
· Para concorrer você deve estar seguindo no twitter o @fotocolagem e @cursosiif
· A melhor frase vai ganhar 1 vaga para participar do Curso de Capacitação Profissional (Turmas da Manhã ou Noite ) sem pagar nada! O curso será ministrado na nova sede da escola, localizada na Vila Madalena, em São Paulo.
· Envie sua frase até o dia 14/07. O nome do ganhador será publicado no dia 15/07 aqui pelo blog mesmo e no twitter.
· O ganhador deve possuir ou dispor de uma camera fotografica reflex digital.
· Atenção: A IIF e o Fotocolagem não se responsabilizam pelos gastos do aluno (como deslocamento, alimentação e hospedagem). Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail assessoria@iif.com.br ou pelo telefone (11)3021-3335.
· Mesmo se você não ganhar o curso, o FOTOCOLAGEM irá publicar sua frase no twitter, então seja criativo e participe!
Grife Ralph Lauren erra a mão no photoshop!
Exposição inédita do fotógrafo americano Steven Klein ocupa em agosto salão principal do MuBE em São Paulo
Elaborada especialmente para o projeto Iguatemi Photo Series, a mostra USAnatomy com 87 obras de Steven Klein vai ocupar o amplo salão central do MuBE em São Paulo entre 10 e 28 de agosto. Será uma rara oportunidade para apreciar uma panorâmica do fotógrafo americano cujo trabalho faz o mundo da moda e o universo da arte se encontrarem em um ponto especial: audacioso, erótico, transgressor e comercial ao mesmo tempo.
O projeto Iguatemi Photo Series já apresentou com grande sucesso de público e crítica as mostras Heaven to Hell – Belezas e Desastres de David LaChapelle, em 2008; Chop off their heads de Rankin, em 2009; A Message for You, de Guy Bourdin, também em 2009, e Journey of a Dress, de Diane Von Furstenberg, em 2010.
O projeto chega a sua quinta edição com outro grande fotógrafo que retrata a moda inserida no fascinante universo das artes visuais. A apimentada mostra inédita de Steven Klein aterrissa em São Paulo com 40 fotos, incluindo dois trípticos, em grandes dimensões, mais 47 polaróides originais. Dentre os retratados, muitos nomes (e rostos) conhecidos, como os pop-stars Madonna, Justin Timberlake, Britney Spears e Kevin Federline, o astro do futebol David Beckhman e o fotógrafo de moda Helmut Newton. Além dessas imagens, também será exibido o vídeo Your Hallucination Is Now Complete que faz, em oito minutos, uma retrospectiva de quinze anos do trabalho de Klein.
Segundo o curador Chico Lowndes, “as imagens vanguardistas criadas por Steve Klein impressionam pela energia, pela força bruta, pelo fetichismo, resultado do seu approach inovador e criativo. Suas longas séries trazem narrativas épicas, muitas vezes subversivas, que resultam da exploração e confluência do movimento com o estático. Steven é capaz de ultrapassar os limites da fotografia tradicional de moda e ampliar sua presença no universo da arte. Sem duvida é o grande criador de imagens icônicas nesse momento.”
A mostra tem direção executiva de Guili Alves de Lima e Gui Afif.
Steven Klein nasceu em Nova York em 1961. Formado em pintura pela Escola de Design de Rhode Island, Klein tornou-se um dos fotógrafos mais requisitados do mundo ao clicar as campanhas de empresas do porte de Calvin Klein, Dolce & Gabanna, Alexandre McQueen, Nike e outras.
Celebridades de todas as áreas posam para sua câmera de uma forma como nunca haviam feito para outros fotógrafos: Brad Pitt & Angelina Jolie, Justin Timberlake, Natalie Portman, Rolling Stones, Elton John, Prince, Tom Ford, Vitoria & David Beckham, Naomi Campbell e modelos brasileiros como Izabel Goulart, Alessandra Ambrósio e Jesus Luz (foi durante uma sessão de fotos de Klein para a W no Brasil que Madonna o conheceu). Esse trabalho é publicado nas principais revistas do mundo e Klein é amado pelos editores como Anna Wintour da Vogue.
Além de colaborar há muito anos na realização de vídeos, shows e fotos de sua amiga Madonna, Steven Klein é o diretor do videoclipe Alejandro, de Lady Gaga, considerado um dos mais polêmicos da atualidade. Seu trabalho já foi mostrado em grandes galerias de arte nas principais cidades do mundo.
Sobre o projeto Iguatemi Photo Series
O compromisso do Shopping Iguatemi São Paulo de levar ao público brasileiro sempre as novas tendências e a excelência da criação mundial levou-nos, dentre as manifestações culturais e as disciplinas das artes visuais, a escolha da fotografia como a que melhor representa nosso fascínio pela originalidade e inovação.
O Iguatemi Photo Series é uma iniciativa cultural que tem como objetivo apresentar a mais representativa produção fotográfica como contribuição expressiva das artes visuais à indústria da moda. Assumimos o compromisso de apresentá-la além do testemunho jornalístico, do registro iconográfico da fotografia clássica, valorizando-a não apenas como mídia, mas também como expressão de cultura contemporânea. As exposições e os catálogos apresentam a cada edição a diversidade da fotografia mundial, tanto pelas diferentes visões criadas quanto pela multiplicidade de questões estéticas. É com satisfação, portanto, que com o Iguatemi Photo Series, o Iguatemi São Paulo e a Oi apresentam uma nova possibilidade de criar diálogo com a imagem e dar condições para o conhecimento público de tendências da fotografia contemporânea.