quinta-feira, 11 de outubro de 2012
terça-feira, 9 de outubro de 2012
Site promete encontrar fotos do mundo todo com ajuda do Instagram e Foursquare
O site Worldcam tem um propósito curioso, mas que está dando o que falar na Internet: o objetivo dele é permitir que qualquer usuário possa encontrar fotos de todo o planeta com a ajuda do Instagram e do Foursquare. Utilizando os APIs das redes sociais, ele realiza a conexão em tempo real com os serviços e possibilita este tipo de busca.
O serviço funciona de forma muito simples: basta acessar o site para que a plataforma, automaticamente, identifique os dados de sua localização, e informe na tela a cidade e o país onde você se encontra no momento. Então, ele vai sugerir os tópicos de lugares que mais estão bombando naquela hora, tanto no Instagram como no Foursquare.
Se o que você deseja buscar estiver entre os assuntos populares, basta clicar no nome da localidade e, pronto, uma nova página com todas as fotos que foram marcadas neste local serão exibidas para você de maneira simples e rápida. Caso ele não esteja, não se preocupe, é só digitar as informações na barra de busca e mandar o serviço procurar as imagens. Em alguns segundos, os resultados serão exibidos.
A ideia vem sendo considerada interessante por muitos especialistas e o site já está se tornando um sucesso. Milhares de pessoas curtiram a página do serviço no Facebook e estão utilizando a plataforma sempre que possível.
Fonte: TechTudo
Para acessar o post original, clique aqui!
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Bairro do Bixiga, em São Paulo, recebe Saída Fotográfica neste sábado. Reúna os amigos e participe!
Continuando o projeto “Bairros Tradicionais de São Paulo”, nesta saída o grupo deverá fotografar o Bixiga, um tradicional bairro de São Paulo, com forte influência da colônia italiana, mas também negra e nordestina, e repleto de cantinas! O grupo irá andar pelo bairro, conhecer suas casinhas e moradores, um pouco da história do bairro, e no final almoçar numa típica cantina italiana! Esta saída também vai comemorar os 4 anos de Saídas Fotocultura!
Encontro:
28ª Saída Fotocultura - Bixiga - 06/10/12
06/10/2012 - 10h
Escadaria do Bixiga
(altura da Rua Treze de Maio, 752, em frente à Praça Dom Orione)
O que é: As Saídas FOTOCULTURA tem por objetivo trazer todos os interessados em fotografia para a prática, para as ruas, para a cidade, unindo fotografia e cultura. É um evento TOTALMENTE livre e gratuito, onde todo tipo de fotógrafo é bem vindo.
Quem pode participar: As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.
Como funciona: Basta comparecer e fotografar. Podem ser usadas câmeras de qualquer tipo e todos podem participar. A cada saída existe um tema diferente, sempre buscando agregar cultura, experiências e conhecimentos, tão necessários a um bom fotógrafo. Mas mesmo havendo um tema cada um fotografa o que quiser!
Inscrições: A inscrição é feita na hora do evento. Não tem pré-requisitos e é gratuita. Basta colocar seu nome e e-mail na lista e se juntar ao grupo para sair fotografando! A inscrição é essencial para participar dos sorteios e receber avisos de novas saídas. Depois é só caminhar com o grupo e fotografar a vontade!
Roteiro:
Escada do Bixiga
Rua dos Ingleses (Museu do Bixiga)
Rua Cons. Carrão
Rua 13 de Maio (CMB/ Igreja de N S de Achiropita)
Rua Luis Porrio
Rua Rui Barnosa
Praça Dom Orione (próx. Ao ponto inicial)
13:30 – Almoço na Cantina da Concheta
Desafio Fotocultura:
As 18 melhores fotos feitas durante a 28ª Saída Fotocultura serão escolhidas depois da saída, pelos organizadores da saída. Depois serão colocadas em votação e a galera vai escolher as melhores, que serão premiadas. Também haverá alguns sorteios no dia do evento. Para participar do desafio é preciso colocar a foto no flickr (até 19/10/12) e marcá-la com a tag 28_fotocultura. A melhor foto e um dos votantes (sorteado) ganharão um curso Fotocultura!
Mais informações, aqui! Reúna os amigos e participe!
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Wedding Brasil 2013 já garante 650 inscritos em menos de 72 horas de vendas online! Evento já é um sucesso!
Foto: Samo Rovan
Thomas Baccaro ganha exposição em São Paulo
Morre Ubirajara Dettmar, fotógrafo do Collor e do STF
Morreu nesta terça-feira (2), no Rio, aos 74 anos, o jornalista Ubirajara Dettmar, que foi fotógrafo oficial da Presidência da República durante o breve governo de Fernando Collor de Mello.
O fotógrafo, que gostava de assinar as imagens que produzia como U.Dettmar, foi convidado para trabalhar na Presidência após fazer uma foto de Collor para a capa da revista "Veja" durante a campanha eleitoral de 1989.
Além do cargo que ocupou na Presidência, Dettmar trabalhou como fotógrafo na Folha e em outros jornais. Dentre as diversas coberturas que realizou em seus mais de 40 anos de carreira, destacam-se as de guerras em El Salvador e na Nicarágua.
O último trabalho de Dettmar foi como fotógrafo do STF (Supremo Tribunal Federal). Na corte, fazia os retratos oficiais de ministros.
Ele estava, há cerca de um ano, morando no Rio, após ter sido aposentado em razão de uma doença no fígado causada pelo excesso de ferro no sangue - chamada de hemocromatose.
Dettmar morreu no início da tarde de hoje, logo após voltar de uma sessão de hemodiálise. Ainda não foi definida a causa exata da morte. O corpo do fotógrafo será cremado.
O fotógrafo era casado, tinha três filhos dois deles fotógrafos, além de netos e um bisneto.
Fonte: Folha de S.Paulo
Para acessar o post original, clique aqui!
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Como produzir boas fotos para bancos de imagem?
Dica da Semana: Ruído e redução de ruído
Produzir fotos para bancos de imagem e faturar uma grana com o que foi vendido não parece tarefa fácil pra quem nunca experimentou. É por isso que a iStockphoto, em parceria com o Fotocolagem, vai dar a você, fotógrafo ou aficionado da fotografia, dicas semanais sobre como aperfeiçoar suas imagens, a qualidade do seu trabalho e a sua técnica.
Para introduzí-lo ao universo da fotografia, destacamos o papel do ISO. O ISO é um tipo de configuração nas máquinas que mede a sensibilidade do sensor (nas máquinas digitais) ou filme (nas máquinas analógicas) com relação a luz. Os valores de ISO, ou chamado por alguns de ASA, variam de câmera para câmera. Você vai encontrar valores de 80 a 3200 e muitos outros.
A dica da semana é sobre ruído e redução de ruído. Quando as condições de luz ficam desfavoráveis, é preciso compensar aumentando o ISO da sua máquina, ou seja, a sensibilidade, o que resultará numa boa imagem apesar da deficiência de iluminação. Esse aumento de ISO leva mais corrente elétrica para o sensor da câmera, o que permite a ela “ver” mais com a mesma luz. No entanto, essa eletricidade extra aquece o sensor e pode introduzir uma descoloração de pixels, conhecida também como “ruído”.
Você nota isso ao ver pixels salpicando as áreas mais escuras da imagem. Quanto mais alto o ISO, mais quente fica o sensor e mais ruído pode surgir. O que é um problema, mas que tem solução. Nossas dicas são as seguintes:
Use configurações de ISO baixas, se possível.
Se for preciso elevar o ISO, certifique-se de que sua exposição esteja correta naquele momento, pois é difícil tentar corrigí-la depois com pós-processamento.
Fotos subexpostas provavelmente vão introduzir algum ruído visível depois da edição, especialmente ao expor detalhes nas áreas mais escuras.
Faça fotos RAW. Os mais recentes programas RAW de conversão e edição oferecem muitas opções, contanto que a exposição original da foto seja boa.
Nossa dica final para a redução de ruído em uma imagem é simples: se você tiver ruído visível, existem aplicativos e programas para ajudar a removê-los. Use-os sempre com cuidado, pois eles podem afetar os detalhes da imagem; e se você não estiver familiarizado com o software, pode destruir uma imagem ou deixá-la pior do que estava quando começou.
Boa sorte e mãos à obra!
Sobre a iStockphoto
A iStockphoto é a maior comunidade criativa de crowdsourcing do mundo, com 100% do seu conteúdo gerado pelos usuários. Atuando no segmento de arquivos multimídia, é hoje uma fonte fácil e acessível de arquivos royalty-free, com milhões de fotos, ilustrações, vídeos, áudios e animações em Flash®. Usando o mais avançado sistema de busca nesse setor, os clientes baixam um arquivo a cada segundo, de um acervo que tem mais de dez milhões de imagens, para projetos de marketing, editoriais, negócios, blogs e projetos pessoais. Fundada no ano 2000, a iStockphoto foi pioneira no modelo de negócios de micropagamentos para a fotografia. Tornou-se um dos sites mais bem-sucedidos do mundo entre os que têm conteúdo gerado pelos usuários. Com mais de 100 mil artistas em seu cadastro e publicando 40 mil arquivos por semana, a empresa tem sede em Calgary, Canadá, e é uma subsidiária da Getty Images.
Jornal Metro publica capa sem imagens para promover concurso de fotos. Que tal participar?
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
FAAP contrata fotógrafo
- formação em curso de fotografia
- experiência com fotografia de eventos
- inglês avançado
- conhecimentos avançados em photoshop
- disponibiildade para horário das 9h às 18h
Benefícios: compatíveis com o mercado a combinar.
Currículo para oportunidades@faap.com.br com título 'Fotógrafo' até dia 05/10 (terça). Favor preparar portfólio para entrevista.
Foto Grafia lança edição dedicada a ensaios fotográficos
Em uma edição especialmente dedicada a ensaios fotográficos produzidos por fotógrafos brasileiros, a Foto Grafia #09 destaca a importância da narrativa e o poder precisamente funcional da fotografia quando bem utilizada.
CONFIRA DOS DESTAQUES DA EDIÇÃO:
Cássio Vasconcellos realiza centenas de fotografias aéreas e une as imagens em uma só, criando cenas panorâmicas apresentadas em enormes e impressionantes painéis. Alexandre Severo registra o dia-a-dia de três crianças albinas, filhas de pais negros, que vivem na favela V-9, em Pernambuco, e tem fotografia selecionada pela agência Reuters como uma das Imagens do Ano (Pictures of the Year). A fotógrafa Anna Kahn consegue, com muita sensibilidade, fotografar o ausente, lançando um novo olhar a respeito das vítimas de bala perdida no Rio de Janeiro. Breno Rotatori presenteou sua avó com uma câmera analógica e registrou os atos fotográficos dela com sua câmera digital, criando dípticos que, além de transmitir uma sensação de tridimensionalidade, apresentam imagens que parecem estar em outro espaço-tempo. O foco seletivo de Claudio Edinger traz a Serra Catarinense em belas imagens que mostram os habitantes e as paisagens de uma região que, para o fotógrafo, parece ser de outro país. Pedro Motta fecha a edição com o projeto Reação Natural, revelando a sobrevida da natureza em meio ao caos urbanos, com imagens de plantas que se adaptam ao concreto e de construções que respeitam o espaço da natureza.
Para ler e conferir todo este conteúdo na íntegra, gratuitamente, é só acessar!
A edição está disponível tanto para visualização online quanto para download.
Fotógrafa reimagina glamour e poder de rainhas históricas. Ensaio demorou 5 meses para ficar pronto!
Foto: Alexia Sinclair
Alexia viajou por cinco meses pela Europa para registrar as imagens de fundo do ensaio - como palácios e templos. Usando modelos e vestimentas de luxo inspiradas em roupas da época, ela retratou monarcas como Elizabeth 1ª, Maria Antonieta e Cleópatra, em um processo que ela descreveu à BBC Brasil como a combinação "de diferentes paisagens e arquiteturas europeias com as minhas modelos e adereços adicionais".
O resultado é o ensaio fotográfico "As Doze Rainhas" - das quais nós destacamos dez na galeria acima.
O trabalho todo durou três anos e as fotos são uma forma de conhecer mais sobre episódios importantes na história.
Confira algumas imagens abaixo:




Fonte: BBC Brasil
Para acessar o post original, clique aqui!
sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Olhos vs. Câmeras: diferenças e semelhanças
Foto: Rachel E. Chapman
Semelhanças
Diferenças
SENSIBILIDADEÀ LUZ: o filme/sensor da câmera é uniformimente sensível à luz, a retina humana não. Agora, se levarmos em conta a qualidade e força de captura, os olhos possuem boa sensibilidade à luz em locais escuros – bem diferente das câmeras. Talvez isso mude um dia, e passe a ser uma semelhança, a maioria das câmeras ainda deixam muito a desejar em ambientes escuros. Há algumas situações de iluminação que as câmeras atuais não conseguem capturar com facilidade, deixando as fotos muito borradas ou cheias de ruído.
Instituto Internacional de Fotografia promove em SP curso de aperfeiçoamento em moda e book! Confira!
O Instituto Internacional de Fotografia é, sem dúvida, uma das escolas mais importantes de ensino a arte de fotografar de São Paulo. Comandanda pelo fotógrafo Danilo Russo, os alunos aprendem na prática, em uma série de palestras e exercícios, como aprimorarem seu olhar artístico para este este universo. Vale conhecer!
Esse curso é formatado para complementar a formação de profissionais na área de fotografia de moda e de book, ampliando seus recursos técnicos, criativos e ilustrando, na prática, a realidade desse importante mercado fotográfico. As temáticas da fotografia de moda são divididas em quatro disciplinas que englobam os temas: fotografia de estúdio, linguagem fotográfica, composição, iluminação, direção de modelos, organização e produção para fotografia de moda e beleza.
O curso é composto por aulas teóricas e práticas que acontecerão em dias de semana à noite e em quatro domingos, como demonstrados a seguir.
Nas aulas práticas, os alunos fotografam modelos profissionais com a colaboração de uma equipe composta por maquiadores e produtores de figurino. Depois disso acontecerão, em cada módulo, uma aula de avaliação do material produzido.
Nos quatro ensaios serão aplicados os briefings de fotografia de book, editorial e de moda feminina, apresentando diferentes situações de iluminação em estúdio e em externas.
Clique aqui para conferir toda a descrição do curso!
Início – 03 de outubro de 2012
Término – 17 de dezembro de 2012
Aulas: Segundas e quartas: 19:30 às 22:00 / Domingos (09:00 às 18:00)
*Aulas no estúdio apenas aos domingos.
Datas previstas para as aulas de domingo: 21/10, 04/11, 25/11 e 16/12.
Carga Horária: 84 horas e 30 minutos.
Valor: R$ 2.400,00
O pagamento pode ser feito em até 5 X R$480,00 sem juros.
Local das aulas: Instituto Internacional de Fotografia – Unidade Estúdio – Rua Eusébio de Paiva, nº68 – Alto da Lapa – São Paulo/SP
Inscrições: Rua Engenheiro Francisco Azevedo, 807, Vila Madalena
Clique aqui e visite o site!
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
iStockphoto faz evento especial para fotógrafos brasileiros. Minilypse acontece em outubro no MIS e tem vagas limitadas. Garanta sua participação!
Durante dois dias, em 30 e 31 de outubro, 66 fotógrafos brasileiros – amadores ou profissionais – vão poder participar do Minilypse Brasil, evento promovido pela iStockphoto e pelo MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, para aperfeiçoamento de suas técnicas na produção de fotos destinadas a bancos de imagens.
Para esse evento, a iStockphoto, subsidiária da Getty Images, está enviando ao Brasil alguns dos seus melhores especialistas no assunto, entre eles Elissa Cook (Canadá), gerente de eventos; Andrew Rich (EUA), fotógrafo e Inspetor da iStockphoto; Rebecca Swift (Inglaterra), gerente de Planejamento Criativo da iStockphoto; e Andrew Delaney (EUA), diretor de Conteúdo Criativo da iStockphoto.
Nesses dois dias, os participantes do Minilypse assistirão a palestras sobre
Tendências em produção de fotos para bancos de imagens;
Cases de colaboradores bem-sucedidos;
Mercado de imagens no Brasil;
Produção multimídia (fotos e vídeos);
Criatividade na produção de imagens;
Ana Cenamo, country manager da iStockphoto no Brasil, classifica o Minilypse como uma excelente porta para o sucesso de um fotógrafo no mundo digital: “O evento da iStock e do MIS é uma grande oportunidade de aprendizado e de relacionamento entre artistas que têm os mesmos objetivos”, diz ela. No ambiente reservado pelo MIS para o evento, a iStock instalará três “estações” para o trabalho com os fotógrafos:
* a primeira, para análise de portfólio, onde os especialistas da iStock discutirão técnica e ensinarão as melhores soluções para eventuais problemas que prejudicam a inserção das fotos em quaisquer bancos de imagens;
* a segunda, para experimentação: ali, parceiros da iStockphoto colocarão à disposição dos fotógrafos brasileiros equipamentos recém-lançados e inovadores, que poderão ser testados livremente;
* e a terceira para auxiliar os fotógrafos a se cadastrarem como colaboradores da iStockphoto
Os interessados em participar do Minilypse Brasil MIS devem preencher o formulário neste endereço, o quanto antes, já que as vagas são limitadas. Há uma taxa de inscrição no valor de R$70,00 para os dois dias de evento.
Fotógrafa emagrece 73 quilos após experimentar vestido de noiva. Determinação ou marketing pessoal?
Foto: Julia Kozerski/ Divulgação
'Paparazzo de anônimos' é sucesso viral no Facebook
Um fotógrafo americano que retrata o dia a dia de pessoas comuns de Nova York virou uma sensação na internet com seus retratos íntimos e inusitados dos moradores da metrópole multicultural.
Brandon Stanton, de 28 anos, conta que já caminhou cerca de 320 km e fez mais de 5 mil retratos. Ele calcula ter abordado 10 mil pessoas nas ruas da cidade, para pedir permissão para tirar uma foto.
Em 2010, Stanton criou um blog - Humans of New York - onde publicava suas imagens. Ele usava as redes sociais para promover o blog. Com o tempo, ele percebeu que tinha mais sucesso publicando as imagens diretamente nas redes sociais - nos sites Facebook e Tumblr.
No primeiro ano do projeto, ele conquistou 3 mil amigos no Facebook. Hoje em dia, ele consegue 3 mil amigos novos no site em apenas um dia. O site, "Humans of New York", tem mais de 150 mil pessoas "curtindo" o projeto.
"Qualquer coisa que me faça sorrir, eu coloco no blog. Muitos idosos, muitas crianças, muitos casais, momentos de ternura", disse Stanton à BBC. Stanton conta que antigamente seu trabalho passava desapercebido pela maioria. Mas hoje em dia, muitos nas ruas de Nova York se emocionam quando descobrem que foram clicadas pelas lentes do Humans of New York.
"É estranho porque há quatro meses meus horários eram os mesmos e minha rotina diária era igual, mas eu fazia tudo em anonimato. Mas agora, de repente, mesmo sem minha vida ou meu trabalho terem mudado muito, a explosão do meu blog nas redes sociais fez com que muitas pessoas viessem me falar sobre a importância do meu trabalho para elas."
Confira o vídeo:
Fonte: Portal IG
Para acessar o post original, clique aqui!
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Câmera portátil Autographer dispensa fotógrafos
Que a fotografia já virou uma parte banal do cotidiano, você já sabia. Os smartphones com câmeras e internet estão aí para nos lembrar da compulsividade humana de registrar tudo ao seu redor e compartilhar com o mundo. Mas sempre podem existir novas formas de fazer isso, não é mesmo?
A Autographer, essa câmera portátil da fabricante OMG Life, é basicamente um fotógrafo independente - tira fotos sem você saber e compartilha as imagens em suas redes sociais. A principal inovação do produto é que, com essa câmera, você não vai precisar "tirar" fotos. Não vai precisar fazer nada, na verdade. A fabricante promete milhares de fotos por dia que serão feitas automaticamente, utilizando os sensores de cor, movimento, temperatura, acelerômetro.
Quando você se virar para cumprimentar um amigo, sair do calor do lar para o frio da rua ou passar de um cômodo para outro com iluminação diferente, é aí que a câmera vai agir. Sem as mãos.
São cinco megapixels, 8GB de armazenamento e Bluetooth embutido para compartilhar as fotos. O lançamento deve ser em novembro.
Fonte: Adrenaline
Para acessar o post original, clique aqui!
Fotógrafa retrata cães idosos nos EUA
A fotógrafa americana Nancy Levine iniciou há oito anos um roteiro pelos Estados Unidos para retratar cães idosos.
Ela diz que seu interesse pelo tema foi despertado quando seus próprios cães de estimação começaram a apresentar sinais de que estavam próximos do fim.
Nancy Levine conta que isso ocorreu na mesma época em que ela começou a refletir sobre sua própria mortalidade.
"Eu vi como os cães fazem; como, sem a dolorosa capacidade humana de fazer planos para o futuro e temer o inevitável, o cão simplesmente acorda para cada dia como um novo passo na jornada."




Fonte: BBC Brasil
Para acessar o post orginal, clique aqui!
terça-feira, 25 de setembro de 2012
Observatório Britânico de Greenwich mostra vencedores do concurso “Fotógrafo de Astronomia do Ano”
Fotógrafo italiano fala sobre os bastidores do mundo fashion e dá conselhos para jovens artistas! Confira!
O que é apresentado em uma semana da moda, seja em Milão ou em qualquer outra cidade, viaja o mundo inteiro, graças, principalmente, ao trabalho dos fotógrafos que são fundamentais para o evento. As grifes escolhem para entrar nos desfiles os profissionais de maior prestígio, isto é, que trabalham para grandes grupos de imprensa, esperando que essas fotos cheguem o mais longe possível, em revistas, jornais e sites. E na era digital, poucos minutos depois do fim de um desfile, as fotos já estão nas agências de notícias.
O trabalho do fotógrafo de moda não é fácil. Somente acompanhando a rotina desses profissionais é que se consegue entender o quanto é difícil reunir qualidade e velocidade. É preciso experiência para sair de um desfile para outro carregando equipamento pesadíssimo e, ainda por cima, garantir um bom lugar de frente para a passarela.
Durante três dias da semana da moda de Milão, o Terra acompanhou de perto o trabalho de Michelangelo Princiotta, um fotógrafo italiano com mais de 20 anos de carreira e que, atualmente, junto com outros jornalistas, fundou uma cooperativa chamada FreeMedia, que atende clientes da Itália e de outros países.
Michelangelo sempre optou pelo trabalho freelance e colaborou com revistas da Austrália, Alemanha, Argentina e fotografou personagens importantes do mundo da moda, da política, do esporte, entre outros. Quando viajou para o Brasil pela primeira vez, nos anos 1980, o seu objetivo era fazer uma entrevista com Roberto Marinho, que acabou não acontecendo. Porém, Michelangelo voltou para casa com uma namorada brasileira, com quem completará 25 anos de casado no próximo ano.
Há tantos anos cobrindo os desfiles de Milão, Michelangelo é conhecido por praticamente todas as pessoas envolvidas na produção do evento. Nesse vai e vem de um desfile para o outro, o Terra conseguiu saber um pouco mais do trabalho do fotógrafo de moda e da experiência de Michelangelo ao longo dos anos.
Terra: Na sua opinião, quais são as mudanças mais importantes e relevantes na fotografia não só na moda, mas de um modo geral, nos últimos tempos?
Michelangelo Princiotta: A diferença mais importante foi vista com o desenvolvimento da tecnologia, devido à digitalização da fotografia. Na era analógica, éramos limitados, seja no uso do filme, que nos impedia de fazer fotos de boa qualidade em condição de uma iluminação insuficiente, ou na quantidade e variedade de filmes para usar. Precisávamos ter pelo menos um assistente para recarregar as máquinas e de um equipamento muito maior e mais pesado e, como acessório principal, um flash muito potente e de ótima qualidade. Com a câmera digital é possível fazer muito mais fotos (milhares em cada desfile), pegando mais situações, como a modelo de corpo inteiro, detalhes, sapatos, bolsas, acessórios, etc. Naturalmente, o trabalho de edição e o pós-produção aumentou notavelmente, porém, o digital nos permite uma maior flexibilidade, praticamente em tempo real, para mandar para redação e para os gráficos imediatamente as imagens selecionadas.
T: Você já esteve em todas as 4 principais semanas da moda: Nova York, Londres, Milão e Paris. Em sua opinião, qual a diferença entre elas?
MP: Nova York, Londres, Milão e Paris ainda hoje são as cidades credenciadas a ditar lei na moda global. As diferenças estão nos detalhes, embora sirvam para identificar cada uma delas. Nova York é a prática e moderna, Londres ainda hoje é aquela com as novidades mais excêntricas, e Milão, em nível de distribuição e riqueza das marcas, continua sendo a vanguarda, enquanto Paris tem ainda o fascínio da tradição mesmo com a renovação.
T: Você participa sempre de dezenas de desfiles há anos. Apesar da crise na Itália, se fala muito que o setor da moda está superando as expectativas. Você concorda, comparando ontem e hoje?
MP: Na verdade, o setor da moda também está sentindo, drasticamente, a crise econômica. Muitos estilistas têm modificado a participação, reduzindo os custos e eliminando despesas de gadget e buffet, que antes eram quase obrigatórias. Atualmente diminuíram as “saídas”, em geral, se falamos em exceção para as grifes mais importantes, como Armani ou Dolce&Gabbana, que continuam com apresentações que não deixam nada a desejar em relação àquelas dos anos de 1980 e 1990. Na minha opinião, grandes anos para os desfiles e as top models. Também para nós, fotógrafos de desfiles. Creio que se existe uma vantagem desse momento, só será possível ver no estímulo da criatividade e na procura de novas soluções.
T: Falando de fotografia, com a era digital, quais são os pontos positivos e negativos para o seu trabalho?
MP: A possibilidade de distribuir as fotos em tempo real, a grande qualidade que se consegue ter também em condições extremas e a flexibilidade seriam os pontos positivos. Já a parte negativa da era digital é que muitos pensam que porque possuem uma câmera digital são fotógrafos e, com a crise, a qualidade da edição muitas vezes vem transcurada.
T: Durante um desfile são dezenas de fotógrafos com as câmeras viradas para o mesmo lugar: a passarela. É possível se diferenciar?
MP: Tantos anos de experiência fazem a diferença. O momento do clique, o controle da luz, a escolha do tempo para trabalhar, esses são só alguns dos aspectos que diferenciam o trabalho de cada fotógrafo.
T: Para um fotógrafo, qual é o cenário ideal de um desfile para trabalhar?
MP: Cada desfile tem o próprio fascínio. O fotógrafo profissional é obrigado a ter sensibilidade suficiente para ressaltar o que de melhor está desfilando na passarela.
T: Um fotógrafo, em uma semana de moda, pode fazer diversas coisas: backstage, a passarela, os detalhes do que é mostrado, etc. O que você prefere e por quê?
MP: Também nesse caso, como em outras situações, muito do nosso trabalho depende do pedido que temos do nosso cliente. Cada vez mais é um trabalho global. Eu tenho a vantagem porque no meu percurso profissional pude desenvolver experiências muito diferentes uma das outras, porém, que me levam à capacidade de sintetizar de maneira rápida e eficiente as situações, para melhor otimizar o que me serve para a comunicação do meu trabalho.
T: Na sua opinião, qual o tipo de foto de um desfile é inaceitável?
MP: Se tem um editor que publica as fotos, nada é inaceitável.
T: Trabalhando como fotógrafo, correndo entre um desfile e outro, dá para ter uma ideia dos desfiles e ter uma grife preferida? Qual seria ela?
MP: Todas são boas, com algumas é mais gostoso e satisfatório de trabalhar por vários motivos. Por exemplo, com Armani é um espetáculo emocionante que me deixa sensações particularmente belas. O prazer da passagem de uma beleza sem tempo, expressão dos movimentos, as várias entradas das modelos, com a certeza, um trabalho refinado. Rei Giorgio é tão particular e perfeito que mais de uma vez o vi aproximar-se do local onde ficam os fotógrafos para avisar da mudança de luz que seria feita durante o desfile, nos permitindo, graças à essa informação, fazer melhor o nosso trabalho.
T: Qual conselho você daria para quem quer trabalhar com fotografia de moda?
MP: Conhecer bem o próprio equipamento, conhecer os bastidores e o mundo da moda em geral, conhecer bem as pessoas para qual trabalha ou que trabalham junto e, acima de tudo, respeito com as outras pessoas envolvidas na produção do trabalho.
Fonte: Danielle Sousa
Terra
Para acessar o post original, clique aqui!
Google compra a Nik Software, empresa alemã desenvolvedora de aplicativos fotográficos
O Google adquiriu na semana passada, por valor não revelado, a Nik Software. A empresa alemã é criadora do aplicativo para edição de fotos Snapseed, concorrente do Instagram. As informações são da agência Reuters.
De acordo com a reportagem, mesmo custando 5 dólares, o Snapseed tem mais de 9 milhões de usuários e uma importante base de clientes entre fotógrafos, devido aos recursos de edição. O Instagram, comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares, tem 100 milhões de usuários.
"Queremos ajudar nossos usuários a criar fotos que eles gostem de verdade e, em nossa experiência, a Nik faz isso melhor do que ninguém", disse o VP sênior, Vic Gundotra, em mensagem.
"Nós sempre desejamos compartilhar nossa paixão por fotografia com todos, e com o apoio do Google esperamos ser capazes de ajudar outros milhões a criar fotos incríveis", disse a Nik Software em seu site.
Fonte: IDG Now!
Para acessar o post original, clique aqui!
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
FOTOCOLAGEM publica portfólio do leitor! Criatividade, ineditismo e ousadia marcam o olhar de Lucas Fonseca!
O fotógrafo que estampa a capa do Facebook do FOTOCOLAGEM esta semana é o artista Lucas Fonseca. Um olhar maduro, contemporâneo e sem clichê... é assim, com poucas palavras que podemos dar um direcionamento nesta arte que envolve as imagens do portfólio do fotógrafo.
O FOTOCOLAGEM conheceu o trabalho do Lucas por meio de amigos em comum. O artista começou sua carreira trabalhando como fotógrafo de books de algumas das melhores agências de modelo de São Paulo. Por suas mãos já passaram inúmeras newfaces que depois ganhariam fama nacional e internacional. É o caso das tops Luana Leão, Jéssica Bronitzki, Carol Mischiatti, dentre muitas outras. Este job trouxe para Lucas a precisão do controle da luz e, ainda, a linha tênue entre trabalhar a emoção e a expressão dos modelos. Algo que fica muito nítido na composição das suas imagens!
Lucas é um fotógrafo que surgiu em meio a uma revolução da fotografia. Seu controle da luz natural em fotos realizadas em ensaios externo se mantem o mesmo dentro do estúdio. Ele sabe como "desenhar com a luz" e, naturalmente, brinca com suas imagens também dentro de softwares de edição. Gosta, ele mesmo, de tratar as imagens que produz. Pouco tratamento se vê e, claro, muito talento se observa!
Parabéns Lucas... portfólio lindo! Volte mais vezes ao FOTOCOLAGEM! Você é sempre muito bem vindo!
Gostou? Quer participar e ter seu portfólio divulgado nas páginas do FOTOCOLAGEM e ainda garantir que sua imagem seja a CAPA DO FACEBOOK do blog? Clique aqui e saiba como!
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Fotógrafo que tirou foto do papel de parede mais famoso do Windows XP conta como aconteceu a cena!
Muita gente conhece a história mas desconhece o principal personagem. Entretanto, Chuck O’ Rear resolveu contar como conseguiu tirar uma das fotos mais vistas de todo o mundo: o papel de parede do Windows XP.
O’Rear contou ao Daily Mail que estava dirigindo por uma estrada da Califórnia quando ficou encantado com a vista causada pela grama verde e as nuvens brancas ao seu lado.
O fotógrafo, que agora tem 69 anos, sacou sua câmera, desceu do carro e fotografou a paisagem. Anos depois, ela seria vista por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.
“Eu dirigi a mesma rota entre San Francisco e Napa uma par de vezes entre os anos de 2002 e 2003, mas foi apenas em janeiro, quando a grama estava verde e brilhante, que chamou minha atenção“, disse ele.
Ele conta que recebeu um telefonema de seu agente dizendo que a Microsoft queria a imagem original.
“Eu não tinha ideia de que algo assim poderia acontecer. É provavelmente a fotografia mais vista do planeta. Se você levá-la para alguma aldeia em Bangladesh, poderão reconhecê-la ou se parar alguém em alguma rua da China, ele saberá o que é“, acrescentou.
O’Rear, que trabalhou para a National Geographic por 25 anos, só não divulga quanto recebeu pela fotografia. Ele assinou um contrato de confidencialidade. No entanto, esta é declaradamente a segunda foto mais cara já comprada.
Fonte: Daily Mail
Para acessar o post original, clique aqui!
Katy Perry tem dedo "amputado" em anúncio
Esse ano Katy Perry se tornou o novo rosto da Popchips Inc., empresa de qual se tornou sócia minoritária, e fez uma série de anúncios de promoção para os produtos da marca. No entanto, em um deles a cantora ficou sem um dos dedos e o erro passou despercebido chegando a ser divulgado junto com outras peças publicitárias estreladas pela cantora.
Os profissionais responsáveis pela edição de imagens não andam lá muito empenhados em fazer um bom trabalho. Já mostramos aqui diversos erros absurdos que não só passaram despercebidos pelos responsáveis.
Amputar partes do corpo em anúncios e editoriais não é lá uma grande novidade. Recentemente, Doutzen Kroes ficou sem uma perna em um ensaio que fez para a Vogue China.
Veja na galeria outros erros de edição de imagem.
Fonte: Vírgula
Para acessar o post original, clique aqui!
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
SESC abre cursos para fotografia
O Clic Clube, projeto de fotografia do Sesc Consolação, abre inscrições para cursos de fotografia nos meses de outubro, novembro e dezembro. Os cursos têm o intuito de instigar a prática e a reflexão do ato fotográfico, oferecendo aos participantes uma oportunidade de se aprofundar no universo da fotografia por meio de diversas propostas profissionais, entre elas, cursos e vivências. Os cursos incluem Teoria da Fotografia, Difusão Fotográfica, a Arte de Fazer Um Retrato Estranho, Teoria da Pintura nos Grandes Temas da Fotografia, Pintura Sobre Fotografia, Fotografia Digital, e outros. Mais informações no site www.sescsp.org.br.
Imagens do Google Street View são tema do projeto 9-Eyes de Jon Rafman. Mas quem é o autor das fotos?
O artista canadense Jon Rafman decidiu dar um uso diferente ao Google Street View: transformar em galeria de arte algumas das capturas mais curiosas feitas pelos carros com câmera 360º da empresa que circulam pelas ruas de cidades ao redor do mundo.
Surgia assim o 9-eyes.com, um blog que mostra somente fotografias feitas pelas ruas das cidades, sempre com situações curiosas. O nome vem das nove lentes usada pela câmera veicular do Google Street View.
Entre elas estão batidas policiais, momentos embaraçosos e até mesmo atividades ilegais, conforme noticiou o blog da revista Smithsonian.
Mas e na sua opinião? Quem é o autor das fotografias?
Fonte: Rodrigo Martin de Macedo
Yahoo Notícias
Para acessar o post original, clique aqui!
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Profissionais indicam os melhores aplicativos de fotografia para smartphones
Há quem diga que os smartphones irão substituir o uso da câmara fotográfica e alguns aplicativos estão colaborando para que isso aconteça. O Portal infomoney foi conversar com alguns fotógrafos profissionais para saber quais aplicativos eles usam e recomendam.
José Anderson Santos, fotógrafo profissional da empresa Retrato Ateliê indicou alguns aplicativos que podem melhorar o visual das fotos.
O primeiro deles é o Câmera Zoom FX, um aplicativo para Android que adiciona funções na câmera do celular como o timer, disparo por controle de voz ou de qualquer som que você possa gravar no seu aparelho.
O aplicativo permite que você grave o som de uma palma, por exemplo, e programe para que toda vez que o som for emitido o aparelho dispare uma foto.
Para ter o app você precisa desembolsar R$ 5,67 na loja de aplicativos do Google. Santos garante que vale a pena pagar. “É o melhor aplicativo de fotografia para Android, com recursos do Câmera Zoom FX, o usuário pode deixar as fotos bem legais e até bater fotos panorâmicas”, ressalta.
Pics Art Photo Estúdio – O fotógrafo indica esse aplicativo para usuários que gostam de brincar com as fotos. “Esse aplicativo faz edições com efeitos divertidos, é um dos apps mais usados para edição”, explica Santos.
Com o Pics Art Photo Estúdio você pode inserir textos, fundos e clip art em suas fotos. O mais bacana é que o aplicativo é gratuito.
Para organizar suas fotos o profissional indicou o Scalado Album – a ferramenta custa R$ 2,11 e permite que você organize suas fotos. A organização pode ser feita por pastas, por meses, por lugares, eventos entre outras diversas formas de organização.
O aplicativo também possui ferramentas para apresentação de slide e edição de imagens, mas não é o foco da ferramenta.
Para fotos panorâmicas , a indicação é o Photaf Panorama Pro, o aplicativo que custa R$ 7,41 é, na opinião de Santos, um dos melhores para este tipo de recurso. Ele faz fotos em 360 graus com efeitos similar ao do Google Street View, com alta resolução.
After focus pro – O aplicativo permite que você crie efeitos similares a de uma câmera profissional, como desfocar e focar a foto. O usuário decide qual parte da imagem vai colocar em primeiro ou segundo plano. O preço do aplicativo é de R$ 3,56.
Paper Camera – o aplicativo permite que o usuário grave vídeos e fotografe com filtros em desenhos animados em tempo real. Para obter a ferramenta os usuários deverão desembolsar R$ 3,82.
Photoshop express - é um aplicativo gratuito, desenvolvido pela Adobe para edição de imagens, com bons recursos para edição de fotos. De acordo com Santos, esses aplicativos são feitos para serem usados no dia a dia e não substituem o trabalho de um profissional.
Mais aplicativos O estilista e fotógrafo, Gustavo Carvalho, GuuhGreen como é conhecido no mercado, indicou um dos aplicativos mais usados no momento, o Instagram que além de um app de foto é uma rede social, que permite compartilhamento com outras redes como o Facebook e Twitter. Segundo ele, o aplicativo possui ótimos filtros de imagens que dão um ar retrô em qualquer foto.
Fonte: Yahoo Notícias
Para acessar o post original, clique aqui!
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
FOTOCOLAGEM publica portfólio do leitor! Olhar cheio de poesia de Marcel Martins é premiado pelo mundo!
O fotógrafo Marcel Martins já é habitué do FOTOCOLAGEM! Presença garantida em inúmeros posts do blog contando um pouco sobre as novidades do seu trabalho na área de fotografia de casamentos, já comandou, por muito tempo, uma coluna exclusiva sobre este mercado que é, sem dúvida, um dos mais promissores. Os posts foram sucesso no blog! Muito tempo se passou e Marcel ganhou o mundo. Seu olhar já é um dos mais concorridos do mercado paulista.
Cheio de ideias, muito criativo e, claro, ousado, o fotógrafo passeia muito bem entre os cliques mais formais, como aqueles com a chegada da noiva até o altar e, ainda, inova com ensaios voltados para o trash the dress.
Vamos conhecer um pouco mais sobre o artista desta semana que é destaque do blog?
Publicitário de formação, Marcel Martins descobriu sua vocação pela fotografia aos 21 anos, cobrindo shows e eventos institucionais. Não demorou muito e, após participar de alguns concursos, foi convidado por um colega a fotografar um casamento. A partir daquele dia, o que era apenas um hobby se transformou em verdadeira paixão e profissão.
"Poder contar os momentos por meio do meu olhar é a melhor forma de participar da vida de um casal. Quando trabalhamos por prazer tudo fica mais fácil, pois num casamento são necessárias horas de dedicação e atenção para captar os detalhes mais importantes. E considerando que nesse meio o aperfeiçoamento do trabalho é cada dia mais uma necessidade, estou sempre atrás de maneiras de aprimorar o que faço", afirma Marcel.
Neste ano foi premiado com duas fotos no concurso internacional AG/WPJA Q42010, sendo uma delas eleita a 6ª melhor imagem de cerimônia.
Em paralelo a fotografia, Marcel apresenta o programa Wedding & Photos ao vivo toda as quintas-feiras, das 20h às 21h, no site www.tvabcd.com.br. A proposta do programa é trazer semanalmente profissionais para falar sobre as tendências em casamentos e abordar também áreas interessantes da fotografia.
Parabéns Marcel! Seu trabalho é digno de honra! Acesse o site e também o facebook do fotógrafo!
Gostou? Quer participar e ter seu portfólio divulgado nas páginas do FOTOCOLAGEM e ainda garantir que sua imagem seja a CAPA DO FACEBOOK do blog? Clique aqui e saiba como!
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Kodak encerra suas atividades no ramo fotográfico
A Kodak vai sair do ramo da fotografia. Em comunicado oficial, a empresa anunciou que não vai mais fabricar papel fotográfico nem filme para câmera.
Em fevereiro, a Kodak descontinuou a produção de câmeras digitais, na tentativa de reduzir perdas depois da falência decretada em janeiro. A fabricação de porta-retratos digitais também foi interrompida.
O prejuízo da empresa totalizou US$ 665 milhões no primeiro semestre do ano.
Para estancar a sangria financeira, a empresa colocou à venda mais de 1.100 patentes relacionadas à imagem digital. Empresas como Google e Apple estariam entre os possíveis compradores.
Mas o valor que o mercado estaria disposto a pagar pelas patentes não passa de US$ 500 milhões. A Kodak esperava levantar US$ 2,6 bilhões com a venda.
Fonte: Link Estadão
Para acessar o post original, clique aqui!
Capa da Playboy de setembro, assinada por JR Duran é considerada a pior do ano! Você acha que faria melhor?
A revista "Playboy" divulgou, nesta segunda-feira (27), a capa da sua edição de setembro. Ela traz uma foto da advogada Denise Leitão Rocha, ex-assessora parlamentar no Senado, que foi fotografada por JR Duran. Nesta manhã, havia sido divulgada umas das fotos que chegou a ser cogitada para estampar a primeira página da públicação. A imagem havia sido veiculada no sábado na revista "Veja".
Denise foi exonerada do cargo de assessora após a divulgação de um vídeo no qual ela aparece em cenas de sexo. O vídeo foi visto em notebooks de parlamentares durante uma das sessões da CPI do Cachoeira. Denise era assessora do senador Ciro Nogueira (PP-PI), membro da comissão.
Na quinta-feira (23), outra imagem, dessa vez da advogada de roupão, se preparando para o posar para as fotos, havia sido divulgada no Facebook da publicação.
Em entrevista ao G1 na terça-feira (21), a advogada afirmou que o ensaio fotográfico foi feito em São Paulo. Ela não quis comentar o valor que recebeu pelas fotos, mas disse que estava precisando do dinheiro. "Eu fiz por necessidade. Tenho de pagar advogados, peritos, pagar minhas contas", afirmou.
"O ensaio teve relação com a CPI. Eles [parlamentares] ficaram vendo meu vídeo na CPI. Pelo menos agora eles vão me ver de uma forma mais bonita. E espero que seja fora das dependências do Senado. Lá [Senado], eles estão para trabalhar”, disse Denise Rocha.
Ela foi exonerada do cargo no gabinete do senador Ciro Nogueira no começo deste mês. Desde então, afirma, está desempregada. "O dinheiro [da revista] não paga meu estresse. Eu não vou desistir de provar judicialmente toda a injustiça que fizeram comigo", afirmou.
A advogada deu queixa na Delegacia da Mulher, e a Polícia Civil do Distrito Federal investiga quem foi o autor do vazamento do vídeo. Segundo a polícia, o homem que aparece com ela nas imagens foi ouvido e negou ter sido o responsável pelo vazamento.
Perfil no Twitter
A advogada criou, há cerca de dez dias, um perfil oficial no Twitter para a divulgação de sua agenda. Há uma semana, porém, um perfil falso foi criado e tem confundido admiradores de Denise. Procurado pelo G1, o assessor de imprensa da ex-assessora afirmou que advogados foram acionados para pedir a retirada do perfil do ar.
Pior capa do ano
A galera do blog dasBancas criticou muito o ensaio que o fotógrafo JR Duran trouxe para a edição de setembro da revista masculina. "G-sus amado! Que capa é essa que a Playboy acabou de divulgar? Sério, alguém tem que intervir numa situação dessas. Como pode ser tão tosca uma só capa? Coitada da Denise Rocha! O cabelo, a lingerie, essa algema, a calça de couro, o piercing no umbigo. Sério gente, NADA dialoga. Tá tudo errado! E ainda tem essa sombra bizarra marcando o rosto e sujando o fundo. Acho que o Duran mirou no Terry Richardson e acertou no tio bêbado da festinha de putaria. Que foto horrorosa!", destacou os blogueiros Thiago e Leandro.































