quinta-feira, 31 de maio de 2012
A câmera fotográfica nordestina!
Câmera conceito criada por estudante de design recria a emoção de fotografar sem pré-visualizar a imagem
As pessoas que viveram na época mágica das câmeras fotográficas analógicas sabem o quão emocionante é ter que esperar o filme ser revelado para visualizar suas imagens. Mas com a chegada das câmeras digitais, podemos ver com facilidade se a foto ficou boa ou não algo que torna a expectativa para ver a imagem um pouco menos atraente.
Pensando nisso, Brian Matanda, estudante de design da Universidade Dundee, na Escócia, desenvolveu um conceito de câmera digital sem visor de LCD na parte de trás, fazendo com que a emoção de revelar as fotos ressurja, a Timeless Capture.
A Timeless Capture é feita de madeira e alumínio e se conecta através de uma conexão sem fio a uma moldura digital, para a qual as imagens capturadas com a câmera são diretamente enviadas. Esta é a única forma do usuário ver suas fotos, pois a câmera não possui nenhum visor próprio.
A câmera possui pouca capacidade de armazenamento, ou seja, o usuário será obrigado a descarrega-la com mais frequência na sua moldura digital.
Obviamente, a Timeless Capture é apenas um conceito e provavelmente jamais chegará no mercado. Mas como tem louco pra tudo…
Um vídeo produzido pelo estudante mostra a câmera em ação e pode ser conferido abaixo:
quarta-feira, 30 de maio de 2012
FOTOCOLAGEM publica portfólio do leitor! Um mix de arte e fotografia elegem Fernando Lessa a bola da vez!
O fotógrafo Fernando Lessa é um mix entre arte, poesia e fotografia! Navegante entre São Paulo e Londres buscou referências estéticas que imprimem seu estilo ousado e inteligente de pintar com a luz. Seu trabalho é reconhecido em inúmeras revistas de moda e comportamento. Sua característica? O inusitado.
Lessa sentou nos bancos de uma das mais renomadas instituições de arte da Europa: a London College of Fashion e lapidou seu talento para fotografia. Foi além! Trouxe para a capital paulista seu estúdio e investiu sua obra para retratar moda, beleza e still pelo viés de uma mente criativa.
Sem dúvida é um prazer para o FOTOCOLAGEM garantir uma imagem do portfólio do Fernando Lessa em nossa galeria! Aplausos! Conheça mais do trabalho do fotógrafo aqui!
Gostou? Quer participar e ter seu portfólio divulgado nas páginas do FOTOCOLAGEM e ainda garantir que sua imagem seja a CAPA DO FACEBOOK do blog? Clique aqui e saiba como!
Polaroid lança aplicativo de fotos para iPhone
terça-feira, 29 de maio de 2012
Confira um vídeo que apresenta mais de 50 erros de edição de imagens em campanhas e revistas do mundo!
sexta-feira, 25 de maio de 2012
Quer investir em um curso de fotografia de casamento? A Fullframe abre turma para este final de semana!
Neste curso o fotógrafo Renato D'Paula apresenta para o fotógrafo amador e profissional, sem segredos, todo o seu fluxo de trabalho, gestão de negócios em fotografia de casamento e como levar a sua fotografia de casamento a um outro nível. Especializada em cursos de qualidade em São Paulo, a Fullframe inova mais uma vez e promete um alto nível de diálogo com seus alunos e, claro, uma extensa lista de palestras, cursos e workshops. Confira mais informações sobre esta oportunidade:
Programa:
- O fotógrafo de casamento como autor
- Composição e aprimoramento do olhar
- Como diferenciar seu trabalho
- Planejamento, técnicas e equipamentos: câmeras, lentes, iluminação com flash, led e luz disponível.
- Os momentos que importam: Making of, Cerimônia e Recepção.
- Prática com noivos numa igreja de verdade.
- Fluxo de trabalho, pós-produção, ferramentas de backup e análise das imagens feitas pelos alunos.
- Gestão em Negócios: atendimento, pós-venda, mostruário, contratos, como cobrar, entregar e divulgar seu trabalho.
Domingo 8:00 às 18:00
Datas: 27/05 e 03/06
Investimento: 4 parcelas de R$ 247,00
Pré-Requisitos: Conhecimentos básicos de câmera e fotometria. Câmera digital para desenvolvimento de trabalhos durante o curso.
Para maiores informações:
email: atendimentosantoamaro@fullframe.com.br
Telefone: 11 5182-1119
www.fullframe.com.br
quinta-feira, 24 de maio de 2012
Segredo desvendado: O que é Abertura do Diafragma?
Todo o fotógrafo no início de carreira tem muita dificuldade em compreender a escala de números f/. Por que um número baixo, como f/2.0 pode proporcionar maior passagem de luz em relação a f/22? Vamos explicar estas dúvidas agora.
A determinação da abertura do diafragma é feita por meio de uma nomenclatura própria, denominada escala de números f/n. Quanto maior for o número, menor será a quantidade de luz a ser transmitida pela objetiva, e menos luminosa a imagem se formará. Esta escala se apresenta da seguinte forma: f/1,f/ 1.4,f/ 2, f/2.8,f/ 4,f/ 5.6,f/ 8,f/ 11,f/ 16,f/ 22,f/ 32, e outras.
Nessa escala, reduz-se sempre a metade a luz do número anterior, ou seja, a abertura f/2 é a metade em relação à f/1.4, mas representa o dobro em relação à f/2.8. Á medida que se fecha o diafragma a sua área é reduzida pela metade, e á medida que se abre, esta área é dobrada.
Os números f/ correspondem a uma série de círculos decrescentes. A maior abertura, maior entrada de luz, corresponde ao 1. Em cada posição sucessiva, a área do circulo correspondente vai sendo reduzida, para o que temos que dividir o diâmetro do circulo maior pela raiz de 2, raiz de 4, raiz de 8 é raiz de 16, e assim por diante. Os produtos dessas raízes são: f/1.4, f/ 2, f/ 2.8 e f/ 4. Estes produtos são os números que aparecem na borda do diafragma e correspondem à grandeza a que é reduzida a superfície da abertura.
As velocidades de um obturador mais complexo, geralmente variam de B até 1/8000. Estas velocidades, ou tempos de exposição, aumentam ou diminuem em um sistema múltiplo de dois. Cada uma delas é o dobro da velocidade seguinte é a metade da anterior, ou seja, por exemplo, 1/125 “é o dobro de tempo de 1/250” e a metade de 1/60.
Desta forma, pode-se estabelecer com precisão a relação entre a abertura do diafragma, que são determinadas pelas mesmas bases. Caso tenhamos que reduzir a velocidade de 1/60, para 1/125, afim de “parar” o movimento de uma pessoa caminhando, teremos que abrir o diafragma em um ponto (+1), de f/5.6 para f/4. Por quê? Porque diminuímos pela metade o tempo de exposição, que implicará em uma subexposição (-1). Abrindo o DIAFRAGMA de f/ 5.6 para f/4, dobramos a quantidade de luz por ela admitida, e assim teremos uma imagem com a mesma gama de contraste.
A luminosidade de uma lente depende de seu diâmetro e de sua distância focal. Como estas duas grandezas variam inversamente uma em relação à outra, ou seja, quanto maior o diâmetro da lente mais luminosa ela é, e quanto maior a distância focal menor a luminosidade da mesma, é possível medir a característica de luminosidade de uma lente em relação à outra através do quociente “distância focal/diâmetro da lente”.
Uma lente comum (exceto zoom) não pode ter sua característica de distância focal alterada, porém pode ter sua característica de diâmetro alterada, através de um dispositivo denominado diafragma. Abrindo-se ou fechando-se o mesmo é possível controlar a luminosidade da lente, daí o termo abertura ser utilizado para medir esta característica da lente. A letra “ f/ “ minúscula é utilizada para representar este quociente:
Onde:
• f: É o valor da abertura do diafragma obtido.
• Distância focal: É o comprimento da lente em questão.
• A: É o diâmetro da abertura da lente, em milímetros.
Estas grandezas são medidas em milímetros, assim, um exemplo de abertura para uma determinada lente é f = 100mm / 50mm o que resulta no valor f/ = 2. Existe uma convenção herdada do mundo fotográfico, onde a abertura ajustada em determinada lente é representada por “ f/x” onde “ x” é o próprio valor da abertura “f/”. Assim, no exemplo acima a abertura da lente de distância focal 100mm e diâmetro 50mm é indicada por “ f/2”. Para facilitar o uso do diafragma foram estabelecidos valores-padrão para suas aberturas em uma escala de pontos (f/-stops), onde cada ponto corresponde a uma abertura do diafragma que deixa passar metade da luz do ponto antecessor, e o dobro da luz do ponto sucessor. Como a área pela qual passa a luz no diafragma é a de um círculo, existe uma fórmula matemática (vide final deste item) que a relaciona com seu diâmetro: a área de um círculo dobra se seu diâmetro for multiplicado por v2 (raiz quadrada de 2) e fica dividida pela metade se o mesmo diâmetro for dividido também por v2.
Conforme visto, a abertura de uma lente pode ser representada pelo quociente da distância focal da lente pelo diâmetro da mesma, ou seja, para uma determinada lente com distância focal fixa F, a abertura pode ser indicada por f = F / D, onde ‘D’ é o diâmetro da abertura do diafragma (que pode ser considerado como o diâmetro da lente).
Para obtermos uma abertura f/ com metade da área de uma dada abertura f, é necessário portanto dividir seu diâmetro por v2. Assim:
se f = F / D , f ‘ será F / (D / v2)
O que é o mesmo que F/1 multiplicado por v2/D, ou seja, F/D multiplicado por v2; como F/D=f , conclui-se que f ‘ = f multiplicado por v2.
Considerando-se f=1 como o valor máximo de abertura da lente (diafragma totalmente aberto), o próximo valor será 1 multiplicado por v2. Como o valor de v2=1,4142135; chega-se em 1,4; que é o valor do próximo número ‘f’ (f-stop), o que deixa entrar metade da luz pelo seu orifício em relação a f=1.
A seguir, sucessivamente, multiplicando-se cada valor de f por v2 , tem-se os valores da escala padrão de aberturas, ou seja:
f/ 1.0 / 1.4 / 2 / 2.8 / 4 / 5.6 / 8 / 11 / 16 / 22 / 32 .
Onde, da esquerda para a direita, cada ponto significa metade da luz admitida pela lente em relação ao ponto anterior e vice-versa. A abertura máxima da lente (diafragma totalmente aberto) corresponde ao valor 1.0. No entanto, como as lentes possuem anéis ao seu redor para fixá-las à objetiva e outros elementos internos, suas aberturas máximas nunca são 1.0 e sim valores um pouco menores do que isto, como f/1.2, por exemplo, exemplificado no desenho abaixo:
Esse valor de abertura máxima varia de lente para lente, porque depende da sua construção, e influi na luminosidade da lente assim, para lentes de mesmo diâmetro e mesma distância focal (outro fator que influi na luminosidade), uma lente com abertura máxima 1.2 é mais luminosa do que uma lente cuja abertura máxima é 1.8 . Por outro lado, para lentes com diâmetros diferentes e mesma distância focal, ter a mesma abertura máxima não significa que as lentes sejam igualmente luminosas: entre duas lentes com mesma distância focal e abertura máxima 1.3, se a primeira tiver diâmetro maior do que a segunda é mais luminosa do que esta. E, ainda, duas lentes com mesmo diâmetro, mesma abertura máxima e mesma distância focal podem diferir (embora pouco) na característica luminosidade, que também depende do material com que as mesmas são confeccionadas.
Quanto ao diâmetro no segmento semiprofissional os mais comuns são: 52mm, 58mm, 62 mm, 67 mm, 72 mm, 77 mm e 100 mm.
A abertura trabalha em conjunto com a velocidade do obturador para obter-se a exposição correta da imagem. Este é o EV=0 da cena a ser fotografa.
E V= Exposure Value - Valor de Exposição - Relação entre a Abertura do Diafragma e a Velocidade do Obturador.
As velocidades de um obturador mais complexo, geralmente variam de B até 1/8000. Estas velocidades, ou tempos de exposição, aumentam ou diminuem em um sistema múltiplo de dois. Cada uma delas é o dobro da velocidade seguinte é a metade da anterior, ou seja, por exemplo, 1/125 “é o dobro de tempo de 1/250” e a metade de 1/60.
As câmaras eletrônicas programáveis possuem uma serie de funções que trabalham basicamente com esta relação. Ao serem ajustadas para “P” (Program), o fotômetro automaticamente programa a abertura e velocidade correspondente para as condições de luz em questão (Fator 0), tomando como referência a sensibilidade do filme utilizado. Programadas para “A” (Aperture), fixamos qual a abertura do diafragma que pretendemos operar, e o fotômetro busca automaticamente a velocidade correspondente. Em “S” (Speed), escolhemos com que velocidade vamos fotografar e seu circuito escolherá qual será a abertura correspondente. Alguns modelos ainda apresentam o modo deph, onde podemos operar automaticamente com o recurso da maior profundidade de campo possível. Este recurso determina o primeiro, plano do meio e o último plano da cena, selecionando a melhor abertura para deixá-los em foco.
Outras trazem ainda o programa “ISO”, para a escolha da sensibilidade adequada a cena a ser fotografada. Mas, nem sempre o fotógrafo amador quer operar com a sensibilidade nominal - sensibilidade real - por isso, o programa “ISO” nos oferece mais esta opção.
A profundidade de campo depende da abertura selecionada, da distância focal de sua lente e também da distância que você se encontra do assunto fotografado. Quanto mais próximo, melhor será o efeito de desfoque.
A abertura sempre trabalha em conjunto com a velocidade do obturador para obter-se a exposição correta da imagem. Ambos vão determinar o EV=0 da cena a ser fotografa.
Para finalizar esta parte, vamos comparar a abertura do diafragma com a torneira da pia e o tempo de exposição com o copo. Quanto mais aberta a torneira estiver, mais rápido o copo irá encher e vice-versa. Isto é uma relação inversamente proporcional. Agora o tamanaho do copo é o nosso ISO. Um copo de suco leva mais tempo para encher o que equivale ao ISO 100, já um copo pequeno de pinga equivale ao ISO 1600.
Texto extraído da obra:
"FOTOGRAFIA DIGITAL - APRENDENDO A FOTOGRAFAR COM QUALIDADE"
Autor: Prof. Dr. Enio Leite, Editora Viena, São Paulo, Brasil, Maio 2011
16 cm x 23 cm, 384 paginas.
Fonte: Enio Leite
Mestre e fundador da escola de fotografia mais tradicional de São Paulo Focus Foto, acesse o site e confira as novidades dos cursos!
Ladrões de câmeras apanham no Pacaembu após roubo no gramado. Prejuízo dos fotógrafos é de R$40mil
Uma dupla suspeita de roubo apanhou de fotógrafos no gramado do Estádio do Pacaembu nesta quarta-feira, logo após a vitória do Corinthians por 1 a 0 contra o Vasco da Gama, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Eles foram pegos furtando câmeras dos profissionais durante o duelo.
Uma mulher de meia-idade e um rapaz na faixa dos 25 anos foram pegos em flagrante pelos fotógrafos enquanto tentavam levar o equipamento de André Penner, da agência AP. Revoltados, os profissionais correram atrás dos suspeitos e distribuíram socos e chutes.
Curiosamente, o fato inflamou a torcida do Vasco, que gostou da cena e passou a gritar contra os fotógrafos, sem sequer saber o que estava acontecendo. A dupla, após levar pontapés dos agressores, foi detida pelos policiais e encaminhada à delegacia para prestar esclarecimentos.
O fotógrafo Felipe Rau, do jornal O Estado de S. Paulo, já havia tido o equipamento de cerca de R$ 30 mil furtado minutos antes de os ladrões serem pegos por todos os presentes no gramado.
A gente fica ali transmitindo as fotos depois do jogo e deixa o equipamento de lado. Foi nesse momento que eles conseguiram pegar, enquanto todos estavam preocupados em mandar as fotos – explicou Marcos Ribolli, fotógrafo do Globoesporte.com. Segundo os fotógrafos, neste ano é a quarta vez que o problema ocorre em São Paulo.
Fonte: Globo Esporte e Terra Esporte
Como vender seus clicks?
Se você entrar na guerra de preço estará sendo mais um (Mais uma vez não queime OS FOTOGRÁFOS no mercado anunciando seu serviço em site de compras coletivas por “micharia”). Aprenda a valorizar seu produto (seu serviço fotográfico).
É melhor fazer 8 casamentos a R$ 1.000 ou 1 por R$ 8.000,00 ?
Se diminuir seu preço para R$ 500,0 vai fechar mais casamentos?
Pense bem (aprendi isso com grande empresário de BH).
Existe espaço para todos desenvolverem seu trabalho, precisamos nos fortalecer e cobrar preço justo.
Não venda Álbum fotográfico, DVD com fotos em alta resolução VENDA SONHOS. Aprenda a ouvir seu cliente e assim despertar verdadeira sua paixão. Agora que você já sabe quanto cobrar (veja o post da semana passada – criar link). Não deixe de cobrar pela reserva da data da sessão fotográfica. Passe todas as informações ao seu cliente (produtos disponíveis, como será realizada a sessão, etc...). Mesmo que sua empresa seja você é necessário aprender sobre finanças, marketing.
Você não compete com o outro fotografo , você deve competir com você mesmo (cada trabalho deve ser o melhor já produzido, esqueça aquele esquema de receita de bolo). Se você fizer igual sempre, ficará para trás, inove, criei, arrisque, cada novo cliente é um novo projeto, é o momento de buscar o melhor novamente, um novo desafio.
Como trabalhar de forma organizada? Criei um organograma (descreva o que deve ser feito e como deve ser feito) assim você passa a controlar seu fluxo de trabalho.
- Backup ( tenha 3 cópias) – NO PC para edição, no DVD para armazenamento e a terceira um HD externo (arquivo anual) nele você salva as fotos depois de editadas também. Para cada ano um novo HD.
- Edição: Seja impecável nas edições (não precisa mudar o rosto de sua cliente, mas com certeza aquela espinha horrorosa não deveria ter ficado ali).
- Quantas fotos entregar ao seu cliente? Depende única e exclusivamente de você. Mas lembre-se: que quanto mais você der ao seu cliente mais ele vai querer.
- Provas: Uma boa sugestão é Exibir em Webshow, ma isso vai depender muito de você. Muitos fotógrafos acreditam que entregar as fotos antes pode diminuir suas vendas. Você é fotografo, mas deve pensar como empresário. Você deve aprender a vender seu “peixe. Você pensa com o lado direito ou esquerdo do cérebro ?
Lado direito: São criativos e artísticos
Lado esquerdo: Lógicos e analíticos.
É melhor começar a treinar os dois lados, pois você depende deles para ter aquelas maravilhosas férias em Janeiro ou comprar aquele belo carro.
Meu namorado utilizada de forma excelente os dois lados do cérebro (ele é musico e vendedor) ele consegue entende e encantar seu cliente, tem paciência em ouvir e compreender o que o cliente deseja. No final de cada mês é sempre o campeão de vendas. Você acha que não tem habilidades para vender? Existem ótimos cursos no SENAC e outras grandes instituições, procure e aprenda mais sobre técnicas comerciais.
Reforço novamente vender barato não é vender bem (10 books a R$ 49,00 ou 2 books a R$ 500,00)?
- Marketing (o investimento é alto como fazer?) Clientes felizes fazem marketing de graça para você.
Sugestão de livro: Como ganhar amigos e influenciar as pessoas (Vermilion)
- Entrega do produto (Tenha atenção na embalagem, capriche este será seu fechamento) Não deixe de encantar seu cliente.
Lembre-se a forma na qual você trabalha determina onde você quer chegar.Se fizer igual a todo mundo terá os mesmos resultados. A realização de um sonho depende de dedicação.
Fonte: Fabi Araújo
Colaboradora do FOTOCOLAGEM na seção: "Criatividade em Processo" Gostou do post? Deixe seu comentário ou escreva para o blog: contato.fotocolagem@gmail.com
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Toda semana uma foto grátis! Baixe imagens da iStockphoto ou ganhe dinheiro vendendo seu portfólio!
A iStockphoto é a maior comunidade criativa de crowdsourcing do mundo, com 100% do seu conteúdo gerado pelos usuários. Atuando no segmento de arquivos multimídia, é hoje uma fonte fácil e acessível de arquivos royalty-free, com milhões de fotos, ilustrações, vídeos, áudios e animações em Flash.
Usando o mais avançado sistema de busca nesse setor, os clientes baixam um arquivo a cada segundo, de um acervo que tem mais de nove milhões de imagens, para projetos de marketing, editoriais, negócios, blogs e projetos pessoais. Fundada no ano 2000, a iStockphoto foi pioneira no modelo de negócios de micro-pagamentos para a fotografia.
Tornou-se um dos sites mais bem sucedidos do mundo entre os que têm conteúdo gerado pelo usuário. Com mais de 100 mil artistas em seu cadastro e publicando 40 mil arquivos por semana, a empresa tem sede em Calgary, Canadá, e é uma subsidiária da Getty Images.
Uma das melhores opções para monetizar seu portfólio é produzir para um banco de imagens com o iStockphoto e vender suas obras por meio dele. Tudo o que o fotógrafo tem a fazer é conseguir boas imagens e submetê-las à seleção do site. Quando uma imagem entra na coleção, pode ser vendida pelo regime “royalty free”. Cada vez que for vendida, o autor ganha “créditos”, que são a moeda da iStock. Depois, o autor pode converter esses créditos em dinheiro. Muitos fotógrafos de todo o mundo já vivem de vender seus trabalhos por meio da iStockphoto. Atualmente, a empresa já paga US$ 1,9 milhão por semana aos seus colaboradores em vários países.
O mundo possui múltiplas faces. Por isso, a iStockphoto conta com colaboradores de todas as partes do globo, que capturam com precisão a imagem de seus povos e culturas. Um exemplo disso é o trabalho do indiano Vikram Raghuvanshi, do qual foi extraída a foto gratuita desta semana. Associado da iStock desde 2007, Raghuvanshi retrata o cotidiano de seu país, que, assim como o Brasil, tem atraído cada vez mais os holofotes da comunidade internacional.
Quer entender melhor como vender suas imagens para a iStockphoto? Clique aqui!
Qual seu olhar sobre a cidade de São Paulo? A coluna "Novos Caminhos" te ajuda a buscar esta resposta!
As pessoas que vivem em São Paulo nem imaginam a riqueza cultural e arquitetônica desta cidade. Por um lado, isso é compreensivo, afinal estamos sempre tão apressados que nem observamos onde passamos.
Além disso, no centro temos um agravante que é o medo de ser assaltado. Infelizmente convivemos com este problema, que cada vez mais se agrava.
Por causa destes fatores perdemos a oportunidade de contemplar detalhes que a cidade esconde, principalmente aqueles mais antigos, de nossa história. E neste aspecto, São Paulo é uma cidade riquíssima, repleta de construções, monumentos e até ruínas que nos remetem ao passado, aos tempos áureos que formaram esta metrópole.
Também observamos novidades que contrastam com o antigo, de uma forma tão exotica ou “kitsch” que acaba se tornando muito interessante.
Vale a pena fazer um passeio a pé pela cidade, mas com muita atenção, de preferência em grupos. O resultado é garantido.
Espero que gostem.
Fonte: Luis Saraceni Colaborador do FOTOCOLAGEM na seção: "Novos Caminhos" Gostou do post? Deixe seu comentário ou escreva para o blog: contato.fotocolagem@gmail.com
Google+ realiza primeira conferência para fotógrafos
Bradley Horowitz, vice-presidente de produtos do Google, anunciou que a empresa irá sediar o Hang Out In Real Life, uma versão física dos hangouts (bate-papos em vídeo de sua rede social), nesta terça e quarta-feira (22 e 23).
Para inaugurar este projeto, que deve se tornar costumeiro em Sãon Francisco, Califórnia no tema inicial é a fotografia. A conferência é apenas mais uma prova de que o site está mirando no seus público-alvo: os apaixonados por fotografia instantânea.
O tratamento que a rede social do Google dá às fotos e aos fotógrafos é diferente de boa parte de suas concorrentes – inclusive o Facebook.
Imagens no Plus normalmente são exibidas em tamanho maior, há a possibilidade de integrar arquivos de diversos locais (Orkut, Dropbox, Blogger), armazenar e só mostrar as fotos para quem você quiser.
Para quem utiliza o smartphone como câmera, também há ótimas opções no app do Google+, como por exemplo, o upload automático de fotos e vídeos para um álbum (o que gera um backup destes arquivos).
Fotografia é fundamental
O Google+ não é uma rede social dedicada aos fotógrafos, mas está cada vez mais se tornando ideal para eles.
Já há, inclusive, diversos guias (como este, de Thomas Hawk) explicando como estes profissionais e os amantes de fotografia devem se comportar na rede.
As declarações de Bradley Horowitz no lançamento da primeira conferência de fotografia do Google vão justamente ao encontro deste pensamento. Para ele, a foto é fundamental para a rede social da Gigante da Internet.
“Todos somos fotógrafos. As fotos são o sangue do nosso serviço. Queríamos fazer deste conteúdo o herói do nosso site”, afirmou.
O evento será transmitido via streaming por hangouts do Google+ e, com um aplicativo para a conferência, qualquer usuário do site poderá enviar perguntas para os palestrantes.
Fonte: TecTudo
Animais em perigo de extinção são tema de concurso de fotografia. Prêmios somam R$16 mil! Inscreva-se!
Mico leão dourado, jacutinga e o boto cinza são três espécies da Mata Atlântica ameaçadas de extinção. Ter o registro fotográfico de uma destas espécies pode render uma premiação em dinheiro. A Associação de Fotógrafos de Natureza (AFNATURA) e a Secretaria de Ambiente do Estado do Rio promovem o concurso de fotografia “Abrace essas dez!”. A iniciativa vai premiar em dinheiro as 15 melhores imagens de ecossistemas da Mata Atlântica do Rio, onde vivem os dez animais que correm risco de extinção, e depois realizar uma exposição com as imagens vencedoras durante a conferência da Rio+20. Os prêmios somam R$ 16 mil e as inscrições serão aceitas até o dia 25 de maio no site do concurso.
De acordo com a organização, as outras espécies em risco são formigueiro do litoral, lagarto branco da areia, surubim do paraíba, muriqui, cágado do paraíba, tatu canastra e a preguiça de coleira. A ideia, segundo os organizadores, é estimular a importância das Unidades de Conservação e da preservação da biodiversidade da Mata Atlântica. São válidas imagens gerais e detalhes de ambientes como florestas, serras e campos, desde que estejam relacionadas com o habitat das espécies ameaçadas.
Entre os fotógrafos da comissão julgadora, estão o sócio proprietário do banco de imagens Natureza Brasileira, Zig Koch; o membro do Conselho Consultivo Internacional do Programa MaB, da Unesco, Clayton Lino; e o coordenador do Programa de Apoio a Criação de Unidades de Conservação Ambientais (ProUC) da Secretaria do Estado do Ambiente, Alessandro Terra Paes.
Fonte: O Globo
terça-feira, 22 de maio de 2012
Com 24 megapixels de resolução, Nikon D3200 é ótima opção para entrar no mundo das DSLR’s. Confira!
Construída com o mesmo corpo da Nikon D3100, a D3200 ganhou um sensor CMOS no formato DX com 24,2 megapixels, um ganho de 10 megapixels em relação ao modelo anterior.
Segundo a Nikon, além da maior quantidade de pixels, a D3200 recebeu um sistema que promete reduz a quantidade de ruído em condições com pouca iluminação e valores mais altos de ISO (100 a 6400). As imagens estáticas são armazenadas nos formatos RAW, com compressão em 12 bits, formato JPEG e RAW+JPEG. Os vídeos são gravados em 1080p a 30 quadros por segundo, com um tamanho máximo de exposição fixo em 20 minutos.
A D3200 também traz a nova unidade de processamento de imagem Expeed 3. Com dois núcleos, ela promete ganho em velocidade, autofoco mais preciso e maior taxa de transferência. O LCD de 3 polegadas também ganhou mais pixels. A tela passou de 230 para 290 mil pixels, cobertura total do quadro e ângulo de visão de 160º. Um detalhe que chama atenção é o acessório WU-1ª. Essa pequena caixa, que na verdade é um transmissor Wi-Fi, permite que o fotógrafo controle a câmera por seu smartphone Android. Ainda não há detalhes sobre todas as funcionalidades, mas ele é o primeiro de sua categoria para a Nikon.
A câmera chegou às prateleiras dos Estados Unidos no final de Abril por 700 dólares. Por esse preço o conjunto inclui uma lente 18-55 mm.
Aplicativo controla sua câmera direto do iPad ou iPhone
Quem usa máquinas fotográficas DSLR (também chamadas de Reflex) da Canon ou da Nikon, vai gostar de saber que é possível controlá-las à distância através do iPhone e até mesmo do iPad, com o aplicativo DSLR Camera Remote, da onOne Software.
Com o aplicativo, o iOS se transforma em um verdadeiro controle remoto da máquina. É possível não somente tirar a foto, mas visualizá-la e realizar ajustes como foco, asa, abertura do diafragma, exposição, balanço de brancos e alguns outros, sem precisar estar atrás da câmera.
Ele funciona pela rede Wi-Fi, através de um programa servidor instalado no computador (compatível com Windows e Mac OS). A máquina é conectada ao PC, o que permite a manipulação pelo iOS.
A função Live View permite que você veja na tela do iPad/iPhone a imagem da câmera, em tempo real, para que você tenha certeza que está tudo certo antes de tirar a foto. O Live View também funciona com vídeos, o que é ideal para quem precisa filmar a si mesmo e ter controle da máquina.
Há diversos outros ajustes que os fotógrafos mais profissionais poderão aproveitar, como fotos em série e em intervalos pré-definidos. Ele é compatível com diversos modelos de câmeras, cuja lista pode ser vista aqui. O aplicativo não é Universal, tendo uma versão HD especialmente para o iPad. Obviamente, por possuir uma tela maior, o iPad acaba sendo uma ferramenta melhor como controlador da câmera, mas a versão para iPhone/iPod touch também funciona perfeitamente, com todas as funções da versão para o tablet.
As aplicações para a ferramenta podem ser das mais variadas possíveis, como por exemplo, este fotógrafo que tirou fotos de um casamento de um ângulo completamente diferente. E ainda podia controlar a máquina mesmo estando fora do prédio. Confira (em inglês):
O DSLR Camera Remote está disponível na App Store em duas versões: a Professional Edition ($19,99 – link) para iPhone/iPod touch, a versão HD ($49,99 – link) para iPad. Quem quiser testar, há uma versão gratuita (link), mas não possui o Live View e nem é possível alterar os ajustes, porém já serve para dar o gostinho.
O preço não é dos mais baratos, mas sem dúvida vale muito a pena para quem trabalha com fotografia.
Fonte: Blog do iPhone
Para acessar o post original, clique aqui!
segunda-feira, 21 de maio de 2012
Criador do Paraty em Foco, Giancarlo Mecarelli realiza palestra em SP e apresenta novidades do evento!
Apresentando informações teóricas e práticas, o evento pretende apresentar os bastidores da elaboração de uma exposição, desde a definição do tema e unidade visual das imagens até a execução da foto.
Na ocasião, além de assistirem a uma palestra, os participantes acompanharão um ensaio fotográfico de nu feminino dirigido e fotografado por Mecarelli.
A imagem que resultar desse ensaio fará parte da exposição “Beleza Afro Brasileira”, a ser exibida em 14 de agosto na Panamericana.
Foram disponibilizadas apenas 30 vagas. Para participar é preciso se inscrever pelo e-mail: eve@escola-panamericana.com.br. Investimento: R$80 para alunos e ex-alunos da Panamericana e R$220 para os demais interessados.
Endereço: Avenida Angélica, 1900, Higienópolis, São Paulo.
Escola Focus oferece oito oportunidades de estudar fotografia ainda neste mês de maio. Você vai perder?
1) Cursos Presenciais em 7 módulos:
Início, Quarta-feira - dia 23/05 (das 19.00 as 22.00 h)
Início, Quinta-feira - dia 31/05 (das 09.00 as 12.00 h)
Início, Aos Sábados - dia 26/05 (das 09.00 as 16.00 h)
2) Presencial Módulo 3: Fotografia de Moda, Retratos e Books
Início, Segunda-feira - dia 28/05 (das 19.00 as 22.00 h)
Início, Segunda-feira - dia 21/05 (das 9.00 as 12.00 h)
3) Presencial Módulo 6 - Casamentos e Eventos Sociais:
Segunda-feira - dia 21/05 (das 9.00 as 12.00 h)
4) Presencial Módulo 7 - Curso de Photoshop: Segunda-feira - dia 28/05 (das 9.00 as 12.00 h)
Veja mais informações sobre CURSOS PRESENCIAIS DE FOTOGRAFIA EM 7 MÓDULOS, aqui!
5) CURSOS VIPS DE FOTOGRAFIA - AULAS INDIVIDUAIS - em 10 módulos - INICIO IMEDIATO!
Veja maiores informações, aqui!
6) CURSOS DE FOTOGRAFIA A DISTANCIA EAD em 8 módulos - INICIO IMEDIATO!
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Escola Focus de Fotografia
Rua Riachuelo, 265 - Sé
Telefones: (11) 3107-2219 e (11) 3104-6951
Grupo Folha oferece salário de R$4.300 e benefícios para editor assistente de fotografia! Quem está afim?
Leitores do FOTOCOLAGEM, atenção: o Grupo Folha esta procurando um editor assistente de fotografia para trabalhar em jornal diário.
Experiência em fechamento de jornal diário;
Conhecimento de edição fotográfica;
Experiência em organização de pauta e orientação de equipe;
Senso de organização, planejamento e liderança;
Inglês e Espanhol básico.
O salário é R$ 4.300,00, com registro e demais beneficios.
Interessados podem mandar currículo resumido e portfolio para:
otavio.valle@grupofolha.com.br
Por favor, se não tiver este perfil não mande email. O cargo é para trabalhar em fechamento de jornal diário
Boa Sorte!
FOTOCOLAGEM publica portfólio de leitor! Artista Rafael Bezerra revela a chuva de SP no FACEBOOK do blog!
Esta seção do FOTOCOLAGEM está realmente movimentando os acessos do blog! Muitos fotógrafos, artistas, designers e amantes do poder da imagem estão enviando seus portfólios para o nosso email (contato.fotocolagem@gmail.com) e, claro, gostariamos de apresentar todos eles! No entanto, infelizmente, temos que ser democráticos e a imagem selecionada fica na capa do perfil do FACEBOOK do blog por uma semana!
Esta semana escolhemos o fotógrafo e designer Rafael Bezerra para mostrar, com seu olhar, sua arte e sua poesia, a beleza de São Paulo. O jovem, de apenas 19 anos, já mostra um portfólio bastante maduro e cheio de conceito. É aquele tipo de trabalho que dá vontade de ver mais, sabe? A busca pelo fotojornalismo é uma característica predominante entre as páginas do seu site.
O artista desta semana do FOTOCOLAGEM estuda designer na FMU na capital paulista e, atualmente, é assistente de fotografia de um grande fotógrafo e, claro, parceiro do FOTOCOLAGEM, Bruno Pavão, que aliás, abriu esta seção do blog!
Gostou? Quer participar e ter seu portfólio divulgado nas páginas do FOTOCOLAGEM e ainda garantir que sua imagem seja a CAPA DO FACEBOOK do blog? Clique aqui e saiba como!
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Certificação profissional adequada aumentam as chances de sucesso na carreira como fotógrafo!
O mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais altamente qualificados e atualizados nas ultimas novidades da sua área de trabalho. Esta demanda faz crescer a busca por bons cursos técnicos de fotografia em todo o país. Seja ele presencial ou a distancia.
Curso superior seria a solução? Não, o DIEESE , aponta que o mercado de trabalho em São Paulo absorve menos de 2% dos formandos das universidades brasileiras. O perfil da demanda ainda são cursos de certificação técnica.
Em sete anos, segundo o Ministério da Educação, o numero de matriculas em cursos de certificação cresceu de 3,5 milhões para 5.9 milhões. As estatísticas indicam que após o advento da fotografia digital, o numero de alunos que concluem cursos técnicos de fotografia é de cerca de 600 mil a cada ano, em todo Brasil. Não é a toa que estamos vivenciando o boom de escolas e cursos de certificação técnica em todo o país.
Segundo dados da Federação do Comércio, Fe Comércio, o s Estados acabam se beneficiando dessa busca por profissionais qualificados, porque acaba gerando ganhos reais para a economia.
De acordo com o relatório publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), ter curso técnico no Brasil aumenta em até 156% de rendimentos. É o mais alto índice, entre todos os países pesquisados.
Como você pode constatar este é o momento de se ingressar em uma boa escola de fotografia. Seja para você entrar no mercado com seu próprio negocio ou iniciar como assistente de algum fotógrafo de renome. Ou ainda para prestar concurso público para fotógrafo profissional. Informe-se sobre o conceito da escola, seu corpo docente, opinião de ex-alunos, como funciona o encaminhamento para o mercado de trabalho. Não deixe de conferir sobre as modalidades de curso: presenciais, a distancia, cursos profissionais e também para fotógrafos amadores, caso queira fotografar apenas por hobby.
Não se esqueça de pergunta r se a sua certificação te habilita a obter registro de fotografo profissional junto ao Mtb. Não confunda com Mtb de repórter fotografico, uma especialização na área de jornalismo. O Mtb é exigido no processo de admissão em grandes empresas e também para aprovados em concursos públicos. E boa sorte!
Fonte: Enio Leite
Mestre e fundador da escola de fotografia mais tradicional de São Paulo Focus Foto, acesse o site e confira as novidades dos cursos!
quarta-feira, 16 de maio de 2012
BLOG FOTOCOLAGEM está no INSTAGRAM
Quanto vale seu tempo e olhar? Quanto você cobra pelos seus serviços? Vamos te ajudar com os cálculos!
É muito comum vermos site de compras coletivas com “books fotograficos” com preços super baixo como R$ 59,00. Mas como calcular seu preço? Preço menor vende mais?
Sou formada em admistração e trabalhei por anos com formação de preço de venda e vou exlicar em 3 partes como você deve calcular seu preço para ser competitivo e não se queimar no mercado.
“Fabi, mas estou começando agora tem que cobrar baratinho.” Quem precisa de portifólio fotografa de graça. Você tem que saber o valor do seu trabalho e protejer a classe de profissionais da Fotografia. União faz a força sim. Temos fotografos por R$ 59,90 e profissionais por R$ 10.000,00. Se você acha que combrando menos vai ter mais clientes engano o seu.
O processo inicial é longo, trilhar o caminho do conhecimento exige muita dedicação e investimentos. Isso determina o preço justo.
1ª etapa olhar:
Antes de você sair por aí dando preço, como está seu olhar? Pois isso é determinante na vida de qualquer fotógrafo de sucesso. Seu olhar é sua assinatura. No momento de apredizado vale a pena arriscar tudo, experimentar tudo, até mesmo para saber o que você realmente gosto ou tem facilidade. Mas não adianta insistir em tudo, não dá para ser muito bom em tudo. Com a prática e o estudo você até conseguirá fotografar bem em diversas áreas, e poderá ser considerado um bom fotógrafo em todas elas (talvez até ganhe muito dinheiro com isso), mas o foco traz a possibilidade de você ser ótimo, e talvez o melhor, naquela área que escolheu. Lembre-se novos desafios é sempre estimulante, mas não perca seu foco de vista.
2ª etapa Investimento:
Cursos:
Um bom curso em BH é o da Escola de Imagem, em SP temos (A FOCUS escola de fotografia), escolha aquele quem tem haver com você e dedique-se.
Equipamentos:
Bons equipamentos não fazem as melhores fotos. Mas bons equipamentos com bons profissionais produzem excelentes resultados. Você deve esgotar todas as possibilidades do equipamento que você pode ter. E se tiver oportunidade de investir em equipamentos melhores, invista. Pois vai valer a pena.
Portifólio
Site: O site é seu cartão de vista na internet.
Blog: Aqui é o local descontraído onde você tem a liberdade de mostrar e falar sobre seus trabalhos.
Redes sociais: Este é o local onde você será conhecido por um nº ilimitado de pessoas, use sua criatividade e não exagere.
Fotolivros: O livro encanta e o faz mais intimo de seu possível cliente.
Publique poucas imagens: “seu cliente vai contratar você por causa de 20 imagens ou por causa de 100?”. Eu acho que isso explica tudo
3ª etapa – Precificação:
Por que o fotografo X compra tão caro e o Y tão barato?
O preço justo varia conforme etas acima pelo seu esforço em dia de trabalho, se você entrega com álbum,sem álbum, em Dvd, todas as fotos tratadas, em suas despesas. Muita coisa? Vou explicar tudo e no final você cobrara o valor justo pelo seu trabalho. Os valores são ficticios e você deverá alterar para os seus valores reais.
Depreciação é a diferença entre o valor de aquisição e o valor que você irá vender seu equipamento em determinado período.
Tabela oficial do governo federal: um câmera tem a vida útil de 10 anos com taxa 10%.
Amortização: Um sistema de amortização nada mais é do que um plano de pagamento de uma dívida. Ora, de quantas maneiras você pode quitar uma dívida? Resposta: infinitas
O que está tabela demonstra inicialmente?
Se você tiver os equipamentos X e ficar em casa sem nenhum tipo de trabalho você estará pagando R$ 105,00 por seus equipamentos.
Então porque cobrar R$ 59,90 por um “book fotográfico”, Pense melhor antes de cobrar pelo seu olhar.
Mas ainda não acabou.
Mão de obra:
Caso você não tenha funcionarios coloque quanto vale sua mão de obra em termos de edição fotográfica. Se você contrata este tipo de profissional free lancer deverá colocar os valores em outro momento.
Agora a planilha vai descrever se você é um fotografo amador ou profissional, pois o profissional vive exclusivamente da fotografia, a fotografia é sua fonte renda e o amador não. Quando alguém cobra muito barato, quer dizer que esta pessoa não vive da fotografia profissional.
Seus gastos pessoais vão entrar nesta planilha:
O que muda entre grandes profissionais e iniciantes é o valor da diária, o volume do equipamento e talvez a margem de lucro, o restante do cálculo é igual para todos. Fazendo assim sobra para ir ao cinema, restaurante e ter vida fora do trabalho. Quem não sabe quanto vale seu olhar tem sempre menos dinheiro do que gostaria.
Resumindo:
O custo horário do profissional X para um casamento Y é de R$ 156,25 Hora
Para finalizar seu preço inclua:
Custo do álbum (com frete) + fotografo extra + gasolina + todas as despesas especificas para determinado evento e some ao seu custo horário.
Custo deste casamento fictício seria: 156,25 x 25hs + (custos acima) = Seu preço Justo.
Ficou caro ou ficou barato ? Você pode aumentar suas horas trabalhadas ou então diminuir no seu padrão de vida, e continuar reclamando que sua profissão não te dá retorno. Mas seja justo com você e com o classe de fotógrafos, valorize sua profissão cobre o valor JUSTO.
Se você desejar adquirir a planilha na integra ou uma acessória para precificar seu olhar mande um email para: contato@fabiaraujo.com.br e saiba mais informações.
Observação: Valores ilustrativos.
Fonte: Fabi Araújo
Colaboradora do FOTOCOLAGEM na seção: "Criatividade em Processo" Gostou do post? Deixe seu comentário ou escreva para o blog: contato.fotocolagem@gmail.com
Quer fotografar o Roger Waters em NY? Músico abre concurso inédito e poderá realizar o sonho de profissionais do mundo todo! Saiba como participar!
Membro fundador do fenômeno de rock progressivo Pink Floyd, Roger Waters iniciou a sua carreira solo em 1984 seguido do sucesso de 8 álbuns completos. Para comemorar o renascimento do tour The Wall Live lançado como "um dos shows de rock mais ambiciosos e complexos já montados em todos os tempos", o lendário Roger Waters está convidando inspirados fotógrafos para submeter fotos tiradas em um evento ao vivo para concorrer a oportunidade de sua vida! Um vencedor irá receber um passe de fotógrafo para uma noite no tour The Live Wall de Roger Waters no dia 7 de julho de 2012, em New York, para fotografar a lenda viva e ex-baixista e vocalista da Pink Floyd.
Para o Vencedor
Um vencedor irá ganhar um passe de fotógrafo para uma noite no globalmente aclamado tour The Live Wall de Roger Waters no dia 7 de julho de 2012, em New York. O vencedor também receberá:
* Dois ingressos adicionais para o show de Roger Waters em New York (viagem e estadia de duas noites em New York para o vencedor estão incluídas)
* Um cópia emoldurada de umas das fotografias tiradas no show, assinada por Roger Waters
* Exposição pelos fotógrafos do show selecionado, que será divulgada na página oficial do Facebook de Roger Waters
Para o Mais Votado
O artista mais votado irá receber:
* Dois ingressos para o show de Roger Waters em New York (viagem e estadia não estão incluídas)
* Exposição do trabalho enviado através de divulgação na página oficial do Facebook de Roger Waters
Prazos
Inscreva-se até: 4 de Junho de 2012
Vote: 5 de Junho de 2012 - 11 de Junho de 2012
Anúncio do Vencedor: 18 de Junho de 2012
Inscrições, aqui!
Helmut Newton: o fotógrafo dos nus ganha mostra em Paris. Confira reportagem especial em vídeo!
Mario Mendes conta a trajetória do alemão famoso por retratar fetiches e nus femininos em editoriais e campanhas de moda.
terça-feira, 15 de maio de 2012
Leica e Hermès retomam parceria com nova câmera
A Leica uniu forças novamente com a Hermès. Juntas, a famosa marca alemã de câmeras fotográfica e a maison francesa criaram em edição limitada e numerada a Leica M9-P Edition Hermès, a terceira colaboração entre as duas labels. A máquina, que vem acompanhada por três lentes, ganhou uma proteção de couro e bolsa by Hermès. Assista abaixo ao processo de acabamento da peça e ao trabalho manual que ele requer.
Top fotógrafos unem-se por melhores condições de trabalho e criam valores tabelados para as publicações
No dia 04.05 as editoras das principais revistas de moda brasileiras receberam um email do fotógrafo Bob Wolfenson, que há 20 anos está entre os mais cobiçados pelas publicações.
A mensagem avisa sobre uma nova tabela de preços organizada por um grupo de fotógrafos com o objetivo de “rever os preços pagos aos editoriais de moda, congelados há muito tempo”. O texto também lembra que os fotógrafos tiveram que se adequar a fotografia digital, o que resulta em grandes investimentos em equipamento. A cada semestre aparece uma câmera, um computador e um jogo de lentes sempre superiores aos do ano passado.
Pensando nisso, Bob reuniu um grupo de fotógrafos que inclui outros nomes importantes, como Fabio Bartelt, Gui Paganini, André Schiliró, Henrique Gendre, Mauricio Nahas e Jacques Dequeker, para criar e formalizar essa nova planilha de custos que deve vigorar a partir do dia 01.06. “Precisamos ordenar os editoriais de uma maneira que não fique tão indigente. Faz dez anos que as revistas trabalham com os mesmos valores”, diz Wolfenson ao FFW.
Até agora Bob sabe que o assunto repercutiu nas redações, mas ele não recebeu nenhuma resposta ou telefonema por parte das editoras. “Essa iniciativa deveria ter partido dos próprios veículos”, diz. “Se você vai abrir uma revista hoje tem que pensar que tem que ter cachê pro fotógrafo, tem que ter dinheiro pra produção…”.
Outra reclamação cada vez mais comum entre os fotógrafos brasileiros é o fato de que as principais revistas de moda, que carregam títulos internacionais, estão em guerra declarada pela edição mais especial e exclusiva, mês a mês. E nessa busca, vão atrás de modelos, fotógrafos e stylists estrangeiros para suas capas. “O cara vem pra cá e não traz nem a câmera dele. Tudo é alugado aqui, eles pedem várias exigências e as revistas aceitam”, conta Bob.
Para Kika Brandão, editora de moda da revista “Alfa”, que integra o portfolio da editora Abril, esse email é um bom sinal. “Fiquei surpresa de perceber que a classe está unida. Tem revistas que pagam muito pouco mesmo e ainda não oferecem estrutura”, diz. “Esse tipo de ação pode qualificar e padronizar o relacionamento desses profissionais com as publicações”.
Para Kika, ainda não é isso o que ocorre. Segundo a editora, a “Alfa” paga aos fotógrafos R$ 2 mil para um ensaio de oito páginas, de fato um valor considerado bom dentro do mercado editorial. Mas isso ainda não parece suficiente na hora de conseguir um profissional renomado, mesmo que a revista tenha uma tiragem de 120 mil a 140 mil exemplares por mês, como é o caso da “Alfa”. “Não existe o interesse por não se tratar de um título internacional”, reclama. “Nossos ensaios são sempre com atrizes de primeiro time, como Camila Pitanga, e eu preciso trabalhar com gente bacana, até mesmo para atender as demandas das próprias atrizes. O que me deixa triste é essa falta de interesse”.
Daniela Falcão, diretora de redação da “Vogue”, também acha a iniciativa válida. “Sobretudo porque acredito que diálogo é sempre bom, e é louvável que os fotógrafos estejam dialogando entre si. Quanto às reivindicações, estamos também dialogando com nossos fotógrafos, para atender da melhor maneira possível as necessidades de cada um. Porque eles trabalham em condições diferentes, estão em momentos diferentes de carreira e de vida, têm aspirações diferentes. Logo, o mais importante para um, não necessariamente é tão importante assim para o outro”.
Com uma tabela padronizando os valores, os fotógrafos ganham na luta por mais direitos e as revistas também têm que melhorar o serviço oferecido. “Isso só vai funcionar se essa tabela for mesmo para todas as revistas. Não adianta ele cobrar pouco de um título internacional, chegar na minha revista e cobrar mais. Isso deve quebrar um pouco a panelinha da moda porque as revistas que não tiverem orçamento vão precisar buscar outros fotógrafos”.
E se isso de fato acontecer, muitos fotógrafos sem espaço no mercado, mas com talento, dedicação e bom gosto, podem começar a trabalhar mais, aprender com essa experiência e se tornar capazes de atender publicações de primeiro nível, abrindo assim o mercado de trabalho na moda. “Faltam revistas que apostem em novos talentos e que deem espaço para quem nunca foi assistente do Bob, do Gui ou do Duran”, diz Kika.
Fotógrafos unidos jamais serão vencidos. Mas e o restante da equipe? Quem joga a pergunta é o stylist Thiago Ferraz. “Trabalhamos tanto quanto e continuamos ganhando o mesmo? As revistas nos dão exposição criativa, mas em troca disso precisamos viver esse perrengue eterno?”, questiona.
Por perrengue eterno, leia-se uma verba que pode ir de R$ 150 a R$ 1.000 por trabalho, dependendo do projeto e da publicação; falta de carro para produção e de verba de alimentação. Fotógrafos, stylists e maquiadores ainda têm que dar um cachê para seus assistentes. “Muitas vezes nós pagamos para fazer um editorial”, diz.
Vale observar que não são todas as revistas que se comportam assim. Existem de fato publicações mais independentes e com poucos recursos e também revistas importantes que mantém uma conduta correta de remuneração.
O que o stylist pede é um mercado mais equilibrado. “Somos parte de um sistema que deve ser padronizado. Cada um tem uma opinião, mas estão todos debaixo do mesmo guarda-chuva. Falar que não tem dinheiro é mentira, pois o mercado de moda está claramente evoluindo, com muitos anunciantes gringos e o editorial precisa acompanhar essa evolução”.
Em uma mensagem postada no Facebook para Thiago, Bob Wolfenson sugere: “Não estamos reivindicando uma inserção do país no mundo? Proponho que cada setor se organize. Acho que de fato o país mudou, o mercado mudou, chegaram grandes corporações e nós continuamos na mesma indigência no setor de revistas. O nosso clamor é por mudanças”.
O que dá para tirar dessa discussão é que, de fato, o mercado de moda, inclusive o editorial, está mudando, o interesse pelo Brasil está aumentando da mesma forma que os investimentos. O fotógrafo, o stylist, o maquiador e a modelo, só para citar a equipe de frente envolvida em um ensaio, são responsáveis por fazer a gente acreditar no sonho da moda, a criar desejo e adoração no consumidor e também a manter nos leitores a expectativa da chegada das revistas nas bancas. Imagem, em uma publicação de moda, é tudo. Nada mais natural que eles sejam levados em conta neste momento de mudanças. “Amor pela moda, a gente tem pra dar. E tem de sobra”, diz Thiago Ferraz. Mas só amor não paga as contas.
+ Leia abaixo a carta na íntegra criada por um grupo de fotógrafos e enviada para as redações de revistas de moda:
Às Editoras e afins,
Nós, fotógrafos aqui reunidos decidimos por unanimidade rever os preços pagos aos editorias de moda congelados há muito tempo. Apesar dos reajustes feitos por alguns veículos, sentimos que estamos muito defasados em relação aos aumentos concedidos, em qualquer setor, nestes últimos anos.
Sem contar que ao passarmos do sistema análogico para o digital houve um investimento muito grande de nossa parte em equipamentos e adequações. Além disso, o que era custo para as revistas como filmes, polaroids, revelações e ampliações, evaporou-se e virou receita das próprias.
O que começaremos a praticar a partir de 1º de Junho, sem exceções, é uma nova tabela de preços mínimos. Acima disso as negociações serão feitas entre as partes.
Aqui segue a tabela:
* Editoriais de moda: R$ 300,00 por página.
* Retratos ou algo que ocupe apenas uma página: R$ 1000,00.
* Capa da revista: R$1500,00.
* Equipamento de luz- do própro fotógrafo posto em uso: R$ 800,00.
* Estúdio: R$ 800,00 a diária.
Fonte: Portal FFW
Por: Camila Yhan
Para acessar o post original, clique aqui!
Vídeo histórico apresenta os 100 erros mais absurdos de "Photoshop" em editoriais e revistas! Confira!
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Câmera Leica é leiloada por recorde de US$ 2,8 milhões
Uma rara câmera Leica de 1923 foi vendida por 2,16 milhões de euros ( US$ 2,8 milhões de dólares) em um leilão em Viena no fim de semana, tornando-se a câmera mais cara a ser vendida, afirmou o leiloeiro.
Um comprador anônimo ganhou a disputa de lances pela câmera alemã, que ainda funciona e é uma das cerca de 25 versões teste das câmeras Leica 0-Series produzidas em 1923, dois anos antes do início da produção em série. Apenas metade delas foram preservadas.
Incluindo o prêmio do comprador (taxa porcentual para cobrir despesas administrativas), o valor pago no leilão WestLicht, no sábado, foi sete vezes maior que o preço inicial de 300.000 euros, informou a WestLicht.
O proprietário anterior não foi identificado, o qual afirmam ser uma colecionadora privada na Europa.
Uma outra Leica 0-series foi vendida em novembro de 2007 por 336.000 euros em um leilão, e depois novamente em maio de 2011 por 1,32 milhão de euros, incluindo o prêmio do comprador, informou a WestLicht.
Fonte: Agência Reuters