No próximo dia 6 de março, a partir das 7h a FinePhoto, escola de fotografia paulista, realiza uma expedição para a região de Santos. Guarás vermelhos e Boat Cruise Ilha Diana são os atrativos para os fotógrafos que participarem do passeio.
A população de guarás-vermelhos dos manguezais de São Vicente, Santos e Cubatão é a única do Estado de São Paulo. O grupo irá alugar uma embarcação especial onde será possível chegar próximo das aves para fotogarfar e conhecer esse ecossistema incrível.
Em seguida devem conhecer a Ilha Diana, uma simpática vila caiçara voltada exclusivamente à pesca.
Seguindo o passeio de lancha, desembarca-se na Fortaleza da Barra Grande com visita monitorada que tem uma Bela Vista do alto dos paredões e almoçamos em um restaurante na Praia do Góes.
Após o almoço os fotógrafos partem para um passeio pela orla de Santos, Ilha Porchat, Ponte Pensil, Mar Pequeno e canal dos Barreiros, chegando de volta à Cubatão.
Será uma excurção fotográfica completa que irá permitir fotografar aves, o povoado caiçara da Ilha Diana, porto de Santos e passear de lancha pela orla desde Cubatão.
Veja o Roteiro da excurção:
Saída de São Paulo da finePhoto: 7h
Saída da Marina de Cubatão: 8h
Almoço caiçara: às 12h30 na Praia do Góes
Circuito: Manguezal de Cubatão, Ilha Diana, Porto de Santos, Fortaleza da Barra, Passeio pela orla de Santos, Ilha Porchat, Ponte Pensil, Mar Pequeno e Canal dos Barreiros.
Chegada a Marina de Cubatão: 15h30
Retorno a São Paulo: 17h
Duração do passeio: 8 horas
Recomendações: Roupas leves e impermeáveis, protetor solar, repelente, boné, equipamento para avistamento e fotografia de aves (binóculos, objetiva 200mm ou 300mm, para-sol)
Para mais informações acesse: www.finephoto.art.br/saidas
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Fotógrafos realizam saída fotográfica em Santos. Guarás vermelhos e Ilha Diana estão no roteiro
Filme A Origem ganha Oscar 2011 de melhor fotografia
O filme "A Origem" venceu na noite deste domingo o Oscar de Melhor Fotografia, conferido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. O prêmio levantou vários questionamentos principalmente pelo fato do filme ter sido gravado 70% em cromaki (técnica avançada de mudança de quadros por computador). Será que os recursos de efeitos especiais devem ser levados em conta com a tomada das cenas? Qual o critério para a escolha do vencedor nesta categoria?
O diretor de fotografia Wally Pfister agradeceu ao "mestre" Christopher Nolan, diretor do filme: “o trabalho dele me inspira há doze anos". O crescimento de Wally Pfister como fotógrafo acompanhou o de Christopher Nolan como diretor e roteirista. Pfister trabalha com Nolan desde seu segundo longa-metragem, Amnésia (2000). Curiosamente, o fotógrafo começou a trabalhar no início dos anos 1990 em vídeos soft porn (como a série da Playboy Inside Out) e clipes.
Essa foi a quarta indicação a Oscar de Wally Pfister, todas as anteriores também foram por filmes feitos em parceria com Nolan: Batman Begins, O Grande Truque e Batman - O Cavaleiro das Trevas
Também brigavam pela estatueta nesta categoria os filmes "Cisne Negro", "O Discurso do Rei", "A Rede Social" e "Bravura Indômita".
Você concorda que um filme gravado em fundo infinito e com cenas, luz, elementos e imagens alteradas por computador deve realmente ganhar a estatueta do Oscar? Comente!
Não assistiu o filme? Confira o trailer abaixo:
FOTODIÁRIA - Krisiele Oliveira
Por: Pepe Mélega
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
A foto é tudo de bom para o tema. Boa distribuição de informação no quadro de uma cena muito feliz que vai remeter permanentemente a felicidade do fotografado em seu momento de ternura e cumplicidade com o companheiro de travessuras. Muito bem captado, parabéns.
A imagem recebeu 75 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 29 (38%)
Ótima: 21 (28%)
Boa: 22 (29 %)
Pouco Criativa: 03 (04%)
FOTODIÁRIA agora é com Pepe Mélega. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Concurso premia a beleza por trás da ciência
Fonte: BBC Brasil
Imagens de uma perna de besouro, da retina de um peixe e de um embrião de rato estão as fotografias vencedoras do Wellcome Image Awards 2011.
O concurso premia as imagens mais informativas, impressionantes e com melhor qualidade técnica produzidas por médicos e cientistas.
A Fundação britânica Wellcome, que promove o concurso, controla o Wellcome Images, um dos maiores arquivos de imagens médicas do mundo, com mais de 180 mil documentos entre manuscritos, livros raros, pinturas e raios-X de décadas passadas até os tempos atuais.
As 21 imagens vencedoras da edição da 2011 ficarão em exposição na galeria Wellcome Collection, no norte de Londres, até 10 de julho.
Para ver mais fotos, clique aqui!
Conheça dez programas alternativos para quem não tem Photoshop
Fonte: Uol
O Photoshop é, disparado, o mais completo programa de edição gráfica da atualidade. Ele tem recursos que, nas mãos de um usuário experiente, permitem alterar fotos de tal forma que qualquer mulher pode virar uma modelo de páginas de revista masculina sem que se perceba como foi feita a "plástica". O problema é que o programa da Adobe é pago -- o pacote com ele e a família CS5 não sai por menos US$ 849.
Para quem deseja programas grátis quase tão completos quanto o editor de imagens profissional ou mesmo para aqueles que somente necessitam dar “leves tapas” em fotos, como corrigir olhos vermelhos ou aumentar a luminosidade de determinada cena, há na rede algumas opções que podem agradar.
Selecionamos dez aplicativos gráficos gratuitos que podem ser utilizados por quem não tem ou não quer usar o Photoshop, clique aqui e confira a matéria na íntegra!
Mergulhador britânico coleciona imagens de restos no fundo do mar
Fonte: BBC
O fotógrafo britânico Alexander Mustard viaja o mundo para registrar imagens de embarcações e objetos afundados.
Para Mustard, de 36 anos, restos no fundo do mar “atraem os mergulhadores por causa da incongruência de ver algo que deveria estar acima das ondas debaixo delas”.“É fascinante ver algo familiar em um local estranho – debaixo d´água”, diz.
“Não poderia dizer quantos restos afundados eu já vi, mas cada um é particularmente interessante. Cada resto é único, com características diferentes caso a caso, e a atmosfera no local também varia.”
Um dos objetos mais inusitados que Mustard já fotografou foi um Fusca deixado propositalmente no fundo de um lago no condado de Lancashire, no norte da Inglaterra, como atração para os mergulhadores.
Navio militar
A última exploração do fotógrafo foi o USS Kittiwake, um navio militar americano construído em 1945 e afundado nas Ilhas Cayman (território britânico no Caribe) recentemente como atração para mergulhadores.
Por ter sido afundado recentemente, o navio parece estar em um bom estado de conservação, e em algumas imagens quase não se percebe que ele está debaixo d’água.
Para o fotógrafo, o fato de o Kittiwake ter sido afundado de propósito “dá à embarcação uma atmosfera totalmente diferente do que a de uma marcada pela tragédia”. Ele diz, porém, que “uma das melhores coisas sobre os restos de embarcações é o afundamento, seja acidental ou de propósito, porque é apenas o início de sua viagem”.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Curso gratuito de fotografia voltado a educadores
Projeto Cidade Invertida abre inscrições em curso de fotografia e linguagem visual voltado para educadores
A formação acontece nos dias 19 e 26 de março, 2 e 9 de abril de 2011. Sábados das 10h as 17h.
Local: Instituto Ana Rosa, na rua Canio Rizzo, nº. 100, Vila Sônia, São Paulo.
A orientação é do fotógrafo Ricardo Hantzschel
Valor: Gratuito
(processo seletivo através de comprovante da função docente e carta de interesse)
As inscrições para a seleção podem ser realizadas a partir do dia 15 de fevereiro pelo telefone (11) 2645 0100 – segundas, quartas e sextas das 10 às 18 horas.
Fotógrafo transforma objetos baleados em arte
Fonte: BBC Brasil
Além de registrar belas imagens, outra especialidade do fotógrafo Alan Sailer é explodir objetos.
Suas fotos mostram enfeites de Natal, laranjas, cenouras e brinquedos no exato momento que em são baleados.
Sailer usa uma pistola de ar comprimido para atirar nos objetos e, com uma câmera especialmente criada por ele para a missão.
Usando flash sincronizado a laser e operando com uma velocidade do obturador extremamente baixa, ele registra o exato momento do impacto.
O fotógrafo, que tem 55 anos, conta que seu estúdio fica na garagem de sua casa e que o local é extremamente bagunçado.
“Explodir esses objetos faz muita sujeira. Eu gasto o mesmo tempo para limpar e para fotografar.”
Durante três anos, Sailer já fotografou milhares de objetos explodindo, que vão de frutas e verduras a maquiagem.
Ele reconhece que o processo pode ser um pouco perigoso. “Uso óculos e protetores todo o tempo. Até hoje, só me machuquei com estilhaços de vidro.”
O fotógrafo explica sua preferência por armas de ar comprimido dizendo que armas de verdade o deixariam muito estressado. Além disso, ele diz que atirar com balas de verdade em sua garagem seria perigoso e ilegal.
“Se eu usasse algo mais poderoso, poderia atirar em objetos maiores. Mas eu não gosto de atirar, só estou atrás de uma boa foto.”
Para ver outras imagens, clique aqui!
Vagas para fotógrafos em navio
Fonte: A Janela Laranja
A Princess Cruises está contratando fotógrafos para trabalhar em seus navios de cruzeiro pelo mundo. É necessário ter entre 21 e 35 anos e ter inglês pelo menos intermediário. Os navios da Princess não fazem a costa brasileira e com isso a oportunidade vai além do salário de U$1200. O negócio é conhecer e fotografar o resto do mundo.
Para se candidatar a uma das vagas os interessados devem enviar um e-mail para rh@staffwork.com.br. A data é até 15 de março para entrevista. Outras informações de segunda à sexta das 9h às 18h, pelo telefone (11) 2925 0831.
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Chivalry Club recruta fotógrafo para fazer a cobertura de seus principais eventos e baladas
A empresa Chivalry Club está à procura de um fotógrafo para os principais eventos e baladas da marca Chivas.
Requisitos:
- O candidato deve ter entre 21 e 25 anos
- Dominar as redes sociais.
- Morar em São Paulo
O trabalho não é para um contrato fixo, e sim por festa ou evento. Os interessados devem enviar seu portfólio, até a próxima sexta-feira, (25/02), para o email: ambassadors@chivalryclub.com.br
Pepe Mélega apresenta a mostra: Um Olhar sobre NY
Por: Pepe Mélega
Sou um andarilho nas cidades, adoro sair sem rumo e observar o que acontece em volta, não há nada de extraordinário nisso e provavelmente é um comportamento padrão de fotógrafos que adoram a pratica do Street Shot como eu.
As cidades, principalmente as grandes atraem pela diversidade de costumes, pelo confronto da arquitetura entre o velho e o novo, pelas histórias que afloram a cada esquina que viramos.
Começo mostrando New York, essa metrópole onde há de tudo. Nela a fotografia é mais que presente, como arte exposta em museus e galerias assim como no ato de fotografar.
É uma maratona de fotógrafos todos os dias procurando registrar uma imagem que diga a eles algo mais.
É impossível - para quem tem fotografia como paixão - escapar das referencias de vários fotógrafos que se consagraram pela habilidade de mostrar um olhar diferenciado em relação a “Big Apple”.
Sigo, talvez, pelos mesmos caminhos que muitos deles seguiram atrás de suas imagens, mas procuro pelo que me atrai na hora de disparar o obturador. As vezes me parece tudo tão parecido e ao mesmo tempo diferente, mas espero que vocês identifiquem nesse trabalho a New York desse andarilho.
Informações Gerais:
As imagens foram captadas entre 01/2008 e 01/2011
Foram usados equipamentos analógicos (filme) e digitais (full size)
A distancia focal mais utilizada é 35mm
O Papel utilizado na reprodução é da Canson Infinity - Platine Fibre Rag - 310g/m²
Impresso em sistema jato de tinta abastecido com tintas pigmentadas certificadas
Todas as imagens fazem parte da coleção New York e cópias idênticas usando o mesmo processo de reprodução podem ser adquiridas pelo site: www.pepemelega.com
terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Mostra fotográfica presta homenagem a Velha Guarda
Conhecido entre os sambistas como “o olho mágico do samba”, o fotógrafo Cláudio Lira é autor de um vasto acervo de imagens, que registra a passarela do carnaval paulista nas duas últimas décadas. Na exposição intitulada “Velha Guarda – A Memória Viva do Carnaval”, Lira presta homenagem a uma ala muito especial de foliões, verdadeiros cidadãos do samba paulista, dedicados à preservação da cultura do samba e da festa que é uma das maiores tradições do País.
Fruto da cobertura do carnaval de 2010, a mostra reúne 30 fotografias, que destacam a alegria, a emoção, a elegância destes personagens e as cores das escolas que com tanta garra defendem na avenida. Unidos na Associação Independente Cultural da Velha Guarda do Samba do Estado de São Paulo, estes grupos mostram que seu poder de renovação vai além da folia anual no Sambódromo, mas também na força política que vêm representando em prol de projetos sociais e culturais para manter vivo o samba paulista.
Exposição “Velha Guarda – A Memória Viva do Carnaval”De 23 de fevereiro a 12 de março, das 10h às 22h
Shopping Center 3: Avenida Paulista, 2064
Tel.: (11) 3285.2458
Grátis
Fotos "atualizadas" de crianças desaparecidas ganham exposição em biblioteca no Paraná
Fonte: Uol
Foto: Divulgação
A exposição atende a dois objetivos. O primeiro é divulgar as imagens de crianças que desapareceram das vistas de seus pais e cujas buscas continuam sendo feitas há anos pela Polícia Civil do Paraná. Segundo os responsáveis pelas investigações, o retorno de ações como essa é sempre bastante positivo.
“Todas as vezes que divulgamos um novo cartaz ‘antes’ e ‘depois’ com fotos de crianças desaparecidas ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que nos procuram para dar informações”, disse à reportagem do UOL Notícias a delegada titular do Sicride (Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas), Ana Claudia Machado.
O processo de progressão e envelhecimento digital é feito a partir da reunião de todas as fotografias disponíveis da criança desaparecida. Depois são incluídas imagens dos pais, em diversas idades. Em seguida é traçado um estudo do perfil da cabeça. É então elaborada a evolução do rosto até a data ou idade pretendida.
O segundo objetivo da exposição é orientar sobre como evitar novas ocorrências desse crime e o que fazer quando ele acontece. Os visitantes recebem um exemplar do gibi “Turminha da Segurança”, cujos personagens –João Esperto, Bia Sabida, Kara Atento e Zé Prudente– dão dicas de segurança ao público infanto-juvenil. O gibi contém adesivos com telefones de emergência e denúncia.
Não ao esquecimento
“O envelhecimento digital é, hoje, a única forma de termos uma fisionomia atualizada da criança desaparecida”, afirmou Arlete Ivone Caramês (67), mãe de Guilherme Caramês Tiburtius, cujo desaparecimento está fazendo 20 anos.
Guilherme sumiu em 17 de junho de 1991, quando andava de bicicleta em frente de casa, em Curitiba. O menino tinha oito anos. Desde então Arlete tem vivido em razão de encontrar o filho.
Ela fundou uma ONG e entrou para a política. Cumpriu mandato como vereadora de Curitiba (2000 a 2002) e como deputada estadual (2003 a 2006). Chegou a ser acusada de usar o caso do filho para se promover eleitoralmente.
Arlete diz não se importar com isso. “As famílias não devem desistir nunca, precisam se empenhar e cobrar das autoridades o que for possível para as buscas não pararem”, disse. “Caso contrário, o caso cai no esquecimento.”
A exposição fica aberta até 15 de março, de segunda a sexta, das 8h às 20h, no hall da Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, centro de Curitiba). A entrada é gratuita.
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
Guilherme Noronha apresenta a fotobiografia de Henri Cartier-Bresson em evento no Acre
Henri Cartier-Bresson é considerado um dos maiores e mais importantes fotógrafos do século XX. Sua vasta obra foi construída durante um período de efervescência da fotografia, em especial na área do fotojornalismo. Parte dessa trajetória será apresentada no próximo dia 24 de fevereiro, às 19 horas, na Biblioteca da Floresta, na Fotobiografia de Cartier-Bresson apresentada por Guilherme Noronha.
Bresson criou estilo e gravou seu nome na história da fotografia. Com o surgimento das revistas ilustradas, cresceu a demanda por fotografias atualizadas para compor matérias jornalísticas. Foi aí que ele entrou com sua Agência Magnum e registrou os mais importantes acontecimentos do século XX. Após a Segunda Guerra Mundial, durante 3 anos, Bresson cobriu eventos que envolveram a independência de várias colônias européias na Ásia, para revistas americanas e européias. É esta fase de sua vida que será apresentada no evento.
Sobre o evento
Fotobiografia é uma apresentação sobre a vida e a obra de um fotógrafo. Esta é a segunda fotobiografia organizada pelo PIUM Fotoclube e será apresentada por Guilherme Noronha. A primeira foi apresentada por Talita Oliveira, sobre a fotógrafa norte-americana Diane Arbus.
PIUM
O PIUM Fotoclube é uma associação aberta a fotógrafos, amadores, profissionais e entusiastas, que tenham interesse em compartilhar a fotografia e seus temas transversais. As atividades do PIUM são guiadas pela apreciação, produção e discussão da fotografia.
Serviço
O que? Fotobiobrafia Henri Cartier-Bresson apresentada por Guilherme Noronha
Quando? Quinta-feira, dia 24 de fevereiro de 2011, às 19h
Onde? Biblioteca da Floresta, Rio Branco, Acre
Quanto? Grátis
Realização PIUM Fotoclube
Fotografia de culinária com Diego Rousseaux
Com conteúdo teórico e prático, os alunos irão aprender técnicas de iluminação para culinária, utilizadas nas campanhas publicitárias e no mercado editorial. Conceitos de iluminação práticos para a iluminação de diferentes pratos tanto em estúdio como em locações (restaurantes) e a utilização dos principais acessórios de iluminação para esta área como, Haize Light, Soft Box, Sombrinhas entre outros.
Os participantes poderão fotografar diferentes pratos e incluir esse material em seu portfólio.
Conteúdo:
1. Equipamentos básicos para fotografia de culinária: a câmera, objetivas, iluminação e acessários
2. Análise de imagens de referências
3. Análise do conceito do produto: o brieffing do cliente
4. Montagem de cenários e estudo da produção
5. Sets básicos de iluminação
6. Montagem de pratos, cuidados com os “modelos”
7. Como trabalhar com as diversas categorias de alimentos: líquidos, sorvetes, saladas, carnes. Masas etc.
8. Serão realizados trabalhos práticos de foto de um coquetel, um lanche, um café da manhã, um prato de masa e uma sobremesa
Investimento: R$ 340,00 à vista ou 2 cheques de R$ 190,00
Fazendo este curso a finePhoto lhe oferece:
• Certificado de Conclusão
• Apostila Digital com o conteúdo do curso
• Descontos especiais em livros e DVDs de Fotografia
Diego Rousseaux começou na fotografia aos 18 anos como assistente e em 1987 montou seu próprio estúdio onde fotografou uma ampla variedade temática encontrando em cada uma sua própria linguagem, com uma preocupação pela técnica, a estética e a busca da luz ideal para cada tema.
Instalado desde 2001 em São paulo, atende clientes diretos e as principais agências de publicidade do País.
www.diegofoto.com.br
FOTODIÁRIA - Debora Castro
Por: Pepe Mélega
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Debora é uma paisagem muito bem feita, com bom enquadramento e que resulta numa bela imagem que remete ao Rio de Janeiro. Está tudo adequado, mas faltou algo mais. Não que seja sua culpa e sim um golpe de sorte em ter um atrativo no primeiro plano da imagem. Imagina se passa um cachorro, um surfista e sua prancha, um banhista carregando seu guarda-sol. Boa imagem de paisagem que poderia estar ainda melhor.
A imagem recebeu 78 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 25 (32%)
Òtima: 16 (20%)
Boa: 24 (30 %)
Pouco Criativa: 13 (16%)
FOTODIÁRIA agora é com Pepe Mélega. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Editora Alles Trade lança UFO: Livro com coletânea das principais fotos do famoso Albert Watson
Fevereiro / 2011) UFO (Unified Fashion Objectives) que em português significa ”Objetivos de Moda Unificados”, é o novo livro do fotógrafo escocês Albert Watson, responsável por muitas capas de revistas renomadas como Vogue e Rolling Stone. A coletânea inclui seus melhores trabalhos, datados precisamente, porém com ordens cronológicas distintas, o que permite à seu espectador perceber como as fotografias antigas funcionam hoje através da sobreposição de imagens que podem encontrar estranhas ligações mesmo feitas em um intervalo de trinta anos.
“Eu nunca quis que este fosse um livro cheio de fotos de roupas em modelos. Para mim, existe muito mais em moda e fotografia do que isso. As pessoas reagirão às imagens como fotografias. Haverá energia, profundidade e surpresa ao misturarmos imagens que puxam e empurram a idéia de moda e de fotografia de moda.” (Albert Watson)
Watson, que nasceu cego de um dos olhos, encontrou em sua condição não uma desvantagem, mas uma dádiva. O fato de enxergar exatamente como uma câmera deu à este artista uma visão singular, precisa e perceptiva que se reflete através da intensidade, criatividade e da extrema técnica de suas captações, que retratam tudo que norteia, inspira e emoldura o tema com muita personalidade.
Arte, moda e celebridades internacionais são parte do acervo, que pode ser conferido nesta unificação de peso e qualidade que chega agora através da Editora Alles Trade.
Informações Técnicas
UFO
Autor: Albert Watson
Tamanho: 35,5 x 28cm
408 páginas
295 fotografias (104 coloridas e 191 preto e branco)
Valor Sugerido: R$ 200,00
Atualize-se: Curso Adobe Photoshop Lightroom 3
Domine o software que está conquistando todos os fotógrafos amadores e profissionais. Aprenda a utilizar o Lightroom com o professor Luiz Felipe para agilizar o fluxo de trabalho da fotografia digital, organizar, selecionar e editar fotografias, além de gerar arquivos prontos para impressão, internet ou vídeo.
Cronograma:
2ª Feira, 14/03 das 19h30 às 23h00
Introdução ao Lightroom
Apresentação da Turma
Visão geral do LR
Conceitos
JPG x RAW
Metadados
Edição Não Destrutiva
Biblioteca
Catálogos
Visualizações: Grade, Lupa, Comparação e Pesquisa
Organização, Edição de Metadados e Filtros
Importação de Fotos
4ª Feira, 16/03 das 19h30 às 23h00
Revelação
Controles básicos
Crop
Curva de Tons
Detalhes
Cópias Virtuais
Clone/Recuperação
Olhos Vermelhos
2ª Feira, 21/03 das 19h30 às 23h00
Filtro Graduado
Pincel de Ajuste
Tonalização dividida
Correção da lente
Efeitos
HSL e PB
Calibração da Câmera
4ª Feira, 23/03 das 19h30 às 23h00
Impressão
SlideShow
Web
Exportação
Coleções
Serviços On-line
Personalização do Lightroom
Carga horária total: 14 horas.
Incluso:
Treinamento personalizado
CD com conteúdo abordado no curso
Pré-requisitos:
Para melhor aproveitamento deste curso, é recomendável que o aluno tenha conhecimentos básicos de fotografia (exposição, fotometria, balanço de branco).
Sobre o professor:
Luiz Felipe é profissional de Tecnologia da Informação e fotógrafo. Reside no litoral de São Paulo, onde ensina Lightroom e fotografia.
Local: Sala de aula macrofotografia.com.br: Av. do Cursino, 3653 - São Paulo - SP
Datas: 14, 16, 21 e 23 de Março das 19h30 às 23h00
Valor: R$ 350,00 à vista ou 3 x R$ 130,00 (0, 30, 60 dias)
Inscrições abertas pelo diretamente pelo link http://www.macrofotografia.com.br/workshops/inscricao.shtml
Número de vagas limitadas para maior aproveitamento do aluno!
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Fotógrafo registra vida selvagem em vários continentes
Fonte: BBC
Durante mais de duas décadas, o fotógrafo mexicano Patricio Robles Gil captou a beleza encontrada em reservas naturais de várias partes do mundo, algumas delas livres da influência da homem. "Tive o privilégio de caminhar e me perder durante dias, às vezes a cavalo, nesses ecossistemas intocados e isso te deixa uma marca muito profunda", diz ele.
O fotógrafo viajou pelo Pantanal Mato-grossense, onde ficou impressionado com a quantidade de onças pintadas que encontrou. "Demorei anos para conseguir encontrar uma onça frente a frente. Não acho que haja outro lugar no mundo onde seja possível garantir que é possível ver uma onça. Foi maravilhoso. Nos primeiros 30 dias, vi 17 onças. No segundo mês, vi outras 40."
Para Robles Gil, divulgar fotos de áreas silvestres representa um grande conflito. Por um lado, segundo ele, é necessário comunicar a beleza dessas regiões e a necessidade de protegê-las. Por outro, a divulgação pode causar uma explosão de ecoturismo com impacto negativo para esses locais.
"Hoje em dia, acho que não é correto eticamente que alguém possa visitar parques e reservas no mundo e ser apenas espectador. Mesmo que não sejam fotógrafos ou ambientalistas, os visitantes tem que fazer algo", diz o fotógrafo.
"Nos últimos 20 anos, tenho visto como está aumentando a fragmentação das áreas selvagens, o que vai isolando esses espaços e afetando a viabilidade de várias espécies no futuro."Robles Gil diz que é preciso que os visitantes se comprometam ou "estas áreas selvagens vão desaparecer".
Confira mais imagens:
Pierre Verger é tema de curso de fotografia no SESC Consolação. Confira a programação!
A cultura negra no Brasil pelas lentes do fotógrafo francês é o tema do curso “Clic Inspirado – Pierre Verger” que faz parte da programação do projeto Clic Clube.
O olhar do fotógrafo francês Pierre Verger certamente foi fundamental para uma nova visão da cultura negra no Brasil. Quando Verger começou a fotografar, o público em geral ainda não estava acostumado a enxergar o lado estético da cultura negra.
Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso “Clic Inspirado – Pierre Verger”, ministrado pela fotógrafa e antropóloga Fernanda Procópio, aborda as especificidades do trabalho do francês. Apresentações de imagens, debates, exibição de documentário, visita a museus e saídas fotográficas fazem parte do conteúdo deste curso que integra a programação Clic Clube do SESC Consolação.
Mais do que um curso de fotografia, o projeto Clic Clube tem por objetivo instigar a prática e a reflexão do ato fotográfico, oferecendo aos participantes uma oportunidade de mergulharem neste universo, por meio de uma diversidade de propostas e profissionais, em cursos, workshops, vivências, eventos, exposições e mostras especiais.
Na programação de março e abril estão também: “A Simetria do Não-lugar”, com Julio César Rossi; “Técnicas de Iluminação para Retratos” e “Fotografia Experimental”, com Daniel Queirós; “Memória em Foco”, com Fernanda Procópio; “Introdução à Fotografia Digital”, com Danilo Oliveira, “Clic Inspirado – Sebastião Salgado”, com Flávio Bacellar, “Manipulação e Tratamento de Imagens Digitais”, com Danilo Oliveira.
Confira a programação completa:
MARÇO
Clic Projetos Fotográficos – “A Simetria do Não Lugar”
O fotógrafo Julio César Rossi apresenta sua série “A Simetria do Não Lugar”, desenvolvida a partir de pesquisa sobre luz e sombra, sobre pontes e marquises, explorando as arquiteturas urbanas. A estética das simetrias tem origem nos estudos de Rorschach, em que há uma análise das possíveis interpretações das pranchas com as manchas de tinta. E, como nesse teste psicológico, as imagens dessa série levam para a discussão as interpretações de cada observador. Com demonstrações e exercícios práticos, a obra do artista será apresentada aos alunos, abrindo para reflexões e com a proposta de buscarem o seu próprio “não lugar”. Desenvolvendo um olhar focado nas estruturas arquitetônicas da cidade para obter uma linguagem artística própria.
Com Julio César Rossi, fotógrafo e jornalista. Sala Ômega - 8º andar e Sala de Internet Livre. Inscrições na Central de Atendimento a partir de 1/3.
Não recomendado para menores de 16 anos.
R$ 10,00 (inteira); R$ 5,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 2,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 14, 16 e 21/3. Segundas e quarta, das 19h às 21h30.
Memória em foco
Especialmente recomendada para pessoas a partir de 60 anos, o curso promove uma introdução ao universo fotográfico por meio da discussão sobre a memória. A fotografia vai além de técnicas e equipamentos. Engloba arte, sentimento, expressão, histórias de vida. Com a fotografia registra-se momentos únicos, situações, pessoas e histórias
Com Fernanda Procópio, fotógrafa e antropóloga.
Sala Delta – 7º andar. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 1/3.
R$ 20,00 (inteira); R$ 10,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 5,00 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 14, 21 e 28/3 e 4/4. Segundas, das 14h às 16h30.
Clic Foto - Técnicas de Iluminação para retratos
A partir de conceitos básicos de técnicas de iluminação, o aluno reproduzirá retratos artísticos com o uso da fotografia digital e analógica, utilizando técnicas de enquadramento e fotometria.
Com Daniel Queirós. Sala Ômega - 8 º andar. Inscrições a partir de 1/3 na Central de Atendimento.
Não recomendado para menores de 16 anos
R$ 50,00 (inteira); R$ 25,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). R$ 12,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 14, 16, 21 e 23/3. Segunda e quarta, das 19h às 21h30.
Clic Inspirado – Pierre Verger
Apresentação e discussão do trabalho do fotógrafo francês Pierre Verger, cujo olhar foi fundamental para uma nova visão da cultura negra no Brasil. Apesar de carregado de preocupações estéticas, Verger manteve seu caminho de etnólogo.
Com Fernanda Procópio, fotógrafa e antropóloga. Sala do Curumim – 6º andar.
Inscrições a partir de 1/3 na Central de Atendimento.
Não recomendado para menores de 16 anos
R$ 50,00 (inteira); R$ 25,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). R$ 12,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 17, 19 e 24/3. Quintas e sábado, das 19h ás 21h30
Fotografia experimental
A partir de conceitos básicos de fotografia, o participante utiliza técnicas de iluminação artística como laser, velas e flashs para a produção de ensaios artísticos utilizando papel fotográfico sensível a luz, e uma breve exposição como um resultado final.
Com Daniel Queirós. Sala Ômega - 8 º andar. Inscrições a partir de 1/3 na Central de Atendimento.
Não recomendado para menores de 16 anos
R$ 50,00 (inteira); R$ 25,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). R$ 12,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 28 e 30/3 e 4 e 6/04. Segunda e quarta, das 19h às 21h30
Introdução à Fotografia Digital
Breve introdução ao universo da fotografia digital, suas principais características, diferenças estéticas com a fotografia analógica e práticas de captura de imagem com câmera digital, webcam, celular cam e pela web.
Com Danilo Oliveira, artista plástico e membro do coletivo Base-V. Sala da Internet Livre. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 1/3. Não recomendado para menores de 16 anos.
R$ 50,00 (inteira); R$ 25,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 12,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 15, 17, 22, 24, 29 e 31/3. Terças e quintas, das 19h às 21h30.
ABRIL
Clic Inspirado – Sebastião Salgado
Reflexões e exercícios práticos inspirados na obra de um dos maiores fotógrafos brasileiros. Trabalhando com a construção dos elementos básicos da linguagem fotográfica de Sebastião Salgado (composição, enquadramento, profundidade e luz natural). Discute principalmente a contextualização da fotografia em seu meio sociocultural atualmente.
Com Flavio Bacellar, fotógrafo.
Sala Ômega – 8º andar. Inscrições a partir de 1/3 na Central de Atendimento.
Não recomendado para menores de 16 anos.
R$ 50,00 (inteira); R$ 25,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes). R$ 12,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 11, 13, 18 e 20/04. Segundas e quartas, das 19h às 21h30.
Manipulação e Tratamento de Imagens Digitais
Referências e técnicas de tratamento de imagem digital com o software livre Gimp e montagem de lay-out, preparo de imagem para web e para impressão, bem como edição e gravação de imagem em CD e DVD.
Com Danilo Oliveira, artista plástico e membro do coletivo Base-V. Sala de Internet Livre. Inscrições na Central de Atendimento a partir do dia 1/3. Não recomendado para menores de 16 anos.
R$ 50,00 (inteira); R$ 25,00 (usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino). R$ 12,50 (trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes).
Dias 5, 7, 12, 14 e 19/4. Terças e quintas, das 19h às 21h30.
SESC Consolação
Rua Dr. Vila Nova, 245
Tel: 3234-3000
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Projeto Cidade Invertida abre inscrições para curso gratuito de fotografia voltado a educadores
O curso promove práticas e reflexões acerca da fotografia através de jogos com imagens, aparatos ópticos, construção de câmeras artesanais e análise das novas mídias digitais,
visando compreender a linguagem visual e possibilitar que os participantes desenvolvam o seu olhar fotográfico.
A formação acontece nos dias 19 e 26 de março, 2 e 9 de abril de 2011. Sábados das 10h as 17h.
Local: Instituto Ana Rosa, na rua Canio Rizzo, nº. 100,
Vila Sônia, São Paulo.
A orientação é do fotógrafo Ricardo Hantzschel
Valor: Gratuito
(processo seletivo através de comprovante da função docente e carta de interesse)
As inscrições para a seleção podem ser realizadas a partir do dia 15 de fevereiro pelo telefone (11) 2645 0100 – segundas, quartas e sextas das 10 às 18 horas.
Patrocinado nesta ação pela COMGAS Natural, o Cidade Invertida é um grupo formado por fotógrafos, educadores e artistas, que se utilizam de um trailer adaptado como laboratório fotográfico e câmara obscura, imprimindo ao projeto um caráter itinerante.
Exposição fotográfica mostra o Sertão do Nordeste pelas lentes de Nailson Moura
Até 15/03, na Cultura Inglesa de Sergipe, o fotógrafo Nailson Moura estará com a exposição fotográfica intitulada RAÍZES. São 26 fotos em cores e P&B, em tamanhos 40 x 60 e 60 x 90 cm. Por que RAÍZES?
As raízes simbolizam o vínculo físico, mental e espiritual com a nossa terra, as lembranças de tempos passados, as imagens em diversos tons e os aromas que conhecemos conforme vivemos. O fotógrafo Nailson Moura, expõe em fotografias as linguagens da sua terra, de Sergipe, do Sertão, do Nordeste! O título Raízes é uma alusão ao fato de serem registros de cenas que povoaram a sua infância em sua cidade natal, a qual continua fortemente ligado.
Nordestino, sertanejo, beradeiro, nascido há 48 anos às margens do Velho Chico, no alto sertão sergipano, na pequena e bela cidade de Gararu, Nailson diz que o seu trabalho é cinza como a caatinga no verão seco e colorido como as festas juninas no inverno chuvoso. “Nós somos o resultado de nossas lembranças e o meu trabalho está sedimentado naquilo que vi e vivi”. Como disse um dia o Fotógrafo José Medeiros “fotografamos o que vemos e o que vemos depende do que somos”.
Serviço:
De 15 de fevereiro a 15 de março.
Local: Cultura Inglesa de Sergipe – Av. Jorge Amado, 1221 – Aracaju-Se
Horário: Segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado, das 8h às 10h.
Expedição Fotográfica explora o bairro do Bixiga em SP
Nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro próximo, fotógrafos, videomakers, arquitetos, historiadores, sociólogos, jornalistas, ambientalistas e moradores da região participarão da Primeira Expedição Bixiga. Percorrendo suas 75 ruas, quatro grupos de profissionais de diversas especialidades farão uma imersão no mais característico bairro de São Paulo. Visitarão locais como a Vila Itororó, os Arcos da rua Jandaia, a casa da Dona Iaiá, a Igreja Nossa Senhora da Achiropita, a Igreja do Carmo, a Escola de Samba Vai-Vai e a feirinha de antiguidades, além de vários outros pontos importantes do bairro.
Organizado pela Associação Novolhar, o evento pretende fazer um diagnóstico da situação atual do bairro do Bixiga. O material coletado servirá para a realização de uma exposição, um blog, um documentário e posteriormente a edição de um livro. O diagnóstico servirá como material de apoio para a Rede Social Bela Vista, organização que congrega as principais entidades da região, que está elaborando o plano de desenvolvimento local Bixiga 2014. Os diversos profissionais envolvidos na Expedição Bixiga, contribuirão de forma voluntária na coleta de dados, informações e imagens, dando uma valiosa contribuição para a recuperação do bairro.
O Escritório de Inclusão Social - EIS Bela Vista, por meio de suas agentes de desenvolvimento local e econômico, centralizará as informações relacionadas ao evento e será responsável pela produção junto aos profissionais envolvidos na Expedição Bixiga. A produtora Social Novolhar Comunica coordenará a produção do documentário, a Jornada Fotográfica do Museu da Cidade de São Paulo, coordenada pelo fotógrafo André Douek, será encarregada da produção das fotografias, o Escritório Julio Abe coordenará a logística da operação e o jornalista Angelo Iacocca será o responsável pela compilação dos textos. A supervisão geral será de Paulo Santiago da Associação Novolhar.
Expedição Bixiga
Dias 18, 19 e 20 de fevereiro de 2011
Horário: das 07 às 22 horas
Local de encontro: EIS BELA VISTA-NOVOLHAR
Rua 13 de maio, 361 - Bela Vista (Bixiga)
Para a inscrição, basta enviar nome, e-mail, e telefone de contato para: andredouek@uol.com.br
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Victoria's Secret amputa braço de modelo no Photoshop
Fonte: Folha
A modelo da Victoria's Secret Marisa Miller, 32, teve o braço "amputado" pelo editor de imagens Photoshop, segundo informa o diário britânico "Daily Mail".
Miller, que é modelo da marca desde 2001, recebeu o retoque em uma foto posada para uma linha de camisetas polo femininas.
A foto foi publicada no site da Victoria's Secret, uma das marcas de lingerie, cosméticos e moda mais renomadas do mundo.
Canon lança câmeras PowerShot com sistema HS e gravação de vídeos em Full HD
Seja capturando fotos de um noivado surpresa ou o aniversário de um amigo em um lugar escuro, é essencial ter uma câmera com vários recursos para melhorar o ambiente desses momentos. Para atender a essa necessidade, a Canon Latin America, líder em imagem digital, anuncia quatro modelos digitais PowerShot: a PowerShot SX230 IS, ELPH 500 HS, ELPH 300 HS e ELPH 100 HS. Com esses lançamentos, a empresa apresenta a câmera mais fina do mundo, a PowerShot ELPH 300 HS, com 24 mm, que conta com grande angular e zoom ótico de 5x. Outra novidade é a PowerShot SX230 HS equipada com GPS. Além disso, todas as câmeras vêm com o sistema HS, para disparo em lugares com baixa iluminação, vídeo em Full HD de 1080p, novo modo de Compilação de Vídeo e 32 novos Modos de Cena automáticos.
“A filosofia básica da Canon, quando lança um produto, é descobrir uma maneira inovadora para redefinir a experiência fotográfica,” disse Taro Maruyama, presidente da Canon Latin America. “Os usuários procuram pelas mais avançadas tecnologias e estes modelos PowerShot combinam recursos de alto nível e funcionalidade total que o usuário final buscava.”
Nova versão dos modelos ELPH
Com a evolução da marca, os modelos PowerShot ELPH agora apresentam o sufixo “HS”, que representa a introdução ao sistema HS. A re-denominação do “ELPH” ajudará a ampliar as capacidades correlatas das câmeras digitais PowerShot, enquanto mantém sua identidade popular. A nova denominação também servirá como uma solução simples para ajudar os consumidores a tomar decisões sobre qual modelo comprar.
Lançado no ano passado, o sistema HS é uma tecnologia usada para melhorar a qualidade da imagem em situações de baixa iluminação sem o uso do flash. Para potencializar esse resultado, os novos modelos também contam com o Processador de Imagem DIGIC 4, que combinado com um sensor CMOS de alta sensibilidade, contribuem com a redução de ruído em altos níveis de ISO e expandem o alcance dinâmico da câmera, capturando detalhes e cores em ambiente mais escuros. Com o uso desse sistema, os consumidores são capazes de registrar imagens mais nítidas, com menos ruído e borrões, resultando em fotos mais vivas.
É tudo localização
Seja passando férias em Veneza ou no acampamento com a família, sempre surgem várias oportunidades de tirar fotos para guardar como lembrança. Entretanto, anos atrás, era difícil lembrar a localização exata em que a imagem foi registrada. O novo recurso GPS no modelo PowerShot SX230 HS aponta o lugar exato. Essa câmera é capaz de coletar sinais de satélites para obter latitude, longitude e altitude e gravar essas informações para os dados da imagem EXIF. O software, incluso na câmera, permite a visualização das fotos em um mapa e mostra a localização de onde ela foi tirada. A PowerShot SX230 HS também possui um “GPS logger” interno, que ajuda a rastrear a rota do dia, sendo útil para viagens longas.
Vídeos em alta definição
A habilidade de gravar vídeos em HD é importante ao capturar uma sequencia de eventos, como assistir a um desfile ou testemunhar os primeiros passos de um bebê. Os novos modelos da Canon possuem vídeo em Full HD de 1080p, com Estabilizador Dinâmico de Imagem, que garantem segurança e melhor resolução em um quadro compacto. Um novo recurso chamado Modo “Digest Movie” também pode ser encontrado nas câmeras PowerShot, possibilitando gravar um vídeo curto, antes de capturar uma imagem, e então combiná-las em um único “clip”.
Smart AUTO
A busca por conseguir uma imagem perfeita pode ser difícil, se a câmera não tiver o recurso correto. Para tornar a “jornada fotográfica” mais simples, as novas câmeras digitais PowerShot possuem o recurso automático inteligente avançado, com 32 modos de cena diferentes para disparo. Este recurso é útil, uma vez que ela selecionará automaticamente configurações que correspondem com a imagem, sem a necessidade de alternar modos manualmente, sendo possível tirar fotos em várias situações. Outra funcionalidade, a Detecção Avançada de Objetos, foi adicionada à função automática inteligente, permitindo capturar elementos de rápidos movimentos, como veículos, pássaros voando pelo céu ou peixe em um aquário, apenas pressionando o obturador. Após acioná-lo, o Foco Automático Sevro/ Exposição Automática continua a funcionar e o foco e a exposição do objeto em movimento permanecem sendo rastreados, sendo possível disparar sem que o mesmo esteja passando por perto.
E para acrescentar mais “faro artístico” na imagem, as câmeras possuem o efeito Câmera de Brinquedo e o Efeito Monocromático, para todos os quatro novos modelos PowerShot da Canon. O efeito Câmera de Brinquedo adiciona uma aparência granulada, obscurecida para suavizar as fotos, oferecendo o aspecto dos anos 1960, e a função Monocromática anexa tons preto e branco, azul ou sépia nas imagens, dando uma impressão mais clássica, antiga.
Câmera Digital PowerShot SX230 HS
Disponível em preto, vermelho e azul, a PowerShot SX230 HS possui um sensor CMOS de 12.1 Megapixels de alta sensibilidade, com zoom ótico de 14x e Estabilização Ótica de Imagem. A nova câmera inclui uma lente grande angular 28mm, auxiliando na captura de imagens e um visor LCD de 3”, para melhor visualizar e percorrer os menus. A PowerShot SX230 HS estará disponível no final de março no Brasil.
Câmeras digitais ELPH 500 HS, ELPH 300 HS e ELPH 100 HS
Disponível em prata, marrom e rosa, a Canon PowerShot ELPH 500 HS possui uma tela “touch” de 3.2” intuitiva. Também conta com lentes brilhantes f/2.0, que permitem aos usuários tirarem fotos sem o flash, resultando em uma aparência mais natural. Outro recurso é o sensor CMOS de 12.1 Megapixels, juntamente com um zoom ótico de 4.4x, com Estabilizador Ótico de Imagem e lentes ultra angulares de 24mm, é ideal para vários disparos consecutivos de uma reunião em família ou uma formatura.
A câmera digital PowerShot ELPH 300 HS possui um sensor CMOS de 12.1 Megapixels de Alta Sensibilidade, zoom ótico de 5x, lente ultra angular, juntamente com uma tela de 2.7” e está disponível em vermelho, preto e prata. A PowerShot ELPH 100 HS vem com sensor CMOS de 12.1 Megapixels com alta sensibilidade, zoom ótico de 4x, lente grande angular de 28mm e tela LCD de 3” e pode ser encontrada nas cores azul, cinza, prata e laranja.
A linha PowerShot ELPH 500 HS, ELPH 300 HS e ELPH 100 HS será lançada no Brasil em março.
FOTODIÁRIA - Jean Eduardo Almeida
Por: Pepe Mélega
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Jean Eduardo, a foto tem algo de instigante que é o baixo ângulo escolhido, mas somente isso. Sua execução não esta boa no contexto, há falhas de tempo de exposição, que mesmo se fosse capturado com uma câmera pinhole, poderia ser corrigido com mais empenho por parte do fotógrafo. Gosto da abordagem ao tema, mas há muito mas a fazer dentro dessa abordagem. Abs
A imagem recebeu 32 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 07 (21%)
Ótima: 06 (18%)
Boa: 11 (34 %)
Pouco Criativa: 08 (25%)
FOTODIÁRIA agora é com Pepe Mélega. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Corpo de professor rejeita câmera fotográfica implantada na cabeça
Fonte: G1
Ele passou por cirurgia para retirar aparato de titânio rejeitado pelo corpo.
Foto: Jessica Rinaldi/Reuters
O professor da Universidade de Nova York Wafaa Bilal, que havia implantado uma pequena câmera na parte posterior da cabeça para transmitir imagens pela internet, precisou passar por uma cirurgia de emergência após seu corpo rejeitar o aparato.
De acordo com comunicado da NYU, um dos três fixadores de titânio usados para segurar a câmera sofreram rejeição, processo que ocorre em alguns pacientes que implantam pinos em cirurgias ortopédicas e em alguns casos de transplantes de órgãos.
Até que os médicos consigam reimplantar o objeto, Bilal vai tentar voltar a transmitir as imagens utilizando uma tira de tecido para amarrar a câmera à cabeça. O objetivo do projeto artístico do professor é captar imagens de forma subjetiva, sem interferência, e transmiti-las pela internet, de acordo com Bilal.
O projeto foi batizado de "The 3rd I" (um trocadilho com as expressões "o terceiro olho" ou "o terceiro eu").
O professor irá permanecer com a câmera por um ano e capturar imagens em intervalos de um minuto. As imagens também serão mostradas em um museu no Qatar, que encomendou o projeto.
Foto de afegã que teve nariz cortado ganha prêmio
Fonte: Associated Press
O retrato de uma mulher afegã cujo nariz e orelhas foram cortados pelo marido ganhou nesta sexta-feira o prêmio World Press Photo, um dos mais cobiçados em fotojornalismo.
A foto foi clicada pela sul-africana Jodi Bieber, contrastando a beleza da mulher com o sinal evidente da violência cometida após fugir de um marido abusivo. A imagem foi capa da revista "Time" de 1º de agosto de 2010.
Bieber, que já tem outros oito prêmios World Press Photo, é fotojornalista do Instituto para Gerenciamento de Artistas e trabalha para vários veículos. Ela já publicou dois livros sobre a África do Sul.
Os membros do júri disseram que a foto, embora chocante, foi escolhida porque fala da violência contra as mulheres com uma imagem digna. a afegã Bibi Aisha, 18, foi resgatada por tropas americanas no Afeganistão e vive agora nos Estados Unidos.
"Esta pode se tornar uma daquelas imagens quando você fala "sabe aquela imagem da garota" e você sabe exatamente do que estamos falando", disse um dos jurados, David Burnett, da Contact Press.
Em um vídeo no site da "Time", Bieber disse que não queria retratar Aisha como a vítima. "Eu pensei "não, essa mulher é bonita"".
Aisha se casou ainda adolescente e fugiu por causa dos maus-tratos que sofria do marido. Ela disse que seu castigo foi aplicado com a aprovação de um comandante do grupo islâmico Taleban, que aceita tal tipo de punições contra as mulheres que se rebelam contra as suas leis.
A foto da jovem foi publicada com o título "What happens if we leave Afghanistan" ("O que acontece se deixarmos o Afeganistão"), gancho para uma reportagem com fortes implicações políticas sobre a permanência militar dos Estados Unidos no país asiático, com enfoque na situação das mulheres que vivem sob o domínio do regime taleban.
Aisha diz ter posado para a foto por querer mostrar aos leitores as potenciais consequências de um novo governo taleban.
No total, 56 fotógrafos de 23 países ganharam prêmios em categorias que vão desde esportes a retratos, passando por personalidades. Bieber, ganhadora geral, também venceu a categoria retratos com a mesma foto. Ela vai receber US$ 10 mil em uma cerimônia.
O júri fez ainda uma menção honrosa para uma série de 12 fotografias feitas pelos mineiros que passaram 69 dias na mina de San José, no Chile, antes de serem resgatados em 13 de outubro.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Revista Photo Magazine segue como a melhor publicação para fotógrafos do país. Especial em PB é tema da edição do mês de feveiro. Confira!
Tema querido por nove entre dez fotógrafos, em especial os de final de semana, a natureza é exaustivamente celebrada em fotos. Onde quer que haja uma paisagem verdejante, um caminho florido, montanhas que se perdem no azul, cachoeiras em queda livre, diante disso tudo haverá, em algum momento, um tripé, uma câmera e um embasbacado colecionador de imagens. Aos que levam essa tarefa bem além do clique despretensioso, um desafio se impõe: tirar do cenário um registro marcante, tecnicamente bem executado e dotado de virtude artística. Único. E uma das formas de se alcançar resultado tão preciso é recorrer a um expediente que já foi imposição técnica: a fotografia em preto e branco. Só que o estilo cujo grande expoente foi o norte-americano Ansel Adams (1902-1984) também guarda seus segredos. Não falta, porém, quem se disponha a desvendá-los.
"Acredito que o PB apresenta uma atmosfera mais poética, criando uma atemporalidade que faz com que as pessoas questionem o quando, o quanto tempo faz", opina Luiz Fernando de Almeida Candelária Júnior, ou apenas Fernando Candelária, fotógrafo de 41 anos natural de São Paulo. Morando desde criança em Taubaté (SP), cidade localizada no Vale do Paraíba, entre a Serra da Mantiqueira e o litoral norte de São Paulo, ele aprendeu cedo a conviver e a apreciar a natureza. Formado em publicidade e propaganda, pós-graduado em comunicação, novas tecnologias e educação e mestre em administração na área de gestão e desenvolvimento regional, Fernando teve aulas de fotografia na faculdade. Depois, fez alguns cursos na escola de fotografia Focus, de São Paulo. Quando acabou a faculdade, em 1991, abriu o Projection Photo Creation, escritório onde havia um estúdio fotográfico profissional e uma agência de modelos e no qual produzia fotos para publicidade e moda. "Paralelamente a isso, sempre tive um trabalho autoral, produzindo algumas imagens mais ligadas à arte fotográfica nas incursões que eu fazia pelas cidades do Vale do Paraíba", destaca.
Leia a reportagem completa na versão impressa (NAS BANCAS!)
Fotógrafo registra aperto em metrô de Tóquio
Fonte: BBC
O metrô de Tóquio é considerado o mais movimentado do mundo, com uma média de mais de 6 milhões de passageiros por dia. O fotógrafo Michael Wolf decidiu passar 30 dias em uma estação de metrô da capital japonesa registrando as expressões dos passageiros a caminho do trabalho na hora do rush.
As imagens relembram situações que podem ser vividas em qualquer metrópole do mundo: o aperto no vagão, o cheiro de suor ou de perfume de outro passageiro, a sensação de ser espremido contra uma porta, o cotovelo de um estranho nas suas costelas.
As fotografias foram tiradas em uma estação da linha Odakyu, a única em que Wolf podia chegar bem perto das janelas dos trens. Segundo o fotógrafo, muitas das pessoas se incomodavam com a presença da câmera, como se elas repentinamente se dessem conta da situação horrível em que se encontravam.
Alguns passageiros protegiam o rosto com as mãos, enquanto muitos fechavam os olhos, como se estivessem tentando escapar das sensações de ansiedade e nojo. Também havia aqueles que olhavam diretamente para a câmera, mas sem nenhuma reação óbvia.
As imagens fazem parte do projeto Tokyo Compression, ou Aperto em Tóquio, que se transformou em um livro da editora Peperoni Books. As fotografias também ficarão em exibição no Forum fur Fotografie, em Colônia, na Alemanha, até o dia 20 de fevereiro.
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Câmera da Pentax tem frente customizável com blocos tipo Lego. Modelo tem 14MP e LCD 3 polegadas
Fonte: Eu quero
Papel Pop - Caio Caprioli
A nova câmera da Pentax tem tudo para ser um sucesso. Isso porque, além de boa, ela tem todo um diferencial: uma frente customizável. Ao adquirir o modelo, você leva para casa dois kits de blocos para customizar o seu gadget, um chamado Monotone e outro Safari. Se você quiser, ainda pode comprar blocos diferentes para customizar.
Além disso, ela também tira fotos, né? Tem 14 MP, filmagem em 720p, LCD de 3 polegadas, zoom óptico de 4 vezes, com lente equivalente a 27,5-110mm.
O modelo será vendido no Japão, somente, por 240 dólares.
Fotógrafos contam sua história e concorrem a R$26 mil em prêmios. Seja criativo e participe!
Idealizado com a premissa de estimular a veia artística dos fotógrafos sociais, tendo por incentivo uma premiação total de R$ 25.000,00 reais em prêmios, a primeira edição do Prêmio recebeu aproximadamente mil fotografias, com registros de making of, cerimônia e festa de casamento.
O Prêmio Wedding Brasil de Fotografia tem o propósito de reconhecer o talento dos fotógrafos sociais e, principalmente, fomentar a arte e o desenvolvimento da fotografia, valorizando o universo do casamento.
Nesta segunda edição, convidamos você, fotógrafo profissional e amador, a participar deste grande desafio: ser um dos ganhadores da maior premiação da fotografia de casamento já promovida no mundo. Agora o prêmio chega a R$26 mil! Participe!
Inscreva-se aqui!
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Panasonic premiará as melhores fotos que representarem os jovens
“O que a nova geração representa para você?” é o tema do concurso cultural que a Panasonic do Brasil realizará em sua fan page da linha Lumix no Facebook. O concurso fotográfico tem início nesta terça-feira, 8 de fevereiro e terminará em 11 de março. As melhores fotos serão premiadas com câmeras digitais Lumix.
“O objetivo desse concurso é reforçar o compromisso da Panasonic com o desenvolvimento da nova geração. Os jovens têm muito que acrescentar à marca e a Panasonic quer saber como ela é vista pelos usuários da maior rede social do mundo”, afirma Alessandro Batista, Analista de Produto da Panasonic do Brasil.
Para concorrer, basta curtir a fan page e tirar uma foto que represente a nova geração. As fotos deverão ser postadas no álbum da fan page de Lumix e serão analisadas por um júri composto por um fotógrafo profissional e um representante de Panasonic. O primeiro lugar será premiado com uma Lumix ZS7 e o segundo, com uma Lumix ZR3. Já o terceiro lugar ganhará uma Lumix FP1, mas o critério será a foto que receber mais “Curtir”. Assim, os usuários podem fazer campanha para que amigos “curtam” sua foto e os ajudem a ganhar uma câmera da Panasonic.
Artista usa desenhos para alterar realidade de fotos
Fonte: BBC Brasil
O artista belga Ben Heine usa desenhos feitos a lápis sobre papel branco para brincar e interferir na realidade estampada em fotos. Os desenhos se encaixam sobre as imagens das fotos, criando novas realidades a partir das imagens originais.
A série ‘Pencil Vs Camera’ já foi objeto de várias exposições. Sua obra é exibida atualmente na Gallery Garden, em Bruxelas, até o dia 13 de março.
Métodos
Heine, de 27 anos, diz seguir quatro métodos diferentes na confecção de suas imagens. O primeiro método, que ele chama de “tradicional”, é fazer o desenho e fotografá-lo com o cenário atrás. No segundo método, ele segura e fotografa o desenho sobre uma foto impressa em tamanho grande.
Segundo o autodidata Heine, o segundo método permite a ele retocar e alterar seu trabalho até conseguir o resultado final. No terceiro método, ele fotografa sua mão segurando o desenho e depois o “encaixa” digitalmente na foto de um cenário. O quarto método, diz Heine, é criar o desenho pelo computador e encaixá-lo a um cenário também criado digitalmente.
O artista já produziu mais de 40 desenhos para a série ‘Pencil Vs Camera’, iniciada no ano passado. Para ele, o método “é uma maneira excitante de expressão, já que não tem limite”. “Tudo é possível, e a única fronteira é a minha própria percepção do mundo”, comenta.
Confira algumas imagens:
Leão briga com filhote e leva 'bronca' de leoa em fotos de visitante de zoológico nos Estados Unidos
Fonte: BBC
Uma fotógrafa capturou imagens do que parece ter sido uma "briga" entre uma família de leões em um zoológico nos Estados Unidos. As fotos, feitas em janeiro, mostram a leoa rugindo ferozmente para seu parceiro, que abaixa a cabeça em aparente humildade depois de "brigar" com um filhote no Zoológico Nacional de Washington (EUA).
A sequência de fotos, feitas pela visitante Jennifer Lockridge, mostram primeiramente um filhote, batizado de Lusaka pelo zoo, mordendo a cauda de seu pai, o leão Luke, que parecia não se importar com a "brincadeira" do pequeno felino.
Mas depois de cansar de ter a cauda mordida, Luke corre atrás de Lusaka e prende o filhote no chão com as patas. É nesse momento que a fêmea e mãe do filhote se aproxima e dá uma "bronca" no companheiro.
'Regenerador'
Segundo a fotógrafa, que frequenta o zoológico com regularidade, Lusaka está sempre por perto de seu pai ou está provocando seus irmãos. Fotógrafa nas horas vagas, Lockridge conta que tem dois gatos, mas adora todo o tipo de animal.
"Passo a maior parte do meu tempo livre fotografando animais em zoológicos ou em reservas naturais. Também planejo minhas férias em locais onde posso tirar boas fotos", disse ela à BBC Brasil.
Para ela, estar na presença de animais é algo "calmo e regenerador". "Tento ir a um zoológico ou em uma reserva sempre que possível. É algo que faz bem para alma."
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
FOTODIÁRIA - Adilson Felix
Por: Pepe Mélega
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
É um grande retrato a meu ver, e por algum motivo essa foto está em minha memória, ela já foi publicada em outro lugar Adilson? Gosto muito de como foi captada, a cor dos olhos saltam e obriga a olhar o rosto do menino bastante expressivo. Uma foto interessante, bem captada tecnicamente e boa mensagem inclusa. Muito boa, votos merecidos. Abs
A imagem recebeu 85 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 63 (74%)
Ótima: 08 (09%)
Boa: 12 (14 %)
Pouco Criativa: 02 (02%)
FOTODIÁRIA agora é com Pepe Mélega. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
Resultado da promoção relâmpago: Quero ir ao Wedding Brasil 2011!
O FOTOCOLAGEM em parceria com a Editora Photos garantiu, uma vez, uma mega promoção que vai levar um leitor do fotocolagem para o maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, o Wedding Brasil.
E quem ganhou acesso TOTALMENTE GRÁTIS ao congresso foi:
@daneepulini
Ela mandou bem e conquistou seu ingresso para conferir, de pertinho, o Wedding Brasil 2011! Parabéns! Aproveite muito bem seu passaporte! A equipe do @fotocolagem vai entrar em contato com você! Comemore!
Promoção: Quero ir ao Wedding Brasil 2011!
O FOTOCOLAGEM em parceria com a Editora Photos trás mais uma vez, uma mega promoção que vai te levar ao maior congresso de fotografia de casamento da América Latina, o Wedding Brasil.
Para participar é muito simples!
Basta RT a seguinte frase no twitter:
Quero ir ao @weddingbrasil 2011 com o @fotocolagem!
Vamos sortear um felizardo, por meio do site: sorteie-me
Mas atenção, a promoção é valida somente até às 14h de hoje, dia 07/02. O Resultado será divulgado até amanhã. Então não perca tempo e participe!
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Obras de André Cypriano são destaque em exposição sobre "Afro-Colombianos". Curitiba recebe o evento
Será aberta hoje, dia 04 de fevereiro de 2011, a partir das 19h30, na Galeria Portfolio em Curitiba, a exposição “Afro-Colombianos”, do fotógrafo documentarista André Cypriano, que retratou pessoas em diversas regiões da Colômbia, principalmente sul e centro oeste, incluindo as ilhas do Caribe Providência e Saint Andrés, e as cidades de Bogotá e Cartagena.
Segundo André Cypriano, a mostra busca abrir um interesse sobre os quilombolas Sul Americanos. Em parte, isto porque as similaridades e diferenças nas tradições e costumes entre os afro-brasileiros e afro-colombianos são inúmeras. Estima-se que 10% da população da Colômbia sejam de tal descendência, número que chega a mais de 4,5 milhões de pessoas. “Pouquíssima atenção tem sido dada para esta população. O fator racismo, ainda imenso naquele país, pede por uma mobilização especial. Ainda há em Bogotá bares e restaurantes proibindo a entrada de negros, mesmo que estejam vestidos de terno e gravata”, afirma André.
Os palenques (como lá são chamados os quilombos) têm como principais fontes de renda a pesca e o extrato artesanal do ouro. E algumas comunidades se encontram em áreas consideradas de risco, por conta da presença do grupo guerrilheiros da FARCs.
Serviço: Exposição fotográfica AFRO-COLOMBIANOS.
Quando: 04 de fevereiro a 10 de março.
Onde: Galeria Portfolio. Rua André Folloni, 634, Centro Cívico, Curitiba.
Sobre o fotógrafo:
André Cypriano nasceu em 1964 em São Paulo. Em 1990, um ano após formar-se em administração de empresas, começou a estudar fotografia em San Francisco, Califórnia. Desde então ele tem completado vários projetos que têm lhe rendido diversas premiações, assim como exposições em galerias e museus na America do Sul, Europa e nos EUA. Como parte de um projeto de longo prazo, Cypriano começou a documentar estilos de vida tradicionais, e práticas de sociedades em lugares menos conhecidos, nos mais remotos cantos do mundo, com uma tendência para o raro e extraordinário. Atualmente, Andre Cypriano trabalha como fotografo freelancer em Nova York e Rio, e continua envolvido em projetos sociais e culturais.
Semana da fotografia inclui palestras de Nu Sensual e Moda nos Ensaios de Casamento
O sucesso em 2010 consolidou um formato de apresentações versáteis e consistentes para profissionais da imagem. Por isso, a Semana da Fotografia volta em 2011 com novidades e muita informação. O evento acontece nos dias 23, 24 e 25 de Março de 2011, no Centro de Convenções Cine Itália, em Balneário Camboriú – Santa Catarina.
Nessa edição, o fotógrafo Faya palestra sobre Direção de Modelos e Ensaio de Nu Sensual. O “detetive virtual” Altair Hoppe apresenta dicas e truques de edição de imagem em Photoshop CS5 e Lightroom 3. Por fim, Adriano Gonçalves mostra Técnicas Criativas e o Uso de Moda nos Ensaios de Casamento.
As apresentações são focadas no aperfeiçoamento de profissionais da imagem, dentro de um ambiente para troca de experiências. Com explicações das teóricas e técnicas ao vivo, seu formato é reduzido, porém focado, ao dedicar mais tempo para o desenvolvimento de temas e práticas executadas no palco.
A abordagem intimista permite maiores vínculos e dedicação em sua execução. Durante todo o evento as demonstrações práticas são aplicadas com base teórica, além de todo o contato direto proporcionado pelos palestrantes com o público.
Há uma cota de inscrições com descontos até 20 de fevereiro. Depois dessa data, os preços sofrem ajuste. As formas de pagamento disponível são por boleto, depósito bancário e cartão de crédito em até três vezes.
Para realizar a inscrição ou para mais informações, ligue 0800 600 5622 (47 3056 5022 para celulares), envie email para carla@iphotoeditora.com.br ou acesse o site.