Uma verdadeira aula de fotografia. Assim pode ser definida a primeira palestra desta quarta-feira. Embora a programação tenha deixado a desejar, a arena de fotografia ganhou muitos pontos com a apresentação do fotógrafo Gabriel Boieiras.
A palestra que levava o título de “Fotografia Prática” não fugiu da proposta e seguiu com muita didática e dinamismo por conta do palestrante. Formado a mais de 10 anos e com um projeto autoral voltado para a cultura popular, o professor Gabriel abriu sua palestra com a seguinte pergunta: "O que você quer usar para atrair a sua imagem?".
O público de cerca de 20 campuseiros, se multiplicaram aos montes e ainda pelo meio da palestra, Gabriel precisou se desdobrar para conseguir dar atenção a todas as perguntas da platéia. Ao todo mais de 60 pessoas estavam presentes e acompanhando os primeiros slides.
Os interessados em fotografia que estavam no local puderam ver belas imagens que iriam compor a cena das duas horas de bate papo do fotógrafo. Com o lema: "A regra é quebrar regras", Gabriel circulou pela velocidade do iso, composição, textura e cores da imagem, os pontos de ouro da fotografia, proporção, tipos diferentes de lentes, fotometria, além de trazer ao Campus Party um acervo pessoal de modelos de câmeras que serviram para ilustrar ainda mais a conversa.
"O meu objetivo com esta palestra é apresentar para os campuseiros que é possível usar a câmera de uma forma mais inteligente. Pouco importa se a máquina é amadora, semi-profissional, profissional ou ainda as mais modernas, o que importa é a criatividade e também o interesse por parte do fotógrafo", comenta o palestrante.
Os alunos participaram mais ativamente da discussão quando Gabriel resolveu apontar o que ele chama de "tripé da fotografia", o iso, a velocidade e também a abertura do diafragma da câmera. "Não importa o quanto você aprende sobre fotografia, isso ainda é o básico e precisa ser lembrado", destaca Gabriel.
Quando o professor foi questionado sobre qual seria a melhor máquina a se usar, os modelos analógicos ou profissionais, o fotógrafo preferiu fugir da resposta e seguiu a palestra dizendo que tudo depende da necessidade do fotógrafo e também da proposta do ensaio.
Sobre a importância de inserir a fotografia dentro do Campus Party, Gabriel foi bastante incisivo: "Por maior que seja um evento de tecnologia, a fotografia não pode estar de fora, do contrário não existiria diálogo entre os meios", analisa.
Gabriel está preparando seus cursos ainda para este primeiro semestre, mais informações podem ser obtidas pelo email: gabriel@boifoto.com.br ou ainda, pelo site site: http://www.boifoto.com.br/
Gabriel apresenta sua palestra: Fotografia Prática na Campus Party 2009
Fotos: Eduardo Chaves
0 comentários:
Postar um comentário