Uma manhã de domingo especial para celebrar os profissionais e amantes da fotografia no Amazonas. O Dia do Fotógrafo, 8 de Janeiro, será mais uma vez lembrado pelo grupo de fotografia "a escrita da luz", filiado à Confederação Brasileira de Fotografia, que promove diversos eventos durante o ano todo e que inicia seu calendário com uma vasta programação comemorativa no domingo,11, na feira de artesanato da Av. Eduardo Ribeiro, centro de Manaus.
Tradicionalmente o grupo utiliza o local para realizar seus eventos que este ano abrigará a exposição fotográfica "Manaus dos Meus Olhos", um ensaio com 40 imagens 30x40cm feitas por fotógrafos que integram o grupo e convidados. O ensaio será exposto em 20 painéis distribuídos pela feira, além da montagem de um grande fotovaral com imagens de amadores e profissionais, sendo a participação gratuita, bastando o interessado levar suas fotografias em tamanho mínimo 15x21cm e expor.
Foto: Alexandre Fonseca
O AEL sempre busca algo novo para promover a fotografia e seus amantes e profissionais e este ano a grande novidade é a criação do Prêmio "a escrita da luz" de Fotografia, que será concebido aos que mais se destacaram comseus trabalhos em Manaus em 2008. "É uma forma de reconhecer em âmbito local o trabalho destes profissionais, sendo gratificante ver nacionalmente a nossa fotografia ganhar espaço e o grupo prima pela valorização de tudo o que é nosso", afirma Ione Moreno, uma das coordenadoras do projeto.
Os fotógrafos homenageados serão Alex Pazuello, que venceu o Prêmio Airton Senna de Jornalismo, Clovis Miranda, Prêmio Esso 2008 e Luis Vasconcelos que, além de vencer o Prêmio Vladimir Erzog no ano passado, com a fotoi ntitulada "índios perde guerra", foi finalista em mais dois prêmios nacionais e ainda concorre à melhor foto do bem ano, sendo o único representante do Brasil, na Pictures of Year, concurso mundial promovido pela Rede Americana NBC. A cerimônia de entrega dos prêmios será as 10h30 no domingo, na ocasião do evento.
O avanço da fotografia no Estado é visto pela aceitação do grupo em nível local e nacional, pelas premiações conquistadas e pela aceitação de trabalhos enviados à vários concursos e salões de arte, como os trabalhos de Raphael Alves que recebeu menção Honrosa em diversos concursos nacionais e que também será homenageado pelo grupo. "Sabemos de nossa responsabilidade com esta aceitação e ficamos felizes por fazermos parte destes resultados positivos e mais ainda pelas novas iniciativas em prol da fotografia local" comenta, Alexandre Fonseca, coordenador do projeto Manaus Bem na Foto.
0 comentários:
Postar um comentário