Muitos comemoraram o dia 8 de janeiro como o dia Nacional do Fotógrafo. Mas há controvérsias... Calendários registram 6, 7, 8 e até 9 de janeiro como dia do fotógrafo, dia da fotografia, dia nacional do fotógrafo e dia nacional da fotografia.
Já no dia 19 de agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia. Também há quem afirme que este é o dia do fotógrafo. E há ainda registros de comemorações no dia 15 de agosto. Já o dia do repórter fotográfico é 2 de setembro.
* dia mundial da fotografia = 19/08
* dia nacional da fotografia = 15/08
* dia nacional do fotógrafo = 08/01
Controvérsias à parte, foi no dia 19/08/1839 que a fotografia foi anunciada ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, processo desenvolvido pelo francês Louis M. Daguérre.
Possivelmente, as datas em Janeiro referem-se à chegada do Daguerreótipo no Brasil, fato que aconteceu no primeiro mês do ano de 1840, exatamente no dia 16.
A literatura especializada dá conta de que foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II (oficialmente, o Imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro).
Porém, segundo o historiador Bóris Kossoy, houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil, pelo pesquisador Hércules Florence, seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre.
Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence descobriu a fotografia e foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de agosto de 1832, em Campinas – no interior do Estado de São Paulo."
Fonte: http://www.girafamania.com.br/montagem/fotografia.html
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Mitos do dia do fotógrafo
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Mitos do dia do fotógrafoEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário