As vantagens das redes sociais para fotógrafos foi o tema abordado na palestra de Bito Caraciolo, na tarde desta última quinta-feira.
Muito à vontade e com uma linguagem simples, o jornalista seguiu uma apresentação enxuta, mas que rendia um bate-papo prazeroso com o público. Bastante questionador, Bito se julga um blogueiro e fotoblogueiro nato e que está sempre em busca de novas tendências dentro das ferramentas das redes sociais, principalmente quando o alvo são os fotógrafos.
A palestra engatou a seguinte pergunta: “porque as pessoas publicam fotos na internet?”, as respostas tão obvias mereciam um aprofundamento maior e assim a conversa seguiu. Os campuseiros aprenderam sobre a história da publicação de fotos na web. As primeiras páginas html, o fotoblog, gigablog, orkut, flickr até recursos mais avançados como o flash, por exemplo.
Traçando um paralelo entre prós e contras de ter suas fotos publicadas na internet, a conversa mediou questões como maior exposição, maior alcance, arquivamento, oportunidade de venda de imagens para uso editorial e publicitário. Claro, como não poderia ser diferente em uma discussão sobre fotos na internet, os direitos autorais geraram histórias e cases que todos gostariam de participar.
“Certa vez, durante uma viagem na Bahia tirei algumas fotos e expus o meu trabalho na rede, então, uma revista de turismo de São Paulo, gostou da imagem e disse que gostaria de publica-la. Assim, dá pra perceber que as redes sociais ajudam a divulgar o trabalho do fotógrafo”, entusiasma-se Bito.
Cumprindo com o objetivo da palestra, Caraciolo conseguiu convencer o público da importância das redes sociais para a divulgação do portfólio do profissional. Há quem duvide da segurança de algumas ferramentas, no entanto, no final da discussão, o PIN FOTOS, produto da Abril, se mostrou uma boa opção entre os fotógrafos.
“Com fotos na rede ou não, o importante é não deixar de fotografar”, comenta um dos campuseiros na palestra.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Olhares na rede
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
cparty
Estou lendo: Olhares na redeEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário