O fotógrafo Marcelo Andrê coleciona aventuras. Após morar na Nova Zelandia e decidir trabalhar com fotografia de natureza, este jovem fotógrafo, resolve desbravar o Brasil em busca das mais belas imagens.
No FOTOCOLAGEM, Marcelo terá porto seguro. Aqui, irá postar seu diário virtual com os mais valiosos momentos e também algumas imagens selecionadas para deleite daqueles que gostam de uma boa fotografia.
Esta será a primeira série de muitas outras aventuras de Marcelo.
Vamos embarcar? Câmeras na mão e muita disposição. A viagem promete ser longa!
Marcelo Andrê
Saudações,
Depois de 20 dias viajando pelo planalto central, entrei na planície do pantanal, Reconhecido como uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do Planeta, manifestado pelo título de Patrimônio da Humanidade, dado pela UNESCO, é uma fonte de riqueza turística para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O Pantanal é considerado a maior reserva ecológica do Mundo. Milhares de espécies da fauna convivem harmoniosamente em meio a uma flora exuberante, num contato direto com a natureza, magicamente distribuída em seus mais de 230.000 Km2 em território brasileiro.
Esta localizada nos estados do Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS), cercado ao norte pela Serra dos Parecis, Azul e do Roncador, ao leste pela Mara caju Planalto Central, ao sul pela Serra do Bodoquena e ao oeste pelos charcos paraguaios e bolivianos, isto significa que a região seja formada por pântano, por ocasião das secas fica inteiramente livre das águas, transformando-se em excelentes regiões de pastagem.
Este verdadeiro patrimônio ecológico, habitado por incontáveis espécies de mamíferos e répteis, de aves e peixes, tem uma vegetação exuberante e é traduzido em movimento de formas, cores e sons, sendo um dos mais belos espetáculos da Terra.
Quem visita o Pantanal certamente compreende a necessidade de conservar e proteger esse patrimônio inigualável, que a natureza reservou ao Homem.
PANTANAL NORTE
O Pantanal Norte (MT), localizado a sul de Cuiabá, guarda intacto o ecossistema pantaneiro em mais de 135.000 Km2. É composto basicamente de campos e áreas inundáveis que abrigam, entre outros animais, jacarés, capivaras, antas e várias espécies de aves, incluindo o Tuiuiú que é o pássaro símbolo da região.
ÉPOCA DE CHEIAS - de Dezembro a Março - se inicia com o transbordar das águas do Rio Paraguai, obrigando os animais a buscar as áreas mais elevadas do terreno - as cordilheiras. Esta é a melhor época do ano para se ver a plenitude do Pantanal com vastos campos totalmente alagados se destacando toda a plenitude da flora. Poderão ser avistadas as mesmas espécies de animais que se vêem na época da seca só que em grupos menores e mais espalhados.
Cáceres
Serve de ponto de partida para os barcos de pesca e já teve no século XIX o Porto mais importante do Rio Paraguai, assim tem casario com arquitetura dessa época. Está localizada ao norte do Pantanal, bem na divisa com a Bolívia.
Poconé
É a cidade que serve como principal acesso ao Pantanal Norte, onde se pega a Rodovia Transpantaneira, com 147 quilômetros de estrada de terra que vai até Porto Jofre. Além disso, entrou para o Livro dos Recordes, o Guinness Book, como a rodovia com mais pontes do Mundo, somando 126 delas, cada uma com um mirante que dá vista para a fauna que perambula pela mata ao seu redor. Durante a época das cheias, a estrada pode ficar intransitável para carros de passeio.
Enjoy
MARCELO ANDRÊ, fotógrafo especializado em natureza, montanhismo e esportes de aventura.
Contatos:
0 comentários:
Postar um comentário