Fonte: A Voz da Serra Online
A Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo (SFNF) abre mais uma exposição de fotografias, desta vez na Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas 55, Centro). A visitação poderá ser feita até o dia 30, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada franca.
Esta é a primeira vez que a SFNF promove uma exposição limitada ao âmbito interno, franqueada ao público, na Usina Cultural Energisa. Conta também com a participação do grupo Jovens Vivendo Arte Contemporânea (JVAC), integrado por alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf).
A SFNF, reconhecida internacionalmente, é filiada à Fedération Internationale de L’Art Photographique (Fiap) e detentora de premiações importantes, como o Prêmio Niepce, de Marcon (França), Águia de Prata, de Hernshinger (Alemanha), Olho de Ouro, da antiga Tchecoslováquia, e Medalha de Ouro CNEKPT, de Minsk, na antiga União Soviética. Tem fotos de Nova Friburgo no acervo do Museu de Vevey, na Suíça, além de participação ativa nos salões nacionais e bienais brasileiras, em preto e branco e em cores, tendo patrocinado dois eventos desta natureza. A sociedade foi ainda uma das fundadoras da Confederação Brasileira de Fotografia (CBF), em 1960.
A entidade, que congrega fotógrafos profissionais e amadores de Nova Friburgo, não recebe amparo ou incentivos de organizações oficiais e tudo que consegue fazer é à base de sacrifícios e dificuldades. Por isso sua direção realça a relevância do apoio agora recebido da Usina Cultual Energisa.
Fundada em 1950, nas dependências da Fábrica de Rendas Arp, a SFNF teve como fundadores Ernesto Victor Hamelmann, Max Kanitz, Heródoto Bento de Mello, Epaminondas Morais, Marília Corrêa Vaz, Hideo Kato, Itamar Braga da Silveira, Vera Luterbach Pereira, José Wilson Tavares André e como secretária, a saudosa Maria Sara Braune Hamelmann (Sarita). Alguns colaboradores elevaram o nome da sociedade em salões e exposições, nacionais e internacionais, podendo ser citados Antônio Carlos Schott de Souza, sua esposa Wanda Werneck de Souza, e atualmente Enoque José dos Santos, Rose Mary Aguiar Borges, Emilce Luz Huback e Yuri Blacheyre, entre outros.
O presidente de honra, Ernesto Victor Hamelmann, considerado um ícone na fotografia artística, tem como continuadores de sua obra o atual presidente Roney José da Silveira, o vice-presidente Décio Brian Gama da Silva e a secretária Therezinha Tavares. A SFNF conta atualmente com 15 sócios-expositores.
A exposição na Usina Cultural Energisa tem patrocínio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Energisa e Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.
Mais informações sobre a exposição e a SFNF pelos telefones 2522-8709 (Roney) e 2522-3687 e 2102-2523 (Usina Cultural Energisa).
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Exposição abre o acervo de Nova Friburgo no RJ
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Exposições
Estou lendo: Exposição abre o acervo de Nova Friburgo no RJEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário