A CAIXA Cultural Rio inaugurou, no dia 07 de abril, na Grande Galeria, a exposição Paisagens Silenciosas - cor / Todas as coisas dão frutos, continuação do trabalho anterior da artista Lucila Wroblewski, ganhadora do prêmio Estímulo de Fotografia da Secretaria de Cultura do Governo de São Paulo em 1994, com a série Paisagens Silenciosas _ P&B.
A mostra apresenta 44 imagens ampliadas em papel fotográfico colorido em grande formato. Dividida em três módulos, Florescência, Luminância e Vestígio, as fotografias registram momentos alheios ao burburinho constante da vida cotidiana e corriqueira.
Feitas ao entardecer e durante a noite, Lucila Wroblewski utiliza a luz ambiente e faz iluminação com lanterna (light-painting) o que permite manipular o instante do registro fotográfico. A fotógrafa captura imagens com câmera Hasselblad com filmes de negativo colorido 120 mm. Todas as fotos, em formato de 1,00 m x 1,00 m, são analógicas e sem efeitos computadorizados.
Lucila se identificou com a técnica do light painting após conhecer melhor o trabalho do fotógrafo esloveno Eugen Bavcar, cego desde os 12 anos. Para a fotógrafa, utilizar esta técnica é uma forma de ampliar o tempo e o espaço. Assim, a artista se dedica a um aprofundamento da concepção das imagens que quer produzir, ao refletir sobre as camadas da existência.
"Ao fotografar, mantenho a consciência no presente, me libertando das lembranças do passado e projeções do futuro. Componho imagens em um espaço reflexivo. Desenhando e pensando faço seqüências e conto estórias. Meu objetivo é observar qual marca deixamos, em qual dimensão existimos e o que mais está aqui", explica a fotógrafa.
Formada por três "manifestações", como denomina a artista, a exposição revela que todos os pequenos acontecimentos na nossa existência são importantes e, por isso, têm conseqüências e desdobramentos. Em Florescência, as imagens mostram a semente e o que brota dela, gerando a perpetuação da vida. Luminância denuncia a luz que emana dos seres e das coisas. Vestígio, último módulo, registra os rastros e marcas que deixamos pelo caminho.
A fotógrafa Lucila Wroblewski nasceu na cidade de São Paulo em 1957. Em 1980, formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Brás Cubas. Fez cursos de extensão na USP, em paisagismo, e na PUC, em planejamento urbano. Iniciou-se na fotografia no laboratório fotográfico do Museu Lasar Segall. Elaborou sua linguagem pessoal ao frequentar, durante 3 anos, o grupo Foto de Autor no MIS (Museu da Imagem e do Som de SP). Participou de diversas exposições individuais e coletivas, em espaços como a CAIXA Cultural de São Paulo, Pavilhão da Bienal, Museu da Imagem e do Som – SP, Palácio das Artes - BH, Hamidrasha Art Institute - Israel, American Art Gallery – USA, entre outros.
A exposição Paisagens Silenciosas - cor / Todas as coisas dão frutos, de Lucila Wroblewski, foi aprovada pelo edital 2008 de ocupação dos espaços da CAIXA Cultural e ficará em cartaz até 24 de maio deste ano.
SERVIÇO
Exposição fotográfica: Paisagens Silenciosas - cor / Todas as coisas dão frutos, de Lucila Wroblewski
Local: CAIXA Cultural RJ – Grande Galeria
Endereço: Av. República do Chile, 230, anexo, 3º andar - Centro
Tel.: (21) 2262 8152
Visitação pública: de 08 de abril a 24 de maio de 2009
Horário de visitação: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.
Entrada Franca
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural
0 comentários:
Postar um comentário