Usar a força da imagem para chamar atenção à um assunto que pode ser tabu ou preconceito.
Quem dita o que belo? Qual padrão de beleza e sensualidade? Muitos críticos de moda podem responder de forma rápida. Revistas trazem tendência e dicas de cuidados com a aparência. Mas quando esse assunto cruza com algum tipo de deficiência, o que dizer?
Para o repórter Ronaldo Denardo do programa Sentidos esse tema é mais que falar, é mostrar. Como o apoio de Honor Filho, um dos mais renomados fotógrafos do Grande ABC, Ronaldo produziu os ensaios fotográficos que revelam a sensibilidade e a beleza de mulheres com deficiência. Titulado como Curvas da Eficiência – Beleza e sensualidade ao alcance de todos!
O projeto é único, ainda não foi feito nada parecido. Nasceu do desejo de apresentar ao mundo outro olhar para essas mulheres. Foram convidadas para esse trabalho só modelos com algum tipo de deficiência, como por exemplo: uma cega, uma amputada e uma cadeirante. “Sempre fui um apreciador da mulher e da beleza feminina e acredito que todas as mulheres podem ser belas dependendo do ângulo que possa ser vista, inclusive as mulheres com deficiência.” Explica Ronaldo.
Ronaldo quer tentar incluir pessoas com deficiência em mais um segmento da sociedade, o segmento da vaidade, da sensualidade, da estética e da beleza, o idéia é fazer com que as pessoas reflitam sobre ter outra visão das pessoas com deficiência, é um trabalho poético. Assim cada vez mais poder quebrar um pouco mais do preconceito, viabilizar que a imagem e a presença do diferente sejam cada vez mais comuns no cotidiano das pessoas já que sua existência é significativa. “Quis provar que mesmo essas mulheres com deficiência, podem ser e são muito belas.” Diz Ronaldo Denardo.
Outro aspecto é fomentar a produção e comércio de especiarias no mundo da moda e estética voltadas e adaptadas para este setor já que é uma modalidade em plena ascensão. Abrir espaço para oportunidades de apresentação profissional não só para essas modelos como para todas que desejarem essa área de trabalho.
O trabalho levou um ano para ser concluído, os ensaios foram realizados em diversos ambientes e produzidas em média 250 fotos por locação, podendo assim o projeto ter seu tema bem explorado. A equipe técnica e a produção escolheram 12 mulheres que representasse todas as deficiências, independente do gênero ou origem da necessidade especial.
A atriz e apresentadora Ciça Guimarães é madrinha oficial do projeto.
Sobre o autor:
Ronaldo Denardo - Tetraplégico em função de um acidente de carro ocorrido há 11 anos, superou as dificuldades impostas pela paralisia no auge de sua juventude. Escritor, repórter de TV
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Repórter de TV produz doze ensaios fotográficos que exploram a sensualidade de mulheres deficientes
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias,
Portfólios
Estou lendo: Repórter de TV produz doze ensaios fotográficos que exploram a sensualidade de mulheres deficientesEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário