Iniciativa dos fotógrafos Christian Maldonado e Marcelo Greco vai produzir edições de arte em pequenas tiragens, ideais para colecionadores e admiradores de trabalhos autorais.
Mesmo com a crise, o mercado de luxo não deixa de crescer no Brasil. Agora, é a vez da fotografia ganhar seu espaço neste nicho, com edições limitadas e sofisticadas de trabalhos autorais. É o que propõe a Schoeler Editions, uma iniciativa dos fotógrafos Christian Maldonado e Marcelo Greco que explora o novo conceito de “print making studio” para produção de projetos selecionados, com direção artística de renomados profissionais e altíssima qualidade de impressão e acabamento, assim como outras atividades relacionadas à fotografia autoral.
”Vamos oferecer edições de arte em encadernação sofisticada, sempre em pequenas tiragens numeradas e controladas”, explica Maldonado. Além da publicação de portfólios e livros artesanais, a Schoeler também realizará exposições e workshops com fotógrafos internacionais e publicará uma revista, que terá duas edições anuais.
“Os portfólios e livros artesanais são mídias alternativas às formas tradicionais de divulgação e difusão da fotografia autoral, que são a exibição em galerias e a publicação de livros em offset. Todas são obras de arte em diferentes formatos e a proposta da Schoeler é ampliar as possibilidades de expressão para os artistas brasileiros, atingindo também o mercado internacional”, diz Maldonado. O público alvo são colecionadores, investidores, amantes da fotografia e todos os interessados em arte visual, poesia e literatura.
A Schoeler é o resultado do encontro dos dois fotógrafos na organização do festival Paraty em Foco 2008 – Christian Maldonado na presidência do evento e Marcelo Greco na curadoria –, do sucesso dos portfólios trazidos da França por Pierre Devin e da percepção do potencial dos novos modelos de impressão com tinta pigmentada para viabilizar projetos de fotografia autoral com altíssima qualidade. Maldonado traz no currículo uma experiência empresarial de quase 20 anos como executivo (11 deles na área de tecnologia), e mais de 20 anos de fotografia, enquanto Marcelo é fotógrafo há 13 anos, desenvolvendo um forte trabalho autoral e atuando como professor no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Schoeler Editions propõe novos espaços para a fotografia autoral
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Schoeler Editions propõe novos espaços para a fotografia autoralEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário