Mostra de fotografias apresenta os grandes momentos culturais do Espaço.
Os registros fotográficos possibilitarão ao público conhecer belas imagens feitas em alguns dos 169 eventos realizados pelo Espaço em seu primeiro ano de funcionamento, a se completar exatamente na data de abertura da exposição.
De acordo com a fotógrafa e curadora da exposição, Zuleika de Souza, uma das profissionais mais conceituadas de Brasília em sua área, fazer foto de shows é difícil, mas permite que o fotógrafo explore ao máximo a criatividade, produzindo imagens bem diferentes do convencional.
Complicado, para Zuleika, foi escolher as 46 fotografias que integram a exposição. Contratados pelo Espaço Brasil Telecom para registrar os espetáculos, os fotógrafos Paulo Negreiros, Edgar Marra e Cadu Gomes produziram ao longo dos últimos 12 meses mais de 20 mil imagens. Nesse período, diga-se, o Espaço Brasil Telecom realizou 169 eventos nas áreas de música, teatro (adulto e infantil), literatura e oficina.
A exposição se concentra nos espetáculos de teatro e, sobretudo, música. Os próprios fotógrafos se encarregaram da primeira seleção, entregando a Zuleika mais de 1,5 mil fotos para ela fazer a escolha final. “Os critérios utilizados para a escolha das fotos foram a beleza e a plasticidade das imagens. Buscamos aquelas com a luz mais bonita, em que os artistas foram clicados nos momentos mais inusitados”, esclarece Zuleika.
A exposição terá um caráter multimídia. Além das 46 fotos selecionadas, o público poderá usar os computadores do foyer para assistir a vídeos de espetáculos realizados no Espaço, cujos projetores também mostrarão outras imagens (além das 46) captadas no Espaço Brasil Telecom durante os últimos 12 meses.
O princípio é a luz
A luz é o princípio da fotografia, mas em um show, o ambiente sempre tem pouca iluminação e traz o desafio de fotografar sem flash, com a discrição de quem não pode incomodar o público ou o espetáculo. Por outro lado, as luzes coloridas possibilitam imagens expressivas.
Paulo Negreiros, autor de 27 das 46 fotos expostas, fotografa profissionalmente há quase 20 anos e já trabalhou nos maiores jornais e agências de fotojornalismo de Brasília. Para ele, “o colorido das luzes cenográficas, que mudam a todo instante, proporciona fotos intensas, que traduzem a expressão do artista”. Muito diferente do que acontece com fotos posadas, que são montadas da forma que se deseja, os fatores em um espetáculo são imprevisíveis. O fotógrafo não pode controlar o personagem. Por isso, de acordo com Negreiros, “é importante que ele esteja sempre preparado, que tenha paciência para esperar o momento ideal e que, ao mesmo tempo, seja rápido para não deixar que esse momento passe”.
Para Edgar Marra, autor de 18 imagens expostas, a fotografia de shows é um desafio. Com 31 anos de experiência, o fotógrafo sempre esteve ligado à fotografia publicitária e de arquitetura. Já fotografou grandes eventos como Pão Music, mas está achando muito agradável trabalhar com o Espaço Brasil Telecom. “OS shows são mais intimistas, o teatro possibilita trabalhar a luz com mais tranquilidade e atenção e eu me sinto muito à vontade para fotografar, o que é importante em fotos dessa natureza”, elogia Marra.
Já Cadu Gomes, o terceiro fotógrafo da exposição, acredita que “o grande desafio é ficar o mais atento possível, pois como o artista não está posando e são muitas expressões durante o show, uma distração pode ser fatal”. Cadu é fotógrafo profissional desde 1992, sempre atuando nas principais redações de Brasília, como Correio Braziliense, Jornal do Brasil e outras.
SERVIÇO
Exposição “Um Ano de Luzes e Cores”
De 26 de março a 26 de abril
Visitação: aberta ao público de terça a domingo, das 12 às 19 horas (estendendo-se, em dias de espetáculo, até o horário de término do evento).
Entrada franca
Classificação: livre
Local: Espaço Brasil Telecom
Endereço: Brasília Alvorada Hotel – SHTN Trecho 1 Lote 1B Conjunto C
Site: www.espacobrasiltelecom.com.br
PABX: (61) 3306.2959 ou 3424-7121
0 comentários:
Postar um comentário