O Instituto Ecofuturo e os fotógrafos Zé e Du Zuppani, da FotoNatural, realizam o 1º Curso Ecofuturo de Fotografia nos dias 23 e 24 de maio. Voltado tanto para fotógrafos profissionais quanto para pessoas apenas interessadas no tema, o programa envolve aulas práticas e teóricas em meio a mata atlântica no Parque das Neblinas, entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga.
A taxa de inscrição (R$ 480,00) dá direito, além do curso, à barracas para o pernoite dentro do Parque e refeições repletas de quitutes caseiros e saborosos preparados pelo Sabor da Capela, de responsabilidade de moradoras da região. “Mais do que técnicas de fotografia com profissionais competentes, o aluno vai poder ter uma bela experiência com a natureza. Eles poderão sentar-se ao redor da fogueira, contar histórias, trocar idéias com os fotógrafos e mateiros do Parque”, conta Paulo Groke, gerente de projeto ambientais do Instituto Ecofuturo.
São 16 horas de aula (6 horas teóricas e 10 horas práticas) que irão abordar diversos assuntos como, noções de fotografia, questões técnicas e criativas, equipamentos, respeito nos contatos com populações tradicionais e cuidados ambientais. Esta “sala de aula” em plena mata atlântica em restauração inclui cachoeiras e trilhas onde estão à disposição do bom observador uma rica biodiversidade e toda uma intrincada cadeia de relacionamento entre estes organismos.
As inscrições podem ser feitas por e-mail (parquedasneblinas@ecofuturo.org.br) ou fax (11 4724-0556), junto com o envio da cópia do comprovante de depósito no valor correspondente ao programa, o nome ou razão social, CPF ou CNPJ e endereço completo. Os dados para o depósito são Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável - Banco UNIBANCO, agência 1296, conta corrente 108865-0, CNPJ: 03.881.866/0002-28.
O participante também deve preencher ficha médica disponível no site do próprio Ecofuturo (www.ecofuturo.org.br) e entregar assim que chegar ao Parque das Neblinas. Os organizadores orientam que o aluno vista roupas confortáveis, use tênis ou botinas com solado antiderrapante, leve boné, protetor solar, repelente para insetos, toalha, saco de dormir e lanterna com pilhas extras. É necessário ter câmera digital para participar do curso.
O endereço do Parque das Neblinas é Rodovia SP 102, quilômetro 85. Bertioga (SP).
Sobre o Parque das Neblinas
Aberto à visitação monitorada, o Parque das Neblinas é um laboratório de educação ambiental a céu aberto cujas atividades são desenvolvidas em intensa parceria com a comunidade local, constantemente envolvida com as ações desenvolvidas no Parque e seu entorno. Todos os serviços prestados no Parque (da monitoria à alimentação) são obtidos prioritariamente no município de Taiaçupeba, “porta de entrada” da reserva.
Com 2.800 hectares, a área foi reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e tombada e considerada Patrimônio Histórico pelo Condephaat. Além disso, recentemente, o Parque das Neblinas conquistou o título de Reserva Particular do Patrimônio Natural para 518 hectares de área, o que significa que este trecho de mata atlântica será integralmente preservado para gerações futuras, servindo de referência para a pesquisa científica e ações de educação ambiental.
Sobre o Instituto Ecofuturo
Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Ecofuturo foi criado em 1999 pela Suzano Papel Celulose - que também atua como mantenedora -, sempre desenvolvendo projetos em parceria com instituições, empresas, poder público e universidades, nas áreas de educação e meio ambiente, com ênfase no desenvolvimento do ser humano e no respeito à natureza. Sua missão é gerar e difundir conhecimento e práticas para a articulação coletiva de uma cultura de sustentabilidade junto a indivíduos e grupos sociais.
Entendendo o acesso ao conhecimento como ação transformadora, implementa projetos baseados em modelos replicáveis. Assim, o Instituto Ecofuturo objetiva contribuir de forma concreta para a emancipação dos indivíduos e das comunidades, a solução de problemas ambientais, a redução das desigualdades sociais e da pobreza. Programas desenvolvidos: Ler é Preciso, Parque das Neblinas e Programa Investimento Reciclável.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
Curso proporciona noções de fotografia em cenário de mata atlântica
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Cursos
Estou lendo: Curso proporciona noções de fotografia em cenário de mata atlânticaEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário