Unidades Santana e Pompéia do SESC-SP apresentam o evento “FOTOATIVA PARÁ – CARTOGRAFIAS CONTEMPORÂNEAS”
A fotografia paraense ocupa um lugar de destaque no território brasileiro, alcançando repercussão internacional, e uma das referências para esta projeção é a atuação da Associação Fotoativa, iniciada nos anos 1980.
Um pouco desta produção chega neste mês ao SESC – SP, especificamente nas unidades Santana (dia 19) e Pompéia (dia 20), com o projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas”, que além de duas exposições, oferecerá ao público seis oficinas e uma série de palestras e debates com artistas, curadores, teóricos e pesquisadores de Belém, Rio de Janeiro e São Paulo (cronograma em anexo). Entre eles estão Angela Magalhães (fotógrafa e pesquisadora), Eder Chiodetto (jornalista), Rosely Nakagawa Matuck (arquiteta e pesquisadora), Rubens Fernandes Junior (pesquisador), Tadeu Chiarelli (pesquisador).
Segundo Mariano Klautau Filho, um dos curadores do evento (ao lado de Orlando Maneschy e Patrick Pardini), a iniciativa “revela diversas vertentes: desde projetos coletivos, relacionados à imagem e cidadania, propostos em oficinas nas quais o processo é o princípio condutor, até a poética de autores que trabalham a fotografia como modo particular de perceber o mundo”.
As mostras, que reúnem 43 artistas, entre figuras renomadas e jovens realizadores, apresentam produções que vão da técnica artesanal Pinhole, passando pelas apropriações da imagem digital e apontando para novos discursos voltados para a condição híbrida das artes, assuntos que também permeiam as demais atividades do evento, fruto de uma parceria inédita entre
o SESC e a Fotoativa.
O projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas” acontece no ano em que a associação completa 25 anos de existência e integra a programação do SESC para o Mês Internacional da Fotografia de São Paulo.
"Associação Fotoativa – 25 anos de fotografia, educação e cidadania*
Fundada em Belém do Pará, em 14 de agosto de 1984, a Associação Fotoativa é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida como uma das mais atuantes e criativas entidades do Brasil que trabalham com o processo de aprendizado e prática da fotografia voltada para a construção e exercício da cidadania.
Com uma metodologia singular e atenta aos paradigmas emergentes, a Fotoativa desenvolve um leque de atividades práticas e reflexivas sobre o fazer fotográfico e suas possibilidades, constituindo-se em uma referência importante na formação de várias gerações de fotógrafos e educadores que atuam na cena cultural paraense.
Mais informações sobre a entidade estão disponíveis pelo http://www.fotoativa.blogger.com.br ou pelos contatos (91) 3225-2754 e fotoativa@amazon.com.br.
Serviço:
Projeto “Fotoativa Pará – Cartografias Contemporâneas”:
exposições de trabalhos de 43 artistas nas unidades do SESC Santana (a partir de 19.05) e Pompéia (a partir de 20.05), até 05.07, e mais palestras, oficinas e debates durante os meses de maio e junho.
Informações: (11) 3871-7700 (SESC Pompéia); 2971-8700 (SESC Santana)
http://www.sescsp.org.br.
2 comentários:
Estive lá ontem...
Acho que faltou um pouco mais de fotos
algumas achei que não estavam dentro do contexto.
Hum...
Boas observações Rafael.
Eu pretendo dar um jeito de ir até o evento. Não sei se eu consigo por conta da agenda aqui do jornal, mas vou tentar!
Obrigado pela dica!
Eduardo Chaves
www.fotocolagem.blogspot.com
Postar um comentário