O fotógrafo Fernando Lessa, especialista em moda, beauty e retratos garantiu uma tarde de cliques à frente da oficina de fotografia de moda ainda no segundo dia do MEGA MEETING 2009
A arena estava montada. No segundo andar do Clube Lyra Serrano 10 fotógrafos e hobystas estavam diante de um estúdio fotográfico. A simplicidade marcou esta oficina. Partindo do conceito de que “pouco é muito” os oficineiros contavam apenas com um fundo infinito branco, uma torre de iluminação e de sua criatividade.
“A idéia é mostrar que você não precisa fazer grandes investimentos para conseguir excelentes resultados. Tudo depende do olhar do fotógrafo que deve ser apurado, refinado e é claro, partir sempre de uma referência, trazer imagens na mente a todo momento”, recomenda Lessa.
O grupo contava ainda com o apoio de uma maquiadora, uma produtora e para estar no ritmo deste trabalho, uma modelo profissional foi convidada para compor o cenário. Tudo pronto os fotógrafos estavam atentos ao trabalho da produtora que escolhia os looks do ensaio e também a maquiagem que pretendia trazer harmonia na cena.
Empolgado em levar para a prática o que ouviu na teoria, o analista de sistemas Flavio Ricci diz que a fotografia surgiu pra ele como uma forma de extravasar a sua arte. “Comecei fotografando com um celular, comprei uma máquina, depois outra, outra e agora estou com esta profissional. Já fiz fotos de paisagens, de pessoas e eventos, agora a fotografia de moda está apontando pra mim e eu estou muito feliz com esta oportunidade”, destaca Ricci.
O fotógrafo Fernando Lessa sugeriu que os alunos primeiramente alimentassem o seu repertório visual com uma centena de belas imagens na tela do seu notebook. Música, descontração e preocupação com a limpeza e segurança do ambiente são requisitos que, segundo o profissional, influenciam na qualidade do trabalho.
A proposta para a modelo era ser dirigida pelos 10 cursistas, já os fotógrafos por sua vez, deveriam interagir com ela, pedindo poses, caras e bocas. “A idéia é mostrar para estes fotógrafos como é realmente um estúdio na prática. Aqui eles estão tendo a oportunidade de experimentar, de sugerir e de criar”, analisa Fernando Lessa.
“Sempre gostei de observar cenas do cotidiano. Comecei na fotografia porque meu marido me impulsionou. Ele já é profissional, eu apenas maquiava. Hoje somos um casal que se completa profissionalmente. Sem dúvida é muito gostoso”, comenta a advogada Gisele Souza que ainda finaliza: “pra mim estou começando a fotografar hoje”.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Oficina na prática: fotógrafos são convidados a treinar o olhar no MEGA MEETING Paranapiacaba 2009
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Eventos
Estou lendo: Oficina na prática: fotógrafos são convidados a treinar o olhar no MEGA MEETING Paranapiacaba 2009Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário