“O evento não é de bilheteria é de convidados VIPS. Sim, tem glamour, mas pra quem vai assistir a um desfile e depois vai embora, os fotógrafos acompanham sete, oito desfiles por dia, tá bom assim?”, dá pra deixar bem claro que o fotojornalista Celso Luiz não está para brincadeira quando se trata de fotografar o maior evento de moda do país.
Aumentando os números de Ricardo Trida, Luiz, conta que em um PIT de desfile é possível ver mais de 200 fotógrafos. Mas ele garante: “Isso no passado, agora a realidade é outra”. Sem dúvida, este profissional que acompanhou este ano a SPFW a serviço pelo DIÁRIO DO GRANDE ABC, tem muita história para contar. Afinal, ele é presença garantida desde o primeiro evento, ainda chamado de Phitoervas Fashion.
Para quem não se aguentou de curiosidade: sim, a SÃO PAULO FASHION WEEK não nasceu ontem. O evento já existe por mais de 10 anos.
Começou em 1996, quando o evento era conhecido como Morumbi Fashion Brasil. Ele ganhou o nome atual em janeiro de 2001, em sua décima edição. Durante este tempo, estilistas, produtores, modelos, patrocinadores, tecelagens, jornalistas, agências, indústrias e técnicos se profissionalizaram e ganharam espaço na área. Por isso, este evento de moda é hoje o mais importante da América Latina e aparece entre as principais semanas de moda do mundo, ao lado de Paris, Milão, Nova Iorque, e Londres – fonte wikipédia.
Depois desta aula de história, vamos voltar ao foco, ou melhor, a rotina dentro da bienal pelas lentes de um fotógrafo.
O tempo passou e com ele, Celso Luiz garante que os profissionais que encontra no evento foram se profissionalizando, no entanto, uma outra demanda de pessoas (fotógrafos amadores e outros que se apresentaram para a câmera pela primeira vez) resolve aparecer também pelo PIT e acaba lotando o espaço, que na maioria das vezes é pequeno para tanto trabalho.
“Uma vez cheguei a ver uma fotógrafa de uma agência que perdeu todo o seu equipamento. Bolsa, lentes, câmeras e cartões, tudo, absolutamente tudo foi levado por sabe lá quem! O evento tem segurança e estrutura, mas na hora do desfile todas as atenções estão voltadas para a passarela, é nesta hora que você precisa ficar atento e não perder seu material. Na sala de imprensa o laptop também precisa ser vigiado. São mais de 200 pessoas usando tudo de uma vez, não dá pra descuidar”, desabafa Luiz.
As luzes se apagam e a Bienal se acende
O fotógrafo garante que não é só as passarelas que ganham brilho neste evento. A Bienal se enche de cores e é possível ver muitas novidades por lá. Como fotojornalista, o profissional precisa estar atento a todos os detalhes. O lounge, o bar, e o burburinho podem render também boas imagens.
Ente um desfile e outro, Celso Luiz destaca que é importante garantir seu espaço na sala de imprensa. O profissional recomenda nestes casos que ao terminar um desfile ou uma sequência de imagens, é necessário descarregar o equipamento e tratar suavemente as fotos. “Um controle de luz, foco e ajustes simples, depois manda tudo pro jornal”, analisa.
Armas para a Guerra
Abrindo o jogo, Celso comenta que além do que considera como básico para cobrir o desfile, o fotógrafo precisa também levar uma escada. Afinal, o que ele menos precisa se preocupar é com a altura dos colegas de profissão.
Material:
Câmera
Lente Tele-objetiva
Lente Grande angular
Cartões de memória (muitos)
Lap Top Escada
“Entre um desfile e outro muitos fotógrafos acabam ficando em filas enormes para conseguir um bom lugar na próxima apresentação. Mas a escada ajuda muito, mesmo chegando depois de muita gente consigo um bom lugar”, diz Celso.
Canon ou Nikon?
Claro, a dúvida entre qual tipo de equipamento usar não é tão nova quanto este post. A briga entre estas duas marcas de referência na fotografia não é somente para este evento, mas para o dia-a-dia.
“Em jornalismo, 90% dos fotógrafos ainda usam Canon simplesmente porque eles buscam velocidade, agilidade no processamento das imagens, além é claro, que já ganhou o espaço de muitos profissionais das antigas. Já a Nikon é a preferida dos fotógrafos de moda porque ela garante uma melhor fidelização das cores e também da definição do foco, neste caso, não tem melhor”, comenta o fotógrafo.
Apaixonado por fotografia desde sempre, Celso Luiz não esconde que é sim importante cobrir um evento como este, pois é ali que é possível fazer bons contatos, conhecer novos profissionais e identificar novos nichos no mercado. Fotógrafos especializados em detalhes (mãos, pés, jóias e adereços), isso você só encontra nesta vitrine que é SÃO PAULO.
Contatos:
Celso Luiz
Email: clgo_foto@hotmail.com
sábado, 20 de junho de 2009
SÃO PAULO NADA FASHION WEEK. Celso Luiz rasga o verbo e conta qual a melhor nas passarelas: Canon ou Nikon?
Publicado por
Eduardo Chaves
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2 comentários:
Celso linda as suas fotos!
Parabéns pelo trabalho e obrigada por conceder a entrevista para o FOTOCOLAGEM!
Abraços
Deborah Silva
www.fotocolagem.blogspot.com
Oi Deborah,
Que bacana que você está aproveitando para deixar seus comentários aqui no FOTOCOLAGEM.
Você sabe que eu tenho uma certa caída por fotos de moda, não é mesmo?
E o material dele é realmente muito bom!
Abraços,
Eduardo Chaves
EQUIPE FOTOCOLAGEM
www.fotocolagem.blogspot.com
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