A Pontifícia Universidade Católica do Paraná e o Goethe-Institut de Curitiba promovem a exposição “Arquitetura da Bauhaus: Fotografias de Hans Engels”. A abertura será nesta quinta-feira (27). A exposição permanecerá aberta para visitação das 9h às 21h até 9 de outubro.
Uma exposição de fotos de Hans Engels
Textos de Axel Tilch
Ao contemplar as casas-mestres (residências e ateliers) restauradas em Dessau, surgiu a idéia de ir além das já conhecidas obras arquitetônicas da Bauhaus e pesquisar a existência de outras obras que ainda não fossem conhecidas. Durante discussões com vários profissionais da área, pude perceber que não havia nenhuma informação sobre eventuais construções ainda existentes no estilo Bauhaus. Decidi então começar a pesquisar estes dados, primeiramente em arquivos e depois nas minhas viagens.
O conceito “Arquitetura Bauhaus” antes de tudo necessita ser definido: As construções fotografadas para esta exposição são resultado de trabalhos de mestres, professores e alunos da Bauhaus, assim como de funcionários do escritório de arquitetura de Walter Gropius e de um período entre a fundação da Bauhaus em 1919, em Weimar, até seu primeiro fechamento pelos nazistas em 1932 na cidade de Dessau, seguido por um fechamento definitivo, um ano mais tarde, na cidade de Berlim quando a instituição estava sob direção de Mies van der Rohe.
Ao fotografar arquitetura, o que mais me interessa e chama atenção, são as marcas do tempo dentro e fora na construção, marcas estas deixadas pelos seus construtores e diversos moradores. O período histórico se estende desde o tempo em que se faziam experimentos arquitetônicos nos anos 20, abrange o período de poder e opressão político dos nazistas, condenando a maioria dos adeptos da Bauhaus e suas idéias ao exilo e vai até o período de construções de baixo apelo visual da então RDA (República Democrática Alemã), que por sua vez ignorou durante décadas esta herança da arquitetura – mas também na República Federal da Alemanha muitas destas obras foram tratadas com desdém e até esquecidas.
A realização desta exposição tem como intenção e objetivo documentar tanto o conhecido como o esquecido, o desmoronado como o reconstruído ou restaurado, permitindo assim um panorama mais completo da arquitetura Bauhaus na percepção pública.
Serviço
Data da Abertura: 27/08 (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Muni – Museu Universitário – Câmpus Curitiba
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
PUCPR e Goethe-Institut de Curitiba promovem “Arquitetura da Bauhaus: Fotografias de Hans Engels”
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Exposições
Estou lendo: PUCPR e Goethe-Institut de Curitiba promovem “Arquitetura da Bauhaus: Fotografias de Hans Engels”Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário