Exposição "Registros Fotográficos - Patrimônio e Memória da USP"
São Paulo, a partir de 25 de outubro de 2009
Maio de 1989: após greve de dois dias, funcionários da USP, em assembléia realizada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), aceitam proposta da Reitoria. A paralisação de restaurantes e circulares fora acordada com uma pauta de reivindicações que incluía reposição de perdas salariais e repressão policial (foto: Eduardo Knapp)
Os Cadernos CPC buscam inventariar e divulgar os diversos bens culturais da Universidade por múltiplos enfoques que visam promover debates, reflexões e ampliação do conceito de patrimônio cultural.
A exposição que se apresenta deriva dos trabalhos efetuados para a produção do oitavo volume dos Cadernos CPC cujo enfoque é a fotografia.
Composto originalmente por três partes, o título em questão contempla um conjunto de textos com tópicos relevantes a esta temática, que dialogam com experiências desenvolvidas no âmbito de pesquisas e difusão na Universidade e reflexões acerca do Universo fotográfico. Há também um mapeamento que visa identificar práticas referentes a registros fotográficos, sob os diversos aspectos e campos de atuação no meio acadêmico. Por último, são identificados no volume, Acervos sob a guarda da USP, provenientes de doações ou aquisições de imagens avulsas ou coleções particulares e de séries produzidas por docentes ou funcionários que integram a memória da Universidade.
Textos e imagens compõem os painéis da exposição com o objetivo de instigar o observador a ponderar e refletir sobre os dois Universos que aqui se unem: a Universidade de São Paulo e a fotografia como objeto.
Data e horário
Abertura: 25 de outubro, às 15h
Visitação: Domingo a sexta-feira, das 10h às 16h
Entrada franca
Local
Casa de Dona Yayá, sede do CPC-USP
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista
São Paulo SP Brasil
Maiores informações
Fone 11 3106-3562
E-mail: cpcpublic@usp.br
0 comentários:
Postar um comentário