A Casa da Luz Vermelha, espaço com 130 m2, exibirá os melhores nomes da fotografia brasileira e comercializará seu acervo em todo o país
O fotógrafo brasiliense Kazuo Okubo acaba de inaugurar a primeira galeria especializada em fotografia de arte na capital federal, A Casa da Luz Vermelha. O espaço, com 130 m2, possui um acervo de qualidade e dimensões de caráter nacional que será comercializado via Internet em todo o país. A galeria está localizada num lugar privilegiado, no setor de clubes esportivos Sul, no Clube da Associação dos Servidores do Banco Central (ASBAC), onde também funciona o estúdio de Okubo. Em São Paulo, a galeria será representada com exclusividade pela arquiteta Rosely Nakagawa, maior especialista no Brasil em fotos de arte, consultora técnica e curadora do acervo permanente da Casa da Luz Vermelha.
O projeto de abrir uma galeria exclusiva de fotografia surgiu pelo fato do segmento de fotografia estar em franca expansão no Brasil. Por esta razão, ao detectar a falta de espaços específicos de exposição neste segmento, Kazuo Okubo planejou ao longo de cinco anos montar a galeria voltada para a arte fotográfica, a fim de suprir esta lacuna e dar oportunidade a fotógrafos de arte que necessitam expor, valorizar e comercializar seus trabalhos, possibilitando a formação de um público e de um mercado dedicado ao segmento.
O acervo permanente da galeria já conta com grandes nomes da fotografia brasileira, entre eles, Anderson Schneider, André Dusek, Bento Viana, Camillo Righini, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Dorival Moreira, João Paulo Barbosa, Kazuo Okubo, Olivier Boëls, Patrick Grosner, Ricardo Labastier, Thomaz Farkas, Tiago Santana e Walter Firmo.
Para Rosely, o lançamento de um espaço destes em Brasília é estratégico, pois trata-se de um mercado com perfil especial de consumidores locais exigentes e sofisticados, interessados em arte e fotografia. "A cidade conta com um fluxo de estrangeiros e colecionadores e tem uma vida cultural efervescente e de alto nível. Ao reunir várias funções, A Casa da Luz Vermelha vai atuar como um centro inédito difusor da cultura fotográfica no país. Por suas características, é o mais completo espaço deste gênero no Brasil", afirma Nakagawa.
Segundo Kazuo Okubo, o objetivo é fomentar a produção artística e fotográfica nacional e ampliar o mercado. As fotografias estão sendo comercializadas como obra de arte, com tiragens limitadas, previamente estabelecidas pelo artista, garantindo a exclusividade das obras. As cópias, analógicas ampliadas (negativos) e impressas (formato digital) a partir da original, são assinadas e numeradas dentro do limite máximo determinado para cada uma. O valor da fotografia de arte é determinado por uma série de variáveis como a valorização do artista, período, estilo, técnica e, ainda, de acordo com a crítica especializada e o mercado de arte, seguindo o conceito de excepcionalidade e caráter único de cada obra.
"A foto autoral é construída com a história e o olhar particular de cada fotógrafo. É um mercado que tem muito potencial de crescimento. Neste primeiro momento, estamos trabalhando com 15 fotógrafos no acervo permanente, além de promovermos exposições durante o ano", explica.
A Casa da Luz Vermelha oferece cópias das fotografias com alta qualidade de impressão (fineart), em papéis especiais com PH levemente alcalino e certificado de garantia, de acordo com padrões dos mais conceituados museus do mundo. Com papéis de fama mundial e superfícies diferentes, com garantia de 150 a 200 anos, poderão ser feitos diversos tipos de impressão. "Contamos também com um bureau de impressão, anexo à galeria, que garante a excelência e qualidade das obras", conta Okubo.
Além da área de exposição e do bureau, A Casa da Luz Vermelha pretende ser um centro de conhecimento e reflexão sobre a fotografia autoral. "Já estamos agendando palestras, workshops, cursos e debates sobre o assunto. Vivemos atualmente no Brasil uma euforia de vendas de fotografia de arte. Por isso, este é o momento de refletir sobre o assunto e mostrar não somente o meu trabalho, mas também o de outros profissionais", acrescenta Okubo.
Programação da Casa da Luz Vermelha:
De Novembro a Janeiro:
Até o dia 23 de janeiro de 2010, a galeria conta com a exposição "O Colecionador de Paisagens", de Kazuo Okubo, com curadoria de Ralph Gehre. A mostra traz 29 fotos em tamanhos diferentes de até 1mX1,50m. As fotos, com tiragem limitada de até 10 cópias impressas em papel de fibra de algodão, são o resultado de um exaustivo exercício de fotografia realizado em quatro capitais européias - Amsterdã, Praga, Paris e Roma.
Dezembro:
No dia 5 (sábado), às 16h, a galeria irá promover uma visita guiada com o curador da mostra "O Colecionador de Paisagens", Ralph Gehre, que estará à disposição do público interessado em conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Kazuo Okubo.
Nos dias 7, 8 e 9, a galeria contará com a presença da curadora do acervo, Rosely Nakagawa. No dia 7 (segunda-feira), às 19h30 ela fará uma palestra sobre "Fotografia de Arte" direcionada a arquitetos e decoradores. O evento tem o objetivo de mostrar para esse público como a fotografia pode ser encarada como uma possibilidade de investimento artístico para colecionadores e apreciadores de obras de arte que pretendem utilizar fotografias em ambientações e em projetos arquitetônicos. Além disso, Rosely fará algumas recomendações sobre os cuidados que devem ser tomados para conservar uma foto.
De 8 (terça-feira) a 9 (quarta-feira) de dezembro, na parte da manhã e da tarde, Nakagawa, apresentará um workshop de leitura do portfólio do acervo da galeria. O evento é fechado e destinado aos fotógrafos que participaram da curadoria do acervo da galeria. O trabalho de leitura de portfólio é o primeiro exercício para compreender o projeto do fotógrafo e o seu desejo de divulgar o que está sendo produzido. Rosely destacará durante o evento que, ao organizar uma exposição de um fotógrafo, sempre aparecem dúvidas em relação à edição, finalização (ampliação e formato), forma de apresentação, tema, público, mercado. Futuramente, a galeria também promoverá workshops direcionados a fotógrafos que tenham um trabalho autoral e que estejam interessados em avaliar sua produção voltada para o universo da fotografia de arte.
Janeiro:
No dia 26 de janeiro, a galeria fará o lançamento da "Mostra do Acervo_01_2010". Trata-se de uma apresentação da exposição coletiva com as obras dos fotógrafos que fazem parte do acervo permanente da Casa da Luz Vermelha. Na ocasião, também será lançado um novo catálogo com obras de 17 fotógrafos que farão parte do segundo acervo da galeria. As fotos foram selecionadas por Rosely Nakagawa e conta com obras de renomados fotógrafos, como André Nunes, Arthur Monteiro, Beto Barata, Beto Rocha, Débora Amorim, Hélio Rocha, Humberto Lemos, Isabela Lyrio, Janaina Miranda, Jorge Diehl, Marcelo Feijó, Monique Renné, Penna Prearo, Ricardo Padue, Rinaldo Morelli, Usha Velasco e Zuleika de Souza.
Para mais informações sobre os eventos, os interessados devem entrar em contato com a galeria pelo telefone (61) 3878.9100.
GALERIA A CASA DA LUZ VERMELHA
Horário de funcionamento:
de segunda a sexta-feira, das 10 às 20h, e aos sábados, das 10 às 18h
End.: SCES Trecho 02 Conjunto 31 - ASBAC - Brasília - DF - Brasil
Tel.: +55 61 3878 9100
contato@acasadaluzvermelha.com
www.acasadaluzvermelha.com
1 comentários:
Muito bacana o post!
Quem quiser ficar por dentro de toda a programação da galeria pode acessar a nossa página do facebook: www.facebook.com/acasadaluzvermelha
Postar um comentário