Fonte: Blog da III Semana de Fotografia do Recife
Mateus Sá, coordenador da III Semana de Fotografia do Recife, abre noite de palestra com Roseli Nakagawa. Foto: Beto Figueroa
III Semana de Fotografia do Recife começou neste domingo, 15, e segue até 21 de novembro com uma programação de mostras, lançamentos de livros, exposições, palestras, oficinas e leituras de portfólios
A história da fotografia de Pernambuco será um dos grandes motes presentes nas ações da III Semana de Fotografia do Recife, que será aberto oficialmente neste domingo, 15 de novembro, às 20h15, na Torre Malakoff, com a exposição Fono Fotografia, de Luis Santos e Thelmo Criatovam; e Alpha, do espanhol Hector Bermejo; seguida pela primeira projeção da IV Mostra Recife de Fotografia, que acontece de 15 a 20 de novembro. Antes, às 16h, no mesmo local, acontecerá o lançamento do Guia Fotolibras, e depois a palestra Curadoria e Colecionismo (18h30), com a especialista em semiótica Rosely Nakagawa (SP), que faz parte do Conselho de Seleção da FUNARTE e é curadora de vários projetos culturais como Casa da Fotografia FUJI. A III Semana de Fotografia do recife é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, sob a coordenação da Gerência de Serviços de Fotografia.
A programação do evento pretende colocar em pauta a produção fotográfica (os profissionais) em consonância com sua contextualização histórica. O objetivo é proporcionar reflexões, discussões e troca de experiências entre as diversas gerações de fotógrafos. “Temos no Estado uma história muito antiga e forte na área da fotografia. Fora de Pernambuco a nossa fotografia é bastante conhecida e reconhecida. É necessário que esse conhecimento se fortaleça aqui dentro também”, explica Mateus Sá, coordenador do evento.
O tema será debatido em duas mesas: a primeira no Centro Cultural dos Correios, dia 16, com a participação de Edmund Dansot, Daniel Berison e Gleide Selma, com a mediação de Ana Farache; e a segunda, no Teatro Mauricio de Nassau, dia 18, com palestras de Alcir Lacerda, Tadeu Lubambo e Xirumba, e mediação de Breno Laprovítera.
A semana conta ainda com seminários, exposições, leitura de portfólios, debates e oficinas; além de ações como a 2° Maratona de Fotografia e a IV Mostra Recife de Fotografia. O evento irá reunir fotógrafos profissionais, amadores, artistas visuais, referências do cenário local e nacional da área, além do público em geral, que poderá vivenciar a pluralidade de olhares da linguagem fotográfica através do formato descentralizado, com ações espalhadas por toda a cidade, que vão desde o Centro à periferia.
O evento também vai abordar a produção contemporânea, o mercado fotográfico e os direitos autorais, que serão expostos em palestras, como Direito de Uso de Imagem, Direito Autoral, com José Roberto Comodo (SP), dia 19, das 11h às 13h, no Cine Teatro Faculdade Barros Melo – AESO; Projeção e Debate (Autoria e Mercado), com Rogério Reis (RJ), dia 17, das 20h às 22h, no Auditório Centro Cultural Correios e Fotografia & Memória, com Rubens Silva (SP), Nina Velasco (PE), Maria do Carmo Nino (PE), dia 17, das 14h às 16h, no Auditório Centro Cultural Correios.
Entre as oficinas e workshops oferecidos, a oficina Moda em Foco (Verônica Fernandes e Breno Laprovítera- PE), Retrato Pintado (Mauricio de Lima e José dos Santos-CE), oficina Transmissão de Imagens em Tempo Real (Arnaldo Carvalho – PE), oficina Técnica de Iluminação de Estúdio (Chico Barros – PE e Clicio Barroso – SP), workshop a Cores (Jean Lopes – RN) e workshop Intensiva de Multimídia (Leo Caobelli e Paulo Fehlauer SP).
O encerramento da III Semana de Fotografia do Recife acontece no mesmo local, No Canal das Artes, a partir das 22h, do dia 21, com projeção de imagens do artista plástico Márcio Almeida e música com a DJ Catarina Dee Jah.
Acompanhe o dia-a-dia do evento, aqui!
0 comentários:
Postar um comentário