Por: Rodrigo Favero
O processo cruzado definitivamente é um dos recursos mais interessantes e divertidos quando se fala em lomografia. Isso faz os olhos de muitos brilharem ao escutarem tais palavras, talvez porque no processo cruzado tudo muda de figura e nada fica previsível, ou seja, é quando uma fotografia aparentemente muito boa passa a ficar ÓTIMA! O processo cruzado, também conhecido como cross-process ou ainda xpro é nada mais nada menos que utilizar o filme slide (ou cromo que nesse caso deve ser revelado em processo E6) e revelado no processo C41 que é a revelação do negativo comum; seu filme será desse modo um negativo falseado.
Durante a revelação utiliza-se a química de outro processo e isso faz com que as cores saiam trocadas, saturadas como numa forte explosão de cores vivas e intensas onde uma imagem aparentemente "comum" vire uma fotografia surreal de filmes de ficção científica. Realizar essa técnica com filmes vencidos torna a brincadeira ainda mais emocionante pois os resultados são ainda mais fortes e inesperados.
Como tudo na lomografia, é a diversão e a criatividade que determinam uma boa imagem.
Veja algumas imagens deste processo:
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Cruzando Processos
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Lomografia
Estou lendo: Cruzando ProcessosEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
nossa, o resultado é realmente muito legal! nunca ia pensar que podia ser fieto desse jeito :)
adriana
fiz este processo num positivo que fotografei com uma holga 135mm... as cores ficaram todas puxando para o fúcsia - animais! foi minha única experiência de cruzado. então te pergunto... estas fotos que postou são do mesmo filme? será que as minhas ficaram em um só tom devido a revelação ou ao filme (que possivelmente estava vencido)? se souber me responder, agradeço!
onde encontro laboratórios em são paulo que revelem em processo cruzado? moro em atibaia e desisti de achar um laboratório que faça tal.
Postar um comentário