Por: Danilo Russo
Especial para o FOTOCOLAGEM
A iluminação é o assunto que trataremos nos próximos artigos. Este tema será divido em três partes, em consideração à grande quantidade de informações e à importância do assunto na fotografia. O presente artigo é uma introdução à iluminação e falaremos aqui da luz em si, de suas características físicas e fotográficas. No próximo mês trataremos do uso da luz na fotografia e serão apresentados conceitos de iluminação. Na terceira parte serão apresentados exemplos de iluminação em locações de estúdio e externas, serão explicadas técnicas e esquemas de iluminação.
A LUZ
A luz é uma radiação que é percebida por receptores presentes no olho (foto-receptores). Radiação é o termo genérico para definir a propagação da energia de um corpo (fonte) para um outro e vários modelos teóricos (matemáticos) foram desenvolvidos em várias épocas para estudar as características da luz. Para a fotografia, não é importante se conhecer as minúncias físicas da luz e, sim, uns poucos elementos necessários para se entender a luz de forma que se torne mais fácil trabalha-la.
Estas informações podem ser sintetizadas na frase:
"A luz tem um caráter ondulatório em relação a propagação no espaço (onda eletromagnética) e uma característica corpuscular em relação a energia que a compõe". (Fotone)
ONDA ELETROMAGNÉTICA
A luz é um tipo de energia que se propaga a partir de uma fonte com movimento análogo a uma onda.
As radiações eletromagnéticas podem ser descritas detalhadamente através do comprimento e freqüência da onda. O comprimento de onda é a distância entre dois pontos consecutivos de crista e a freqüência é o número de vezes por segundo que um ciclo completo ocorre.
Estes elementos de física tem uma grande importância para nos fotógrafos na hora de considerar a cor da luz, a suas dominantes e sua interação com o filme fotográfico.
ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO
Outra noção física muito importante é a divisão do espectro eletromagnético. O espectro eletromagnético é constituído de todas as ondas eletromagnéticas de mesma natureza e velocidade de propagação e se diferenciam só pela freqüência e, conseqüentemente, pelo comprimento da onda.
As ondas eletromagnéticas que compõem o espetro eletromagnético são:
Para fins fotográficos, estamos interessados no intervalo que vai dos raios ultravioleta até o infravermelho, intervalo onde está o espectro visível aos olhos humanos. Isso porque os filmes fotográficos têm sensibilidade somente um pouco maior que os olhos humanos.
No intervalo visível do espectro, é importante evidenciar como o comprimento de onda cria as diferentes cores da luz. A luz ‘branca’ é o resultado de uma fonte que contém todos os comprimentos de onda do espectro visível equilibrados. Variações desta distribuição caracterizam as cores da luz e as dominantes de cores.
Terminamos esta explicação apresentando um assunto extremamente importante para a fotografia, a temperatura da cor.
TEMPERATURA DE COR
A temperatura de cor não diz respeito a temperatura calorífica diretamente, antes, a escala de temperatura é usada em correspondência à freqüência da cor. Assim, determinada temperatura equivale a uma freqüência do espectro eletromagnético. A temperatura-cor da luz é medida em graus Kelvin (ºK) e foi definida a partir do aquecimento de um composto de carbono, que passa por todas as freqüências conforme aumenta seu calor. É uma escala por analogia.
Como a temperatura de cor diz sobre a freqüência, Assim ela informa sobre a cor da luz. Isso é importante para a escolha do filme fotográfico, para o balanceamento do equipamento digital e para calcular a dominante de cor que a imagem fotográfica pode assumir. Apresentamos a escala das principais temperaturas de cor na matéria passada sobre filmes fotográficos.
Estes poucos elementos de física são indispensáveis para introduzir os conceitos de luz e a técnicas de iluminação propriamente dita.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
A Iluminação na fotografia. Segredos revelados pelo fotógrafo Danilo Russo
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: A Iluminação na fotografia. Segredos revelados pelo fotógrafo Danilo RussoEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário