O designer gráfico Mario Amaya apresentou, nesta última sexta-feira, duas oficinas intituladas: “Tratamento de imagem com qualquer computador”, a primeira ocorreu às 09h30 e a segunda parte foi às 16h30. Os assuntos abordados pelo palestrante foram à desmistificação do tratamento digital de imagem definindo-o como a atualização do trabalho tradicional do laboratorista fotográfico e não como apenas mais uma ferramenta informática. Amaya mostrou como o tratamento de imagem não é dependente de uma plataforma de computador (Mac ou PC), software (Adobe ou não-Adobe) ou formato de arquivo (JPEG ou RAW).
Foram apresentadas soluções de software disponíveis conforme o tipo do computador, demonstrando como se pode fazer isso com ferramentas gratuitas, programas que vêm com o sistema operacional e aplicativos especialistas como Photoshop e Lightroom.
O jornalista finalizou a palestra explicando o fluxo de trabalho com uma sequência definida e organizada de tarefas: importar, organizar, acertar o balanço de branco, definir contraste e saturação, controlar ruído, eliminar invasões de cor, fazer retoques localizados, controlar perspectiva, reenquadrar, armazenar e exportar.
Sobre Mario Amaya
Jornalista de tecnologia com formação em design gráfico. Colaborador das revistas/sites Mac+, Windows e Photoshop Creative, todas da editora Digerati. Começou a trabalhar com imagem digital num PC-XT em 1987, e no Macintosh em 1992. Conheceu o Adobe Photoshop na versão 2.0 em 1993.
Trabalhou na arte do jornal Folha de S. Paulo em 1994-1996 e a partir disso em diversas revistas, como a pioneira revista Macmania (predecessora da atual Mac+), Magnet (predecessora do site Geek.com.br), Tupigrafia e EGM. Na Macmania, onde era editor e diretor de arte, descobriu - se fotógrafo. Mas só foi exercer a fotografia depois, no seu blog (a partir de 2000) e no Flickr (a partir de 2007).
sábado, 30 de janeiro de 2010
Mario Amaya ensina técnicas de tratamento de imagem na Campus Party Brasil
Publicado por
Deborah Silva
Estou lendo: Mario Amaya ensina técnicas de tratamento de imagem na Campus Party BrasilEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário