Fonte: Márcio Neves
Blog Além do Olhar
Acesse o post original, aqui!
Atualmente existem várias discussões sobre o uso indiscriminado do Photoshop, fazendo parecer que todos os males do mundo são culpa desta ferramenta que completou 20 anos do lançamento de sua 1ª versão.
O programa de manipulação de imagens da Adobe foi lançado em 10 de fevereiro de 1990, mas a manipulaçã de imagens já era feita muita antes disso.
Desde o surgimento da fotografia a manipulação faz parte do processo, afinal, as ferramentas básicas do Photoshop como: controles de contraste, brilho, saturação, recortes, dodging, burning, etc, já eram realizadas nos laboratórios fotográficos muito antes de termos computadores em nossas mesas.
A popularização do programa, que facilitou o trabalho com imagens, trouxe o problema de seu uso indiscriminado, assim muitos pensam que ele pode resolver qualquer problema em uma fotografia.
Por este motivo muitos fotógrafos resistiram ao uso do Photoshop, como se fosse uma espécie de "trapaça" ter sua fotografia retocada, hoje sabemos que um minimo de ajustes nas fotografias digitais têm de ser feitos via softqere de edição e geralmente utilizamos para isso o famoso Photosop.
Lendo sobre seu surgimento e versões lembro que utilizei outros dois programas de edição de imagens antes do Photoshop, mas em pouco tempo aderi ao programa que estava na versão 6.0.
Muito se fala sobre o programa, alguns o condenam enquanto outros o enaltesem, mas sem duvida ele é um dos programas de computador que mais influenciou a disseminação do mundo digital nos ultimos 20 anos.
Conheça a história do Photoshop no Terra Tecnologia e no Blog iPhoto Editora.
Para descontrair e ver os exageros cometidos com Photoshop, acompanhe o Blog Photoshop Disasters ou veja a eleição dos 25 usos mais ridiculos do Photosho em 2009 no BuzzFeed.
0 comentários:
Postar um comentário