Fonte: Wedding Brasil
O pessoal responsável pelo Wedding Brasil 2010, evento ao qual o FOTOCOLAGEM está apoiando, realizou uma entrevista com Márcia Charnizon sobre sua palestra. Confira abaixo:
WB - Você começou super cedo na fotografia, passou por várias áreas como: editoriais de moda, life style, retratos, entre outros, e parou na fotografia de casamento. Por quê? O que lhe atraiu
neste segmento?
Márcia - Nunca decidi conscientemente fazer parte de nenhum segmento especifico. Fui sempre fotografando os assuntos que me agradavam e acho que foi o casamento quem me escolheu. Foi engraçado porque, num certo dia, percebi que estava completamente dentro desse mercado. Essa total consciência aconteceu somente há uns 8 anos.
Quando penso que meu primeiro casamento foi há 15 anos, vejo que a trajetória foi muito intuitiva, sem muitas paradas para pensar e tomar um cafezinho. Casamento é um ramo que te absorve demais, a gente passa a ter uma agenda muito programada e já decidida com 360 dias de antecedência. Os atendimentos, os books, a pós-produção insana, os álbuns/livros, tudo isso foi absorvendo meu tempo e dificultando bastante os trabalhos que surgiam de última hora. Isso acabou modificando, naturalmente, o curso da minha rotina com a fotografia.
Ao mesmo tempo adoro contar histórias. Me encanta a liberdade de criação e de envolvimento que os casamentos me dão. Me agrada muitíssimo não ter que seguir layout e eu mesma ser a diretora de criação. E como fotógrafa, é interessante pensar que meu trabalho ficará, de certa forma, para história de cada cliente. Por ter começado muito cedo, acho que não tinha consciência da segmentação do mercado fotográfico, que nos divide em categorias e acabamos virando rótulos - como em qualquer outra profissão. Entendo que a segmentação organiza e torna o mercado mais eficiente, mas por outro lado, pensando na questão criativa, essa rotulação me incomoda. As pessoas acabam achando que fotografo somente casamentos. Fotografo cenas da vida, e isso pode ser um monte de coisas. Mas nunca vou querer parar numa área específica. Esse segmento da fotografia de casamento é somente mais um dos meus encantos... Ok.... Predileto!
WB - Seu trabalho é reconhecido pelo marcante trabalho de direção que você faz com os noivos? Qual o segredo para efetuar uma direção com perfeição e conseguir o resultado esperado?
Márcia - Aprender a escutar e entender os personagens que estão na frente das minhas lentes. Não adianta querer direcionar a cena para um clima que não faz parte do estilo dos meus personagens. Os noivos não são modelos. Não são atores. São personagens reais. Para mim, uma boa direção com noivos, significa simplesmente saber ser um bom anfitrião. Falar, ou aprender a falar a língua dos meus visitantes.
0 comentários:
Postar um comentário