Por: MOA
Uma vez um fotógrafo que não me recordo o nome disse a seguinte frase: "A vida é colorida, mas a realidade é em preto & branco"
No espectro de energia eletromagnética entre 400 a 700 nanômetros que corresponde a décima milionésima parte de um milímetro, vibram todas as sensações de cores. Reside ali a magia dos tons que vai do preto ao branco viajando por uma sequência lógica de cinzas através da película , onde a representação dos verdes, vermelhos e azuis primeiramente possam parecer iguais, mas com a sensibilidade do fotógrafo na utilização de filtros, possa diferenciar esses tons dando a fotografia uma linguagem mais sublime nesse contexto.
Qual a função dos filtros coloridos para a fotografia p&b?
Como usamos o processo de síntese aditiva nas cores primárias, onde o preto é ausência de luz e o branco é a somatória de todas as cores, os filtros RGB são essenciais para a diferenciação de tons de cinza entre as cores vermelha, verde e azul, respectivamente conhecidas como RGB.
Quando a luz incide sobre a emulsão p&b, o filme entende e codifica os tons próximos entre as cores, mas antes de sensibilizar a emulsão, podemos alterar a condução da luz através de filtragens para que essa diferencie os tons que irão compor a imagem.
Filtro Verde absorve as cores azul e vermelha deixando passar apenas a cor verde.
As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.
Filtro Azul Absorve as cores verde e vermelha deixando passar apenas a cor azul.
As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.
Filtro Vermelho, absorve as cores verde e azul, deixando passar somente a cor vermelha.
As cores barradas não incidem no negativo e provocam escurecimento nesses tons.
Veja a seguinte tabela:
Fotografar em preto e branco é retirar a essência de um momento, liquidificando o tempo em forma de tons, para pintar numa emulsão fotográfica.
Toda essa gama de tons estão divididas em 10 zonas que vai do mais branco ao mais puro preto e para um melhor aproveitamento desses detalhes foi desenvolvida tabelas de tempos para a revelação dos filmes em P&B considerando a temperatura do revelador, a sensibilidade e o tipo de filme. Há algumas diferenças no tempo de revelação entre as marcas Kodak, Fuji e Ilford, os mais tradicionais aqui no Brasil.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
A magia dos tons
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Eduardo Chaves
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3 comentários:
Muito legal a materia, e a frase "A vida é colorida, mas a realidade é em preto & branco" é de um filme do maravilhoso WIN WENDERS (O estado das coisas). Só acho que o post ficou um pouco atrapalhado qdo se tentou falar das "10 zonas" que seriam o sistema de zonas de Ansel Adams, que não é somente controlado pelo tempo de revelação não, e sim, principalmente, pela exposição, sendo a revelação um outro passo para se alterar as zonas de um negativo.
olá, se não me engano quem costuma usar a frase citada no inicio da materia é o Emidio Luisi, só não sei se afrase é dele rsrrss abs!
Ola Alfred
Primeiramente agradeço suas críticas que é imprescindível para o crescimento e enriquecimento da fotografia e a elucidação dessa frase que todo fotógrafo deve utiliza-la, dando os crédito ao criador ou se isentando da criação.
Quanto ao sistema de zonas, estou preparando uma matéria pra adentrar mais profundamente nela, pois como vc falou em exposição que é um dos pontos fundamentais pra esse controle, ainda acrescentaria a fotometria pra luz incidente, ao invés de luz refletida , a própria falha na lei de reciprocidade nas velocidades acima de um segundo e abaixo de um milésimo de segundo, onde os cristais se insulam de modo diferente não condizendo com o sistema de EV(valor de exposição) e produzindo alterações na exposição e no contraste dos filmes
Os próprios filmes os quais testei em câmeras diferentes, embora estivesse com a mesma velocidade e abertura, notei grandes diferenças no sistema de zonas, inclusive filmes nominativos ISO 400 que se comportavam melhor em ISO 200 do que os quais foram produzidos.
É excelente todo tipo de questionamento para que todos possam ensinar e aprender e respirar fotografia. Parabéns pela crítica.
abraços
moa
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