Fonte: Gigapan
Acesse o post original, aqui!
Se você é do tipo que adora uma foto e já fica contente com aquelas comuns, tiradas em aniversários ou viagens, então pode ter certeza que ficará impressionado com uma nova maneira de registrar os momentos bacanas: é a Gigapan, um sistema feito sob medida para tirar fotos gigantes. É como se a sua câmera tivesse capacidade para capturar milhões de megapixels e registrasse detalhes mínimos à sua frente.
Wagner Martins, sócio-diretor da Espalhe, explica "A gente conheceu a tecnologia na posse do Obama. É um grupo que junto com a MIT, a NASA e o Google, desenvolveram a tecnologia desse braço robótico. Então, o grande lançamento da tecnologia foi uma foto gigantesca que eles fizeram na posse do Obama e que você podia ver toda a esplanada lá de Washington e no evento todo você podia ir no detalhe de cada uma das pessoas que estavam lá."
A Gigapan é, na verdade, um monte de fotos tiradas ao mesmo tempo e coladas por um software próprio. Elas, juntas, formam uma única imagem, gigante. Um simples tripé sustenta o cérebro do sistema. Aqui, nesses botões, o fotógrafo define a abrangência da foto que ele quer tirar, ou seja: onde a imagem vai começar e onde ela vai terminar. Tudo é definido por meio de ângulos pré-determinados, além da abertura e exposição da lente da câmera. Quando a programação está completa, basta acionar um botão e a câmera sai fotografando tudo o que foi selecionado.
"Tem dois modelos do Gigapan. Tem um modelo que é para câmera caseira, mas você também pode fazer com câmeras mais profissionais que tem um zoom mais potente. Quanto mais potente for o seu zoom, quanto mais potente for a sua objetiva, mais impressionante vai ficar a foto", diz Wagner Martins
É possível clicar até mil fotos para formar uma única imagem, mas esse número varia de acordo com o tamanho da imagem que você programou. Quanto mais fotos e melhor for sua câmera, mais detalhes você conseguirá. E não vá achando que este tripé especial e o software da Gigapan têm preços de outro mundo, pelo contrário. Os fabricantes tiveram sempre o usuário final em mente durante o desenvolvimento do produto, seja pelo preço do aparelho, seja pela facilidade de manuseá-lo.
"A versão mais simples, acho que custa US$ 300 e a versão que a gente comprou que é um pouco mais robusta para suportar um peso de uma câmera profissional custa US$ 500", afirma Wagner Martins.
Assista o vídeo:
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Gigapan: um truque faz com que sua imagem revele detalhes mínimos
Publicado por
Eduardo Chaves
Estou lendo: Gigapan: um truque faz com que sua imagem revele detalhes mínimosEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Este equipamento é bem interessante mesmo, citei duas vezes esta técnica em meu blog, inclusive, no segundo link mostro a imagem considerada a maior do mundo realizada com esta técnica:
http://blog.alemdoolhar.com/2009/02/uma-nova-onda-a%20s-fotografias-gigantes.html
http://blog.alemdoolhar.com/2010/01/maior-fotografia-digital-do-mundo.html
Abraços a todos!
Postar um comentário