Fonte: France Presse, em Londres
Annie Leibovitz diante do retrato feito por ela da rainha Elizabeth 2ª; fotógrafa se associou a um fundo de investimentos privado. Foto: Jacquelyn Martin/AP
A fotógrafa americana Annie Leibovitz, 60, recorreu a um fundo de investimentos privado para enfrentar as grandes dívidas que ameaçavam provocar a perda dos direitos sobre suas obras, informa o jornal britânico "Financial Times".
A publicação econômica londrina, que cita fontes ligadas ao acordo, destaca que o Colony Capital será a partir de agora o único credor da artista e ajudará na comercialização das imagens, publicadas nas mais prestigiosas revistas do mundo.
Entre as fotos mais famosas de Leibovitz estão a da atriz Demi Moore grávida e nua, que foi usada em uma capa da Vanity Fair de 1991, e a capa da "Rolling Stone" que mostrava John Lennon também sem roupas encolhido ao lado da esposa Yoko Ono, completamente vestida, feita poucas horas antes do assassinato do músico em 1980.
"Seremos sócios na gestão dos ativos e negócios para que Annie possa concentrar-se todo o tempo e continuar sua paixão, como só ela pode fazer", declarou ao "Financial Times" Tom Barrack, fundador do fundo de capital de risco especializado em operações imobiliárias.
Segundo os termos do acordo, a famosa fotógrafa conservará os direitos de mais de 100 mil fotografias e de quase um milhão de negativos arquivados em um depósito de Nova York.
"Trabalharemos em novos projetos e terei o apoio e a liberdade necessários para cuidar de meu trabalho e conservar meus arquivos", explicou Annie Leibovitz.
Além da obra, a fotógrafa corria o risco de perder as luxuosas propriedades, incluindo uma casa de vários andares no Greenwich Village de Manhattan, e uma residência no campo no estado de Nova York, por não ter pago no prazo o dinheiro emprestado pela empresa Art Capital.
Em setembro, Leibovitz escapou da falência quando a Art Capital aceitou refinanciar a dívida de US$ 24 milhões que a fotógrafa contraiu na crise financeira do fim de 2008.
A Art Capital não comentou a notícia.
Leibovitz, considerada uma das melhores retratistas contemporâneas, é especializada em fotografar famosos, que aceitam suas provocativas e polêmicas extravagâncias.
Ela já mergulhou a atriz Whoopi Goldberg em uma banheira de leite, cobriu a supermodelo Cindy Crawford com uma cobra e fechou o Palácio de Versalhes para retratar a atriz Kirsten Dunst como Maria Antonieta.
0 comentários:
Postar um comentário