Por: MOA
Os fotômetros são instrumentos cuja função é de aferir a luz e para que isso seja feito deveremos calibrá-lo da maneira que iremos utilizar a câmera fotográfica, ou seja:
Verificar qual o ISO usado, a velocidade e abertura. No caso do fotômetro utilizado como flash meter a velocidade deverá ser de 1/60 pois o que irá comandar é a luz do flash.
Existem alguns tipos de fotômetros:
Os mais tradicionais que são os de luz refletida, esses já vem incorporados na maioria das câmeras fotográficas e ajudam no modo principalmente automático, deixar as fotografias com uma boa exposição sem que o fotógrafo amador tenha a preocupação de ficar calibrando a câmera pra cada tipo de foto diferente.
O grande problema desse tipo de fotômetro é que ele mede a luz que reflete e não a luz que chega ao assunto e em foto preto e branco o problema se agrava pois a luz que volta refletida em uma superfície branca não é a mesma que é refletida em uma superfície escura e isso acaba atrapalhando a exposição da fotografia, onde os tons claros e os escuros podem se confundir.
Fotômetro Spot: São fotômetros especiais para medir a luz em pontos distantes onde o fotômetro de luz incidente ou de luz refletida, iria medir todo o campo visual enquanto o fotômetro spot ele direcionará sua medição em apenas um lugar distante.
Há câmeras que possuem internamente a função desse fotômetro através dos pontos de fotometragem, normalmente hoje as digitais vem incorporadas com esse tipo de fotômetro juntamente com o de luz refletida e ele consegue medir de 3 a 11 pontos diferentes em uma cena, embora o fabricante Nikon colocou no mercado o modelo D300 entre outros que tem 51 pontos de referência para a medição pontual da luz, facilitando a vida do fotógrafo.
Luz incidente: Os fotômetros para luz incidente são os principais pois ele mede a luz que chega até o assunto é a luz real e através da calibração da máquina todos os tons se dirigem pra sua zona específica, o branco irá continuar branco, o cinza ficará cinza e o preto manterá o aspecto negro.
Embora com o surgimento da fotografia digital que já tem um preview incorporado no monitor lcd, o fotômetro é mais confiável do que esses monitores e devemos sempre te-los em mãos para um melhor resultado no ato de fotografar.
Ele pode ser utilizado como luz com a luz contínua e em muitos casos ele também opera como flash meter que é a medição da luz para o relâmpago do flash.
Mesmo com uma boa precisão do fotômetro, os fotógrafos utilizam uma técnica chamada brackting isto é: depois que se determina a exposição feita pelo fotômetro, a máquina está preparada parar fazer um bracketing de 1 ponto que é fotografar no que foi determinado pelo fotômetro e mais duas outras fotos, uma com um ponto acima do diafragma e outra com um ponto abaixo, dando uma melhor garantia na hora de selecionar a melhor fotografia.
As máquinas novas podem fazer diversos tipos de bracketing, com um até 3 pontos, isto é: vc fotografa o que foi determinado pelo fotômetro e ao fotografar novamente ela já seleciona os 2 ou mais pontos pra cima e pra baixo até completar o ciclo e volta na exposição normal.
terça-feira, 16 de março de 2010
Descubra e aprenda a usar o fotômetro
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
colaboradores
Estou lendo: Descubra e aprenda a usar o fotômetroEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário