Exposição aberta no último dia 30 de março no MUFPA, extréia com trabalhos de 27 artistas brasileiros. Série 'Água Pesada', de Pedro Motta (MG), compõe a mostra no MUFPA
Foi aberta no último dia 30 de março, a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, com os trabalhos dos 25 artistas selecionados pelo concurso, que estreia sob o tema ‘Brasil Brasis’. As obras permanecem em exposição até o dia 30 de abril, no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), em Belém.
São 55 trabalhos que convidam a um grande passeio pela arte contemporânea brasileira, os novos caminhos, apostas, suas possíveis direções. Entre os selecionados, quatro vídeos, cinco instalações que articulam foto, objeto e vídeo; além de uma série de três pinturas. Se a proposta do prêmio era pensar o Brasil em toda sua complexidade, nada como louvar a linguagem fotográfica a partir de sua diversidade poética.
Além da grande mostra, o projeto, que tem curadoria geral assinada pelo fotógrafo Mariano Klautau Filho, possibilita a formação dos artistas por meio de ciclo de palestras, oficinas, encontros com artistas e atividades de arte-educação, em uma programação inteiramente gratuita que segue até o final do mês de abril.
A comissão de seleção do prêmio foi formada pelos artistas Cláudia Leão, fotógrafa, pesquisadora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Eder Chiodetto, jornalista, fotógrafo, curador independente, crítico de fotografia do jornal Folha de S.Paulo e mestre em Comunicação e Artes pela USP; e Mariano Klautau Filho, curador geral do projeto, fotógrafo, pesquisador, consultor da Associação Fotoativa e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Além dos artistas selecionados, a Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia homenageia os fotógrafos paraenses Dirceu Maués e Cláudia Leão, que participam do salão como artistas convidados. Dirceu expõe a vídeo-instalação ‘De Outeiro a Berlim’ e Cláudia exibe trabalhos das séries ‘O rosto e os outros’ e ‘Protocolo de infinitas imagens cotidianas’, esta última mostrada em Quito, no Equador, e ainda inédita em Belém.
SERVIÇO
Mostra Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, até 30 de abril, no Museu da UFPA (av. Governador José Malcher, 1192). Informações: (91) 3224-0871/ (91) 8421-5066 e no site www.premiodiariodefotografia.com.br. Realização: Diário do Pará – RBA. Apoio: Vale.
0 comentários:
Postar um comentário