Por: Rodrigo Favero
Hoje resolvi mudar um pouco o foco da escrita e deixar de lado técnicas, equipamentos, formas de fotografar e qualquer outro aspecto relacionado a isso para escrever sobre algo que tem uma influência absurda em minha personalidade e no modo como enxergo uma imagem, a percebo e encaro a vida: MÚSICA.
É inegável que uma música influência diretamente os nossos sentidos perante uma imagem, afinal um clima mais soturno e pesado traz pensamentos de mesma intensidade assim como um som mais animado ajuda a elevar nossa auto-estima, nos estimula mais a participar e a entrar dentro da foto, tudo faz par te de uma grande teia de experiência imersiva, seja boa ou ruim.
A lomografia sendo um tipo de fotografia que mexe muito com nossos sentidos tem total relação com tudo o que disse anteriormente, e não é difícil perceber tal influência, basta sair para fotografar com um fone de ouvido que seu modo de encarar a vida a seu redor será totalmente diferente do que se você estivesse sem uma trilha sonora para “ditar” sua direção visual , o mesmo ocorre em casa quando você analisa suas imagens e percebe a cada nova visualização um signifcado único e uma forma nova de sentir e absorver as cores, as formas, nuances e a mensagem que aquela foto passa a você, o que eu acho particularmente sensacional, afinal tudo é interligado e para mim é impossível viver uma experiência sem a participação de outros fatores que agregam sentido, no caso a música.
Tente numa próxima vez apenas por diversão e experimentação colocar uma música dos balcãs, algo haver com o leste europeu, com a cultura soviética, eu tenho certeza que vai se sentir um ser de outra época ainda que por alguns minutos, mas com certeza será uma experiência engraçada, divertida e gratificante a você . . . lomografia ganhará realmente uma outra dimensão em sua cabeça pois fará você mergulhar em uma cultura e vivenciará ainda que alguns instantes a sensação de fazer parte da história e de transportar-se para outro tempo.
Eu sei que você pode até achar bobeira eu estar falando isso desse modo mas apenas experimente mesmo que você não fale para ninguém; eu tenho certeza que você gostará da
experiência.
sexta-feira, 26 de março de 2010
Ondas visuais ondas sonoras
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Lomografia
Estou lendo: Ondas visuais ondas sonorasEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário