Por: Déborah Silva
Confira as novidades que o novo aplicativo proporciona ao usuário
A Adobe lançou ontem no mercado a nova versão do programa mais cobiçado por quem adora uma fotografia, o Photoshop CS5. O aplicativo traz novidades para resolver a maioria das dificuldades em manipulação e tratamento de imagens. Para o aperfeiçoamento das ferramentas, os profissionais envolvidos na nova versão estudaram pedidos e reclamações dos usuários do Photoshop.
Por exemplo, até a versão CS4, as pessoas que usam o aplicativo precisam trabalhar com ferramentas de transformação e recorte até ajustar o enquadramento em uma posição realmente horizontal. Essas mesmas fotos são muitas vezes recusadas devido à estranheza da visualização. O novo Photoshop traz, em sua ferramenta régua, uma função especial, em que basta o usuário mostrar ao programa onde está o horizonte – com uma reta simples – e o próprio software corrige o enquadramento, em angulação e recorte, da imagem, deixando-a na posição correta automaticamente.
Com o aumento contínuo do número de funções e ferramentas inclusos no Photoshop, novos usuários enfrentam momentos de desespero até conseguir o resultado necessário. As pequenas adaptações criadas a partir do feedback público procuram manter a complexidade de utilização do programa em níveis aceitáveis, para que mais pessoas se interessem em começar a utilizá-lo e, assim, tornem-se consumidores deste produto e seus parentes.
Novidades
Uma das principais características que permitiram ao Photoshop se tornar a potência que é hoje foi a utilização de camadas. Usar essas múltiplas “folhas” em qualquer imagem permite a adição de efeitos e objetos, além de facilitar a organização do trabalho.
A partir do Creative Suite 5, as camadas receberam um pequeno upgrade que, para sua utilização normal pode até não significar muito, mas na hora de trabalhar a sério chega a economizar horas de operação.
A nova versão do Photoshop permite ao usuário alterar propriedades das camadas, como a opacidade, em várias instâncias ao mesmo tempo. Se para a maioria das pessoas isso pode ser considerado luxo, quem vive em frente ao programa – e utiliza centenas de camadas em uma única imagem – provavelmente enviará cartas de agradecimento aos programadores da Adobe.
As atualizações do CS5 trazem mais facilidade para os artistas digitais que procuram reproduzir os efeitos de tinta e pincel na tela do computador. Elas abordam desde novas maneiras de trabalhar com cor – como o color picker, que passa a ser chamado por meio de atalhos de teclado – até novidades na interação com os pincéis artísticos, definindo tamanho e dureza dos pelos do pincel por meio de gestos do mouse.
Outra novidade é o novo cursor da ferramenta conta-gotas. Agora, além de ter o apontador da cor a ser capturada, o usuário recebe informação comparativa entre a cor escolhida e aquelas já utilizadas nas fontes do programa. Com isso, escolher uma combinação harmônica de cores fica mais rápido e fácil.
A combinação de seleções funcionais e camadas permite que um usuário criativo e experiente invente novos planetas, produtos inéditos e até mesmo pessoas que nunca nasceram. A dificuldade de criar seleções precisas em margens difusas acabou. O Photoshop CS5 traz uma ferramenta melhor calibrada para esse tipo de identificação, a ponto de – com as configurações corretas – ser possível incluir em uma máscara um bigode de gato com um simples arrastar do mouse.
A ferramenta PatchMatch é usado para facilitar e acelerar o tratamento da foto. A limpeza de objetos indesejados em uma cena e até mesmo a alteração profunda de um cenário tornam-se questão de uma seleção e a ativação da ferramenta content-aware fill (preenchimento consciente do conteúdo).
Confira o vídeo abaixo e surpreenda-se:
terça-feira, 13 de abril de 2010
Adobe lança o novo bisturi digital. Photoshop CS5 emociona o mercado e promete novidades
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Lançamentos,
Notícias
Estou lendo: Adobe lança o novo bisturi digital. Photoshop CS5 emociona o mercado e promete novidadesEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário