O Senac São Paulo e ONG alfabetização visual apresentam a exposição fotográfica Acessibilidade, fotografias feitas por deficientes visuais que acontecerá entre os dias 7 de abril e 30 de maio no Centro Universitário Senac - Campus Santo Amaro, na capital. O evento exibirá 20 fotos realizadas por alunos com deficiência visual que fazem parte do projeto gratuito: Alfabetização Visual da instituição, desenvolvido desde 1999. A ação capacita estudantes do Bacharelado em Fotografia do Centro Universitário Senac para se tornarem educadores em projetos socioculturais.
O curso iniciou em março de 2008, e o tema Acessibilidade foi desenvolvido durante o ano de 2009, oito deficientes visuais participaram do projeto e produziram imagens com a orientação dos alunos da instituição sobre suas rotinas nas ruas de São Paulo, os difíceis acessos e o descaso com os portadores da deficiência visual. A exposição será acessível às pessoas com deficiência visual com recursos multissensoriais.
“O evento explora o papel que a fotografia pode desempenhar nas áreas de ação e inclusão social, além de reforçar a metodologia educacional de desenvolvimento da alfabetização visual .”, explica João Kulcsár, docente do Bacharelado em Fotografia do Senac São Paulo e idealizador do projeto.
Foto: João Maia - Com a acessibilidade posso ir em todas direções e lugares
Workshop e Visita Guiada
No dia 14 de abril, os alunos deficientes visuais ministrarão o workshop de fotografia com o tema: acessibilidade e percepção. Após a apresentação, os palestrantes levarão seus convidados para uma visita guiada pelo evento. Com o objetivo de proporcionar a vivência do cotidiano dos deficientes visuais, acessórios como tapa olhos e bengalas serão entregues ao público que visitará pela exposição. A atividade será gratuita e as vagas limitadas.
Metodologia
O projeto pioneiro da instituição transformou os alunos do Bacharelado em Fotografia em educadores e possibilitou que no futuro eles possam multiplicar os ensinamentos em outras causas sociais. Hoje mais de 20 ex-alunos trabalham em projetos sociais de fotografia com a metodologia.
Segundo Kulcsár, o curso para os deficientes visuais surgiu em março de 2008 de uma necessidade identificada pelos usuários da biblioteca braile do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro. A primeira turma recebeu sete estudantes deficientes visuais que foram treinados por oito alunos educadores.
“O educador, aluno do bacharelado, aprende a utilizar outros sentidos na captura das imagens e o deficiente visual transfere sua percepção de mundo para o papel”, explica Kulcsár.
O Senac São Paulo compartilha ações do projeto Alfabetização Visual no site www.sp.senac.br/alfabetizacao . A partir de agosto, um link será criado na página da instituição para dividir a metodologia com outros centros de ensino com o objetivo de ampliar o acesso ao curso e multiplicar da ação.
Serviços:
Acessibilidade, fotografias feitas por deficientes visuais
Exposição
Visitação: de 8/4 a 30/4
Horário: das 8 às 20 horas Local: Centro de convenções do Centro Local: Universitário Senac – Campus Santo Amaro – Endereço: Av. Eng Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo Gratuito
Acessibilidade e percepção
Workshop e Visita Guiada
Data: 14/4Horário: das 14 às 16 horas
Local: Centro de convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro –
Endereço: Av. Eng Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro – São Paulo
Informações e inscrições: joaokulcsar@gmail.com.br -
Vagas Limitadas
Gratuito
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Deficientes visuais esbanjam talento com suas fotografias sobre a Acessibilidade
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Cursos
Estou lendo: Deficientes visuais esbanjam talento com suas fotografias sobre a AcessibilidadeEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário