Por: MOA
Mesmo com a entrada da fotografia digital, a fotografia em preto e branco continua exercendo fascínio entre os fotógrafos da era analógica e provocando sonhos nos da era digital.
O Dark Room(sala escura) é o templo onde a alquimia dos cristais com os químicos iniciam o processo de transformar a imagem latente em uma imagem visível.
Após o click de uma máquina fotográfica analógica, o filme nela contido insulado pelos acordes entre obturador e diafragma, começa esse processo de impregnação da luz no material fotossensível. Porém para que essa imagem fique visível é necessário todo um ritual químico no processo de revelação e fixação da imagem.
Como esse processo tem diversas etapas, os fotógrafos sempre recomendam aos iniciantes para memorizarem a palavra RIFA, que significa Revelador, Interruptor, Fixador e Água. Essa é a seqüência do processo de revelação, porém dependendo to tipo de filme, da temperatura do revelador, temos que seguir uma bula do fabricante de filmes com os tempos necessários para a revelação em preto e branco.
Para revelar você precisa ter.
Filme
Tanque para revelação
Termômetro
Beck com graduação em ml.
Funil
Pinças
Água corrente
Kit de fotoquímico para revelação
Funções dos fotoquímicos:
REVELADOR – é o produto que irá transformar os haletos de prata que foram sensibilizados pela luz em prata metálica negra, os sais de prata que não foram afetados pela luz não serão revelados nesse processo, porém eles continuarão no filme.
Existem diversos tipos de reveladores:
Reveladores universais, grão fino, super grão fino e reveladores para fins especiais.
Um dos reveladores mais utilizados em preto e branco é o D-76 da Kodak, sua fórmula é:
Metol.................................2,0g
Sulfito de sódio.............100,0g
Hidroquinona....................5,0g
Bórax................................2,0
Água em 32 º até...............1 litro.
A função do Metol é a reveladora e combinado com a hidroquinona aumenta o vigor da revelação, melhorando os detalhes e o contraste.
O sulfito de sódio é um agente conservador nas soluções reveladoras, ele impede a oxidação rápida do revelador.
O bórax é um acelerador no processo de revelação.
O tempo de revelação irá depender do tipo de filme e da temperatura do revelador, esse tempo é fornecido juntamente com o filme em uma bula.
Para um melhor aproveitamento do revelador, deve-se medir a temperatura do revelador pra poder determinar o tempo de revelação. O revelador deve ser diluído em 1/1 isto é: uma parte de revelador pra uma parte de água.
Apos a inserção do filme no tanque, o revelador deve ser despejado dentro do tanque com agitação nos primeiros 30 segundos e a cada 30 segundo agitar 5 segundos e dar uma batidalevemente no tanque em alguma superfície para evitar bolhas entre o revelador e o filme ate o término do preocesso.
INTERRUPTOR – É um agente que corta a revelação no momento em que o tempo do revelador já foi completado. Ele deixa a emulsão menos inchada e prepara para a entrada do fixador.
O banho interruptor deve ser com 2 minutos com agitação initerruptamente. Sua fórmula é:
Ácido acético glacial................... 20,0 g
Água................................................1,0 litro
Metabissulfito de potássio............ 40,0g
Água ...............................................1,0 litro
FIXADOR
O fixador tem a função de retirar os haletos de prata que não foram sensibilizados, fixando aqueles que foram transformados em prata metálica negra. Fórmula do fixador:
Hipossulfito de sódio .....................250,0 g
Metabissulfito de potássio 25,0 g
Água ate ..............................................1,0 litro
O hipossulfito de sódio por si só já é um agente fixador, mas é preferível uma fórmula com o metabissulfito de potássio para endurecer a emulsão protegendo de eventuais riscos.
Quando se coloca o fixador, deve-se agitar o primeiro minuto e continuar agitando o tanque por 5 segundos a cada minuto até o processo final.
ÁGUA CORRENTE – esse banho irá retirar os resíduos fotoquímicos que não possuem mais ação no processo de fixação, dando uma melhor durabilidade no processo de conservação do negativo. O banho deverá ser em água corrente durante uma hora.
Após esse banho, mergulhar por 30 segundos em uma solução da Kodak Photo-flo a 2%
Evitando a formação de bolhas e posteriores manchas no negativo.
1 comentários:
Acabei de lembrar das minhas aulas de fotografia em laboratório *.*
Amo fotografia!
Postar um comentário