Por: Eduardo Chaves
O evento é de longe o mais desinteressante que eu já conferi. A começar pela estrutura e escolha do local, passando pelo staff, seguranças e também informações à imprensa. A Feira Fotografar 2010 é um fiasco.
A expectativa era muita, afinal, se baseando nos dois últimos evento que tive o prazer de conferir como imprensa, o Photo Image Brazil e o Estúdio Brasil foram pontuais no mínimo que se espera de uma estrutura que envolve um público pra lá de exigente.
Deixei para o último dia para conferir as novidades que a Feira Fotografar 2010 prometia trazer. Cheguei por volta das 12h30, horário que já se encerrava a participação do Congresso que era realizado junto com a Feira. Para começar não havia qualquer identificação nos corredores do Shopping Frei Caneca (local que comporta o centro de convenções) sobre a Fotografar’10. Entre subidas e descidas, me senti como estrangeiro em um novo país. Eu e a jornalista Déborah Silva acompanhadas do designer Jorge Carneti fomos rumo aos elevadores e chegamos ao quinto andar. Ao tentar entrar nos deparamos com um olhar nada amigo de um segurança que, cheio de gírias, disse que deveríamos ir para o quarto andar realizar o credenciamento.
Não havia fila e sim uma seqüência de recepcionistas do evento que insistiam no bate-papo paralelo e não nos atendiam. Ao conferir o cadastro que foi antecipado pelo site ficamos sabendo que não havia credencial para o FOTOCOLAGEM. Ok. Voltamos e entramos como convidados da feira. Acredito que nós e mais uma trupe de desavisados que chegavam logo atrás de nós.
Decepção. Stands vazios, nenhuma novidade, uma patrulha de divulgadores que não podiam ver pessoas se aproximando de qualquer equipamento que já se encarregavam do bordão: “Posso te cadastrar?”. Tem como dizer não? Ah, eu disse! “Cadastrar? Cadastrar o que? Pra que? Por que?. Não. Realmente não precisava estar ali.
Eu e os legendários subimos até o quinto andar. A imagem era melhor. A feira realmente parecia acontecer por ali. Expositores de diversas partes do país, vários profissionais do mercado, grandes marcas líderes e meia dúzia de gato pingado entre os corredores.
Onde estavam as 13mil pessoas que o evento anunciava o ano passado? Cadê as novidades e os grandes lançamentos que o evento prometia? Acredito que estavam guardados a sete chaves dentro das salas do Congresso, afinal, do lado de fora o que se podia ver era mais do mesmo.
Ainda insisti na possibilidade de conversar com um vendedor sobre equipamento de iluminação para estúdio. Sem levantar e com pouca, ou melhor, NENHUMA vontade a resposta que eu tive foi que os preços estavam no catálogo logo à frente da mesa, ali, ao lado, logo na entrada do stand, junto com uma taça de amendoins e meia garrafa de guaraná. Sem comentários.
Procuramos em vão uma sala de imprensa, um lugar para que jornalistas pudessem se abastecer de novidades, encontrar assessores das marcas, meeting e troca de idéias. Nada. Andamos, rodamos pela feira, saímos de lá com sacolinhas e papeizinhos a rodo. O que aproveitamos? Bom, eu e jornalista Déborah Silva e o Jorge Carneti: nada.
Pobre e sem fôlego. Ainda dá pra cancelar a Fotografar 2011?
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Sem gosto. Fotografar 2010 deixa a desejar
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Sem gosto. Fotografar 2010 deixa a desejarEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
ainda bem que eu não investi meu suado dinheirinho!!!
Ola, achei um pouco injusto e exagerado teu comentário, pois essa é a terceira feira photografar que eu trabalho e o objetivo dessa feira esta em um publico mais focado, por incrível que pareça a feira encerrava suas atividades a partir das 18:00 mas eu só conseguia atender o ultimo cliente no stand que eu trabalhei as 19:30,e esse horário em que vc fez as fotos era entre 11:30 a 12:30 supondo que nesse horário, o pessoal que sai do congresso vai direto almoçar e isso aconteceu exatamente igual nos anos anteriores, você tem alguma foto da feira a partir das 13:00 ? ai sim você vai ver o q é muvuca de pessoas, eu atendi clientes de varios estados e foi fechado grandes negócios,vc disse sem novidades ? acho que você não entendeu o espirito da feira que é bem diferente da photobrazil.
agora quanto a seguranças mau educados e localização é de responsabilidade realmente de quem organizou o evento, eu sou apenas um funcionário de uma empresa que estava na feira em algum stand qualquer e seguidor do seu blog...
nao conhecia o blog de vcs...mas acho curioso o fato de vcs falarem mal dessa feira. Afinal, vcs promoveram o weding brasil...evento anti-etico que ocorre uma semana antes dos caras...fica feio para um blog de jornal! sou fotografo e dono de loja e fui na feira...nao tinha metade desse exagero ae! parece que falta etica no blog tb! vcs nao ganharam passe livre...foi isso?
Olá Dani,
Tudo bom contigo?
Espero que sim!
Primeiramente obrigado por acompanhar as nossas postagens aqui no FOTOCOLAGEM. Então, na verdade, não sabemos o que aconteceu dentro do CONGRESSO, mas a feira em sí deixa mesmo muito a desejar! Não retiro nada do que está escrito no texto!
Mais uma vez obrigado,
Abraços,
EDUARDO CHAVES
EQUIPE FOTOCOLAGEM
www.fotocolagem.blogspot.com
Evelin,
Tudo bom contigo?
Então, na verdade não participei do congresso porque não entendi nada do que eles tratavam. O site é muito ruim e sem estrutura. Conheço alguns amigos que sairam do interior de SP para chegar até aqui e ficaram extremamente decepcionados com o que foi falado. Mas enfim... cada um tem a experiência que faz parte do seu repertório.
Obrigado por acompanhar o FOTOCOLAGEM.
EDUARDO CHAVES
EQUIPE FOTOCOLAGEM
www.fotocolagem.blogspot.com
kkkk...
Adoro responder comentários para ANONIMOS... mas enfim! Quanto a ser injusto o que foi colocado aqui, vale lembrar que o FOTOCOLAGEM é um blog dos jornalistas EDUARDO CHAVES e DÉBORAH SILVA e temos a autonomia, direitos e afins de postar o que nós acharmos interessante.
Agora, se é verdade ou não, aí é uma questão de viés... pra mim a impressão da FEIRA é exatamente a que eu coloquei acima. Agora, cada um acha o que quiser.
Injusto? Injusto é eu sair da minha casa e ir para um encontro como este!
Abraços
EDUARDO CHAVES
EQUIPE FOTOCOLAGEM
www.fotocolagem.blogspot.com
Olá, Victor!
Como está?
Espero que bem.... e também mto aliviado de poder desabafar sua crítica em nosso blog!
Primeiro e mais importante de tudo: APROVAMOS O SEU COMENTÁRIO pq o objetivo do FOTOCOLAGEM também é promover uma discussão sadia sobre o que é postado por aqui.
Em segundo lugar, vale lembrar que o que nós colocamos aqui são impressões de dois jornalistas. Escrevemos o que nós vimos e sentimos. Concorda? ótimo... não concorda? Que pena!
O evento foi sim um fiasco. Pra mim não valeu em nada ter comparecido até ele e precisava dizer isso para todos os seguidores deste canal.
MAS VALE LEMBRAR QUE CADA UM TEM A IMPRESSÃO QUE QUISER!
Obrigado pela sua visita!
Abraços
EDUARDO CHAVES
EQUIPE FOTOCOLAGEM
www.fotocolagem.blogspot.com
Nesse seu post você coloca uma foto do banner do espaço onde aconteceu a exposição do grupo de fotógrafos Bouquet de fotos como se estivesse totalmente abandonado. Como uma foto engana, não? Essa era a parte externa da exposição e aquele móvel estava apenas escorando as paredes internas. O consulting team estava com as mesas do lado de dentro (é óbvio) atendendo fotógrafos realmente interessados em conversar conosco, durante TODO o período da feira. Inclusive nessa data e hora que você menciona estávamos em 3 de nós por ali. Aliás, devo te contar que nossa exposição foi um sucesso!! Pena que não parou por lá pra bater um papo conosco.Depois enviaremos algumas fotos pra confirmar o quanto um ângulo errado pode passar informações não corretas...vc pode não ter gostado da feira, mas ter expoto os Stands assim
não foi muito simpático...
Postar um comentário