Por: MOA
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Desde que Gutemberg inventou a prensa, as artes gráficas deram um salto gigantesco nas comunicações e com a chegada do processo fotográfico e da offset, a realidade ficou mais próxima das pessoas através das imagens.
Para entender o processo fotográfico nas artes gráficas é preciso estudar um pouco sobre cores e suas funções. Há duas sínteses para as cores, uma delas é a Síntese Aditiva que vem da família da energia eletromagnética que é a luz e seu campo visível está nos comprimentos de onda que vão de 400 a 700 nanômetros que corresponde a décima milionésima parte de um milímetro, é aí que se formam as ondas as quais nossa retina entende como cor. A outra síntese reside nos pigmentos e que damos o nome de Síntese subtrativa. Enquanto a luz, seu processo se inicia no preto que é a ausência de luz(cor) e seu fim é o branco que seria o comprimento de todas as cores, a síntese subtrativa é o contrário, ela se inicia no branco que é a ausência de cor e seu processo final é o preto que é a somatória de todas as cores.
Para o processo fotográfico as consideramos como RGB(vermelho, verde e azul) e CMYK(ciano, magenta, amarelo e preto) ambas são chamadas de cores primárias.
A soma de duas cores primárias no processo da síntese aditiva, resulta em uma cor primária no processo de síntese subtrativa.
Ex.
verde+vermelha = amarela
verde+azu l= ciano
azul+vermelha = magenta
a somatória de todas as cores dará o branco.
Esse é o processo de filtragem que irá gerar os fotolitos para imprimir as fotografias e para isso teremos que recorrer a um processo de retículas onde todas as cores que fazem parte da imagem serão fragmentadas em pontos que no final nos dará a sensação da fotografia impressa.
Esses pontos são microscópicos, só permitindo ver através de lupas(conta fios) e como a tinta é translúcida, a mistura delas nos propiciam todas as cores que nossos olhos podem detectar.
Para que a foto mantenha as qualidades na impressão, deveremos seguir algumas regras básicas.
O arquivo deve ser entregue em 300 dpis quando a mídia for impressa, onde o bureau irá pegar seu arquivo e providenciar os fotolitos que no caso se for colorido, teremos 4 filmes para o processo CMYK que abrange as 3 cores primárias mais o preto. Somente as 3 cores primárias seriam o suficiente, mas com a filtragem das cores, a fotografia acaba perdendo um pouco das sombras e do contorno, é ai que entra o preto na recuperação dos detalhes que sem ele as fotografias ficariam esmaecidas.
A seqüência de impressão é: Ciano, amarelo, magenta e preto. Já na primeira combinação das duas primeiras cores já poderemos ver o verde que é a soma do amarelo com o ciano e quando acrescentarmos o magenta, perceberemos os tons vermelhos, laranjas, marrons etc e quando colocamos o preto, ele dará o acabamento na impressão.
As retículas também devem obedecer a inclinações para evitar o efeito Moirê, caso não se utilize as inclinações certas, as imagens ficarão cheias de figuras geométricas tirando a qualidade da fotografia.
terça-feira, 25 de maio de 2010
A fotografia nas artes gráficas
Publicado por
Eduardo Chaves
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1 comentários:
artigo interessante. mas faltou explicar que o processo cmyk que utiliza retícula com os ângulos mostrados é somente quando a retícula do fotolito ou da chapa de impressão é tradicional. existem diferentes maneiras de se gerar uma retícula para impressão offset, ou roto, serigrafia, flexo e etc. e cada uma tem uma certa especificidade. sem contar que para a impressão offset ainda há a retícula mista e a estocástica. que criam a imagem de maneira diferente.
quando uma retícula offset é feita no sistema tradicional não vemos as cores somente por sua mistura, mas tb pela criação do efeito de meio tom criado a partir da união dos ângulos das cores. não é só a mistura das cores que as cria, nosso olho é enganado pelas retículas, que com as cores impressas no ângulo correto geram as rosetas (que podem ser vistas com um conta fio) que são bem pequenas e dão a impressão ao nosso olho que as cores realmente estão misturadas, e não impressas bem próximas.
ah, também faltou comentar que no cmyk a cor não é criada por síntese aditiva, mas sim por síntese subtrativa.
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