Fonte: Mario Gioia
Colaboração para o UOL, em Madri
Confira o post original, aqui!
"Shooting the Apple", foto de Harold Edgerton que integra mostra no Photoespaña, um dos maiores festivais de fotografia do mundo / Divulgação Photoespaña
Em sua 13ª edição, o Photoespaña se consolida como um dos principais festivais de fotografia em âmbito mundial e vem ganhando importância frente aos “concorrentes” na Europa, como o Les Rencontres de Arles -- mais tradicional e engessado, em sua 40ª edição -- e o Perpignan -- dedicado apenas ao fotojornalismo. O trunfo do Photoespaña é sua forte ligação com as artes visuais, o que faz, por exemplo, que artistas do porte dos britânicos Steve McQueen e Tacita Dean, duas das principais atrações da 29ª Bienal Internacional de São Paulo, que começa em setembro, participem destacadamente das exposições.
“O fotográfico é o eixo do festival, que pode aparecer em diferentes linguagens, como o vídeo, a escultura, a pintura, o cinema e, obviamente, a fotografia”, afirma o curador do festival, Sergio Mah, que fica no posto até 25 de julho, quando acaba o conjunto de 69 mostras do evento, divididas entre as cidades espanholas de Madri e Cuenca, além de Lisboa.
Pela terceira vez à frente do Photoespaña, Mah, que definiu o tempo como o tema da edição deste ano, conseguiu que o festival ganhasse mais prestígio e fomentasse trabalhos de peso, feitos exclusivamente para o evento, como o conjunto de instalação, filmes e “esculturas ativas” do suíço Roman Signer sediado no Matadero madrileno.
Vídeos e escultura também feitos especialmente para o festival foram exibidos no Círculo de Belas Artes de Madri, onde o espanhol Fernando Sánchez Castillo exibiu a série de vídeos inédita “Episódios Nacionais. Tática”, no qual apresenta cegos identificando, por meio das mãos, esculturas equestres em homenagem ao ditador espanhol Francisco Franco (1892-1975) e uma “réplica” do ex-presidente, que faz parte do acervo do Museu de Cera da cidade. Obra de grande carga política, a série integraria facilmente qualquer Bienal ou exposição de perfil internacional.
Confira a reportagem na íntegra no site do UOL, aqui!
0 comentários:
Postar um comentário