Finalmente, férias! Essa é a frase que todos aguardam ansiosamente o momento de dizer. Quando elas chegam, geralmente já está programada a viagem que vai permitir descarregar o stress do ano inteiro, carregar as baterias para os próximos meses e ainda gerar muitas histórias para contar.
Para ilustrar bem essas histórias, o fotógrafo Ivan Padovani dá dicas de como registrar as férias, seja na praia, campo ou até mesmo na neve:
Pôr-do-sol ao fundo
Para fotografar pessoas com pôr-do-sol ao fundo, é aconselhável que se utilize o flash da câmera para iluminar o assunto principal e evitar que o mesmo apareça na sombra.
Paisagem
Para tornar as fotografias de paisagem mais agradáveis ao olhar, é interessante evitar posicionar a linha do horizonte no centro do enquadramento. Na maioria das vezes, o resultado fica melhor quando se desloca a linha do horizonte mais abaixo ou mais acima do centro da imagem.
Dias nublados
Apesar da maioria das pessoas não gostar de fotografar em dias nublados, essa é uma ótima condição de luz para retratos de pessoas, pois oferece uma iluminação suave e sem sombras fortes. Uma boa dica para se fotografar nessas condições é evitar incluir grandes porções de céu no enquadramento e procurar ter um fundo mais escuro que o assunto principal.
Cachoeira ou neve
Sempre que se fotografa assuntos muito claros como cachoeira ou neve, a câmera tende a ser “enganada” pela alta intensidade da luz ambiente, registrando a cena de forma mais escura do que a realidade. Nesses casos, é importante usar o recurso de compensação de exposição, ajustando o mesmo para + 1 ou mais, caso haja necessidade.
Essência da localidade
Para se obter imagens que retratem a essência de uma localidade, é fundamental que haja um nível de envolvimento com o ambiente e as pessoas que nele vivem. Para isso, recomenda-se evitar fotos da janela do carro e de pessoas à distância e procurar interagir com a população e vivenciar a cultura local. Assim, as fotos se tornarão muito mais realistas, trazendo mais informações e demonstrando muito melhor as características da região.
“Menos é mais”
As pessoas tendem a inserir uma grande quantidade de elementos na mesma imagem. Mas, na maioria das vezes, esta prática faz com que a foto se torne poluída e sem um foco de atenção. O ideal é procurar inserir poucos elementos no enquadramento, basicamente um primeiro plano, um assunto principal e um fundo. Assim, a imagem fica mais clara, objetiva e agradável ao olhar.
E, claro, cartões de memória e baterias sobressalentes são essenciais em uma viagem. Assim, evita-se perder momentos importantes por falta de memória ou porque acabou a bateria no meio do passeio e não é possível carregá-la. O cuidado com a câmera também é destacado por Ivan Padovani: “Equipamentos eletrônicos são sensíveis ao calor excessivo e humidade. Desta forma é importante evitar deixar a câmera exposta ao sol direto ou maresia”, alerta.
Sobre Ivan Padovani
É fotógrafo profissional desde 2001, desenvolve trabalhos nas áreas de fotografia documental, esportes de aventura e natureza. Suas fotos vem sendo publicadas na Revista da Folha, Trip, TPM, Espresso, entre outras. Em 2008, foi premiado pelos concursos Itaú BBA e SOS Mata Atlântica. Contato pelo e-mail foto@ivanpadovani.com.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Confira algumas dicas do profissional Ivan Padovani para garantir boas fotografias. Aproveite as férias!
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Dicas
Estou lendo: Confira algumas dicas do profissional Ivan Padovani para garantir boas fotografias. Aproveite as férias!Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário