A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, até 27 de junho, a 53ª edição da World Press Photo, a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo. Um privilégio para os cariocas, já que o Rio de Janeiro será a única cidade no Brasil e a primeira das Américas a receber a mostra.
A exposição, que acabou de passar por Amsterdã – cidade sede da organização -, é realizada no Rio pela Capadócia Produtora Cultural e tem patrocínio da Oi e da Caixa Econômica Federal e apoio cultural do Oi Futuro. “É um enorme prazer representar a Fundação World Press Photo no Brasil e estar diretamente envolvido com o que há de melhor no fotojornalismo mundial. Ao produzir a mostra, damos aos brasileiros a possibilidade de refletir sobre os fatos mais impactantes do cenário internacional atual, através do olhar preciso do repórter fotográfico. Na edição de 2010, o concurso obteve um número maior de inscrições, o que é muito representativo num ano em que os veículos de comunicação sofreram sérios cortes de orçamento”, diz Rafael Ferraz, da Capadócia.
Por meio dos painéis de 1,65m x 1,10m distribuídos no foyer superior da Caixa Cultural, o visitante vê flagrantes de guerra e violência, como um atentado suicida em Cabul; soldados americanos prontos para atirar em talibãs no Afeganistão; um homem condenado por adultério e apedrejado até a morte na Somália; e um ataque israelense na Faixa de Gaza. Nos registros esportivos, há imagens do campeonato mundial de Ironman no Havaí, do World Master Games e do dia-a-dia do ciclista Lance Armstrong. Para amantes da Natureza, belas paisagens e animais da Antártica e plantas que nascem sob luzes artificiais da cidade de Jacarta, na Indonésia, contrastam com as fotos de laranjas contaminadas por cádmio na China e com a série onde se vê um elefante reduzido a ossos em menos de duas horas pela população faminta de uma vila no Zimbábue.
Programa imperdível para os amantes da fotografia que passarem pelo Rio de Janeiro neste período.
Serviço:
WORLD PRESS PHOTO 2010
CAIXA Cultural RJ
Av. Almirante Barroso, 25 – Centro - 2544-4080
Terça a sábado, 10h às 22h. Domingo, 10h às 21h.
Entrada franca. Classificação livre. Até o dia 27/6/2010.
1º Prêmio – Retratos – Singles. Laura Pannack, Reino Unido, Lisa Pritchard Agency para The Guardian Weekend magazine. Adolescente anoréxico.
0 comentários:
Postar um comentário