Fonte: Livraria da Folha
Em parceria com o Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA, a Cosac Naify prepara para a segunda quinzena de agosto o livro "Henri Cartier-Bresson: O Século Moderno".
Cartier-Bresson (1908 - 2004) iniciou sua carreira na fotografia em 1932, quando teve contato com sua primeira máquina fotográfica. As imagens capturadas por suas lentes formam uma história visual do século 20. Voltado para as artes, também dedicou tempo ao desenho e à pintura, além de colaborar com os filmes do diretor Jean Renoir.
A edição é organizada por Peter Galassi, curador-chefe de fotografia do MoMA, que teve acesso irrestrito à coleção e aos arquivos da Fundação Henri Cartier-Bresson, em Paris.
Galassi faz um ensaio a respeito da vasta obra do fotógrafo, das produções mais artísticas até as que entraram para a história do fotojornalismo. As ilustrações do volume, ao todo mais de 450, correspondem à sua produção consagrada e a fotografias inéditas até mesmo para os especialistas.
Complementa a edição um mapa com os roteiros das viagens de Cartier-Bresson, bibliografia de suas publicações na imprensa, filmografia e cronologia de exposições e livros.
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Após exposição no MoMA em NY, fotógrafo Cartier-Bresson ganha ensaio ilustrado
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Lançamentos
Estou lendo: Após exposição no MoMA em NY, fotógrafo Cartier-Bresson ganha ensaio ilustradoEnviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário