Por: Ranieri Ribeiro
Confira todos os posts do colaborador na seção: Simplicidade da Luz
Regras e Padrões de Equilíbrio e Harmonia
Composição refere-se a colocação ou distribuição dos elementos que conformam a superfície do quadro.uma fotografia, de uma forma perfeita e equilibrada.
Seja qual for o estilo artístico e técnico a que pertence uma obra, a técnica de execução da mesma ou a vertente artística do autor, todas elas têm em comum certos elementos como: linhas, tons, cor, luz, sombras, etc.
É a correta e equilibrada organização desses elementos sejam eles objetos ou espaços vazios, seguindo certos padrões e princípios, o que denominamos composição. Poderíamos dividir a composição em dois tipos básicos: clássica e livre.
Composição Clássica
Consiste em elementos estáticos procurando o seu equilíbrio através das linhas de simetria. (fotos com simetria. Ex: edifícios com linhas simétricas)
Composição Livre
Supõe uma ruptura do equilíbrio estático das obras (Ex: edifícios com linhas simétricas “quebradas” por algum elemento.que desvie o olhar para fora da simetria).
O principal ponto a considerar ao compor uma foto é definir se os elementos que a conformam serão realistas ou não e a seguir, procurar fazer um conjunto harmonioso de tons, texturas e cores, colocando os objetos em diferentes planos de forma a obter o efeito de profundidade e jogar com todos esses elementos seguindo certas regras e padrões a fim de obter um peso visual harmonioso e equilibrado.
Os elementos cásicos dentro de uma composição são:
O ponto, a linha, o contorno e a forma, a textura, o tom, a cor, a luz. (Tiramos esses exemplos da pintura, que antecede em milhares de anos a fotografia).
O equilíbrio na composição
Todos os elementos que conformam uma composição, devem ser colocados de maneira que se relacionem entre eles, e dentro do conjunto criando ritmos, tensões, direções. Para obter o equilíbrio numa composição há vários atributos que devem ser conseguidos com sucesso, O ritmo, o peso, a tensão, a direção, o tamanho ,o ponto de vista e a proporção.
Harmonia na Composição
Harmonia pode ser consequência da correta aplicação que padrões que aplicados a fotografia de forma correta fará dela uma pintura, uma obra de arte. (UM QUADRO)
- Equilíbrio simétrico ou assimétrico, aplicação da regra dos terços, movimento sugerido, ênfases, unidade, repetição, escala e contraste. Tudo isso se aplicado corretamente,dentro das luzes e sombras,com certeza a conseqüência será uma bela fotografia
De uma forma geral podemos dizer que há certos princípios que definem:
- Cada obra(fotografia) é um conjunto de elementos que conformam uma unidade.
- Cada elemento tem um valor.
- O valor de cada elemento depende da sua força de atração.
- Um elemento perto da borda é mais atraente.
- Cada seção da fotografia tem um poder de atração.
- E cada seção tem um peso visual.
- Um elemento num espaço vazio tem mais força quando colocado junto a outros elementos.
- Um elemento preto num espaço branco tem muita mais força.
- O valor do branco ou do preto é proporcional ao tamanho do espaço que faz contraste com ele.
-Um elemento em primeiro plano tem menos peso que o mesmo elemento colocado á distancia. (2º Plano )
- Dois ou mais elementos associados podem ser reconhecidos como um.
Nesta breve introdução ao tema, enumeramos os elementos básicos de uma composição, as regras do equilíbrio e a harmonia e certos princípios gerais,que podem elucidar algumas dúvidas sobre composição, já que este tema é bastante extenso, por isso resolvi condensá-lo, para que não ficasse demasiadamente longo e cansativo.
“ A Luz não é culpada, se nossos olhos se recusam a recebe-la”. (Vercors)
Até o próximo post.
1 comentários:
Gustavo Osmar santos
Estuvo aquí..wonderfull.
Postar um comentário