Uma grande revolução das câmeras digitais, além de fotografar, foi a capacidade de gravar vídeos. A tecnologia da captação de vários quadros por segundo assumiu, ao longo dos anos, a qualidade de alta definição. A Canon 5D Mark II é hoje o exemplo de um dos mais poderosos equipamentos em gravação HD no segmento. E para ajudar profissionais da imagem a aproveitar o potencial da câmera, o fotógrafo Toni Martin Giles lança o DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II.
A obra é específica para a captação em Full HD com o modelo Canon 5D Mark II, tanto para fotógrafos, cineastas ou videomakers. O autor alia técnicas com exemplos práticos da utilização do equipamento, para despertar nos espectadores uma preocupação quanto a linguagem cinematográfica. Para um melhor entendimento, Toni Giles divide suas explicações em cinco grandes grupos, que exploram os detalhes quanto ao desempenho e resultados de gravação.
O primeiro tópico, Tendências e Idéias, serve como uma apresentação geral, com idéias de utilização e uma introdução aos conceitos de cinefotografia. Nele o autor chama a atenção das várias utilizações do equipamento, que permite qualidade de cinema na captação, como na gravação do último episódio da série de TV House (feita com câmeras Canon 5D Mark II). Além disso, são evidenciadas as diferenças de pensamento do profissional de vídeo e de foto.
Em Câmeras e Técnica, Toni Giles parte para a prática da utilização da câmera, a exploração dos menus e a demonstração do potencial de cada uma das funções. Em cada um dos exemplos, o autor ilustra com trabalhos da área da publicidade ou de videoclipes. Na seqüência, em Acessório da Câmera, são mostradas adições como lentes, iluminação e áudio. Essa parte serve como um complemento para a anterior, uma expansão de acordo com os recursos dos profissionais.
O quarto tópico, Acessórios de Movimento, mostra as facilidades do uso de outros equipamentos, como o Steadicam, para tornar a captação um processo com maior qualidade. Também são mostradas várias situações e idéias de equipamentos para conseguir filmar o resultado esperado. E, por fim, a parte Criando uma Cena, Toni Giles ensina como um processo de construção de um audiovisual depende do “contar uma história”.
O DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II tem 120 minutos de duração e é o primeiro na América Latina. A obra é um lançamento exclusivo da iPhoto Editora. O autor, Toni Martin Giles, é formado pela Vancouver Film School, do Canadá. Trabalha há mais de 15 anos como fotógrafo e diretor de cena. Vencedor de prêmios de cinema no Brasil, também expôs seus trabalhos fotográficos em várias partes do mundo.
Principais tópicos abordados:
- Que tipos de acessórios você precisa;
- Configurando a câmera para gravar;
- Criando a melhor qualidade de imagem em sets específicos;
- Som: características, sincronização, equipamentos e acessórios;
- Configurando exposição;
- Uso correto de lentes;
- A linguagem cinematográfica, planos e movimento;
- O follow focus;
- Profundidade de campo.
Ficha Técnica:DVD Como gravar filmes com a Canon 5D Mark II
Data lançamento: 26 de Agosto de 2010
Autor: Toni Martin Giles
Editora: iPhoto Editora
Duração: 120 minutos
Mídia: DVD/PC
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
DVD ensina a gravar vídeos com a Canon 5D Mark II
Publicado por
Deborah Silva
Arquivado em:
Lançamentos
Estou lendo: DVD ensina a gravar vídeos com a Canon 5D Mark IIEnviar para o Twitter
Vídeo: Como gravar vídeos com a Canon 5D Mark II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Eu assisti o DVD sobre como gravar com a Canon 5D, a imagem realmente é muito boa, tenho 2 CANON 5D e uso apenas para fotografia, comprei este DVD porque fiquei curioso em como resolver o maior problema da 5D, mais percebi que não tem solução, ela grava apenas em frames progressivo 24p ou 30p,
enquanto as cameras de video profissional grava em 60i.
Então você fica muito limitado a fazer imagens apenas em tripé ou com movimentos muito pequenos, caso contrário a gravãção fica com um batimento que você não consegue resolver.
Por este motivo continuo gravando com as nossas Sony EX3 e Sony F3.
Algumas experiências que tivemos com a 5D em comerciais realmente não ficaram nada boas.
Sidnei Toledo
Diretor
www.digimagem.com.br
E não há algo paliativo para contornar os riscos com tremidos numa filmagem?
Desde já agradeço,
Jackson
Postar um comentário