Foto: Lou Borghetti
Mostra reúne 62 imagens que apresentam uma reflexão da artista sobre a passagem do tempo
Mostra reúne 62 imagens que apresentam uma reflexão da artista sobre a passagem do tempo
A artista plástica Lou Borghetti apresenta sua nova exposição, A Ferro e Flor, que será inaugurada na Galeria Tina Zappoli no dia 21 de outubro, às 19h. Composta por 62 fotografias em tamanhos diversos a mostra traz motivos florais - presentes no início da carreira da artista - e superfícies que se apropriam dos mesmos planos da pintura recente utilizando recursos fotográficos. “Utilizo a câmara fotográfica como ferramenta de trabalho. Percebo pinturas prontas nessas superfícies e as capturo na forma de fotografia, pinturas essas impossíveis de serem pintadas”, define a pintora. São fotos de flores marcadas pela ação do tempo e imagens captadas nos últimos dez anos do navio paraguaio "Bernardino Caballero", aportado no Cais do Porto da capital gaúcha.
Depois de visitar o ateliê de Lou Borghetti em Porto Alegre, a escritora Lya Luft definiu as fotografias da artista como “verdadeiros quadros, abstratos, pungentes e belos, extraordinariamente sugestivos”, e disse também: “a mesma sensibilidade da pintora se expressa no olhar da que fotografou tudo aquilo que parecia, não manchas e decadência, mas pores-de-sol, mar e areia, vultos fantasmais, números enigmáticos e fendas secretas, luz, sombra e cor. Era a deterioração vista como transformação, provocando em cada fotografia uma nova surpresa”.
Esta visão bastante particular e sensível é o que marca a exposição da premiada artista, que já realizou 18 mostras individuais, sendo duas delas na capital norte-americana, Washington DC, em espaços como a Picasso Gallery e o Brazilian-American Cultural Institute. Lou Borghetti possui obras nos acervos do MARGS – espaço onde realizou sua última individual na cidade, em 2006 - e Pinacoteca APLUB (Porto Alegre), Fundação Frederico Garcia Lorca (Madrid, Espanha) e YAZIGI (São Paulo), além de acervos individuais de colecionadores na Europa. Em seus mais de 25 anos dedicados às artes plásticas, Lou Borghetti teve a oportunidade de ser aluna e assistente de Iberê Camargo e estudar com Danúbio Gonçalves, Ranina Katz, Katie Van Sherpenberg, Plínio Bernhardt, Fayga Ostrower e Marco Túlio Resende. Em 2006, recebeu o Prêmio Iberê Camargo, outorgado pela Câmara Municipal de Porto Alegre.
Abertura – quinta-feira, dia 21 de outubro de 2010 – 19h00
de 21 de outubro até 18 de dezembro
Galeria Tina Zappoli
Rua Paulino Teixeira, 35 – bairro Rio Branco
0 comentários:
Postar um comentário