Um profissional com coração “AMADOR”. É assim que Johnny Duarte, doutor na arte de capturar a graciosidade e a espontaneidade dos animais, se define quando o assunto é falar do que faz. Em 14 anos, a fotografia de animais, ramo que escolheu por pura paixão, já lhe rendeu boas risadas, experiências inesquecíveis e uma trajetória de conquistas.
Convidado ilustre do Estúdio Brasil deste ano, Johnny levará para o palco do Memorial da América Latina, no próximo dia 11 de novembro, um tema em plena ascensão no país: a fotografia de pets. Confira a matéria concedida com exclusividade ao PORTAL PHOTOS e inspire-se!
PORTAL PHOTOS - Johnny, como surgiu o seu interesse por fotografar animais, em especial, os de estimação, os chamados pets?
Meu pai fotografa equinos e desde pequeno eu o acompanhava em minhas férias escolares o auxiliando nas seções fotográficas. Aos 15 anos ganhei uma excursão para a Disney e, naquela ocasião, aproveitei a oportunidade, economizei meus almoços e trouxe meu primeiro equipo SLR com duas lentes (semi-profissional).
A fotografia já me fascinava e o pouco de dinheiro que conseguia juntar era gasto em filmes e revelação. Os animais sempre foram o meu foco exatamente pelo desafio que eles representam. Comparo a fotografia de animais a uma “caça” onde o que capturamos são momentos e expressões. Assim como toda caça, se a estratégia não for bem traçada, você perde a presa.
PORTAL PHOTOS - Quando você viu que isso viraria mais do que uma profissão, uma especialidade?
Nunca imaginei viver disso, costumo dizer que sou um profissional com coração “AMADOR” (aquele que faz por AMOR), foi simples conseqüência de um trabalho diferenciado. Fotografo desde 1996 e somente em 2000, resolvi tomar a fotografia de pets como profissão. Antes disso, trabalhava com direção de arte em agência de propaganda e levava a fotografia de pets como um hobby.
Hoje, posso dizer que o mercado que me puxou. Tudo rolou bem gradativamente. Aos poucos fui migrando de profissão.
PORTAL PHOTOS - Hoje, você possui em seu currículo 14 anos dedicados à fotografia de pets e uma trajetória marcada por grandes realizações. Para aqueles que hoje começam na carreira e estão se sentindo desmotivados, que conselhos você daria?
O começo é sempre desestimulante, alguns animais não rendem sequer uma foto. Meu conselho é: migrem para a fotografia de animais depois que dominarem muito bem o equipo, iluminação e, claro, depois de conhecerem muito bem o que vão clicar. O convívio direto com animais é essencial para desenvolver sua percepção e sensibilidade. Precisará delas para dirigir de forma eficiente o ensaio.
PORTAL PHOTOS - Quais as maiores possibilidades desse mercado, hoje, para a fotografia?
Uma pesquisa do SEBRAE em SP revela que são abertos mais pet shops em São Paulo do que farmácias ou padarias. Este é um mercado em franca expansão. Se pensarmos que, em cada saída de banho e tosa, temos um modelo em potencial pronto para ser clicado e lembrarmos que muitos deles são tratados como filhos em suas famílias, estaremos diante da infinidade de possibilidades que esse mercado oferece.
PORTAL PHOTOS - Conte-nos um caso engraçado ou inusitado que tenha marcado algum de seus ensaios.
Já passei alguns apuros, já tomei umas “beliscadas” de alguns cães, mas nada grave. A única vez que passei um aperto de verdade, foi ao fotografar uma leoa dentro da jaula. Em determinado momento, o animal fixou seu olhar em mim, se levantou em minha direção e eu fiz o mesmo, pois estava agachado e precisava me mostrar maior (neste momento o menor sinal de medo poderia ser fatal). Mas logo o treinador interviu para evitar que a situação piorasse. Em pouco tempo a leoa já me aceitava normalmente em sua jaula e pude continuar o meu trabalho.
PORTAL PHOTOS - Sobre a palestra “O bicho vai pegar”, que você dará no Estúdio Brasil 2010. O que podemos esperar?
Estarei falando sobre o mercado e revelando alguns “atalhos” para se conseguir belas imagens de cães, além de levar ao evento animais pouco comuns para a prática comentada.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Pets sob a mira de Johnny Duarte. O bicho vai pegar no Estúdio Brasil 2010!
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
estudiobrasil
Estou lendo: Pets sob a mira de Johnny Duarte. O bicho vai pegar no Estúdio Brasil 2010!Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário