O curso 1 Semestre de Fotografia é estruturado para criar um panorama da fotografia urbana no Brasil. Com um núcleo de aulas sobre a história da fotografia urbana seguido de uma série de depoimentos de fotógrafos contemporâneos e um workshop prático para o desenvolvimento de linguagem, técnica e impressão. Ao final do curso haverá uma mesa redonda para se discutir quais as mudanças ocorridas no final do século XX com a introdução do equipamento digital e como estamos pensando o século XI. O aluno terá um panorama da fotografia do ponto de vista histórico e do ponto de vista de profissionais atuantes e com a maior representatividade do momento. Com este background desenvolverá exercícios e ensaios para uma discussão crítica e análise técnica.
Coordenação Claudia Jaguaribe - Início 16 de Agosto
Professores e palestrantes:
Claudia Jaguaribe, Clício Barroso, Flávio Samelo, Cásssio Vasconcellos, Claudio Edinger, Cia de Foto, Arnaldo Pappalardo, Iatã Cannabrava, Marcos Ribeiro, entre outros.
Data: 16 de agosto de 2010 a 29 de novembro (2ª e 4ª) 19 às 22h
27 aulas | 81 horas
R$ 690 + 5 parcelas de R$ 690
Local: Escola São Paulo
Rua Augusta, 2239
Informações e Reservas: (11) 3060.3636
www.escolasaopaulo.org
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Escola São Paulo abre inscrição para formação profissional em fotografia
Madonna deixa os palcos e anuncia nova carreira como fotógrafa de moda
Seria um pânico se isso fosse verdade, no entanto, com a levada do mercado em que surgem novso fotógrafos a todo momento, isso até que não espantaria. Madonna assumiu os controles da lente para fotografar a nova campanha da sua marca: "Material Girl".
Taylor Momsem, a atriz de “Gossip Girl” e vocalista do “The Pretty Reckless”, fotografou para a marca de roupas da Madonna e da filha Lola, “Material Girl”.
Ao site Access Hollywood, Taylor afirmou estar sendo sensacional fotografar para a marca e que a Madonna é tipo uma mãe cool!
Exposição fotográfica revela paisagens urbanas
A Exposição Fotográfica "UMA (NOVA) CIDADE DESCOBERTA", é composta de fotos produzidas na Oficina de Produção de Ensaio Fotográfico, realizada na Oficina Cultural Hilda Hilst / ASSAOC, cuja coordenação foi de Carolina Engler.
Na oficina, os fotógrafos captaram imagens urbanas, especialmente da cidade de Campinas, a partir de diversos pontos, tais como cobertura do Paço Municipal, Centro de Convivência Cultural e Palácio dos Azulejos. Andando pelas ruas, subindo e descendo de prédios tradicionais, desvendaram detalhes, buscaram novos ângulos e pontos de vistas diferentes, nos mostrando uma "nova" cidade.
Surpreende a diversidade de temas e pontos de vista inusitados obtidos pelos fotógrafos expositores: Cacá Dominiquini, Cássio Martins, Fernando Siviero, Gisele Figueiredo Boselli, Gustavo Takatori, Juacil Pereira, Julia Rosa, Leandro Maia, Luh Marques, Otilia Rodrigues, Renata Boiago Cirotto Ortiz, Roberto Mercury e Vera Figueiredo.
Exposição Fotográfica
UMA (NOVA) CIDADE DESCOBERTA
Data: 2 a 31 de agosto
Horário: das 9h às 17h, segunda a sexta-feira
Local: Oficina Cultural Hilda Hilst/ASSAOC, à Rua Ferreira Penteado, 1203, Centro, Campinas, SP
quinta-feira, 29 de julho de 2010
Escola Focus está realizando processo seletivo para Assistente de Professor de Fotografia
A Escola Focus de Fotografia está recrutando profissional com o seguinte perfil:
* Treinamento em fotografia, plano de carreira, docência em fotografia.
* Até 23 anos;
* Solteiro;
* Sexo Masculino - Equipamentos pesados, estudio etc
* Nível Superior, recém formado;
* De preferência primeiro emprego com registrado em carteira ;
* Disponibilidade para período integral ;
* Residir próximo ao Centro de São Paulo;
* Residência comprovada em São Paulo há mais de 3 anos:
* Conhecimentos de fotografia profissional (teórico e pratico);
* Pratica em estúdio, fotos para boks, retrato e produtos
* Conhecimentos de Windows, PacoteOffice e Photoshop;
* Conhecimento de laboratório Preto e Branco
* Saiba falar e escrever bem;
* Desinibido, ativo, confiante e com força de vontade;
* Gostar muito de fotografia e ter facilidade de aprendizado;
* Falar em PVT;
Os interessados devem entrar em contato com o professor Prof. Enio Leite pelo e-mail: enioleite@gmail.com
FUJIFILM lança a câmera FinePix S1800 com zoom de longo alcance
A FUJIFILM lançou a câmera digital FinePix S1800, que é voltada para usuários mais avançados ou que desejam recursos semiprofissionais. Com alta qualidade de imagem, a nova câmera da Linha S conta com objetivas Fujinon com zoom 18x, produzindo resultados notáveis de alta qualidade.
O equipamento, que é produzido em Manaus (AM), apresenta grande angular 28 mm no início da faixa de zoom e, estende seu zoom para 504 mm em telefoto (18x). Além da lente de longo alcance, o lançamento conta com recursos que facilitam o foco e o zoom, como o Autofoco em Movimento, o Zoom Instantâneo e o Bracketing de Zoom.
Ao pressionar o botão de disparo até a metade, é acionado o Autofoco em Movimento, que foi projetado para acompanhar objetos em movimento - ideal para fotos de esportes.
Ainda explorando o zoom do equipamento, o Bracketing de Zoom permite fazer três fotos com uma única pressão no botão de disparo, com diferentes graus de ampliação (original, 1,4 x e 2,0 x).
O novo equipamento agrega, ainda, a tecnologia de estabilização de imagens de alta sensibilidade com alta velocidade de disparo, garantindo imagens sem borrões. Com sensor CCD mecanicamente estabilizado, inclusive até no ISO 6400, as fotos ficam protegidas contra imagens tremidas causadas por trepidação na câmera ou movimento do objeto, produzindo resultados claros e nítidos mesmo na faixa mais extensa de zoom ou nas mais desafiadoras condições de iluminação.
Unindo os já tradicionais recursos de Remoção de Olhos Vermelhos e Detector de Face da linha FUJIFILM, a FinePix S1800 vem com os novos recursos de Sorriso & Disparo, que dispara automaticamente quando há um sorriso, e o de Detecção de Piscada, que alerta quando for capturada uma imagem de uma pessoa piscando.
Ainda como recurso de disparo há o Modo Panorama, que edita três fotos para criar uma imagem panorâmica com muita criatividade. Por sua vez, o Reconhecimento Automático da Cena (SR Auto), opta automaticamente entre Retrato, Retrato Contraluz, Retrato Noturno, Paisagem, Macro e Cena Noturna.
O usuário pode, também, escolher os efeitos a serem dados na imagem ao capturar, pois o equipamento apresenta Exposição Automática Programada, Exposição Automática com Prioridade do Obturador e modo Manual, com ampla área de medição e opções de foco.
E para ter certeza que as fotos estão com a qualidade desejada, a FinePix S1800 conta com LCD de 3,0 polegadas de alta resolução. O produto possui gravação de vídeo em alta qualidade (HD), que pode ser apreciado na tela de uma HDTV. Mas para isso, é preciso de um acessório opcional, o HD Player (HDP-L1).
Dados da FinePix S1800
Resolução: 12 megapixels
Zoom ótico: 18x (equivalente a 28- 504 mm em uma câmera 35mm )
Grande angular: 28mm
Zoom digital: Máx. de 6,3x
Monitor: LCD de 3 polegadas
Flash: automático / redutor de olhos vermelhos
ISO/Sensibilidade: Auto / 64 ~ 6400 ISO
Modos de disparo: Auto, Manual, Sem Flash, Disparo Duplo (fotos consecutivas com flash e outra sem), Sorriso&Disparo, Panorama, Paisagem, Retrato, Bebê, Esporte, Noite, Noite (tripé), Pôr do sol, Neve, Praia, Festa, Natureza, Texto, Fogos de artifício, estabilizador de imagem e filmes.
Tamanho: 110,2 x 73,4x 81,4 mm (largura x altura x profundidade)
Peso: 337 g
Armazenamento: memória interna (aprox.23MB), cartão de memória SD/ cartão de memória SDHC
Outras características: Grava vídeo em HD / estabilizador de imagem / Detetor de sorriso/ Face Detection / sistema de remoção de olhos vermelhos / menu em português
Inclui: 4 pilhas alcalinas do tipo AA, alça, cabo USB, tampa da lente, CD-Rom, manual em português e SD de 2GB.
Preço: R$ 899,00
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Oportunidade de trabalho como assistente de fotógrafo. Vaga não exige experiência anterior!
O fotógrafo JR Guimarães especializado em fotos de gente (moda, catálogo, editorial, beleza e retratos) abre oportunidade de trabalho em São Paulo para assistente de fotografia sem experiência. Confira abaixo as necessidades da vaga e, se você estiver no perfil, participe!
Entre 20 e 26 anos;
Conhecimento de informática
Disponibilidade de horários (às vezes tem trabalhos em horários noturnos ou em finais de semana
Disponibilidade para viagem;
Qualificações: organizado, interessado, pontual, pró-ativo, comunicativo, responsável, discreto,não ter medo de trabalhos manuais ;
Não precisa ter conhecimentos muito avançados de fotografia, pois terá a oportunidade de aprender conosco.
Sai na frente, quem tiver carteira de motorista e bons conhecimentos de softwares como Photoshop.
Achou interessante? Quer participar? Então envie um email com currículo para: jr.guimaraes@terra.com.br
Photoshop Disaster. Revista desloca pescoço da modelo
O que mudou na vida das pessoas com a chegada da câmera digital? Divirta-se!
Fonte: Uol Charges
Confira a história, aqui! Concorda? Comente!
terça-feira, 27 de julho de 2010
6 por vez. FOTOCOLAGEM publica portfólio de leitores
Photo Image Brazil e Brasil Consumer Eletronic Expo acontecem simultaneamente
Maior evento de foto e imagem da América Latina, a PHOTOIMAGEBRAZIL 2010 (18ª Feira Internacional de Imagem), realizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, acontece no período de 3 a 5 de agosto, em novo local: o Expo Center Norte - Pavilhões Branco e Verde, em São Paulo. Simultaneamente, a BRAZIL CONSUMER ELECTRONICS EXPO, em sua 1ª edição, apresenta os setores de Tecnologias Emergentes, Games, Eletroeletrônicos, PC’s, Notebooks e Gadgets, Eletrônica Verde, Wireless, desenvolvedores de conteúdos e serviços.
A PHOTOIMAGEBRAZIL 2010 – traz os lançamentos em Foto, Vídeo, Pré-Impressão, Impressão Digital, Digital Signage, Web Design e estima receber 30 mil compradores/visitantes e reunir, com a BRAZIL CONSUMER ELECTRONICS EXPO, cerca de 340 expositores, representando mais de 500 marcas. Entre as empresas, destacam-se: CANON, FUJI, KODAK, HP, EPSON, SONY, PANASONIC, MITSUBISHI, ROLAND e NORITSU.
"A convergência tecnológica digital permitiu que empresas ampliassem seu campo de ação no mundo da imagem. A feira ganha com isso e os empresários e profissionais que usam a imagem como ferramenta de trabalho ou objeto de seus negócios, agradecem. A PHOTOIMAGEBRAZIL é uma feira profissional, para o mercado profissional e apresenta lançamentos, tecnologias, soluções e as principais tendências do mercado produtor mundial, de imagem. Vamos comemorar a maioridade da PIB e o nascimento da BRAZIL CONSUMER ELECTRONICS EXPO. Ambas as feiras são estritamente voltadas para negócios (B2B), têm expositores e compradores em comum e completam-se em aplicações e tecnologias. Temos a certeza de que todos serão beneficiados com essa união, observa Duda Escobar, Show Manager das Feiras.
Paralelamente às feiras de negócios, acontece o Fórum PHOTOIMAGEBRAZIL’10, que traz dois grandes nomes internacionais: Jerry Ghionis e Ray Roman e o brasileiro Wagner Fontoura.
3 de agosto - Jerry Ghionis (fotógrafo showman) ensina como “Tornar o Comum em Extraordinário” nome apropriado para quem conhece a mágica de suas imagens. É o único australiano nomeado pela revista American Photo como um dos dez maiores fotógrafos de casamento do mundo e “Image Icon" pela Microsoft. Jerry vai compartilhar algumas de suas mais recentes imagens influenciadas pelo cinema, música, moda e o mundo ao seu redor, demonstrar sua técnica de como “dirigir poses”, além de revelar suas estratégias bem sucedidas de marketing nos negócios.
4 de agosto - Ray Roman (filmmaker), americano da Flórida, fala sobre “A Arte do Cinema no Casamento”. Ray é reconhecido internacionalmente como um Membro de Elite da indústria de vídeo. Este ano, foi incluído na lista Top 25 da EventDV Magazine's como sendo um dos mais empolgantes e influentes cineastas diretores de fotografia do mundo. Durante a palestra Ray vai compartilhar conhecimentos e técnicas que o levaram ao sucesso profissional.
5 de agosto - Wagner Fontoura ministra sobre “Redes Sociais, Suas Tribos & Seus Negócios”. Blogueiro e empresário, sócio e diretor de planejamento da Coworkers Mídias Sociais – empresa pioneira no Brasil em mídias sociais com foco nos negócios – ele explica o porquê delas mudarem a forma de comunicação, dá dicas de como gerar negócios efetivos a partir do relacionamento das empresas na rede, além de apresentar estratégias de ação e posicionamento nas redes sociais.
Além da programação do Fórum, na feira, o "PROFESSIONAL WORLD" é o espaço projetado para receber as comunidades sociais que nos seguem www.photoimagebrazil.com.br. Expositores e seguidores efetivos são convidados a participarem de 9 oficinas que tratam especificamente do fenômeno mídias sociais como instrumento B2B. Exclusivo para profissionais.
Mais informações:
Feiras de Negócios
PHOTOIMAGEBRAZIL / BCEE
Data: 3 a 5 de agosto de 2010
Horário: 14h às 21h
Local: Expo Center Norte - Pavilhão Branco e Verde - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – SP
OBS.: Proibida a entrada de menores de 16 anos.
Voltadas exclusivamente para profissionais.
www.photoimagebrazil.com.br
6º Prêmio New Holland de Fotojornalismo
A sexta edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo está ampliando suas fronteiras. O concurso, que já premiou fotojornalistas consagrados e revelou outros repórteres fotográficos, agora abrangerá todos os países do Mercosul: Paraguai e Uruguai unem-se a Brasil e Argentina no concurso que é um dos mais importantes e cobiçados do setor.
O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural promovido pela New Holland com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. O objetivo é selecionar, por meio de um concurso realizado nos quatro países, um conjunto de 40 fotografias que farão parte de uma exposição itinerante que levará o trabalho de fotojornalistas a municípios fora dos roteiros culturais tradicionais.
• O Prêmio
O Prêmio New Holland de Fotojornalismo premiará as melhores fotografias que abordem a agricultura produzida por repórteres fotográficos para veículos impressos que circulem em algum dos quatro países participantes publicadas ou não, no período de 1º de julho de 2009 a 10 de setembro de 2010.
As fotos deverão se destacar:
• por sua contribuição para a valorização da atividade agrícola no Brasil, Argentina, Paraguai e/ou Uruguai;
• pela capacidade de sintetizar essa atividade através da imagem e do senso estético;
• pela capacidade de revelar e traduzir a vida e a visão de mundo do produtor rural no desempenho de suas atividades;
• por sua contribuição para a integração econômica, social e cultural entre Brasil, Argentina, Paraguai e/ou Uruguai.
• Categorias
O concurso é de abrangência internacional e premiará duas categorias: Campo e Tecnologia. Cada uma das categorias terá um vencedor e segundo colocado para Brasil e outro vencedor e segundo colocado para América Latina (que abrange os trabalhos realizados na Argentina, Paraguai e Uruguai). O critério para seleção e julgamento das imagens levará em consideração enquadramento, beleza estética, contextualização, originalidade e capacidade de revelar a importância das novas tecnologias na agricultura.
• Categoria Campo
Esta categoria tem como tema todas as práticas utilizadas na agricultura atual. Nesta categoria, as imagens não podem mostrar máquinas agrícolas (ver categoria Tecnologia). Fotos que mostrem máquinas agrícolas, inscritas nesta categoria, serão desclassificadas.
• Categoria Tecnologia
As fotos inscritas nesta categoria devem mostrar como a tecnologia tem colaborado para o aumento da produção agrícola e como os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nos campos da América Latina. Nesta categoria devem conter, obrigatória e exclusivamente, imagens de máquinas e implementos agrícolas.
• Prêmio Integração
Caberá à Comissão Julgadora escolher, entre todas as fotografias inscritas, uma imagem que represente a integração entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Será levado em consideração principalmente o contexto em que a fotografia foi feita.
• Prêmio Aficcionados
Nesta categoria, exclusiva para os trabalhos de América Latina (Argentina, Paraguai e Uruguai), fotógrafos não-profissionais podem inscrever suas imagens. O objetivo é despertar o interesse pela fotografia e pela vida no campo ao público em geral.
• Comissão Técnica
Todas as fotos inscritas passarão pela avaliação técnica de uma Comissão Técnica, que fará a análise de todo o material, indicando à Comissão Julgadora as fotografias que não atendam a este regulamento. Esta Comissão será indicada pela organização do Prêmio e será composta por um número de membros proporcional ao número de inscrições.
• Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora será composta por seis jurados, profissionais de reconhecida competência no fotojornalismo e/ou comprovado conhecimento do setor agrícola. Esta Comissão escolherá os dois primeiros colocados de cada uma das categorias (tanto para o Brasil quanto para a América Latina), em um total de oito prêmios e mais a imagem vencedora do “Prêmio Integração”, além de escolher também as fotos que irão compor a Exposição Fotográfica.
Mais informações aqui!
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Caçador e presa: Fotografia de alta velocidade mostra predadores em ação
Fonte: BBC Brasil
O fotógrafo de vida selvagem canadense Scott Linstead capturou uma série de animais e insetos em ação, mostrando em detalhes cenas praticamente impossíveis de serem vistas a olho nu.
Usando fotografia de alta velocidade, em que a foto é tirada em milésimos de segundos, Linstead mostra animais no momento de um bote, batendo asas, e até a polinização de uma flor por uma abelha. É possível se ver o pólen se desprendendo das patas do inseto.
O canadense de 33 anos começou a fotografar animais como amador em 2004 e desde 2008 trabalha exclusivamente como fotógrafo de vida selvagem.
Esta série de imagens foi tirada ao longo de dois anos. Algumas delas em estúdio, outras ao ar livre, com uma câmera de alta velocidade e sem tripé.
Para captar o momento crucial, Linstead usou um dispositivo conhecido como Phototrap, um disparador de alta velocidade que interage com o flash e a câmera.
Ele atua quando um objeto passa por um espaço demarcado em frente à câmera.
"Usando o phototrap consigo fotografar o inimaginavelmente rápido", diz Linstead. "Consigo superar a limitação do tempo de reação humana. É preciso muita paciência para fotografar fenômenos que ocorrem uma vez ao dia, sem horário marcado."
O fotógrafo explica que a maioria de suas fotos são iluminadas por flash, por causa da alta velocidade necessária para "congelar" o momento na imagem.
Algumas fotos foram montadas em poucas horas, enquanto outras, levaram dias.
Linstead conta que a situação mais frustrante é quando falta apenas uma das variáveis essenciais, tendo-se todas as outras em conjunção. Segundo ele isso põe todo o processo a perder.
"Isso pode ser tão simples como um curioso que esteja olhando e venha perguntar alguma coisa, assustando o objeto da fotografia. Em parte, foi o que me levou a fotografar em estúdio."
Para ele, a maior recompensa é quando a foto conseguida tem o que chama de impacto universal - quando uma fotografia de vida selvagem consegue uma reação unânime do público, independentemente de onde eles vivem e quem eles sejam.
Posição da fonte de luz
Por: Ranieri Ribeiro
Confira todos os posts do colaborador na seção: Simplicidade da Luz
Não é apenas o tamanho da fonte de luz que influi na qualidade da iluminação.
A posição da fonte emissora é também muito importante. Uma mudança radical de ângulo de iluminação altera drasticamente o equilíbrio entre as áreas claras e escuras de uma cena, suas cores e a quantidade de detalhes que aparecem na imagem.
A posição da luz influi de duas maneiras na iluminação visual de um objeto. Uma delas é subjetiva. Diferentes ângulos de iluminação estão associados a estados de espírito bem diversos. Basta pensar nos efeitos sinistros que uma luz lançada de baixo para cima produz em um rosto, uma vez que esta iluminação é muito utilizada em filmes de terror, ou a misteriosa e sensual luz que este rosto pode adquirir se esta luz for lateral, deixando uma parte do rosto com uma sombra mais acentuada.
A outra maneira é a luz objetiva , diz respeito a quantidade de luz que incide sobre o objeto , pessoa , rosto que está sendo iluminado de forma diferente na quantidade de luz que chegará aos mesmos.
Assim para se captar a textura de uma superfície rugosa ou ondulante, como o mar, a posição da luz mais indicada é sem dúvida uma luz mais rasante, uma luz lateral mais baixa acentuando os detalhes de uma sombra mais pronunciada. Uma luz vertical, isto é, uma luz a pino, tipo Sol do meio dia tenderia a homogeneizar a superfície roubando –lhes os detalhes de sombra e profundidade.
Geralmente, podemos relacionar cinco principais posições da fonte de luz:
Luz Lateral: é a que produz os jogos de sombra mais radicais, como já vimos , salienta também a textura dos objetos.
Luz Meio Lateral: produz menos sombra que a luz lateral mostrando maior extensão de área iluminada.
Luz frontal: esta não apresenta praticamente sombras por que as linhas dos objetos ficam pouco acentuadas, já que não há contrastes. O mesmo acontece com a textura que tende a desaparecer em compensação a definição de cores é melhor.
Luz Vertical: os efeitos dessa iluminação assemelham-se aos da luz lateral, clareia intensamente o topo do objeto e produz sombras ao longo de seu corpo realçando detalhes e áreas de sombras bem definidas.
Luz de Retaguarda ou Contraluz: O objeto ou pessoas ficam menos iluminadas frontalmente e seus contornos são sublinhados por um halo de luz mais acentuados. O Contraluz ou luz de retaguarda funciona melhor em termos de definição de imagens, quando uma luz frontal ou meio lateral, menos intensa é projetada sobre o mesmo, permitindo identifica-lo. Podemos fazer essa iluminação rebatendo a luz sobre o objeto ou iluminando-o com uma pequena fonte de luz artificial (flash) Uma vez que luz não faz curva , podemos rebate-la, direciona-la, refleti-la, desvia-la.
FOTODIÁRIA - Marcelo Guedes
Por: Armando Vernaglia
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Gosto da distribuição geral dos elementos dessa foto, e também das cores. Acho muito válido quando o fotógrafo opta por esse tipo de registro em cores, e não em preto e branco como vem sendo muito comum. Em meu modo de ver vivemos num mundo em cores, e conseguir transpor isso corretamente para a fotografia é um desafio extra.
Na foto do nosso colega Marcelo Guedes as cores estão muito bem resolvidas, e a simplicidade da imagem nos faz ficar atentos aos personagens humanos e à carroça. O único ponto que causa um pequeno incômodo é a distribuição de pesos visuais, a mulher ficou pequena em relação à carroça e talvez uma outra posição permitisse uma distribuição mais equilibrada do peso visual. Não é que esteja errado, aliás da forma como está permite ao leitor da foto ver com clareza o peso enorme que aparentemente esta mulher irá carregar caso seja ela quem tenha que lidar com essa carroça, não vemos se há outras pessoas por perto, ou se existe algum animal de carga que vá ser utilizado para tração, assim fica esse incômodo de imaginarmos uma mulher com uma criança em seu colo, e ainda tendo que lidar com tanto peso.
Um último ponto é a profundidade de campo, penso que uma abertura de diafragma maior iria permitir um desfoque mais acentuado do fundo da imagem, dando ainda mais força apra a imagem da mulher com a carroça.
Seja como for, é uma excelente foto, que faz refletir e pensar, o que é muito bom.
A imagem recebeu 42 votos.
Resultado da Votação:
Excelente: 24 (57%)
Òtima: 06 (14%)
Boa: 09 (21 %)
Pouco Criativa: 03 (07%)
FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Elevação dos preços
Por: Rodrigo Favero - @rodrigofavero
Confira todos os posts do colaborador na seção: LOMOGRAFIA
Sempre me pergunto o porque da elevação absurda de preço de alguns produtos, ok ok eu sei que vivemos num mundo capitalista e não vai ser agora que vou começar a reclamar desse sistema, pois inegavelmente ele funciona, mesmo eu tendo algumas ressalvas com ele, mas isso é assunto para um outro dia, o que estou querendo dizer é que as vezes olho certos valores e não me conformo com o valor pedido e o que aquilo realmente vale.
Comprar uma câmera de filme, feita de plástico, sem grandes recursos tecnológicos, com falta de assistência técnica, por mais de R$ 700 eu acho um absurdo, mas é claro que entra também o valor sentimental, o valor agregado e toda aquela história que a gente aprende nas aulas de marketing na faculdade. Não condeno quem adquire algo caro, afinal cada um sabe o que fazer com seu dinheiro, mas apenas digo para prestarem mais atenção no momento da compra e ver se realmente necessita daquilo, se existem outras lojas com preços melhores, se você pode esperar um pouco até os preços abaixarem mais ou ainda se um caminho alternativo pode ser a solução.
Claro que você pode achar que tudo que escrevi é uma bobagem e perda de tempo, não vou discutir com você, mas eu tenho certeza também que colocar a mão na mente não é uma perda de tempo, pelo contrário, é um ganho de percepção gratuita.
Lembre-se que o que fez você se apaixonar pela lomografia foi seu aspecto tosco e justamente o fato de muitas de suas imagens terem saído de uma máquina tão simples quanto um brinquedo de criança...quem sabe se você brincar um pouco e produzir uma pinhole os resultados sejam bons também, a surpresa é a melhor bofetada na cara que a gente pode levar, acorda e revigora os sentidos.
Saúde Pública é tema de concurso fotográfico
O 1º Concurso de Fotografia promovido pela Fiocruz Pernambuco para celebrar os 60 anos da instituição teve seu edital modificado. O novo tema a ser abordado é “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”. O concurso é aberto a toda população, entretanto espera-se uma participação expressiva dos funcionários do setor saúde e, principalmente, da Fiocruz Pernambuco. As inscrições também foram prorrogadas até o dia 17 de agosto.
Os três primeiros colocados serão contemplados, respectivamente, com os seguintes prêmios: uma máquina fotográfica semiprofissional e o livro “Oswaldo Cruz: a construção de um mito na ciência brasileira”, de Nara Britto; a fotobiografia “Carlos Chagas, um cientista do Brasil”, de Simone Kropf e Aline Lopes de Lacerda; e o livro “Louis Pasteur & Oswaldo Cruz: inovação e tradição em saúde”, de Nísia Trindade Lima e Marie-Hélène Marchand (Orgs).
As 13 melhores fotos, selecionadas por um júri externo, serão publicadas no calendário da Fiocruz Pernambuco do ano de 2011 e farão parte de uma exposição a ser montada no prédio da instituição.
COMO PARTICIPAR – Para participar do concurso é preciso baixar e preencher a ficha de inscrição que está disponível no site da Fiocruz Pernambuco www.cpqam.fiocruz.br. O documento deverá ser entregue, juntamente com a fotografia em papel e em mídia digital, em envelope padrão ofício lacrado, com a identificação Concurso de Fotografia – 60 anos da Fiocruz PE, na Assessoria de Comunicação Social da instituição.
Concurso de Fotografia
60 anos da Fiocruz Pernambuco
O ano de 2010 marca os 60 anos de atividades do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), a Fiocruz Pernambuco, reconhecida como uma das mais importantes instituições de pesquisa e formação de recursos humanos na área da saúde pública do Nordeste do Brasil.
Para celebrar a data, a instituição está realizando o concurso de fotografias “60 anos da Fiocruz Pernambuco”, cujo tema é: “Saúde Pública como direito a cidadania no Nordeste Brasileiro”. A proposta é registrar, em imagens, a atuação e contribuição da instituição, no campo da saúde pública, para a região Nordeste.
Todos os trabalhos selecionados farão parte de exposição a ser montada no prédio da instituição, em data a ser definida. As 13 (treze) melhores fotos, selecionadas por um júri externo, serão publicadas no calendário da Fiocruz Pernambuco do ano de 2011. O concurso conta com o apoio da Editora Fiocruz.
Confira o regulamento e como fazer as inscrições aqui!
Fotógrafo suíço retrata mundo gelado submerso em lago nos Alpes
Fonte: BBC
O fotógrafo suíço Franco Banfi capturou uma série de imagens de blocos de gelo submersos em um lago na Suíça.
A região do lago Sassolo, perto da fronteira com a Itália, é conhecida por seu tempo ensolarado. Na primavera, o lago recebe blocos de gelo que deslizam das montanhas nos Alpes que o cercam.
Banfi é especializado em tirar fotos aquáticas e viaja pelo mundo documentando cenas da natureza submersa.
Banfi diz sempre buscar histórias que conscientizem as pessoas sobre a vida marinha e que celebrem a incrível beleza do mundo aquático.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
A sala da luz vermelha
Por: Mônica Canejo
Confira todos os posts do colaborador na seção: Diário de Bordo da Fotografia
Era uma vez um lugar quase mágico, onde imagens eram reveladas. Para chegar lá, passava-se por uma espécie de portal, abertura através de negras cortinas, muitas vezes em zigue e zague. Lá dentro, tudo era igual e, ao mesmo tempo, diferente. Sabíamos que ainda estávamos neste mundo, mas não podíamos vê-lo como tal. Para começar, a luz. No espaço escuro, a única luminosidade era vermelha, como uma lua colorada numa noite quente. E os cheiros! Eram fortes, marcantes, diferentes dos cheiros que nossos narizes encontram nas ruas: muitas pessoas achariam repugnantes os odores químicos que tomavam o lugar. Como deve ser o inferno, repleto de enxofre. Mas, como explicar? Quem entrava ali por vontade própria, já na primeira vez se sentia inebriado com aquele cheiro. Hoje, tantos anos depois, ainda tenho guardado em algum ponto prazeroso de minha memória os cheiros deste lugar. Uma mistura perfumada de produtos que se diluíam em água, nas proporções bem calculadas, para que as imagens aflorassem no tempo certo.
No local mais sagrado deste lugar, um altar invertido, estava um equipamento onde um pedaço de filme negativo era introduzido e uma luz – a única que não era vermelha- ampliava sobre um pedaço de papel fotossensível um desenho pouco compreensível para os intrusos. E o papel era mergulhado em bandejas recheadas de líquidos. Então, magicamente, ia surgindo pouco a pouco uma imagem positiva. Ah, a primeira vez que uma pessoa vê isto acontecer é incrível! Do fundo da água, em pontos escuros que vão se transformando em linhas e as linhas em sorrisos e olhares e composições... Na verdade, era sempre emocionante, fosse a primeira, a décima ou a milésima vez. E lá se uma hora, duas, três, oito horas esquecidas do mundo real... Eram sempre horas de magia. Eu disse magia? Não, este processo era pura técnica.
O tempo exato de a luz queimar o papel, o tempo exato no revelador, o tempo exato de interromper... Tudo calculado segundo a segundo: um relógio preciso era presença obrigatória. Se possível, um temporizador. Claro, muitas vezes as coisas não eram como se esperava. A pessoa batia os olhos numa cena, mas errava a exposição. No negativo, memória e registro não se bicavam. Hoje, um pouco de habilidade em programas de imagem resolvem bem este problema. Mas, lá na terra da luz vermelha, a habilidade morava no jeitinho de conduzir a luz sobre o papel. Com os dedos quase fechados, formando um túnel para a luz passar, como um jato direcionado, queimava-se as partes que deveriam ser queimadas. E poupavam-se as que deveriam ser poupadas. Ou se movia a mão escondendo um ou outro pedaço do papel. Sempre em movimento, para não ficarem marcas. Quantas imagens não foram salvas com estas máscaras! Mas não pense que era fácil. Era preciso ter experiência e fazer muitos testes até chegar ao ponto certo. Era preciso, acima de tudo, uma boa dose de sensibilidade e intuição para chegar lá. Também existiam os negativos com pouco contraste... Ah, é só ir clicando nas setinhas da esquerda onde se lê contraste, né? Não, meu filho. A sala da luz vermelha, apesar do nome parecido, não é o Light Room. Era preciso calcular abertura e tempo de exposição, tempo de revelador e interruptor. Era preciso fazer tudo de novo. Também se podiam usar os filtros de contraste. Fosse como fosse, haja experiência, paciência e sensibilidade para chegar ao resultado ideal.
A fotografia digital tornou o processo completo – da captação à ampliação- muito mais acessível. E isto não significa que qualquer um consegue bons resultados. Experiência, sensibilidade, paciência e outras habilidades ainda determinam quem é de fato bom profissional. Mas o que me pergunto é onde ainda existem estes lugares incríveis, onde um sujeito de bem podia passar dias tão felizes na companhia das imagens? Faculdades? Laboratórios comerciais? No quartinho dos fundos de algum fotógrafo à moda antiga?
Quem ainda tem um sagrado ampliador P&B, bandejas para a química e aquela peculiar lampadinha vermelha?
Não faço coro aos saudosistas. Mas sinto pena pelos mais jovens, que já debutaram em câmeras digitais, e não tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o trato com a luz. A refotografia: quando fotografia era novamente feita, desta vez positiva e no papel. Ah, a luz vermelha, a magia das imagens surgindo... E, claro, o odor delicioso que só a mistura de revelador, fixador e interruptor podem produzir. Este odor grudento que ainda sinto cada vez que penso num laboratório de revelação P&B. Oras, quer saber? Eu sou, sim, uma saudosista.
Mônica Canejo é a mais nova colaboradora do seu canal de fotografia na internet
Amigos, a partir de hoje vocês poderão conferir os artigos da fotógrafa Mônica Canejo, já conhecida pelo grande público do FOTOCOLAGEM. Ela se junta ao nosso time de colaboradores para bater um papo com vocês, seus textos não irão abordar técnicas e regras fotográficas, e sim as experiências vividas por uma pessoa que fotografa. Muitos de vocês vão se encontrar nas palavras da Mônica e se identificar com essa nova seção do blog: Diário de Bordo da Fotográfia.
Sobre Mônica Trindade Canejo
Há 10 anos, colabora com textos e fotos para diversas publicações, como National Geographic, Rolling Stone, Globo Rural, Planeta, etc. É co-autora do livro Amazônia Antiga, da DBA Editora. Quando não está escrevendo, está fotografando. E vice-versa.
quarta-feira, 21 de julho de 2010
Oficina de fotografia tem como temática os insetos
No próximo dia 31, sábado, a partir das 14h00, vai ocorrer o segundo Insetos & Cia. - Sábado da Ciência no Espaço Ciência Viva no Rio de Janeiro. No evento, o fotógrafo Roberto Eizemberg irá ministrar uma Oficina de Fotografia de Insetos destinado para as crianças.
Serviço
Oficina de Fotografia
Data: 31/07/2010
Horário: 14h00
Endereço: Av. Heitor Beltrão, no 321 - Esquina de Rua Pareto
Praça Saens Pena - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
Informações: http://www.cienciaviva.org.br/
Concurso cultural fotográfico distribui MacBook
O que há de mais cosmopolita na região central de São Paulo é o tema do concurso cultural fotográfico promovido pela Cyrela Brazil Realty
A cidade de São Paulo é conhecida por ser uma das maiores metrópoles do mundo. Repleta de ícones arquitetônicos, restaurantes aconchegantes, exposições de arte e fotografia, diversas opções de cinemas, praças e baladas para todos os gostos.
Diversidade e multiplicidade são conceitos que resumem bem a capital. Mas, o que há de mais cosmopolita na região central de São Paulo? Este é o tema do concurso cultural fotográfico promovido pela Cyrela Brazil Realty.
Os participantes podem enviar até cinco fotos que mostrem porque a região é o coração de uma das maiores cidades do mundo. Os autores das duas melhores fotos selecionadas ganharão um MacBook cada.
A cidade é enorme e tem seus pontos fascinantes em cada região, mas não podemos deixar de dizer que o centro tem muito charme. Até porque está em constante transformação.
Para participar, é só acessar http://moodsaopaulo.com.br/ e preencher o cadastro para enviar as imagens.
Pânico no photoshop. Cadê o umbigo de Lindsay Lohan?
Antes de ir para a cadeia, a atriz, cantora, rica, socialite e garota problema, Lindsay Lohan, aproveitou para tirar umas fotos bem sensuais para a revista.
Porém, alguém errou a mão no uso do photoshop e deixou a garot sem o umbigo. Na primeira foto do biquíni florido ele nem aparece. Depois ele vai parar perto dos seios.
Qual o limite? Para onde caminha o uso da edição fotográfica?
terça-feira, 20 de julho de 2010
6 por vez. FOTOCOLAGEM publica portfólio de leitores
A Beleza das cores
Por: William Oliveira - @i9photoworks
Bom dia amigos do @fotocolagem.
Sou amante assumido do PB, mas hoje vamos conversar um pouco sobre as cores, seu uso e o enriquecimento estético que pode agregar a imagem.
O controle de cores na imagem, em muitos casos acrescenta à beleza da composição.
A colorização da imagem, já é um processo bem usado na fotografia, desde a época da manipulação dos químicos e filmes nos laboratórios, quando misturavam diferentes químicos para revelação que a princípio seriam impróprios para fidelizar a cor, mas que depois dava um resultado surpreendente e criativo na imagem revelada. Esse processo cruzado exigia muita técnica e conhecimento sobre o material manipulado.
Esse processo foi facilitado pelo acesso à fotografia digital e seus softwares de edição.
Confiram um lindo exemplo desse tipo de manipulação do fotografo Corwin Prescott.
Mas esse olhar sobre a recomposição de cores da fotografia vai muito além da manipulação, a escolha das cores é algo especial, que exige atenção á que sentimento você quer passar na leitura da imagem.
A cor é uma percepção visual, que a retina ao capturar a imagem transmite essa informação pré-processada para o sistema nervoso. A sensação que cada cor transmite é determinada pela sua freqüência, ou seja, pelo tanto de raios que aquela determinada freqüência absorve e reflete, esse parecer físico da cor define muito bem qual ação ela provoca no seu entendimento biológico e psíquico.
A manipulação e a redefinição desse esquema de cor na fotografia devem agir conforme um planejamento pré-definido com um objetivo, você deve planejar a sensação e ser coerente ao material capturado no ensaio. Por exemplo, um ensaio sensual, que antecipadamente você pretende passar a sensação de sensualidade, luxúria, desejo e até mesmo feminilidade, você pode optar em tons magenta, que trabalha muito bem com esse propósito, como podemos conferir na imagem abaixo:
O importante nesse tipo de trabalho é ter coerência entre a captura, a manipulação e o propósito.
Aproveitem as cores, na sua variação, nos seus sentimentos e na sua presença de luz ou ausência.
Experimentem.
Até o próximo post amigos ;-)
E muita luz à todos nós.
@i9photoworks
Edu Feijó revela seus segredos em curso de fotografia
O objetivo deste curso é ampliar os conhecimentos de fotógrafos que atuam ou pretendem atuar no mercado de fotografia social. Inclui tópico sobre fotografia social, infantil, corporativo, boda, debutante e bar mitzvá.
Carga horária: 15 horas
Dias: 09, 11, 16, 18 e 23 de Agosto
Horário: 19h30 às 22h30
Módulo Técnico:
- Equipamento recomendado para uso profissional em casamentos.
- Uso criativo da luz em casamentos.
- Uso criativo do flash dedicado (inclusive pré-flash).
- Comparativo entre RAW e JPEG.
- Fluxo de trabalho do fotógrafo de casamento (captura, backup, edição, tratamento e entrega).
Módulo Artístico:
- Análise de portifólio dos alunos.
- Oportunidades de composição em cada etapa de um casamento.
- O desafio das fotos espontâneas.
- Posicionamento da equipe durante a cerimônia e a recepção.
- Diagramação de álbuns como linguagem artística.
Módulo Negócio:
- Funcionamento do negócio como uma empresa de verdade.
- Passo a passo para transformar o seu negócio em uma empresa de sucesso.
- Criação de um plano de negócio - receitas, investimentos, custos fixos e variáveis.
- Entendendo o mercado de casamentos.
- Entendendo o mercado de fotos sociais (infantil, corporativo, boda, debutante e bar mitzvá).
- Encontrando o seu diferencial - como se destacar em um mercado tão competitivo?
- Divulgação do seu negócio.
Diferenciais do curso:
• Estágio para 1 (um) aluno fotografar um casamento real ao lado de Edu Feijó.
• Atualização com as técnicas mais modernas do mercado.
• Leitura do portfólio dos alunos naprimeira aula e orientação profissional
• Passo a passo para criar um Plano de Negócio de sucesso.
• Brinde Especial: Kit "Fotografia de Casamento", com livro e DVD oferecido pela Editora Photos para todos os alunos.
• Desconto de R$ 100,00 para produzir um Photobook da linha Premium A3 na Indimagem
Edu Feijó tem ampla vivência em Marketing e Vendas, em pouco menos de 2 anos tornou-se referência no mercado de fotos espontâneas em casamentos.
Tendo viajado por todo o Planeta, manteve contato direto com valores e culturas das mais diversas nações. Desenvolve projetos especiais, como a “Volta ao Mundo” realizada em 2007, e apresenta projetos culturais para apoio das leis de incentivo fiscal. www.edufeijo.com.br
Mais informações:
Av. Eng. Armando A. Pereira, 441- conj 4 - 2º andar - Jabaquara (metrô conceição) - São Paulo-SP - Fone: (11) 3083-0531 - Cel: (11) 8710-8521 - contato@finephoto.art.br
segunda-feira, 19 de julho de 2010
Semana f/508 de Fotografia reúne várias atividades sobre o mundo dos cliques
No intuito de promover o intercâmbio entre fotógrafos profissionais, amadores e demais interessados em fotografia, o Espaço f/508 realiza a primeira Semana f/508 de Fotografia – I Love Film. De 19 de agosto, quando é celebrado o Dia Mundial da Fotografia, ao dia 29 do mesmo mês, a sede do f/508, em Brasília, se transforma em um grande espaço de convivência e aprendizado, onde serão realizadas oficinas, palestras, exposições, projeções, entre outras atividades. A primeira edição do evento homenageia o fotógrafo tcheco Miroslav Tichý, que capta imagens de forma instintiva, com lentes de aproximação e dispositivos feitos de sucata.
Três exposições abrem a Semana f/508 de Fotografia: “Fotografia Pinhole”, “Processos Fotográficos Históricos” e “Estética do Acaso”. Toda a programação da Semana será voltada à fotografia analógica, promovendo, por meio das atividades planejadas, uma reflexão acerca do lugar que a este suporte passou a ocupar após o surgimento e rápido crescimento da fotografia digital.
Desta forma, estão previstas palestras que despertam questionamentos acerca da relação entre “O analógico e a mídia contemporânea”; a “Preservação da cópia e do original”; as novas tendências e linguagens dos suportes analógicos, que serão abordadas na palestra “Fotografia low-fi e a estética do acaso”, entre outras.
De 20 a 29 de agosto, fica assegurada aos participantes, por meio das oficinas, a prática de processos analógicos históricos, como daguerreotipia, cianotipia, marrom Van Dyke, papel albuminado, papel salgado e pinhole.
Encerrando a Semana, será realizada a 6ª edição do projeto Lambe-Lambe. Idealizado pelo f/508, com o intuito de abrir espaço para a reflexão da fotografia em Brasília, o evento de projeções fotográficas serve como plataforma para a divulgação de produções locais, nacionais e ibero-americanas.
Tendo em vista o reconhecimento internacional que a fotografia contemporânea brasileira detém atualmente e os diversos festivais que são realizados em todo o Brasil, o f/508 pretende, com a Semana f/508 de Fotografia, preencher lacunas até então existentes em nossa cidade, criando um evento agregador, realizado por fotógrafos para fotógrafos e demais interessados na arte fotográfica. Concebida por pessoas que têm na fotografia seu instrumento de trabalho e/ou expressão pessoal, a Semana f/508 de Fotografia – I Love Film resulta de e torna possível o desejo de trazer para os brasilienses a opção de um evento cultural com foco na fotografia.
Serviço:
Semana f/508 de Fotografia – I Love Film
De 19 a 29 de agosto
Local: Espaço f/508 de Fotografia (SCLN 413 Bloco D sala 113 – Asa Norte – Brasília/DF)
Horários das atividades:
Palestras – De 24 a 27, a partir das 19h30.
Oficinas (participação mediante inscrição prévia) – Sábados e domingos, a partir das 9h30.
Lambe-lambe – Dia 27, a partir das 21h.
Horário de visitação das exposições: De segunda a sexta, a partir das 14h; sábados e domingos, a partir das 9h30.
Informações:
Telefones: (61) 3347 3985/ 8414 8926
E-mail: fotoclubef508@gmail.com
Site: www.fotoclubef508.com
Classificação indicativa: Livre
Semana de Fotografia começa em São Caetano
Fonte: Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
Começa hoje a 2ª Semana de Fotografia. Com organização do Fotoclube ABCclick em parceria com a Prefeitura de São Caetano, o evento conta com série de palestras e workshops gratuitos sobre o tema.
As atividades do dia terão a presença de Leonardo Duarte, que irá mostrar como a ação social é exercida por meio da fotografia. Logo após, é a vez de José Cordeiro apresentar o cotidiano de um fotojornalista.
Entre os profissionais convidados também estão Geraldo Pedroso, Joel Silva, Ricardo Pagemaker, Sandra Bizutti e Clício Barroso.
As atividades serão às 19h e 20h, no auditório do Centro de Referência da Juventude - Estação Jovem (Rua Serafim Constantino, piso superior módulo 2), no Centro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.abcclick.com.br ou pelo telefone 4226-5518.
FOTODIÁRIA - Mônica Flavia Carvalho
Por: Armando Vernaglia
Confira todos os posts do colaborador na seção: FOTODIÁRIA
Não há nada de errado com esta fotografia, o uso da profundidade de campo está acertado, desfocando o fundo e isolando a personagem, e esta por sua vez retém o interesse da fotografia, pois ficamos a imaginar quem é esta senhora, o que ela viveu, quantas histórias e fatos não aconteceram ao longo de sua vida etc, mas falta algo, algo que dê contexto à imagem, algo que mostre onde ela está, ou quem ela pode ser. É uma senhora idosa, aparentemente sofrida, marcada por uma vida sem grandes confortos, mas fica nisso, falta algo.
Caso a retratada seja uma parente ou conhecida da fotógrafa, o retrato com certeza carrega outros valores sentimentais, mas para quem vê a foto sem conhecer seu contexto, acaba deixando um certo vazio na leitura da imagem. Boa foto, mas com estas restrições que apontei.
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FOTODIÁRIA agora é com Armando Vernaglia. Participe!
Mande um email para: contato@fotocolagem.com.br