Fonte: Camilla Costa
Da BBC Brasil em São Paulo

Foto: Lance V. Nix
Álbuns de fotos criados por veteranos da guerra do Vietnã na internet revelam detalhes do cotidiano dos soldados americanos e sua convivência com a população local, e trazem novos recursos para relembrar e compreender um dos mais sangrentos conflitos militares dos últimos 50 anos.
O arquivo foi criado espontaneamente nos últimos anos em um dos sites mais populares de publicação de fotografias, o Flickr. Os autores e distribuidores das imagens são veteranos da guerra, em sua maioria aposentados, que usam o tempo livre para contar a história do que viveram em imagens.
Daniel Love é um dos veteranos cujas fotos são mais populares nos grupos dedicados inteiramente às imagens da guerra, que ocorreu entre 1955 e 1975.
Love, que esteve no Vietnã entre 1969 e 1970, diz que foi convencido a publicar as fotos por um colega de trabalho 15 anos mais novo. Ele diz que se surpreendeu com o interesse que elas despertaram na internet.
"Eu publiquei uma foto que tirei de um helicóptero e ela teve mais de 1800 visualizações. Aí comecei a colocar outras. Quem poderia imaginar que haveria tanto interesse no dia-a-dia de um soldado no Vietnã?", diz.
Para o veterano, as memórias evocadas pelas fotos são "muito poderosas".
"Me lembro do estresse e, ao mesmo tempo, da atitude alegre e despreocupada daquelas pessoas, que podiam morrer a qualquer momento."
O historiador americano Andrew Wiest, que publicou seis livros sobre a Guerra do Vietnã, diz que a necessidade de compartilhar suas histórias de guerra à medida que envelhecem é comum a todas as gerações de soldados veteranos.
No entanto, os que lutaram no Vietnã tiveram à sua disposição a primeira geração de câmeras fotográficas realmente fáceis de usar. Por isso, o cotidiano desta guerra é um dos mais bem documentados da História.
"A fotografia foi um grande hobby entre os soldados da época. Muitos deles perceberam que estavam participando do que seria o maior evento de suas vidas, e podiam registrar isso em filme de maneira fácil e barata", diz Wiest.
Para ver mais fotos, clique aqui!
0 comentários:
Postar um comentário