Quem gosta de fotografia como hobby sabe que ele nem sempre é barato. Uma câmera simples pode ser comprada até num supermercado, mas câmeras com mais recursos custam muito dinheiro. Ao preço da câmera somam-se os das lentes e dos acessórios, e as ampliações das imagens também representam um item de valor importante. Por essas razões e mais algumas, ganhar dinheiro com as fotos nunca é má ideia para os fotógrafos.
Há várias maneiras de se conseguir isso. Um fotógrafo pode dar aulas, fazer workshops, escrever sobre o assunto para jornais, revistas e blogs, e há muito mais: organizar passeios, safaris fotográficos, aplicar as imagens à camisetas e outros objetos, ou especializar-se em fotos de animais, retratos de pessoas, imóveis e assim por diante.
Uma das melhores opções, contudo, é produzir para um banco de imagens como iStockphoto e vender suas obras por meio dele. Tudo o que o fotógrafo tem a fazer é conseguir boas imagens e submetê-las à seleção do site. Quando uma imagem entra na coleção, pode ser vendida pelo regime “royalty free”. Cada vez que for vendida, o autor ganha “créditos”, que são a moeda da iStock. Depois, o autor pode converter esses créditos em dinheiro. Muitos fotógrafos de todo o mundo já vivem de vender seus trabalhos por meio da iStockphoto. Atualmente, a empresa já paga US$ 1,9 milhão por semana aos seus colaboradores em vários países.
No Brasil, a iStockphoto acaba de abrir sua operação. Ana Cenamo, a representante da empresa, diz que este é o momento de enriquecer a coleção da iStock com imagens brasileiras: “É também o momento de desenvolver uma relação mais próxima com os colaboradores locais, aumentando a lista que hoje conta com mais de 600 artistas”, acrescenta.
As instruções para tornar-se um colaborador podem ser encontradas, aqui!
quinta-feira, 2 de junho de 2011
Fotografar, hobby que dá dinheiro. Você já pensou em vender suas fotografias em um banco de imagens?
Publicado por
Eduardo Chaves
Arquivado em:
Notícias
Estou lendo: Fotografar, hobby que dá dinheiro. Você já pensou em vender suas fotografias em um banco de imagens?Enviar para o Twitter
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário