Por: Yuri Bittar
Organizo as Saídas Fotocultura desde 2008 e tem sido uma experiência ótima para mim. Espero que mais saídas sejam feitas, em todo o país, e por isso vou compartilhar um pouco da minha experiência.
Uma saída fotografia é um evento que reúne fotógrafos para andar por algum local e fotografar juntos. O termo “saída fotográfica” vem do ramo profissional da fotografia e trata-se se um serviço externo de um fotógrafo. Dentro dos cursos de fotografia sempre houve um momento de ir para a rua e colocar em prática o que se tinha aprendido. Este momento passou-se a ser chamado também de “saída fotográfica”. Algumas escolas também organizavam eventos independentes de cursos. Claro que tudo isso tinha um custo, afinal as escolas são empresas. Hoje, com a ajuda da internet, saídas livres e gratuitas são organizadas por qualquer pessoa disposta. É tão simples a ideia!
E por que fazer isso? Não seria melhor cada um sair e fotografar onde quiser e o que quiser? Às vezes sim. Mas sair em grupo tem diversas vantagens: segurança; aprendizado coletivo; amizades, diversão... a atividade em grupo “incorpora a provisoriedade e a multiplicidade que permeiam o cotidiano” (Moreno, 2005), vai na direção do coletivo, e não do individual, nos permite a troca e ampliação de experiências. Assim potencializamos o processo de aprender a pensar, sentir e agir. Este local de encontro que é a saída fotográfica é onde o aprendizado da fotografia tem o maior potencial, pois é uma verdadeira experiência e permite uma ampliação profissional e pessoal.
Quando comecei a fotografar já tinha 11 anos de experiência, mas depois disso, a cada ano, tenho me desenvolvido muito como fotógrafo, como pessoa e como cidadão. Nunca conheci tante gente legal, nunca tive tantas idéias e, principalmente, nunca tive tantas fotos. Meus melhores trabalhos são, na maioria, feitos durante as saídas.
Quer fazer uma saída fotográfica na sua cidade e não sabe por onde começar, ou já organizou uma e não apareceu muita gente? Como organizar e divulgar? Ir para onde?
Vou dar uma ajuda!
Desde 2008 organizo saídas fotográficas, e também participei de algumas organizadas por outras pessoas. Com um certo “know how”, um conhecimento acumulado depois de organizar dezenas de saídas, me sinto a vontade para dar algumas dicas para quem quer organizar um passeio fotográfico na sua cidade.
•Organização
A saída deve ter uma organização clara e caprichada. Hora e local marcados para começar e para terminar, roteiro, etc. Se você não conhece o local, vá antes para ver como é e prever problemas, e saber o que fotografar. Cuidado com a segurança, veja se o local não é muito perigoso, se precisa de autorização para “câmeras profissionais” (sim, ainda tem muito segurança que implica com câmeras que eles acham que são profissionais). Com as “saboneteiras”, as compactas, geralmente não temos problemas.
A saída deve ser gratuita, se quiser que tenha muitos participantes. Para cobrar é preciso que tenha benefícios equivalentes.
Basicamente são estas as dicas. Conforme eu lembrar de outras irei acrescentando aqui, e se alguém tiver mais idéias pode me mandar ( yuribittar@gmail.com), inclusive dicas de lugares para ir, e vamos colocando aqui, criando um banco de idéias!
Sobre meu trabalho:
As Saídas FOTOCULTURA tem por objetivo trazer todos os interessados em fotografia para a prática, para as ruas, para a cidade, unindo fotografia e cultura.
Nestes eventos treinamos aspectos técnicos, mas também subjetivos da fotografia, conhecemos cultura e a cidade. Considero até um treino de cidadania!
Veja mais detalhes:
E continuem fotografando!
Yuri Bittar
www.yuribittar.com
Fotógrafo, professor de fotografia e organizador das Saídas Fotocultura.
Referências:
1. MORENO, Lídia Ruiz. “Trabalho em grupo: experiências inovadoras na área da educação em saúde”. in: BATISTA, N. A. (Org.) ; Batista, S. H.S.S (Org.) ; Abdalla, I. G. (Org.). Ensino em Saúde: visitando conceitos e práticas. 1. ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2005.
0 comentários:
Postar um comentário